História

Cinco dias de debates sobre a valorização do Patrimônio Histórico

Cinco dias de debates sobre a valorização do Patrimônio Histórico
Milena Spilere Nandi Mais imagens

“Lugares de Memória: ações, políticas e preservação do Patrimônio Histórico” é o tema central da 9ª Semana Acadêmica de História da Unesc, que começou na noite de hoje (1º/10), com a conferência “Configurações discursivas do campo do patrimônio no Brasil”, da professora doutora Andréa Ferreira Delgado, da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). Durante a abertura do evento, Andréa abordou o trabalho do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e como a base de dados do instituto pode ser utilizada para pesquisas. Após a conferência, Andréa respondeu aos questionamentos dos estudantes. A mediadora foi Marli de Oliveira Costa.

A Semana Acadêmica vai até sexta-feira (5/10) e o evento, que pretende ampliar as discussões sobre a importância da valorização e preservação do Patrimônio Histórico, é aberto ao público em geral. Além de palestras, a semana contará com um debate, uma noite cultural e o lançamento do livro “Faces da Urbe: processo identitário e transformações urbanas em Criciúma/SC (1945-1980)”, do professor doutor Dorval Nascimento, amanhã (2/10), no Miniauditório do Bloco P (sala 19), às 19 horas.

Segundo o presidente do Cahel (Centro Acadêmico de História Edson Luís), Ricardo Martins, as discussões durante o evento irão auxiliar os estudantes em suas pesquisas e agregará um importante conhecimento aos futuros historiadores. Segundo o coordenador do curso de História, Paulo Sérgio Osório, o tema patrimônio vem ocupando cada vez mais lugar no curso e é importante para a sociedade. “Vivemos em um tempo onde o descartável prevalece. Mas precisamos fazer uma reflexão acerca do Patrimônio Histórico e da sua importância”, comentou.

A Semana Acadêmica é promovida pelo Cahel, em parceria com o curso de História, o Cedoc (Centro de Memória e Documentação da Unesc), Ediunesc (Editora Unesc) e o Setor de Arqueologia.

Confira a programação

Fonte: Comunicação Social:imprensa@unesc.net

Por: Milena Spilere Nandi:milena.nandi@unesc.net 01 de outubro de 2012 às 22:06
Compartilhar Comente

Alunos da 7ª fase do curso de História, finalizaram semestre com com saída de campo - 30/06/2012

Os alunos da sétima fase do curso de História da Unesc finalizaram a disciplina de Arqueologia com uma aula de campo. Os estudantes realizaram uma visita de reconhecimento do patrimônio arqueológico da região. Eles conheceram os sítios arqueológicos que estão registrados no litoral dos municípios de Içara (balneários Rincão e Barra Velha) e Araranguá (Morros do Conventos e Ilhas). A saída de campo foi coordenada pelo professor Me. Juliano Bitencourt Campos.

Sítios arqueológicos visitados

- Abrigo - Morro dos Conventos
- Sitio Guarani Aldeia do Mussuline
- Sambaqui da Barra Velha
- Sambaqui do Geraldo
- Sambaqui da Lagoa dos Freitas.

06 de julho de 2012 às 19:12
Compartilhar

O Golpe de 1964 e a Ditadura Militar no Brasil: para não esquecer

O Golpe de 1964 e a Ditadura Militar no Brasil: para não esquecer
Mesa Redonda:

Tema: Leonel Brizola, 90 anos: uma trajetória de resistência
Conferencista: Prof. Murialdo Gastaldon

Tema: Medo e terror nos porões da ditadura
Conferencista: Marlene Soccas

Tema: Comissão da Verdade: a resistência continua
Conferencista: Sérgio Uliano

Data: 28/03/12
Local: Bloco - P Sala - 19
Horário: 19h30

A trajetória de Leonel Brizola, a Comissão da Verdade com a anistia dos crimes da ditadura militar e o imperialismo norte-americano foram alguns dos pontos debatidos na mesa-redonda realizada na Unesc na noite de hoje (28/3). O debate, promovido pelos cursos de História e Economia, teve como tema central “O Golpe de 1964 e a Ditadura Militar no Brasil: para não esquecer”. Participaram do encontro o professor Murialdo Gastaldon, a egressa do curso de História Marlene Soccas e o conferencista Sérgio Uliano.

Murialdo Gastaldon descreveu aos presentes um pouco da vida de Leonel Brizola. “Brizola conseguiu ser um grande realizador em termos administrativos e ainda fazer política”, comentou. Ele contou aos presentes que Brizola tentou combater o golpe de 1964, mas que 40 dias depois teve que sair do Brasil.

“A Comissão da Verdade surgiu para abrir todas as gavetas fechadas, descobrir quem matou, onde estão enterrados os corpos e tudo que ocorreu na ditadura”, comentou Sérgio Uliano. Ele explicou que os militares utilizaram uma brecha da anistia para se proteger dos crimes de tortura de assassinatos. “A Constituição Brasileira e tratados que o Brasil têm assinado tem como princípio a dignidade humana, por isso esses crimes não podem ser anistiados”, salientou.

 

Organização:
Cursos de História e Economia
Unidades Acadêmicas: HCE e CSA
Universidade do Extremo Sul Catarinense

20 de março de 2012 às 14:29
Compartilhar

Aula Inaugural - 27/03/2012

Aula Inaugural do PPGE Pós Graduação em Educação e  o Curso de História

com o tema " Educação para a Democracia no pensamento pedagógico de Anísio Teixeira"

terá como palestrante a Profª Dra. Clarice Nunes (UFF).

Um instrumento de libertação do sofrimento humano, ocasionado pela ignorância. É assim que Anísio Teixeira via a educação, segundo a professora doutora Clarice Nunes, durante a aula inaugural do PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação) da Unesc. O curso de História também participou.

“Anísio se colocava a serviço. Ele deixou uma obra, que, se não revolucionária, foi radical, pois elevou um sentimento de solidariedade”, destacou a palestrante. Clarice explicou que embora nascido em família rica e militante católico e político na juventude, Anísio acabou se dirigindo à educação pública, sendo perseguido politicamente durante sua vida. O educador foi um dos fundadores da Capes (Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e da UnB (Universidade de Brasília), da qual foi reitor em 1963.
 

Data: 27/03/2012
Horário: 19h
Local: Auditório Ruy Hülse

20 de março de 2012 às 14:25
Compartilhar

Viagem realizada entre os dias 13 e 21 de novembro de 2011.

Viagem de Estudos do Curso de História a Salta e San Salvador de Jujui/ Argentina, realizada entre os dias 13 e 21 de Novembro de 2011, sob a coordenação e orientação dos Professores Paulo Sérgio Osório e Marcelo Pastafiglia.

19 de dezembro de 2011 às 18:47
Compartilhar