PPGSCol - Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (Mestrado Profissional)

Defesa Dissertação Mestranda Daiane Mendes de Assis Réus

Defesa Dissertação Mestranda Daiane Mendes de Assis Réus
Mais imagens

Na manhã do dia 28 de novembro de 2019, ocorreu na sala 305, do Bloco R2, da UNESC a 58ª Sustentação de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSCol). O trabalho “Cuidado em Saúde Mental na Estratégia Saúde da Família: um convite a produção de novos olhares”, defendido pela atual Mestra Daiane Mendes de Assis Réus, sob orientação da Profa. Dra. Fabiane Ferraz, foi arguido pela banca avaliadora composta pelo Prof. Dr. Jacks Soratto e pela Profa. Dra. Carine Vendruscolo – participante externo ao PPGSCol. O estudo expressou que desde o Movimento da Reforma Psiquiátrica Brasileira, a lógica da saúde mental vem se transformand­­o, bem como a relação entre sociedade e loucura, questionando não só as instituições e práticas psiquiátricas vigentes, mas também os conceitos e saberes que fundamentam e legitimam tais práticas. Assim, “um convite a produção de novos olhares” é realizado no intuito de despertar nos atores do cuidado, reflexões sobre cada ação em saúde mental realizada nos seus diversos espaços, em especial na Estratégia Saúde da Família (ESF). O objetivo do estudo foi analisar o processo de cuidado em saúde mental na atenção básica na perspectiva dos coordenadores da ESF, considerando a integralidade do cuidado em saúde. Pesquisa qualitativa, do tipo exploratória descritiva, realizada por meio da técnica de grupo focal, expressa em suas conclusões o desconhecimento e afastamento dos participantes pelo tema, por consequência, apresentam inicialmente divergências nas formas de concepção do processo de cuidado em saúde mental, direcionando-a apenas para os transtornos mentais e pacientes acompanhados em serviços específicos para este cuidado, assim como, a medicalização excessiva e encaminhamentos desnecessários a especialistas. A fim de mudar essa percepção inicial dos participantes, no último encontro do grupo, foram destacados pelos participantes vários dispositivos e movimentos para melhorar o processo de cuidado em saúde mental na ESF, entre eles: a perspectiva de efetivar o matriciamento em saúde mental, a necessidade de criar um ambiente de educação permanente, como uma estratégia dialógica entre as equipes, bem como, a urgência da gestão municipal estabelecer relações de cuidado em saúde mental para os trabalhadores da saúde. Ao considerar a perspectiva de que espaços de trocas possibilitam transformações, este estudo não pretende findar seus desígnios, mas incitar novos projetos para fomentar o cuidado e despertar a integralidade nos diferentes atores que participam da atenção à saúde. Para tanto, foi construído como produto, um material didático impresso e online que será disponibilizado no site do município, para utilização junto aos serviços de saúde, sobre outras formas de “olhar” a saúde mental pelos profissionais da saúde.

Mais informações: ppgscol

Por: Valeria Evaristo Margotti Dos Santos 05 de dezembro de 2019 às 14:57
Compartilhar Comente

Defesa de dissertação mestranda Adrieli da Silveira Elias

Defesa de dissertação mestranda Adrieli da Silveira Elias
Mais imagens

A análise do trabalho na Estratégia de Saúde da Família para atenção a população com comportamento suicida, foi o objetivo da 57ª sustentação de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSCOl).O trabalho foi orientado pelo professor Dr. Jacks Soratto apresentado pela Mestra  Adrieli da Silveira Elias  que foi arguida pela  banca avaliadora composta pela profa Dra. Fabiane Ferraz e pela Dra Daiane Biff.  

Por: Valeria Evaristo Margotti Dos Santos 08 de novembro de 2019 às 08:56
Compartilhar Comente

Internacionalização do Mestrado em Saúde Coletiva da UNESC

O Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSCol) - Mestrado Profissional - está cada vez mais empenhado no fortalecimento de parcerias internacionais com instituições universitárias, bem como serviços de outros países.

Já há relações estabelecidas com alguns países como Irlanda, EUA, Costa Rica, Espanha, Uruguai e Chile. Com objetivo de fortalecer ainda mais a proposta de internacionalização, o PPGSCol está acompanhando um grupo de 11 profissionais de saúde angolanos que vieram conhecer a realidade do sistema de saúde brasileiro, com vistas a registrar experiências e situações exitosas que possam ser incorporadas no Serviço Nacional de Saúde da Angola. Esses profissionais, que são enfermeiros, estão inseridos em 4 Estratégia Saúde da Família do município de Criciúma/SC, mas também transitam por todos os dispositivos da rede de atenção à saúde.

Na última sexta-feira, 18/10, mais uma etapa desse processo de aproximação foi realizada. Os profissionais de saúde angolanos participaram como convidados de um encontro vinculado à disciplina de Seminário de Acompanhamento e Especializado, integrando as três linhas de pesquisa existentes no programa. O prof. Jacks Soratto que mediou o encontro, enfatiza que ”a proposta foi debater as intersecções e potencialidades dos sistemas de saúde brasileiro e angolano”.

A coordenadora do PPGSCol, professora Crisitiane Tomasi, sustenta que a aproximação entre as realidades de  diferentes sistemas de saúde permite refletir a importância do Sistema Único de Saúde para a população brasileira, bem como, reforça a relevância da luta por um SUS forte, resolutivo, com profissionais engajados em ofertar cuidado com qualidade e humanizado à população.

O agente de internacionalização e professor do PPGSCol, Antônio Augusto Schäfer destaca que a UNESC e o PPGSCol trabalham fortemente para que ações como essa aconteçam sistematicamente, já que isso colabora de forma muito significativa com o aprendizado dos alunos, bem como com a solidificação de parcerias da UNESC, PPGs e cursos com instituições internacionais.

Para a coordenadora do Núcleo de Saúde Coletiva e da Comissão de Residência Multiprofissional, professora Lisiane Tuon, “esta aproximação fortalece as práticas de e oportuniza reflexão sobre o fazer cotidiano dos serviços”.

Para o enfermeiro e gestor de saúde angolano José Zimermann, destaca que “a parceira com a UNESC e o PPGSCol, tem sido de grande importância para que possamos contribuir para modificação das práticas de saúde nas cidades que residimos”.

O grupo de profissionais angolanos ficará em Criciúma até final de outubro, e a proposta é que no próximo semestre mais alguns profissionais retornem.

Por: Valeria Evaristo Margotti Dos Santos 29 de outubro de 2019 às 16:47
Compartilhar Comente

Professores do PPGSCol participam do XII Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde

Os professores Antônio Augusto Schäfer, Fernanda de Oliveira Meller e Joni Marcio de Farias, do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSCOL) da Unesc, estão participando do XII Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde nos dias 23 a 26 de outubro na cidade de Bonito-MS, que tem como tema "Semeando a atividade física para o futuro". Além de participarem das palestras e discussões sobre o tema, com palestrantes nacionais e internacionais, os professores estão apresentando cinco trabalhos científicos coordenados por eles juntamente com mestrandos do PPGSCol e acadêmicos dos cursos de Educação física e Nutrição da Unesc.

Por: Valeria Evaristo Margotti Dos Santos 25 de outubro de 2019 às 16:04
Compartilhar Comente

Defesa de dissertação mestranda Luana Stangherlin

Defesa de dissertação mestranda Luana Stangherlin
Mais imagens

No dia 10 de outubro de 2019 o PPGSCol concedeu o título de Mestre em Saúde Coletiva à Luana Stangherlin, após a apresentação de sua dissertação.

O trabalho desenvolvido no Mestrado em Saúde Coletiva tem como Título: “INFLUÊNCIA DO CONSUMO DE ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS E DO COMPORTAMENTO SEDENTÁRIO NO EXCESSO DE PESO DE ADOLESCENTES EM UMA ESCOLA DO ENSINO PRIVADO DE CRICIÚMA-SC” e foi orientado pela Professora Doutora Fernanda de Oliveira Meller.

O estudo teve como objetivo avaliar a influência do consumo de alimentos ultraprocessados (AUP) e do comportamento sedentário no estado nutricional de escolares.

O aumento do consumo de AUP pode ser um dos principais impulsionadores da epidemia de obesidade. A troca das refeições tradicionais feitas a partir de alimentos in natura ou minimamente processados por produtos ultraprocessados está associada a perfis dietéticos não saudáveis e doenças crônicas não transmissíveis relacionadas à dieta. O aumento do consumo de alimentos com alta densidade energética, somados à redução da prática de atividade física e à adoção cada vez mais frequente de comportamentos sedentários, tem contribuído para o incremento do sobrepeso e obesidade, principalmente entre os adolescentes.

Participaram do estudo 77 escolares com idade média de 12,5 (±1,1) anos, 60% eram do sexo masculino, 77,2% apresentavam cor da pele branca e 33,7% estavam matriculados no oitavo ano escolar. Dentre eles, 61% possuíam comportamento sedentário, 93,5% não seguiam a recomendação de atividade física e quase metade estavam acima do peso. Além disso, o consumo regular de fast food, AUP e refrigerantes foi relatado por 15,6%, 24,7% e 26%, respectivamente, e 44,2% consome pelo menos um grupo de AUP durante a semana. A prevalência de consumo regular de AUP foi maior entre os escolares de cor da pele branca (p=0,028). O excesso de peso foi maior entre os escolares de que tinham comportamento sedentário (p=0,003).

O estudo da mestranda em saúde coletiva, Luana Stangherlin, aponta para a importância das políticas de melhoria do ambiente escolar construído e percebido para a prática de atividade física, principalmente focados na infância e na adolescência, e a conscientização da importância de estilos de vidas mais saudáveis.

A banca examinadora foi composta pelo professor Dr Marco Antonio da Silva (Membro externo ao PPGSCol) e pelo professor Dr Joni Marcio de Farias (PPGSCol-UNESC).

Autor: PPGSCOL

Por: Valeria Evaristo Margotti Dos Santos 21 de outubro de 2019 às 16:51
Compartilhar Comente