Letras

Projeto leva filosofia para crianças da rede pública de Criciúma

Projeto leva filosofia para crianças da rede pública de Criciúma
Atividades ocorrem também com professores dos quintos anos (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Alunos dos quintos anos da Escola Ignácio Stacowski, da rede estadual de ensino de Criciúma, estão tendo o contato com um mundo diferente, por meio do projeto de extensãoFilosofia com crianças”, que envolve os cursos de Pedagogia, Psicologia, Letras e o Mestrado em Educação. O projeto, que iniciou no primeiro semestre de 2016, tem duração de dois anos, e além das atividades com as crianças, trabalha a formação de professores dos quintos anos da rede municipal de Criciúma.

Atualmente o projeto envolve 29 professores de 32 escolas da rede municipal e 30 alunos da estadual e é desenvolvido por dois professores e três estudantes da Unesc. A secretaria de Educação de Criciúma é parceira da iniciativa. As atividades são desenvolvidas nas escolas e no campus da Universidade.

Segundo o coordenador do “Filosofia com crianças”, o professor da Unesc Jéferson de Azeredo, o projeto tem o objetivo é que o pensamento filosófico possa agregador na formação e no pensamento reflexivo de cidadãos. O projeto também vai colaborar para que as escolas passem a ter, a partir do próximo ano, momentos em que a Filosofia faça parte das atividades em sala de aula.

“O projeto se prospecta numa formação integral e na capacidade do homem de se pensar e pensar o mundo em que se insere, de forma criativa e proativa”, afirma. Para Azeredo, além de colaborar com a formação das crianças, o projeto colabora para a formação de novos profissionais, pois coloca os estudantes em contato com uma realidade que pode ser modificada para melhor. “Isso colabora com a formação de pessoas mais dispostas a transformar positivamente o espaço em que ocupam”, considera.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 06 de outubro de 2016 às 22:00
Compartilhar Comente

Projeto de extensão promove Rodízio Literério com alunos do Ensino Médio

Projeto de extensão promove Rodízio Literério com alunos do Ensino Médio
“Sala de Leitura” é realizado por professora e estudantes de Letras (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O projeto de extensãoSala de Leitura: formando leitores literários e transformadores”, realizado por professora e estudantes do curso de Letras da Universidade, promoveu um Rodízio Literário com alunos do Ensino Médio nesta quarta-feira (26/8), na Escola de Educação Básica Maria José Hülse Peixoto, no Bairro Brasília, em Criciúma.

Segundo a coordenadora do projeto, Daniela Arns da Silveira, as acadêmicas ofereceram aos alunos da escola diferentes exercícios de leitura, com o objetivo de desenvolver diversos olhares e pontos de vista acerca de variados gêneros textuais. “Propunha-se um trabalho com oralidade, linguagem corporal, linguagem verbal e não-verbal. O resultado da atividade foi uma manhã de muita descontração e, certamente, um momento de reflexão sobre a importância da leitura para a formação do indivíduo”, afirmou Daniela.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 28 de agosto de 2015 às 20:56
Compartilhar Comente

Aulas de Língua Portuguesa para estrangeiros

Uma vez por semana, acadêmicos voluntários do curso de Letras dão aulas de Língua Portuguesa para estrangeiros que estudam na UNESC. A atividade de apoio pedagógico conta como horas de AACC para os acadêmicos de Letras envolvidos, além de ser uma experiência de docência de Língua Portuguesa. Neste semestre estão sendo assistidos acadêmicos congoleses dos cursos de Arquitetura, Economia, Engenharia de Produção e Engenharia Civil. Por: Vitória Machado 03 de junho de 2015 às 18:20
Compartilhar Comente

Projeto de Extensão “Sala de Leitura” promove atividade em Lauro Müller

No último dia 09/04, quinta-feira, o Projeto de Extensão “Sala de Leitura: formando leitores literários e transformadores”, composto por acadêmicas e professora do curso de Letras, desenvolveu atividade em parceria com a Escola de Educação Básica Walter Holthausen, de Lauro Müller. A proposta foi promover uma Trilha Literária aos estudantes do Ensino Médio Inovador, em que as acadêmicas propunham diferentes exercícios de leitura aos alunos da escola, cujo propósito era desenvolver diversos olhares e pontos de vista acerca de variados gêneros textuais. Propunha-se um trabalho com oralidade, linguagem corporal, linguagem verbal e não-verbal. O resultado da atividade foi uma tarde de muita descontração e, certamente, um momento de reflexão sobre a importância da leitura para a formação do indivíduo. 

Por: Richarles Souza De Carvalho 14 de abril de 2015 às 10:51
Compartilhar Comente

Colégio Unesc realiza atividades com crianças na Praça Nereu Ramos

Colégio Unesc realiza atividades com crianças na Praça Nereu Ramos
Milena Spilere Nandi Mais imagens

Muitos pais aproveitaram para levar os filhos para se divertirem na manhã deste sábado (6/10), na Praça Nereu Ramos. Pintura de rosto, contação de histórias, confecção de brinquedos, pintura interativa de tela, brincadeiras de rua, cama elástica, lousa digital e espaço com música ao vivo fizeram parte da programação montada pelo Colégio Unesc, em alusão aos seus 20 anos e a campanha Pedágio do Brinquedo. As atividades vão até às 15h.

Durante o evento, a população pode doar brinquedos para a campanha, realizada em parceria com a RBS TV. Os donativos foram depositados pelo soldadinho de chumbo em um brinquedômetro – equipamento com 1,2 metros de largura e 2,1 metros de comprimento, criado e montado pela Unesc para computar a quantidade de doações. O mascote dos 20 anos do Colégio Unesc acompanhou todas as atividades e também divertiu os pequenos.

A ação do Colégio Unesc teve o apoio dos cursos de Pedagogia, Letras, Artes Visuais e Educação Física, que colaboraram com as atividades lúdicas. “A ação foi pensada especialmente para as crianças, para que tivessem um momento de diversão, socialização e aprendizagem, já que os brinquedos e brincadeiras são importantes neste processo”, afirmou Marcelo Feldhaus, coordenador geral do Colégio Unesc. “A nossa participação no Pedágio do Brinquedo foi uma maneira de estimular que os alunos tornem gestos de solidariedade, como doar um brinquedo seu para alegrar outra criança, uma prática no seu cotidiano”, complementou.

Foi o que fizeram as amigas Yasmin Ghellere e Ullymam Frota, ambas com 12 anos. Estudantes do sétimo ano do Colégio Unesc, elas entregaram os brinquedos no próprio Colégio, fizeram mais doações durante a ação e aproveitaram o sábado ensolarado para se divertir na Praça. “Estou gostando muito de estar aqui e poder ajudar outras crianças”, comentou Yasmin enquanto pintava uma tela. “Eu tenho orgulho do Colégio porque não é qualquer escola que faz um evento para ajudar as pessoas”, complementou Ullymam.

A criciumense Cristine Ferreira de Oliveira Lima, levou o filho João Vitor, de 6 anos, para dar brinquedos ao soldadinho de chumbo. “Todos os anos ele separa brinquedos dele para doar. Ele sabe que nem todas as crianças podem ter brinquedos e por isso é importante ajudar”, afirmou.

A campanha do Pedágio do Brinquedo na Universidade encerra segunda-feira (8/10), dia que marca o início das inscrições para o Vestibular de Verão e a abertura dos Jogos do Colégio Unesc. Quem não conseguiu entregar as doações neste sábado, poderá levar os brinquedos na Universidade, inclusive durante a abertura dos Jogos, a partir das 19h30, no ginásio da Unesc.

A cerimônia do evento terá apresentações culturais, acendimento da pira e desfile das turmas. A abertura contará ainda com a presença de ex-alunos do Colégio Unesc, que hoje são atletas profissionais. Todas as turmas do Colégio, do Ensino Fundamental ao Médio, participarão dos Jogos.

Fonte: Secom:imprensa@unesc.net

Por: Milena Spilere Nandi:milena.nandi@unesc.net 06 de outubro de 2012 às 12:38
Compartilhar Comente (3)