PPGSCol - Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (Mestrado Profissional)

Unesc está com inscrições abertas para o Pibid e Residência Pedagógica

Unesc está com inscrições abertas para o Pibid e Residência Pedagógica
Mais imagens

Acadêmicos de Licenciatura da Unesc e professores das redes públicas estadual e municipal de ensino tem mais uma grande oportunidade de ampliarem conhecimentos. A Unesc está com inscrições abertas para o processo seletivo de bolsistas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e o Programa Institucional de Residência Pedagógica. Interessados podem se inscrever até segunda-feira (03/10) nos dois programas do governo federal.

Os projetos acolhem acadêmicos que tenham cursado o mínimo de 50% do curso ou estejam frequentando a partir do 5º período e professores com dois anos de experiência no magistério na Educação Básica. 

Além de garantirem diferenciais para seus currículos, os selecionados receberão uma bolsa de estudos como auxílio financeiro mensal e pagamento de acordo com o cronograma da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O resultado preliminar será divulgado dia 5 de outubro pelo site da Unesc.

“É uma ótima oportunidade de ampliar os conhecimentos na escola. Tanto o Pibid quanto a Residência Pedagógica visam proporcionar aos acadêmicos uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que estão inseridos”, comenta Schlickmann. 

Sobre os programas:

O Pibid oferece bolsas de iniciação à docência a estudantes de cursos de licenciatura que desenvolvam atividades pedagógicas em escolas da rede pública de educação básica; a coordenadores institucionais que articulem e implementem o programa em universidades ou institutos federais de educação, ciência e tecnologia; a coordenadores de área envolvidos na orientação aos bolsistas e, ainda, a professores de escolas públicas responsáveis pela supervisão dos licenciandos.

O Programa de Residência Pedagógica, da Capes, tem a finalidade de contribuir para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura. O objetivo é induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão de licenciandos na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

Regras, editais e inscrições

São 180 bolsas disponíveis entre os cursos de Arte, Ensino Religioso e História, Educação Física Licenciatura, Matemática, Geografia, Química, Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Pedagogia e 25 bolsas para os professores das redes públicas estadual e municipal.

As regras completas para participação e a documentação necessária para concorrer às vagas podem ser encontradas nos editais já publicados no site da Unesc.

Pibid

Professor supervisor

Edital: https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/142/2022/2

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd12Noa_J3TtJnbfpYz6keIFDxY3R81wSgQEBlmpDvE-JtDWg/viewform

Aluno bolsista

Edital: https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/141/2022/2

Inscrições:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfrgP8QDfPfA545NVjsJgjbOhdIY0cc7-PmEV-JjthKZRCkvg/viewform

Residência Pedagógica

Professor preceptor 

Edital: 

https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/219/2022/2

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScVYgWTESJQAk1lnM6lADidszSOUnVIBbICJTxeK_We6vz6KA/viewform

Aluno bolsista 

Edital: https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/218/2022/2

Inscrições: 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfrgP8QDfPfA545NVjsJgjbOhdIY0cc7-PmEV-JjthKZRCkvg/viewform


 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de setembro de 2022 às 13:10
Compartilhar Comente (1)

Unicred Centro Sul entrega novo espaço de coworking e convivência para alunos da Unesc

Unicred Centro Sul entrega novo espaço de coworking e convivência para alunos da Unesc
Mais imagens

Um espaço de pausa e tranquilidade para os estudantes da Unesc foi entregue na manhã desta quinta-feira (29), no bloco S, onde são ministradas as aulas de cursos da área da saúde. Por meio de uma parceria com a Unicred Centro Sul, parte do segundo andar do prédio foi transformado em um ambiente de coworking, estudos e convivência. A inauguração também contemplou a reforma no Centro Acadêmico (CA) do Curso de Biomedicina da universidade comunitária.

As melhorias fortalecem a parceria entre a cooperativa de crédito e a universidade, a qual já contemplou o nascimento de um programa de educação financeira, o Unicred.Edu (hoje implantado em universidades de Santa Catarina e do Paraná pela Unicred Central Conexão), e as reformas dos CAs de Medicina e Odontologia. "Este elo e as realizações conquistadas nos últimos anos materializam nosso quinto princípio cooperativista, o compromisso em investir na educação, formação e informação dentro das regiões nas quais estamos inseridos. A participação no processo de desenvolvimento acadêmico, criando um ambiente confortável e agradável, posiciona a nossa marca de uma forma afetiva, em consonância com o nosso modelo de atendimento premium aplicado diariamente com nossos cooperados", pontua o presidente da Unicred Centro Sul, Marcos Aurélio Antunes Machado.

A conexão de princípios e valores entre as duas instituições, Unesc e Unicred, foi ressaltada pela reitora da universidade, Luciane Bisognin Ceretta. “Nós só somos a universidade que somos, com o posicionamento que temos na região, no estado e no país, graças a uma construção coletiva, como é essa parceria. Nossa universidade prega isso. Aqui temos mais um espaço acolhedor, propício ao fortalecimento de vínculos e que vai contribuir cada vez mais nesse movimento”, enalteceu.

O espaço assinado pela arquiteta Jamile de Bem disponibiliza mesas, cadeiras, puffs e estações onde se pode colocar livros, notebooks ou outros materiais em momentos de estudos. A estudante e presidente do Centro Acadêmico do Curso de Medicina da Unesc, Nicole Córdova Sartor, conta que o novo espaço já vem sendo desfrutado pelos colegas e alunos de outros cursos. “Está sempre bem ocupado, principalmente nos intervalos ou períodos de almoço. Vamos usar muito, principalmente pelo fato de o nosso curso ser em período integral. Um lugar confortável e bom para estudar, fazer revisões ou mesmo passar o tempo entre aulas”, diz.

O bem-estar oferecido pelo lounge vai contribuir para o desenvolvimento acadêmico dos alunos, corroborou a coordenadora do curso de Medicina, Maria Inês da Rosa. “Os alunos merecem esse espaço para o conforto e qualidade de vida, tornando a universidade um espaço ainda mais agradável”, acredita.

Texto: João Pedro Alves/Alfa Comunicação

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de setembro de 2022 às 15:56
Compartilhar Comente

Unesc é reconhecida pelos relevantes trabalhos prestados à saúde de Criciúma

Unesc é reconhecida pelos relevantes trabalhos prestados à saúde de Criciúma
Mais imagens

A contribuição da Unesc com a saúde de Criciúma é destaque mais uma vez. Agora com o recebimento do troféu “Líder em Saúde”, entregue pelo prefeito Clésio Salvaro à reitora Luciane Bisognin Ceretta durante evento realizado no Salão Ouro Negro, no Paço Municipal, na tarde de quinta-feira (22/09).

O reconhecimento não é à toa. Além dos relevantes serviços prestados de maneira permanente, como nas Clínicas Integradas, a Instituição se dedicou intensamente no combate à pandemia. Exemplos não faltam: estudos com ozônio para desinfecção de espaços públicos, envolvimento nas campanhas de vacinação, distribuição de máscaras, além dos diversos profissionais que se tornaram destaques nacionais e internacionais devido aos estudos sobre a Covid-19. 

“Somos uma Universidade Comunitária e, como tal, estamos constantemente contribuindo com a região na qual estamos inseridos, sempre visando o melhor para a comunidade. Agradecemos ao prefeito Clésio Salvaro e toda a sua equipe pelo reconhecimento. Não iremos parar por aqui, pois a Unesc seguirá se dedicando diariamente pelo bem de Criciúma, da região e de Santa Catarina”, fala a reitora, Luciane Bisognin Ceretta.

O reconhecimento à Unesc se deu após Criciúma aparecer na liderança nacional em qualidade na saúde, com nota 90,76, número que consta no Ranking de Competitividade e Sustentabilidade dos Municípios, divulgado na última semana pelo Centro de Liderança Pública (CLP). 

O ranking analisa 415 cidades brasileiras (7,45% do universo de municípios), representando aquelas com mais de 80 mil habitantes, conforme estimativa do IBGE para 2021.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de setembro de 2022 às 13:43
Compartilhar Comente

Parceria entre Mestrado em Saúde Coletiva da Unesc e Bairro da Juventude forma agentes da paz

Parceria entre Mestrado em Saúde Coletiva da Unesc e Bairro da Juventude forma agentes da paz
Mais imagens

O Mestrado em Saúde Coletiva da Unesc em parceria com o Bairro da Juventude, segue formando agentes da paz. Agora, 36 crianças que frequentam a instituição beneficente receberam o certificado e têm a missão de propagar a cultura de paz em suas turmas, famílias e comunidade em geral.

Conforme o coordenador do projeto de extensão Movimento Pela Paz (MOP), e professor do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSCol), Jacks Soratto, a iniciativa tem característica interdisciplinar.

“O fortalecimento de aspectos que objetivem a não violência com uma atitude mais saudável com os outros e consigo mesmo deve permear a prática do ensino, dos estudantes, pais, instituições sociais e profissionais de diversas áreas. Ele é, portanto, um desafio comum e compartilhado por toda sociedade. Ações simples, mas com profundo impacto na vida das crianças e seus familiares”, destaca.

Criado em 2018, o MOP já realizou mais de 180 oficinas em 22 escolas  de Criciúma, contemplando mais de 1,3 mil alunos  estudantes do 2º ao 5º ano de sete a 11 anos. Além disso, a iniciativa também é levada a adolescentes do Ensino Médio. 

“A Unesc por meio da Diretoria de Extensão procura sempre estabelecer parcerias que objetivam mudar realidades. Temos inúmeros projetos de extensão nas mais diversas áreas que fazem a diferença nas comunidades e instituições e convergem com a proposta de Universidade Comunitária”, fala a assessora da Diretoria de Extensão da Unesc, Sheila Martignago Saleh.

Ao todo, são trabalhadas 12 temáticas: Acredite em você, Preserve as amizades, Respeite as diferenças; Cuide dos animais, Esteja presente na vida de seus filhos(as), Filtre as informações, Ame, sorria e abrace, Cultive flores e plante árvores, Alimente-se bem, Movimenta-se, Dê preferência e Seja solidário.

“Momentos entre família e escola são sempre valiosos e ter a participação no encerramento do Projeto Movimento Pela Paz trouxe mais sentido para as nossas crianças que se entregaram durante todo o percurso. Sementinhas foram plantadas para um futuro próximo de mais presença e paz. Que nossos mensageiros da paz ganhem eco e façam a diferença nas comunidades”, comenta a  orientadora pedagógica do Bairro da Juventude, Schirlei Gomes Broch Heleodoro.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

20 de setembro de 2022 às 14:59
Compartilhar Comente

Comunidade acadêmica ajudará a construir novo site da Unesc e ganhará prêmios

Comunidade acadêmica ajudará a construir novo site da Unesc e ganhará prêmios
Mais imagens

O novo site da Unesc está chegando. Uma página online totalmente renovada, com um visual moderno e ainda mais interativo. O unesc.net é a casa virtual da Universidade e, por isso, os próximos passos dessa construção serão desenvolvidos com ideias e sugestões da comunidade acadêmica.

Para isso, a Instituição lançou nesta segunda-feira (12/09), a campanha "Fique à vontade, a home é sua!", um “desafio” para selecionar um grupo criativo de participantes que vai dar “pitacos” nas próximas etapas da construção do site.

“O novo site da Unesc é mais moderno e de fácil acesso, contando com todos os serviços que facilitam a vida dos nossos alunos e demonstram a nossa ‘cara’, a qualidade da Unesc em tudo o que faz. A colaboração da comunidade acadêmica nesse processo é de fundamental importância, pois é ela a razão da existência da nossa Universidade Comunitária”, destaca a reitora, Luciane Bisognin Ceretta.

Como participar

A iniciativa ocorre de terça-feira (12/09) a sexta-feira (16/09), por meio de quatro missões divertidas no Instagram @unescoficial, sendo uma a cada dia.

Para participar, os acadêmicos precisam apenas acompanhar diariamente as publicações na rede social e cumprir as missões, conforme o regulamento, marcando a @unescoficial e citando a hashtag #MinhaHomeUnesc.

Prêmios

Uma banca julgadora irá escolher os ganhadores que serão conhecidos na próxima segunda-feira (19/09), data do lançamento oficial do site. Além de tornarem-se embaixadores da página, os vencedores serão premiados com cinco kindles, cinco headfones e 20 vales nas cantinas e livrarias da Unesc.

“Os presentes são formas de incentivar a participação e retribuir a atenção dos nossos estudantes interessados em fazer com o que resultado seja o melhor possível”, destaca a reitora.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

13 de setembro de 2022 às 09:19
Compartilhar Comente