História

Escritório de Relações Internacionais formaliza três novos acordos com instituições do exterior

Escritório de Relações Internacionais formaliza três novos acordos com instituições do exterior
Mais imagens

A gama de mais de 50 acordos internacionais entre a Unesc e Instituições de Ensino Superior de todo o mundo ganhou ainda mais peso nessa semana. Foram assinados, nesta quarta-feira (25/11), três novos acordos com IES do exterior. A possibilidade foi viabilizada junto à organização da Semana de Ciência e Tecnologia e do Apheleia, eventos que contaram com a participação de visitantes destas instituições.

Os novos contratos assinados vinculam a Unesc ao Instituto Terra e Memória, Centro de Estudos Superiores de Mação e do Instituto Politécnico de Tomar, ambas de Portugal; e da Universidade César Vallejo, do Perú.

Recepcionando o grupo de visitantes em nome da reitoria da Unesc, a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão da Unesc, Gisele Coelho Lopes, destacou a importância desse intercâmbio entre IES de diferentes países e culturas, o que possibilita uma formação ainda mais ampla aos estudantes.

“Sintam-se muito acolhidos na nossa Universidade, que, sendo comunitária, é também de todos vocês. Ao firmarmos novos acordos, nos colocamos ainda mais à disposição de cada um de vocês para parcerias, resolução de problemas e formação de pontes para os mais diversos setores. Temos muito a construir juntos”, apontou.

A partir das parcerias, conforme a coordenadora do Escritório de Relações Internacionais da Universidade, Vanessa Moraes de Andrade, os laços com as instituições de todo o mundo são estreitados e cada vez mais novas e férteis oportunidades são disponibilizadas aos estudantes de todos os níveis.

“O apoio e incentivo da gestão da Unesc para que a instituição amplie a gama de convênios é muito importante para que tenhamos uma crescente demonstração ao Brasil e ao mundo todo do potencial de pesquisa de qualidade nas instituições comunitárias brasileiras. Temos a certeza de que podemos contribuir muito uns com os outros e, desta forma qualificar ainda mais nosso ensino”, destacou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

01 de novembro de 2023 às 16:38
Compartilhar Comente

Mesa Redonda discute alternativas para o Asseguramento do Território e dos Direitos Socioambientais

Mesa Redonda discute alternativas para o Asseguramento do Território e dos Direitos Socioambientais
Mais imagens

Autoridades no que diz respeito aos povos originários e a comunidades tradicionais na América do Sul estiveram reunidas nesta quinta-feira (26/10) na mesa redonda que debateu a temática no Auditório Ruy Hülse. A atividade está entre as principais do Seminário Internacional Apheleia: América do Sul, primeira edição realizada fora da Europa, que faz parte da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc.

Integraram o debate a secretária de Direitos Ambientais e Territórios Indígenas do Ministério dos Povos Indígenas, Eunice Kerexu; o mestre em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Unesc, primeiro indígena a conquistar o título de mestre na Universidade, Fabiano Alves; o professor doutor Jorge Eremites de Oliveira, da Universidade Federal de Pelotas; o professor doutor Alexandre Schiavetti, pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Bahia; e o professor doutor Nuno Nunes, pesquisador sobre povos indígenas, cada qual levantando uma subtemática com relação ao assunto.

“Nós somos responsáveis por pensar juntos em como resolver as situações. Falo como indígena, como pessoa, como mulher, como catarinense e agora como governo. Em nosso entendimento, a criação dos povos tem objetivo justamente de proteção dos territórios”, apontou.

Ter a Semana de Ciência e Tecnologia alinhada à temática nacional de Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável, conforme a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão, Gisele Coelho Lopes, promove um espaço plural de discussão de uma temática emergente. “Não podemos virar as costas para pautas tão importantes ao nosso país. Essa luta não é de uma pessoa, de um coletivo. Somos gratos pela presença de todos e não temos dúvidas de que debates como esse enriquem muito as discussões”, ponderou.

Quando o assunto é meio ambiente, conforme Fabiano Alves, se fala também sobre a vida como um todo. “O meio ambiente, a preservação da natureza, a espiritualidade: tudo está interligado. Este é nosso entendimento Guarani. Da mesma forma, quando falamos sobre a demarcação de terra, sobre o direito dos povos originários, falamos também sobre o modo de vida Guarani, pois lutamos pelo direito indígena para garantir o território Guarani, a aldeia, a continuidade do modo Guarani de vida para conseguirmos seguir repassando essa sabedoria. É um ciclo”, destacou o mestre.

Para a coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), Normélia Ondina Lalau de Farias, o sentimento é de satisfação poder vivenciar um momento histórico como este.

“É algo único na instituição, uma vez que pela primeira o Apheleia sai do seu lugar de origem e tem como sede a nossa Universidade. Desejo que todos nós possamos aproveitar ao máximo a presença desses visitantes, a possibilidade destes debates e a troca de conhecimentos. Estou ansiosa por isso”, assegurou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

01 de novembro de 2023 às 16:37
Compartilhar Comente

Rede Apheleia realiza debate sobre políticas públicas, sustentabilidade, ambiente e educação

Rede Apheleia realiza debate sobre políticas públicas, sustentabilidade, ambiente e educação
Mais imagens

A rede Apheleia está realizando na Unesc, o Seminário Internacional Apheleia – América do Sul. O evento integra a programação da 14ª Semana de Ciência e Tecnologia da Universidade, e possui o objetivo de fomentar o debate e as políticas públicas sobre sustentabilidade.

Na tarde dessa quinta-feira (26/10), foi realizado um debate integrando profissionais e pesquisadores para tratar de assuntos voltados à sustentabilidade, ambiente e educação de forma online e presencial. Na oportunidade, os profissionais articularam sobre assuntos voltados aos aspectos culturais, a modificação contínua das paisagens e hábitos culturais locais.

O professor e pesquisador Flávio Ahmed veio diretamente do Rio de Janeiro para contribuir com seu conhecimento durante a conversa, avaliou de forma positiva o encontro e destacou que trata-se de um dos eventos mais importantes do Brasil e da América do Sul. “Este evento é único e possui uma repercussão internacional devido a sua grandiosidade de informações aqui discutidas. Com isso, queremos estabelecer uma perspectiva para melhor uso do território e uma melhor prospecção de qualidade de vida no país e no planeta terra”, destacou.

Além disso, o encontro também buscou privilegiar a participação da população, destacando os principais problemas encontrados para se ter uma melhor qualidade de vida. “Procuramos estabelecer diálogos que oferecessem aos participantes escolhas inteligentes e levantamos ideias para construção de políticas públicas eficazes”, finalizou o professor.

A conversa contou com a mediação do professor Geraldo Milioli, com a presença dos professores e pesquisadores, Carlyle Torres Bezerra de Menezes, Dimas Floriani, Eduardo Campechano Escalona e Flávio Ahmed, com a presença do doutor, professor e pesquisador Daniel Ribeiro Preve sob a coordenação do professor Juliano Bitencourt Campos.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

01 de novembro de 2023 às 16:35
Compartilhar Comente

Unesc entra em recesso nesta quinta-feira em virtude do feriado nacional

Unesc entra em recesso nesta quinta-feira em virtude do feriado nacional
Apenas Iparque; Nuprevips; Farmácia Escola e Ambulatório de Estomaterapia; e o Ambulatório de Feridas funcionarão na sexta-feira Mais imagens

A partir desta quinta-feira (12/10), devido ao feriado nacional e recesso institucional, as atividades no campus da Unesc serão suspensas, com retorno para a próxima segunda-feira (16/10). As unidades de Araranguá e Balneário Rincão seguirão o mesmo calendário.

As aulas de graduação, de pós-graduação, dos cursos técnicos, bem como dos setores administrativos, secretarias dos cursos e a Biblioteca Professor Eurico Back retornarão ao seu horário de funcionamento habitual também na segunda-feira (16/10). 

O Colégio Unesc acompanhará o recesso da Universidade.

Nas Clínicas Integradas, os serviços prestados pela Unesc estarão em recesso, retornando também na segunda-feira (16/10).

Já o Núcleo de Prevenção às Violências e Promoção da Saúde (Nuprevips); a Farmácia Escola; e o Ambulatório de Estomaterapia e o Ambulatório de Feridas, funcionarão na sexta-feira (13/10).

O Parque Científico e Tecnológico (Iparque) estará fechado na quinta-feira, retomando suas atividades na sexta-feira (13/10), das 8h às 12h e das 13h às 17h.






 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de outubro de 2023 às 15:28
Compartilhar Comente

Unesc marca presença no 2º Seminário de Pesquisas no Geoparque Mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul

A Unesc está desempenhando um papel fundamental no 2º Seminário de Pesquisas no território do Geoparque Mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul. O evento, que ocorre até este sábado (7/10) na cidade de Mampituba, reúne professores mestres, doutores, pesquisadores e acadêmicos que compartilham seus conhecimentos e avanços científicos relacionados a essa região. 

O Congresso é realizado e organizado pelo Comitê Educativo e Científico (CEC) do Geoparque Mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul, e os professores doutores da Universidade, Izabel Regina de Souza; Michele Gonçalves Cardoso; Juliano Bitencourt Campos e Paulo Sérgio Osório. Os educadores são integrantes do Comitê Educativo E Científico (CEC) e os professores Gustavo Simão e Mikael Miziescki da equipe técnica.

Participam do evento pesquisadores e acadêmicos do curso de História; Artes; Geografia; Ciências Biológicas; Administração; do Programa de Pós- Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS); do Programa de Pós- Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA); do Centro de Memória e Documentação (CEDOC); e do Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz (LAPIS).

Uma parte significativa do sucesso do evento é refletida no número impressionante de 78 artigos científicos submetidos e aceitos para apresentação. Esses artigos abordam uma ampla variedade de tópicos relacionados à geologia, ecologia, história, cultura e outras áreas de pesquisa associadas ao Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul.

“Durante os dois dias do seminário, os participantes têm a oportunidade de compartilhar suas descobertas, insights e pesquisas em painéis e apresentações, fomentando um ambiente de aprendizado colaborativo e promovendo o avanço do conhecimento sobre essa região tão especial”, comenta Izabel.

“Esse comitê desempenha um papel fundamental na promoção da educação e pesquisa dentro do Geoparque Mundial da Unesco, garantindo que as ações acadêmicas e científicas se alinhem com os objetivos de preservação e divulgação desse patrimônio natural e cultural”, disse.

Os pesquisadores da Unesc acompanharam os debates, as palestras e apresentaram estudos resultados das pesquisas de Projetos de Extensão, PIBICs, Mestrados e Doutorados.

Confira:

Pesquisas apresentadas no 2º Seminário de Pesquisas no território do Geoparque Mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul:

1 – História dos povos indígenas na região do território Geoparque Mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul: arqueologia pública e gestão do território no Extremo Sul Catarinense autoria de Paulo Henrique Dal Pont Michels e Juliano Bitencourt Campos.

2 – Timbé do Sul – patrimônio cultural, histórias e memórias. Autoria de Carlos Eduardo Pereira Gomes, Liziane Acordi Rocha, Michele Gonçalves Cardoso, Paulo Sérgio Osório.

3 – Jacinto Machado – patrimônio cultural, histórias e memórias. Autoria de Laís Guidi Candido, Paulo Sérgio Osório, Michele Gonçalves Cardoso, Liziane Acordi Rocha.

4 – Capacidade de carga turística em paleotocas associada à segurança dos visitantes no Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul. Autoria de Luciano Miranda e Juliano Bitencourt Campos

5 – Morro Grande – patrimônio cultural, histórias e memórias. Autoria de Maria Eduarda Manenti de Jesus, Paulo Sérgio Osório, Michele Gonçalves Cardoso, Liziane Acordi

6 – Os Ecos do Geoparque: o banco de história oral do Cedoc/Unesc. Autoria de Michele Gonçalves Cardoso.

7 – Projeto Geoparque Mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul: cartografando o patrimônio arqueológico e a história e cultura dos povos indígenas como subsídio para os processos educativos no ensino fundamental. Autoria de Estéfani de Oliveira Serafim; Bruno Moreira Carola; Juliano Bitencourt Campos; Mikael Mizieski; Lucy Cristina Ostetto Jairo José Zocche.

8 – Geodiversidade ex situ associada ao patrimônio material e cultural: potencialidades para rotas geoturísticas urbanas no município de Torres/RS. Autoria de Mônica P Kravczik Guglielmi e Juliano Bitencourt Campos

9 – Entre a serra e o mar: desenvolvimento regional e a gestão integrada do território no geoparque mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul a partir da visão dos atores locais. Autoria de José Gustavo S. da Silva, Álvaro José Back e Ricardo Fonseca.

10 – A paisagem cultural artializada do município de morro grande: entre meandros, apropriações e lugares de passagem do rio Manoel Alves. Autoria de Mikael Miziescki

11 – Arte e patrimônio cultural morrograndense: Neusa Milanez, Renato Rocha e Gabrieli Salvalaio. Autoria de Mikael Miziescki.

12 – Estratégias fundamentadas na ótica das capacidades dinâmicas ao  geoturismo: proposições ao desenvolvimento socioeconômico do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul. Autoria de Izabel Regina de Souza, Silvio Sílvio Parodi Oliveira Camilo, Melissa Watanabe.

13 – Relevância da singularidade socioambiental do Geoparque Cânions do Sul, bacia hidrográfica do rio Mampituba e unidades de conservação no litoral norte do RS e Sul de SC. Autoria de Gustavo Simão.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

06 de outubro de 2023 às 16:36
Compartilhar Comente