Centro Especializado em Reabilitação - CER II

Unesc contribui para reunião que definiu novos detalhes do Serviço Aeromédico

Unesc contribui para reunião que definiu novos detalhes do Serviço Aeromédico
Expectativa é de que iniciativa esteja funcionando ainda neste ano (Fotos: divulgação) Mais imagens

A comissão de implantação do Serviço Aeromédico esteve no gabinete do prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, e concretizou avanços para a implantação do projeto. Durante os diálogos, a Unesc marcou presença. Representada pela coordenadora do Cer (Centro Especializado em Reabilitação), Mágada Tessmann, a Universidade contribuiu para avanços na iniciativa. A reunião ocorreu na tarde desta quinta-feira (12/9).

A proposta de implantação do Serviço Aeromédico é viabilizar socorro em atendimentos primários de saúde para mais de 1 milhão de pessoas, nas regiões da Amrec (Associação dos Municípios da Região Carbonífera), Amesc (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) e Amurel (Associação Municípios Região de Laguna).

No gabinete do prefeito Clésio Salvaro os membros buscaram apoio para contratação de médicos e enfermeiros que viabilizem o projeto, que cobrirá as três regiões, de Passo de Torres a Imbituba

Serviço Aeropolicial

O Saer (Serviço Aeropolicial) da Polícia Civil chegou ao Sul Catarinense em novembro de 2016 para atuar em questões plenas de segurança e situações emergenciais de saúde. Agora, o objetivo da proposta é que a aeronave contribua de forma mais direta em questões de atendimentos primários.

Representam a comissão: 

  • Tita Belloli – Câmara de vereadores de Criciúma.
  • Mágada Tessmann Schwalm – Unesc.
  • Henrique Piovezan da Silveira – Corpo de Bombeiros.
  • Djalma Alcântara da Silva – Saer.
  • Acélio Casagrande – Amrec.
  • Celso Heidemann – Amurel.
  • Arlindo Rocha – Amesc.
  • Flávio Spillere Júnior. – Acic.
  • Vanderlei Damin – Samu.
  • Fabiano Armando – Prefeitura de Criciúma.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 12 de setembro de 2019 às 17:45
Compartilhar Comente

Encontro da Liga Acadêmica Multiprofissional de Saúde Coletiva - LAMUSC

Na tarde de quarta feira (28/08) as 17h30min a Liga Acadêmica Multiprofissional de Saúde Coletiva (LAMUSC) esteve reunida com profissionais do Serviço Público de Criciúma para discutir a prática do SUS a partir da pauta “ Desafios Encontrados na Rotina do SUS: perspectiva do trabalho em equipe multiprofissional e interdisciplinar e foco na promoção e prevenção de saúde". Durante o debate os residentes presentes enfatizaram aos acadêmicos a importância de “vestir a camisa” do Sistema Único de Saúde e da sua importância na sociedade. Participaram da conversa acadêmicos de vários cursos da Área da Saúde,dentre eles biomedicina, medicina, fisioterapia, odontologia, nutrição e psicologia.

os cursos da Área da 

Por: Lisiane Tuon Generoso Bitencourt 30 de agosto de 2019 às 16:30
Compartilhar Comente

Emoção e conhecimentos em encontro do Centro Especializado em Reabilitação

Emoção e conhecimentos em encontro do Centro Especializado em Reabilitação
Conversa contou com a presença de profissionais e da convidada Samara Dutra (Foto: Divulgação) Mais imagens

Uma sala de aula cheia para escutar, aprender e compartilhar experiências na Unesc. Assim foi o “Café com muitas ideias” desta terça-feira (4/6). O encontro, promovido pelo Cer (Centro Especializado em Reabilitação), contou com a presença de profissionais de saúde e da convidada Samara Dutra, que socializou sua história de vida.

A coordenadora do Centro, Mágada Tessmann, conta que o convite para Samara surgiu com a ideia de realizar um diálogo sobre reabilitação. Segundo Mágada, a convidada tem vivências e socializou ricos conhecimentos no assunto. “Foi uma troca muito proveitosa, que fez bem tanto para ela quanto para a equipe. Samara tem um envolvimento no Centro que engloba diversas áreas, como a Psicologia, Terapia Ocupacional, Enfermagem e Fisioterapia. Sabendo também que ela é uma pessoa que gosta de dialogar e trocar informações, foi a escolha perfeita para participar deste encontro”, explica.

Durante a conversa com a convidada, os profissionais puderam interagir de forma dinâmica e elencar histórias relacionadas ao caso.

Conheça a Samara

Em abril de 2018 uma infecção generalizada, contraída após uma cirurgia bariátrica, mudou a vida de Samara, de 31 anos. O resultado da complicação foi a ida para a UTI e o necrosamento de membros, que levou a amputação do pé direito, dos dedos do pé esquerdo e também das mãos.

Desde então, ela usa cadeira de rodas e, junto com seu marido, supera as dificuldades para realizar atividades do dia a dia. Samara passou a frequentar o Centro Especializado em Reabilitação em outubro do ano passado, chamando a atenção dos colaboradores com sorrisos e superação.  “Com este apoio e acompanhamento do CER ela conseguiu voltar a executar atividades do dia a dia, como cozinhar, que é um de suas paixões”, comemora Mágada.


Leonardo Ferreira – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 06 de junho de 2019 às 16:37
Compartilhar Comente

Comissão de implantação do Serviço Aeromédico comemora avanços no projeto

Comissão de implantação do Serviço Aeromédico comemora avanços no projeto
Grupo foi ao Oeste catarinense para conhecer o serviço em atuação na região (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Os integrantes da comissão de implantação do Serviço Aeromédico no Sul catarinense seguem trabalhando para tirar o projeto do papel. O assunto voltou à pauta na Unesc nesta quinta-feira (6/6) após a ida de oito membros da equipe até Chapecó para conhecer o serviço realizado na região Oeste catarinense. “Foram trazidos relatos importantes sobre o funcionamento e possíveis adaptações para a região Sul. A partir disso, surgiu uma proposta inicial e foi estipulada uma data para a concretização do projeto escrito, o dia 30 de junho”, conta a representante da Universidade na comissão, Mágada Tessmann Schwalm.

O próximo passo, a partir da oficialização da proposta, é um calendário de contatos nas três regiões ao Sul de Santa Catarina: Amrec (Associação dos Municípios da Região Carbonífera), Amesc (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) e Amurel (Associação Municípios Região de Laguna).

Em julho, a atuação do Serviço Aeromédico poderá ser acompanhada na prática. Uma simulação de urgência será realizada no campus da Unesc, com o apoio do Samu, da Polícia Militar e Civil, do Corpo de Bombeiros, de estudantes de Medicina e Enfermagem da Universidade e da Liga de Urgência e Emergência.

O Serviço Aeromédico 


A iniciativa voltou a ser assunto nos últimos meses. Atualmente, a comissão trabalha para estimar custos, meios de implantação e modelo de atuação e gestão. Se implantado, o projeto atuará de Passos de Torres a Imbituba, cobrindo 50 municípios do Sul de Santa Catarina. “´É uma ação que resultará em qualidade de vida e um tempo menor de resposta para urgências e emergências”, destaca o idealizador do projeto, vereador Tita Belloli.

Segundo o comandante do Saer (Serviço Aeropolicial) em Criciúma, delegado Gilberto Mondini, em horários de grande movimento na cidade, a locomoção de uma ambulância até o local da ocorrência pode ser de até 40 minutos. Com a instalação do Serviço Aeromédico, é possível reduzir a chegada do socorro para até nove minutos.

Além do tempo de transporte do paciente, o projeto também contribuirá com qualificação nos primeiros socorros. O objetivo é que a base do Saer conte com médicos e enfermeiros à disposição para entrar em atividade. “A medida será tomada para que o primeiro contato com a emergência seja realizado de forma ainda mais assertiva e segura”, explica Belloli.

O Saer (Serviço Aeropolicial), da Polícia Civil, chegou ao Sul catarinense em novembro de 2016 para atuar em questões plenas de segurança e situações emergenciais de saúde.

Comissão

Mágada Tessmann Schwalm – Unesc
Tita Belloli – Câmara de vereadores de Criciúma
Henrique Piovezan da Silveira – Corpo de Bombeiros
Djalma Alcântara da Silva – Saer
Acélio Casagrande – Amrec
Celso Heidemann – Amurel
Arlindo Rocha – Amesc
Flávio Spillere Júnior – Acic
Vanderlei Damin – Samu
Fabiano Armando – Prefeitura de Criciúma


Leonardo Ferreira – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 06 de junho de 2019 às 14:42
Compartilhar Comente

Na prática do esporte, um auxílio para a reabilitação de pessoas

Na prática do esporte, um auxílio para a reabilitação de pessoas
Grupo de Mobilidade Reduzida dialogou com o paratleta Jeferson Francisco (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O esporte para integrar, divertir e contribuir com a reabilitação de lesões neurológicas e pós amputação. Assim foi a tarde desta quarta-feira (22/5) no Grupo de Mobilidade Reduzida para Amputados da Unesc. Em uma conversa com o paratleta de handebol e estudante de Educação Física da Universidade, Jeferson Francisco, eles trocaram experiências e foram estimulados a qualificar a rotina com atividade física.

As ações da tarde, idealizadas pelo fisioterapeuta do CER (Centro Especializado em Reabilitação), Rodrigo Serafim Zanette, foram divididas em dois períodos: um bate-papo e uma visita ao Ginásio do Colégio Unesc para praticar basquete sobre uma cadeira de rodas. Segundo a psicóloga e organizadora do Grupo, Suzamara Vieira, os momentos lúdicos, com espaços para diálogos, e o clima descontraído são fundamentais para a evolução na recuperação.

“Os encontros, a cada 15 dias, contam com propostas terapêuticas, que auxiliam na superação do luto e ajudam os pacientes a se redescobrirem. Eles também encontram aqui um local para serem ouvidos e receberem um direcionamento, social e pessoal”, explica a psicóloga.

O grupo também recebe os conhecimentos da fisioterapeuta, Gislaine Innocente Savaris, que ministra as atividades em conjunto com Suzamara. O encontro desta quarta-feira também contou com a presença do representante da Judecri (Associação dos Deficientes Físicos de Criciúma), Claudio Pacheco. 

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 23 de maio de 2019 às 14:28
Compartilhar Comente