Matemática

Alunos da Unesc podem participar do projeto Sigma

Alunos da Unesc podem participar do projeto Sigma
Nivelamento de Matemática Básica e Física é oferecido gratuitamente pela Instituição (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os acadêmicos dos mais diversos cursos da Unesc podem contar com um grande aliado no estudo da Matemática e da Física. O projeto Sistema Integrado de Gestão de Monitoria Acadêmica (Sigma), oferece suporte ao processo de aprendizagem destas disciplinas, por meio de monitoria (neste momento, apenas online) oferecida por professores e acadêmicos da Universidade. Os interessados em participar das atividades no segundo semestre de 2020, podem entrar em contato com o projeto pelo e-mail sigma@unesc.net.  

Idealizado pela professora do curso de Matemática da Unesc, Viviane Raupp Nunes de Araújo, o Sigma saiu do papel em outubro de 2019, inicialmente apenas para alunos dos cursos de Engenharia. Mas devido a demanda de alunos de outros cursos da Universidade, a professora conta que a Diretoria de Ensino de Graduação resolveu ampliar o Sigma mais graduações. “O projeto foi expandido para os cursos de Licenciatura em Matemática e em Física e em 2020, estamos estendendo o projeto para alunos que tenham Matemática Básica e Física nos seus currículos, para que eles possam também ser beneficiados com monitorias para tirar dúvidas”, explica a professora.

As atividades do Sigma recebem apoio da Empresa Júnior do curso de Matemática (Promat Júnior), dos professores da Unesc Márcio Just e Leandro Neckel, que respondem pela produção e seleção dos materiais digitais de Física, e dos bolsistas Gian Carlos da Silva (aluno do curso de Matemática) e Fillipy Machado Silveira (estudante do curso de Física).

Segundo Silva, o intuito é colaborar para que os estudantes da Universidade possam aproveitar da melhor maneira a grade curricular de seus cursos. “Percebemos que se os estudantes não tiverem os conceitos básicos destas disciplinas, vão apresentando dificuldades ao longo do curso. Por isso, o projeto dá suporte e acolhe este acadêmico para que ele aumente suas chances de sucesso nas disciplinas e no curso. O Sigma é um grande diferencial que a Unesc oferece para seus alunos”, comenta.

Silva explica que o projeto visa criar espaços integrados com materiais digitais em uma Plataforma Virtual de Aprendizagem. Assim, os acadêmicos possuem encontros em salas virtuais de reuniões com os bolsistas do projeto, orientados pelos professores responsáveis por cada disciplina. “O cronograma dessas monitorias de nivelamento é organizado todo o semestre para atender o maior número de alunos possível, inclusive, aos sábados à tarde. Além disso, na Plataforma Moodle, os alunos têm acesso a vídeo aulas produzidas pelos bolsistas e os professores orientadores, além de materiais que visam auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem”, revela.

Para o segundo semestre de 2020, o projeto Sigma vai atender os estudantes da Unesc às segundas e quartas-feiras, das 17 às 19 horas e aos sábados das 14 às 16 horas, inicialmente, de maneira virtual. Os encontros presenciais dependerão matriz sanitária da região.

Nas monitorias online, o estudante tem a possibilidade de revisar conteúdos e solucionar dúvidas relacionadas aos conceitos de Matemática Básica e Física I. No Moodle, ele terá acesso a vídeo aulas, material de apoio como listas de exercícios resolvidas e comentadas, cadernos de estudos pedagógicos, entre outros.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

11 de setembro de 2020 às 13:17
Compartilhar Comente

Unesc entrega novos profissionais da área da Educação à sociedade

Unesc entrega novos profissionais da área da Educação à sociedade
Mais de 40 formandos comemoraram esta conquista, entre eles Douglas Vaz Franco Santana (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Um script foi quebrado e um símbolo de representatividade e esperança tomou seu lugar no roteiro da sociedade. Jovem, negro, pertencente a comunidade LGBTQIA+ e o primeiro da família a completar o ensino superior, são estes elementos que Douglas Vaz Franco Santana destaca em sua conquista. Nesta terça-feira (8/9) ele colou grau no curso de Geografia, junto de seus colegas e outros egressos de Artes Visuais, Teatro, Ciências Biológicas, Geografia, Física e Matemática. 



Ao todo, a Unesc entregou mais de 40 novos profissionais da área da Educação à sociedade, em uma solenidade virtual conduzida pela reitora da Universidade e paraninfa dos formandos, professora doutora Luciane Bisognin Ceretta, que enalteceu a dedicação e a conquista de cada presente frente a um dos maiores desafios do último século. “Este momento é repleto de emoção e de significados. São tempos diversos. Hoje formamos novos profissionais de Educação, a principal resposta para a transformação social”, ressaltou. “Estes estudantes superaram conosco um dos períodos mais desafiadores da nossa Instituição, e serão lembrados com muito carinho”, afirmou.

Para o futuro, a reitora lembrou aos estudantes de viverem suas vidas ao máximo, buscando conhecimento e a valorização do que realmente importa. “Não esqueçam do viver, de construir os seus projetos de felicidade. Não parem por aqui. O diploma é o passaporte para a entrada no mundo do conhecimento. A Unesc continuará presente, esperando por vocês”, afirmou.

A formatura virtual vem se concretizando na instituição como um momento singular, com direito a todas as etapas de uma cerimônia tradicional, como o juramento, a outorga de grau e a presença de pessoas que foram especiais durante a trajetória acadêmica de cada um, como paraninfos e convidados. 

Uma experiência repleta de pessoas, momentos e conquistas

Em uma Universidade plural e comprometida com a diversidade, Douglas foi muito além do que apenas estudar. Amizades, histórias e empoderamento marcaram sua experiência universitária. “Passa um turbilhão de pensamentos na cabeça. Sem dúvidas é um sentimento de realização e satisfação. Durante muito tempo eu não via meus pares nos espaços de poder, com ensino superior completo e afins. Hoje vejo que isso é possível. Por meio da minha realização sei que meus irmãos, as gerações que estão por vir e as pessoas que me cercam podem alcançar também”, enalteceu. 

Engajado com questões estudantis, o licenciado participou de movimentos, lideranças e iniciativas em prol da diversidade e da cultura de paz, além de experiências com a pesquisa e a extensão. Foram mais de 20 atividades extracurriculares, como a presidência do Centro Acadêmico, a cofundação da atlética Dá Licença (Associação Atlética Acadêmica das Licenciaturas - Carolina Maria de Jesus) e a coordenação e co criação do Coletivo de Teatro Quarta Parede.

Para o futuro, Douglas vê no poder da educação a resposta para novas conquistas como estas se repetirem. “Sempre foi um desejo meu, contribuir para uma sociedade emancipatória e livre. Para isso, busquei a formação de professor e ingressar em uma grande Universidade. Hoje saio com a ideia de ser um grande profissional, com inspirações vindas da graduação, para transformar o mundo”, afirmou.

Em seus planos, ainda neste mês, vai prestar processo seletivo para o PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação) da Unesc, com o objetivo de seguir uma carreira dentro da Universidade. “É uma nova etapa da minha vida, e a Unesc no meio de tudo isso tem grande importância. Para além de uma Universidade que forma profissionais, ela formar pessoas comprometidas com o bem, respeito e sustentabilidade da vida”, afirmou.

Nesta semana novas histórias de superação e conquistas terão seus desfechos na Unesc. Na noite de terça-feira alunos de Educação Física, História, Letras e Pedagogia colam grau. A cerimônia será transmitida em YouTube.com/UnescTv a partir das 19 horas.


Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

08 de setembro de 2020 às 18:10
Compartilhar Comente