Biblioteca Unesc

Editora Unesc na Feira do Livro

Editora Unesc na Feira do Livro
Visitantes vão poder conhecer as obras e participar de uma contação de histórias Mais imagens

A Editora Unesc estará presente na 11ª Feira do Livro de Criciúma. Na ação os visitantes vão poder conhecer as obras da Editora e ouvir as contações de histórias, que vai ser realizada em parceria com a Biblioteca da Universidade. As atividades da Feira ocorrem na Praça Nereu Ramos, de 5 a 15 de outubro, das 8h30 às 20 horas.

O evento busca popularizar a leitura e facilitar o acesso a milhares de títulos com preços reduzidos, como forma de estímulo à leitura. A ação é organizada pela Fundação Cultural de Criciúma, com assistência da Academia Criciumense de Letras e do Centro de Atendimento à Literatura e Língua Portuguesa. No decorrer do evento há diversos palestrantes, sessão de autógrafos dos escritores locais, show de corais, exposição de pinturas e apresentações de teatro.

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

30 de setembro de 2016 às 13:39
Compartilhar Comente

Já pensou em participar de um “Desapega Literário”?

Já pensou em participar de um “Desapega Literário”?
Há pontos de coleta na Livraria e na Biblioteca da Unesc (Foto: Milena Nandi) Mais imagens

Desapegar. Perder o envolvimento, a dependência ou o compromisso; afastar; libertar. Embora necessário, em muitos casos, praticar o desapego nem sempre é fácil. Que o digam os apaixonados pelos livros, não é mesmo? Mas para incentivar pessoas, como as que “até emprestam, mas não doam” seus livros a desapegarem, a Editora Unesc lançou o “Desapega Literário”.

Para que acadêmicos, professores, funcionários e a comunidade possam compartilhar com outros leitores as obras, pontos de coleta foram montados na Livraria da Unesc e na Biblioteca Professor Eurico Back. As doações podem ser feitas até novembro.

Vale-troca


Para dar um incentivo a mais, a Editora Unesc programou um “Troca-troca de Livros” para quem participou do “Desapega Literário”. Na hora da doação, o leitor pode optar por receber um “vale-troca” para usar no período entre 24 de outubro e 5 de novembro, nos mesmos pontos em que fez a doação.

A aluna da oitava fase do curso de Letras, Tainan Barboza Generoso, entregou suas doações nesta quarta-feira (28/9) na Livraria da Unesc. “Devoradora” de livros e apegada aos seus, ela conta que só abre exceção quando o assunto é doar para incentivar outras pessoas a lerem. “Tenho ciúmes dos meus livros, mas faço doação porque considero a leitura importante na vida de todos”.

Ainda não se convenceu a praticar o “Desapega Literário”? Então vamos te dar mais alguns motivos:

- Você pode dar início a uma rede do bem: seu gesto pode influenciar outros “ciumentos literários” a doarem e, assim, mais pessoas poderão ter acesso à leitura e ideias que você gostou. E isso aumenta o número de pessoas com quem você pode conversar sobre o seu livro preferido.

- A sua prateleira vai ter mais espaço para livros novos – e até aquela coleção que você estava doido para completar. Sem contar no cheirinho de livro novo, né?

- Desapegar faz bem. Abre espaço para o novo. E o antigo fica guardado na sua mente e no seu coração.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 28 de setembro de 2016 às 15:00
Compartilhar Comente (1)

Biblioteca da Unesc reabre mais moderna e espaçosa

Biblioteca da Unesc reabre mais moderna e espaçosa
Inauguração oficial da ampliação e reforma ocorre nesta sexta-feira (Foto: Davi Carrer) Mais imagens

Pouco a pouco, alunos, professores, funcionários e toda a comunidade vão conhecendo e se encantando com a nova estrutura da Biblioteca Professor Eurico Back da Unesc. O espaço foi reaberto ao público nesta terça-feira (23/6) e a estudante de Engenharia Ambiental Magáli Marcelino Leacina não perdeu tempo e foi com a colega aproveitar uma das salas de estudo disponível. “Ficou muito bonito, bem distribuído e com espaços de estudos muito úteis”, comentou a acadêmica.

A inauguração oficial da Biblioteca, que está mais moderna, espaçosa e adequada às atividades, ocorre nesta sexta-feira (26/6), às 18 horas. A Biblioteca Professor Eurico Back da Unesc possui 150 mil volumes, quase 100 mil periódicos (revistas e jornais) e 5 mil mapas e multimeios (vídeos e áudios). Com a reforma e ampliação ela passou de 1 mil m² para 2,7 mil m² e beneficiará a comunidade acadêmica e regional.

Confira algumas fotos da nova estrutura na galeria de imagens.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Davi Carrer 23 de junho de 2015 às 11:06
Compartilhar Comente

Biblioteca retorna ao seu local original

Biblioteca retorna ao seu local original
Empréstimo foi ampliado e ocorre até o dia 2 de junho Mais imagens

O mês de junho começa com uma excelente notícia na Biblioteca Professor Eurico Back da Unesc, pois ela vai retornar ao seu local original, mais moderno, espaçoso e adequado às atividades. A mudança para o espaço inicia nesta quarta-feira (3/6), por isso a Biblioteca estará fechada neste período.

Para atender melhor aos usuários da Biblioteca, o empréstimo foi ampliado para 10 obras, que poderão ser retiradas até o dia 2 de junho.

A previsão é que no dia 23 de junho se reabra a biblioteca no novo espaço.

Benefício a comunidade acadêmica e regional

A Biblioteca Professor Eurico Back da Unesc possui 150 mil volumes, quase 100 mil periódicos (revistas e jornais) e 5 mil mapas e multimeios (vídeos e áudios). Com a reforma e ampliação ela passará de 1 mil m² para 2,7 mil m² e beneficiará a comunidade acadêmica e regional.

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 01 de junho de 2015 às 09:57
Compartilhar Comente

Histórias reformadas: Unesc disponibiliza restauração de livros, documentos e fotos

Histórias reformadas: Unesc disponibiliza restauração de livros, documentos e fotos
Borracha ralada é utilizada na limpeza de documentos (Foto: Mayra Lima) Mais imagens

Por ficarem em estantes e propensos a ações do tempo, insetos e ambiente, os livros podem se deteriorar e necessitar de cuidados especiais. Não só as obras literárias, mas todo e qualquer tipo de papel pode receber tratamento e restauro. Para tal fim, a Biblioteca da Unesc possui um Setor de Restauração de Livros, Documentos e Fotos. Além de cuidar das obras da Biblioteca, o departamento também é aberto à comunidade em geral.

A conservação de informações em papel deve ser realizada com cuidado e técnica. A metodologia aplicada no restauro depende do grau de degradação. “Antes de iniciar o trabalho é preciso estudar o estado do papel e verificar o que será feito para realizar a recuperação”, explica a restauradora do setor, Selma Leepkaln Dassi.

Muitos acreditam que a restauração vai deixar o papel com aparência nova, mas segundo Selma, a intensão não é essa, a busca principal é pela autenticidade. “Nós procuramos deixar o documento o mais próximo possível de sua forma original. Se há o corte de uma página de um livro, por exemplo, ou a falha de alguma letra, não se pode copiar de outro livro igual e trazer para o restauro. Cada livro tem sua edição, cada documento é único. O que foi perdido não se pode recuperar. O que se pode fazer é transformar o que temos em mãos”, relata.

Ação humana

Além das ações do tempo, ambiente e insetos o homem também é inimigo dos livros e documentos. A pele humana tem gordura natural, que em contato com o papel deixa marcas que não podem ser removidas.

Na biblioteca, há uma exposição de livros que mostram a ação errada do homem perante o prolongamento da informação. “O próprio ser humano produz e destrói seus livros. É importante salientar que essas obras carregam informações sobre nós, vale ter cuidado e carinho”, comenta Selma.

O processo

O trabalho pode parecer simples, mas restaurar um livro, documento ou foto exige conhecimento em diferentes tipos de papéis, noções de química, identificação de agentes biológicos, entre outras questões. O principal objetivo da restauração é reforçar a resistência do papel, assegurando o prolongamento de sua vida útil.

A primeira etapa de restauração é identificar o papel que será trabalhado, qual o problema principal, anotar o tipo de material e numerar as folhas em ordem, em seguida o livro é desmontado. Após esse trabalho é feita a higienização, folha por folha, passando a trincha para limpar o papel e o bisturi para tirar toda a sujeira.

Em documentos existe a possibilidade de limpar o papel através de raspas de borracha. Chamada de “Higienização Mecânica” o processo não pode ser utilizado em livros. “Nos livros podem ficar vestígios de borracha nos cantinhos, que com o tempo, derretem e estragam as folhas. Com documentos não existe essa possibilidade”, relata Selma.

Após a higienização, pode ser necessário a realização de um chamado “banho”. O procedimento é feito com água morna, filtrada e com detergente neutro. O método de limpeza recebe componentes químicos e pode ser dividido em até três etapas. As páginas são separadas por um papel especial, dando consistência ao manuseio durante o procedimento. “O banho tira a cor amarelada e impurezas. Nesse processo é preciso cautela, quando molhadas as folhas ficam ainda mais frágeis”, afirma a restauradora.

Depois da limpeza iniciam os processos de costura, enxerto, obturação, entre outros. Cada papel tem suas próprias características, por conta disso, as técnicas de restauração variam em cada procedimento.

Atendimento

O setor também é aberto à comunidade em geral, recebendo livros, documentos e fotografias de Criciúma e região para restauração. Avaliação e orçamento podem ser feitos pelo telefone (48) 3431-2593

Oficinas

Aos interessados em aprender o processo de restauração, a Biblioteca disponibiliza duas oficinas: “Conservação e recuperação de livros – nível básico”, com duração de 20 horas, e “Conservação e restauração de documentos”, com duração de 12 horas. O intuito é capacitar profissionais para atuar na área de conservação e recuperação.

Os cursos são destinados às pessoas que atuam na proteção de bens culturais em suporte de papel, bem como profissionais ligados à área cultural dos municípios. Ele se destina ao público interessado no desenvolvimento de ações educativas, com responsabilidade de preservar, conservar e restaurar.

As inscrições estão abertas através do Setor de Extensão da Unesc pelo e-mail sce@unesc.net ou telefone (48) 3431-2570.
 

Fonte: Secom

Por: Mayra Lima 15 de setembro de 2014 às 15:00
Compartilhar Comente