Centro Especializado em Reabilitação - CER II

Unesc leva serviços de saúde à comunidade de Maracajá

Unesc leva serviços de saúde à comunidade de Maracajá
Ação ocorreu no último sábado (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os professores e estudantes dos cursos de Farmácia e Fisioterapia da Unesc e profissionais do CER (Centro Especializado em Reabilitação) proporcionaram uma manhã de cuidados com saúde à comunidade de Maracajá. A ação, realizada no complexo esportivo Antônio da Rocha, ocorreu no último sábado (1º/9).

Durante o evento, os acadêmicos do curso de Farmácia prestaram serviços de tipagem sanguínea, aferição de pressão arterial e compartilharam orientações sobre fitoterápicos e uso racional de medicamentos. Já o curso de Fisioterapia realizou terapias manuais e auriculoterapia e socializou informações sobre cuidados com o corpo. O CER levou informações sobre seus serviços e orientações sobre prevenção ao AVC.

A atividade foi organizada pela Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 05 de setembro de 2018 às 16:05
Compartilhar Comente

Unesc disponibiliza exames gratuitos de hepatites à comunidade

Unesc disponibiliza exames gratuitos de hepatites à comunidade
Ação faz parte de um movimento nacional que busca conter a proliferação da doença (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc aderiu à Campanha de Prevenção e Rastreamento às Hepatites Virais e está disponibilizando testes rápidos para combater a proliferação da doença. Os estudantes e a comunidade podem realizar o exame na Clínica Escola de Enfermagem, nas Clinicas Integradas da Universidade, das 8 às 11h30 e das 13 às 16h30 até sexta-feira (3/8).

O secretário das Clínicas Integradas, Marlon Zilli, explica que o exame é simples e demora apenas seis minutos. “Apenas uma gotinha de sangue pode identificar as hepatites B e C, o HIV e a sífilis. Os exames serão oferecidos gratuitamente à população, realizados por ordem de chegada e o resultado é muito rápido”, afirma Zilli.

No Sul de Santa Catarina a campanha é estimulada pela Secretaria de Saúde de Criciúma, em parceria com as Coordenações Municipais de Atenção Básica, Especializada e Vigilância em Saúde, Rotary Club e Hospital São José, que realizaram os exames de 23 a 28 de julho. Para alcançar um maior número de pessoas, a Universidade iniciou sua campanha conforme o calendário acadêmico.

A Unesc oferece o teste rápido regularmente durante o ano.

Cuide-se

As hepatites são transmitidas por meio de itens de uso pessoal compartilhado, como laminas de barbear e alicates. O vírus também pode ser passado via relação sexual, o que reforça a necessidade do uso de preservativos.

A hepatite viral é, na maioria das vezes, uma doença silenciosa e só é identificada em casos mais avançados, reforçando a necessidade do exame preventivo.

Atendimentos gratuitos

Ao longo do ano, a Unesc disponibiliza diversos serviços gratuitos de saúde. Em 2017 o Cer (Centro Especializado em Reabilitação) e as Clinicas Integradas atenderam mais de cem mil pessoas.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 31 de julho de 2018 às 18:14
Compartilhar Comente

CER é pauta em rádios da região

CER é pauta em rádios da região
Coordenadora Lisiane Tuon divulga trabalhos desenvolvidos com parceria da Unesc Mais imagens

Dar atendimento e atenção integral a saúde das pessoas com deficiência, é o foco principal do Centro especializado em Reabilitação (CER II/UNESC) nestes 3 anos de trabalho. Por isso, a coordenadora Lisiane Tuon visitou rádios de toda a região, a fim de divulgar os mais de cinquenta mil atendimentos realizados até aqui.

“Nós desenvolvemos um trabalho de extrema importância para aqueles que necessitam de uma intervenção, de uma orientação ou mesmo só de apoio. E por falta de conhecimento da nossa existência e do nosso trabalho, muitas pessoas deixam de serem atendidas pela nossa equipe”, afirma a coordenadora.

Aproveitando o espaço nas rádios, foi repassado à população as informações do serviço e orientado a procurar as vias de acesso na atenção básica dos municípios.

O CER II/Unesc conta com uma equipe multiprofissional que atua em diferentes áreas visando atendimento especializado em deficiência física, intelectual e ostomia. Localizado nas Clínicas Integradas da Unesc, o horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8 às 19 horas.

Por: Bruna Behling Matos 13 de novembro de 2017 às 18:16
Compartilhar Comente

Quando a música ajuda a aliviar dores

Quando a música ajuda a aliviar dores
Coral de pacientes do CER iniciou atividades no segundo semestre (Fotos: Marcelo Camilo) Mais imagens

“Assegurar a acessibilidade e preservar a coragem/Ensina a perder o medo, alcança a voz, acorda de prontidão”. A frase é da música “Transição”, cantada pela banda O Teatro Mágico e traduz os sentimentos daqueles que buscam um auxílio no processo de recuperação da saúde através da música no CER (Centro Especializado em Reabilitação) da Unesc.

Antônio Carlos Vieira, 56 anos, teve um AVC (Acidente Vascular Cerebral) há cinco meses e hoje encontra no Coral do CER uma família. “O melhor lugar que tem é aqui, nada me incomoda”, comenta. Sua esposa Mara Vieira faz questão de estar presente, afinal o estímulo ao paciente é importante. “Às vezes ele fica meio triste e não quer vir nos ensaios, mas estou sempre com ele para incentivar”, conta.

Assim como Vieira, outros 15 pacientes encontram no Coral do CER motivação para superar os problemas. Com uma equipe especializada nas áreas de Pedagogia e Fonoaudiologia, os pacientes encontram entrosamento e incentivo ao cantar. “É importante a prática destes exercícios vocais no coral. Através da música e de forma lúdica trabalhamos e estimulamos a linguagem de pacientes afásicos (que possuem um distúrbio de linguagem que afeta a capacidade de comunicação) além de articulação e funções cognitivas, como atenção, concentração e memória”, afirma a fonoaudióloga do CER, Leyce da Rosa dos Reis.

O grupo iniciou as atividades há pouco mais de um mês, mas já está agendando algumas apresentações para o Natal e fim de ano. “Estamos ensaiando para isso! Para melhorar a capacidade dos pacientes e para levar o projeto até as pessoas. Em breve estaremos com um número maior de integrantes”, afirma o professor da Unesc e músico, João Monteiro.

O Coral do CER realiza os ensaios uma vez por semana no período da manhã e tarde e qualquer paciente pode fazer parte. “Nossa intenção é proporcionar o máximo de autonomia aos nossos pacientes e interação entre eles, concedendo assim também a troca de experiências de suas vivências”, explica a coordenadora do CER, Lisiane Tuon.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 26 de outubro de 2017 às 16:16
Compartilhar Comente

Roda de Conversa debate ostomia

Roda de Conversa debate ostomia
Atividade foi organizada pelo CER (Fotos: Marcelo Camilo) Mais imagens

O ciclo de Rodas de Conversa promovido pela equipe multidisciplinar do CER (Centro Especializado em Reabilitação da Unesc) no segundo semestre de 2017 teve seu sétimo encontro nesta quarta-feira (11/10). O encontro teve o intuito de fazer discussões e reflexões referentes à ostomia e contou com a participação de estudantes de graduação e pós-graduação que socializaram conhecimento com profissionais das áreas de saúde, educação e assistência social.

"É importante que as pessoas adquiriram conhecimento sobre o assunto para evitar problemas futuros, mas, infelizmente, poucos têm o hábito de procurar informação ou o médico antes de ter a doença", afirmou o enfermeiro e mestre em Ciências da Saúde Ronaldo Perfoll, que mediou o encontro.

O evento é aberto a toda comunidade e o próximo será no dia 25 de outubro, às 13 horas, no campus da Universidade. A mestra em Saúde Coletiva Ana Rosso será a mediadora do encontro que terá o tema “Pessoas com deficiência e a importância da notificação das violências”.

Além do debate, as Rodas de Conversa visam orientar a população sobre saúde, como também disponibiliza auxílios de tratamento através do CER. O evento é realizado pela Unesc através do CER, com o apoio do DIDH (Programa Diversidades, Inclusão e Direitos Humanos), PPGSCol (Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva) e Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão).

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 11 de outubro de 2017 às 18:35
Compartilhar Comente