Geografia

Experiência da Unesc é destaque em publicação da USP

Experiência da Unesc é destaque em publicação da USP
Mais imagens

A Unesc segue fortalecendo seu nome e o seu trabalho com reconhecimento nacional e internacional em ensino, pesquisa e extensão. Prova disso é que agora a Universidade é case apresentado no livro “Uma Cartografia na Formação de Professores para a Educação Básica: Práticas e Soluções Inovadoras em Propostas Curriculares”. A publicação, fomentada pela cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP), reúne um seleto grupo de instituições criteriosamente avaliadas.

[Experiência da Unesc é destaque em publicação da USP] O trabalho da Unesc que atraiu a atenção da USP é o relato de experiência das licenciaturas integradas, principalmente da disciplina de Prática como Componente Curricular (PCC), sendo modelo e inspiração para as universidades brasileiras. “Penso que é muito importante para as nossas licenciaturas ter o trabalho, produzido coletivamente, divulgado como uma experiência significativa para o âmbito da educação. É um processo que ainda está em andamento e já está sendo valorizado, divulgado e compreendido como um projeto de grande potencial”, ressalta a coordenadora do curso de História, Michele Gonçalves Cardoso.

A integração das licenciaturas da Unesc, conforme a coordenadora adjunta de Artes Visuais, Aurélia de Souza Honorato, começou a ser pensado em 2013. “Sendo que em 2022 formamos as primeiras turmas das licenciaturas integradas dos cursos de Letras, Artes Visuais, História, Matemática, Geografia, Pedagogia e Ciências Biológicas. O grupo de estudos da USP fez uma pesquisa e encontrou  o nosso projeto, nos convidando para apresentá-lo, o que nos deixa muito orgulhosos”, comenta.

A publicação está disponível para download no Portal de Livros Abertos da USP, por meio do link: https://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/840.

O livro:

A obra aborda desafios da formação inicial de professores para a educação básica, em estudos de caso de propostas curriculares inovadoras em iniciativas institucionais e cursos de todo Brasil. A equipe da pesquisa entrevistou docentes e gestores das diferentes universidades públicas e comunitárias, a partir dos quais foram identificadas inovações com potencial para inspirar mudanças que atendem a diferentes necessidades das licenciaturas frente ao contexto atual.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

09 de agosto de 2022 às 08:17
Compartilhar Comente

Em reunião com gestores, reitoria da Unesc avalia início do semestre e anuncia mudanças

Em reunião com gestores, reitoria da Unesc avalia início do semestre e anuncia mudanças
Mais imagens

Análise da primeira semana de aula e o anúncio de mudanças na instituição pautaram a reunião entre a reitoria da Unesc e os gestores do ensino, realizada na tarde desta sexta-feira (05/08), no auditório Edson Rodrigues.

Entre os temas abordados, destaque para o Programa de Equidade Racial da Universidade e os detalhes da reestruturação administrativa da gestão superior. Os coordenadores de cursos também puderam dialogar sobre a recepção de calouros, as novidades do UniEdu, acompanhar os indicadores de matrículas, além das novas possibilidades de bolsas de estudo e descontos.

Programa de Equidade Racial

Na primeira edição do Programa de Equidade Racial da Unesc serão oferecidas 255 bolsas de estudos de 50% e 100% a estudantes negros (pretos e pardos) e indígenas, ingressantes em 2022/2. As matrículas seguem até o dia 15 de agosto. Pessoas com renda de até 1,5 salário mínimo terão direito a bolsa de 100%. Já quem recebe até três salários mínimos, pode obter 50% de bolsa.

O programa assegura ainda 30 bolsas de estágio para estes estudantes, sendo que eles também podem participar de outras formas de estágio oferecidas pela instituição. O assunto será ampliado para as comunidades interna e externa na próxima semana.

Reestruturação administrativa

Os gestores da Unesc também conheceram a proposta de reforma administrativa que foi aprovada nas últimas semanas nos Conselho Superior Universitário (Consu) e Conselho Superior de Administração (CSA).

A nova estrutura prevê a extinção da Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan) e da Pró-reitoria Acadêmica (Proacad), que darão lugar a três novas estruturas: a Pró-reitoria de Ensino (Proen), a Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Extensão Comunitária (Propiex) e a Pró-reitoria de Administração e Finanças (Proaf), que contarão ainda com diretorias e gerências.

Novas funções

A reunião também marcou o anúncio da mudança de projetos da professora Indianara Reynaud Toreti, que deixa a Pró-reitora Acadêmica e passa a assumir outras atividades na Universidade.

Outra alteração é registrada no Colégio Unesc. Giselle dos Passos Vieira deixa a direção, assumindo em seu lugar, de forma interina, a atual coordenadora do Ensino Fundamental, Mainara Figueiredo Cascaes.

“Agradecemos de forma especial à Indianara e à Giselle que cumpriram as suas funções com excelência e deixaram as suas marcas em nossa Universidade. Desejamos todo o sucesso e felicidade nas suas novas atribuições”, enfatiza a reitora Luciane Bisognin Ceretta.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

05 de agosto de 2022 às 20:11
Compartilhar Comente

Unesc oferece oportunidades de descontos para quem quer voltar a estudar

Unesc oferece oportunidades de descontos para quem quer voltar a estudar
Mais imagens

Independentemente do motivo que tenha provocado a pausa nos estudos, voltar a estudar é um grande passo para alcançar objetivos profissionais e chegar ao sonhado diploma de uma graduação. Quem precisou parar a jornada acadêmica temporariamente encontra uma excelente proposta na Unesc. A Instituição oferece uma oportunidade para voltar às salas de aula de uma Universidade com grande estrutura, profissionais altamente qualificados e com um método de ensino inovador, como a Graduação Multi.

Por meio do programa “Volte a Estudar” a Unesc oferece até 25% de desconto na mensalidade para aqueles que voltarem a estudar no segundo semestre de 2022. Como se não bastasse o desconto, conforme a supervisora da Central de Atendimento ao Acadêmico (Centac), Alessandra Campos Goulart, o melhor de tudo é que o benefício é válido até a conclusão do curso. “É uma boa oportunidade para retomar a graduação. Depois de matriculado o acadêmico pode ainda participar de todos os processos de bolsas, como o UniEdu, a bolsa da Prefeitura para moradores de Criciúma, entre outros. Além disso, ele não precisa fazer todas as disciplinas da grade e a mensalidade se adequa aos créditos escolhidos”, explica.

Como fazer?

Segundo o gerente comercial da Universidade, Augusto Magalhães, “O ‘Volte a Estudar’ é um programa especialmente voltado para quem parou de estudar há mais de dois semestres e isso vale para alunos da Unesc e de outras instituições de ensino. “São 20% para quem não era aluno e 25% para quem era aluno da Unesc. O intuito é fazer com que pessoas que pararam de estudar em qualquer instituição, voltem a estudar na melhor Universidade Comunitária do Sul de Santa Catarina, a Unesc”, comenta.

Para voltar a estudar é simples. “Basta entrar em contato com o Setor Comercial da Universidade. O aluno é matriculado no seu curso e escolhe quantas disciplinas irá cursar”, cita Magalhães.

O pedido de reingresso não tem prazos estipulados, ou seja, é contínuo, sendo que as aulas iniciam no dia 1º de agosto.

Portas abertas

Os interessados em conhecer melhor os mais de 50 cursos de graduação em modelo presencial ou de Educação à Distância (EaD), no projeto Unesc Virtual, cursos técnicos, ou ainda mais de 40 oportunidades em especialização podem entrar em contato com a instituição pelo Whatsapp (48) 99915-0433.

A Central de Atenção ao Estudante (Centac) atende calouros e veteranos pelo contato também no Whatsapp (48) 99644-1887. O e-mail centac@unesc.net também está à disposição  para sanar dúvidas.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

20 de julho de 2022 às 14:02
Compartilhar Comente

Acadêmicos da Unesc conhecem potencialidades arqueológicas dos municípios do Geoparque

Acadêmicos da Unesc conhecem potencialidades arqueológicas dos municípios do Geoparque
Estudantes e professores fizeram saída de campo em Morro Grande e Timbé do Sul com intuito de experienciar as potencialidades científicas do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul Mais imagens

No sábado (09/07) acadêmicos e professores dos cursos de História, Geografia, Ciências Biológicas e Letras da Unesc visitaram os municípios de Morro Grande e Timbé do Sul com o objetivo de vivenciar as singularidades da arqueologia e da paisagem cultural da região.

Durante a pandemia, os acadêmicos aprenderam de forma remota estudos referente os povos originários que habitaram o Extremo Sul Catarinense. Na saída de campo a turma teve a oportunidade de observar na prática estes cenários, acervos e geossítios identificados em inúmeras pesquisas realizadas na própria universidade por intermédio do Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz (Lapis).

O primeiro local visitado foi o Geossítio Portal do Palmiro, em Timbé do Sul. No local encontra-se a Cachoeira dos Bugres (espaço atribuído a oficinas líticas), o Portal e a Toca do Tatu: paleotoca recheada de gravuras rupestres. Os grupo foi conduzido pelo professor e arqueólogo Juliano Bitencourt Campos e pelo coordenador de Cultura do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul, Mikael Miziescki. “Para tal iniciou-se com a discussão sobre importância do Patrimônio, Cultura, povos originários, comunidades tradicionais, museus na sociedade e as relações com o ensino. As saídas de campo permitem que refaçamos um pouco do caminho percorrido por estes graduandos em seus processos formativos, neste caso os cursos de licenciaturas em suas representações sobre o território”, explicou Juliano.

A segunda etapa da visitação ocorreu no Museu da Terra e da Cultura de Morro Grande no Centro Cultural Pedro Dal Toé. Na ocasião, foi proposta uma reunião inicial no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), com cerca de 30 pesquisadores. Na ocasião foi explanado sobre inúmeros aspectos do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul e da criação do museu na cidade, bem como destacou-se as últimas doações que passam a compor o acervo morrograndense.

Em seguida o grupo realizou uma visita mediada no museu perpassando por áreas relacionadas à geologia, geografia, paleontologia, história, cultura e arte do território Geoparque. No que tange a arqueologia, também foram experienciados ensinamentos sobre os povos Laklãnõ/Xokleng, Guarani, Sambaquianos e Caçadores-Coletores. Na reserva técnica do espaço, discutiu-se sobre a restauração, conservação, catalogação e organização das peças do acervo. “A vinda destes pesquisadores evidencia um leque de potencialidades cientificas que os municípios de Morro Grande e Timbé do Sul possuem dentro do território do Geoparque Caminho dos Cânions do Sul. Pudemos ter, in loco, uma experiência muito significativa dos vestígios deixados pelos povos originários da região, bem como perceber as suas ausências, presenças e resistências”, destacou Mikael.

O Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e o Departamento de Turismo de Morro Grande está recebendo grupos e turistas interessados em conhecer as belezas do município. Mais informações podem ser conferidas nos telefones (48) 99120-9897 e (48) 3420-0332.

Fotos: Mikael Miziescki/ Lizi Acordi (CEDOC – UNESC)

Texto: Colaboração Giorgia Daniel

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

19 de julho de 2022 às 10:06
Compartilhar Comente

Em Praia Grande, Unesc encerra os lançamentos dos Planos de Desenvolvimento da Amesc

Em Praia Grande, Unesc encerra os lançamentos dos Planos de Desenvolvimento da Amesc
Mais imagens

Na noite desta terça-feira (28/06), no auditório da Cooperativa de Eletricidade de Praia Grande (Ceprag), aconteceu o último lançamento do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico dos municípios da Amesc.  A cidade, com os seus 10 mil habitantes, foi sede do encerramento da primeira etapa do projeto de desenvolvimento que está sendo realizado pela Unesc, Sebrae/SC e Amesc.

Capital Catarinense dos Canyons, Praia Grande é a porta de entrada para os Aparados da Serra, faz divisa com o Estado do Rio Grande do Sul, pelos municípios de Mampituba e Cambará do Sul. Em solo catarinense faz limite com São João do Sul, Santa Rosa e Jacinto Machado.

A pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Universidade, Gisele Coelho Lopes, comentou do privilégio de percorrer todos os municípios da Amesc. “Estamos tendo o privilégio de conhecer todos os cantos dessa região maravilhosa. O Plano nos oportuniza conhecer as especificidades de cada município e entender seus potenciais. Estamos em uma região localizada entre a serra e mar, com a BR-101 atravessando no meio de um grande potencial logístico e rico em recursos naturais. Nas 15 cidades que passamos, observamos a probabilidade do desenvolvimento de novas vertentes econômicas, então eu vejo essa região como um grande potencial. Eu já conhecia toda a Amesc, mas agora eu vejo o Extremo Sul catarinense com outro olhar, com motivação e otimismo para fazer com que este pedaço de Santa Catarina esteja no radar e na vitrine nacional e internacional. Mas para que tudo isto aconteça será necessária a mobilização das forças vivas desta comunidade.  O engajamento da Unesc é tirar todas as ideias do papel e torná-las realidade. A Universidade se sente acolhida por essa região e como comunitária temos este compromisso de transformar este território. Privilégio e gratidão pela oportunidade de estar aqui é esse o sentimento no final desta etapa”, pontuou.

Com sua economia sustentada pela agricultura, através do cultivo de arroz e banana, hoje Praia Grande desponta como um promissor polo de turismo ecológico devido à sua posição geográfica. Agora, surgem novas oportunidades devido à criação do Geoparque que abrange Santa Catarina e o Rio Grande do Sul.

O integrante do Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico da Universidade, Douglas Leffa Pirola, explicou aos presentes no evento a metodologia a ser utilizada na confecção do Plano, através da consulta pública e, depois, pelo encontro virtual a ser realizado através do Google Meet no início do mês de julho.

Com a força e apoio da população, o prefeito Elisandro Pereira Machado, pretende construir um desenvolvimento equilibrado para os próximos 10 anos. “Ficamos muito felizes de estar com a Unesc e com o Sebrae participando do Plano de Desenvolvimento. A Universidade está presente aqui no nosso município. É gratificante trabalhar com este corpo técnico da Unesc muito bem preparado e que vem ajudando a desenvolver toda a nossa Região Sul e vai auxiliar na elaboração de um grande Plano para o nosso progresso nos próximos anos. Agradeço a magnífica reitora Luciane Bisognin Ceretta e também a pró-reitora Gisele Coelho, por estar colaborando e nos ajudando com esta ação”, agradeceu.

O vice-presidente da Câmara de Vereadores, Loro Gomes, agradeceu a presença da Unesc e do Sebrae/SC e destacou a importância desta iniciativa que irá fazer bem para Praia Grande, bem como aos demais 14 municípios da Amesc. Parabéns a todos os envolvidos pela grandeza desse Plano. Ele chega em boa hora, nossa cidade está crescendo muito ao longo dos últimos anos e está se tornando uma potência turística. Temos que valorizar bastante a agricultura familiar, o comércio e as empresas. Hoje estamos com uma demanda de mais de 100 vagas de emprego. Precisamos capacitar nossas mãos de obra para prestar um melhor atendimento aos turistas. Quero dizer que nós da Câmara de Vereadores estamos à disposição para apoiar este grande projeto de desenvolvimento”, comentou.

O presidente da Associação dos Municípios da Região do Extremo Sul Catarinense (Amesc) e prefeito de Timbé do Sul Roberto Biava, era só elogiou ao trabalho até aqui executado pela Universidade e Sebrae. “Agradecimento à Unesc e ao Sebrae por esse magnífico trabalho que estão realizando para toda região do Vale do Araranguá. Agora, cada um de nós vai saber do seu potencial. Praia Grande é um exemplo de turismo que nós temos que seguir. Grande parte das nossas cidades tem as encostas da Serra e isto tem que ser melhor aproveitado. O Extremo Sul era uma área que até pouco tempo atrás, a gente dizia que não existia no Estado de Santa Catarina. Acredito que a partir desse estudo, eu tenho certeza que qualquer que seja o governador do estado, vai dar uma olhada diferente para nós”, ressaltou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de junho de 2022 às 09:38
Compartilhar Comente