Geografia

Projeto de extensão visita Escola José Contim Portella

Projeto de extensão visita Escola José Contim Portella
Mais imagens

Participantes do projeto de extensão “Educação Ambiental em Escolas do Território Freire, localizadas próximas ao loteamento Santo André”, realizaram visitar ao Bairro São Defende e à Escola Escola José Contim Portella na última semana, com o objetivo de dialogar com a diretora da escola, Simone Garcia Conceição de Sá sobre o início dos trabalhos.

O foco do projeto é propor ações com as crianças da escola para promover a conscientização e desenvolver a mudança acerca da nascente localizada no loteamento Santo André, próxima à escola.

Participaram da reunião as alunas dos cursos de Ciências Biológicas Lara Goulart e de Geografia Mônica Krawczyk, a coordenadora do projeto, Miriam da Conceição Martins e a voluntária técnica do Laboratório de Ciências da Universidade, Zenaide Paes Topanotti. 


Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Por: Milena Spilere Nandi 07 de novembro de 2018 às 17:11
Compartilhar Comente

Projeto de extensão desenvolve atividades em escola de Criciúma

Projeto de extensão desenvolve atividades em escola de Criciúma
Mais imagens

O projeto de extensão “Ações para Educação Ambiental”, desenvolvido pelos cursos de Ciências Biológicas, Engenharia Ambiental e Sanitária e Geografia realizou mais uma atividade. Na última semana, os professores Carlyle Torres Bezerra de Menezes, Miriam da Conceição Martins e Yasmine de Moura da Cunha, juntamente com as acadêmicas Gisele Delavechia Rodrigues e Talita Machado Elias visitaram a Escola de Educação Básica Silva Alvarenga, no Bairro Metropol, em Criciúma, e apresentaram para a diretora Roseli Henrique Fernandes Marcolino, as atividades que serão desenvolvidas pelo projeto ao longo de dois anos.

Por: Milena Spilere Nandi 02 de outubro de 2018 às 11:52
Compartilhar Comente

Oficina aborda a compostagem em escolas

Nesta terça-feira (25/9), os professores do curso de Geografia Mário Guadagnin e Andréa Rabelo Marcelino e a acadêmica Paola Magnus Carvalho estiveram Escola Municipal Linus João Rech, no Bairro Paraíso, em Criciúma, realizando uma oficina de compostagem de forma simples para que pudesse ser entendida por crianças.

Segundo Andréa, o desafio é a ampliado quando a escola está situada em região com vulnerabilidade social de forma que é primeiro necessário compreender o território e o espaço de onde vem os alunos para que com estratégias extensionistas se consiga mais que a atenção dos presentes.

“É preciso que as atividades desenvolvidas em um curto espaço de tempo possam ter sentido e significado e fiquem presentes na memória dos participantes da oficina. Trabalhar a compostagem, hortas urbanas, reciclagem de resíduos orgânicos, o papel das minhocas, os processos de decomposição e outros temas transversais, desde que se conheça e reconheça a origem e trajetória de vida dos estudantes para discutir e promover sustentabilidade nos trilhos da extensão universitária com desenvolvimento de habilidades que poderá ser útil na necessária inclusão social”, afirma.

Por: Milena Spilere Nandi 26 de setembro de 2018 às 17:06
Compartilhar Comente

Piquenique de Equinócio

O curso de Geografia e o CA (Centro Acadêmico) Rosa dos Ventos, realizou na tarde desta segunda-feira (24/9), o piquenique de Equinócio de Primavera. A atividade faz alusão a passagem das estações e reuniu além de acadêmicos de Geografia, estudantes de História, Artes Visuais e Direito, e ocorreu em frente ao Bloco B.

O piquenique teve o objetivo de reunir os acadêmicos para uma pausa no cotidiano. “Queremos resgatar esse momento ao ar livre, um momento de integração entre os alunos e que isso faça com que eles percebam a troca das estações”, explica a coordenadora do curso de Geografia, Andrea Rabelo Marcelino.

De acordo com a acadêmica da sexta fase Giane Marques de Souza, o curso sempre busca realizar atividades nesse estilo. “Quando realizamos saídas de campo, sempre fazemos com o curso inteiro junto. Momentos como este são bons para nos unirmos e nos comunicarmos mais”, comenta.

Entenda o fenômeno

O Equinócio de Primavera é um fenômeno celestial que ocorre quando o Sol cruza a Linha do Equador. “Isso faz com que a luminosidade aumente e o dia e a noite tenham o mesmo tamanho, a mesma duração”, explica a professora.

Por: Milena Spilere Nandi 25 de setembro de 2018 às 10:22
Compartilhar Comente

Geografia

O curso de Geografia e o CA (Centro Acadêmico) Rosas dos Ventos, também celebraram a chegada da estação mais colorida do ano. Na última sexta-feira (21/9), foi realizada uma ação com atividades no campus da Universidade, com a entrega de sementes de girassol, e na Praça Nereu Ramos, com informações sobre a estação. A iniciativa fez alusão ao Equinócio de Primavera e ao Dia da Árvore.

Por: Milena Spilere Nandi 24 de setembro de 2018 às 14:39
Compartilhar Comente