Direito

Professores lançam livro sobre a política de Criciúma no século 20

Professores lançam livro sobre a política de Criciúma no século 20
Obra faz parte das novidades de setembro da Editora da Universidade (Foto: Reprodução) Mais imagens

A “História Política de Criciúma no Século XX” será lançada nesta quinta-feira (17/9), às 19 horas, no Auditório Ruy Hülse, na Unesc. O livro, dos professores Janete Trichês e João Henrique Zanelatto, faz parte dos lançamentos do mês de setembro da Editora Unesc e é fruto de anos de pesquisa dos autores, que apresentam a história sociopolítica de Criciúma e de seus partidos, dos grupos e famílias que se articularam em torno das várias agremiações partidárias e disputaram o poder político no município no século passado.

Formada em Jornalismo pela Unisinos de São Leopoldo (RS), Janete é mestre em Ciência Política pela Universidade de Brasília e professora dos cursos de Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia de Produção e Educação Física da Unesc. Participa de vários projetos de extensão da Universidade e do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Sociologia e pesquisadora do Nuped (Núcleo de Estudos em Estado, Política e Direito) da Unesc, que pesquisa temas como partidos políticos, eleições e democracia.

Doutor em História pela PUC Rio de Janeiro e mestre em História pela UFSC, Zanelatto possui pesquisas no campo da História Política e Social. É professor do curso de História da Unesc e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico da Unesc.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 16 de setembro de 2015 às 18:38
Compartilhar Comente (2)

Dia do Estudante: o amor ao saber ultrapassa barreiras

Dia do Estudante: o amor ao saber ultrapassa barreiras
Para comemorar, Colégio Unesc realizou uma gincana nesta terça-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

O Dia do Estudante foi comemorado nesta terça-feira (11/8) com muitas brincadeiras, atividades e interação pelo Colégio Unesc. Pela manhã e pela tarde, os alunos participaram da 2ª Olimpíada Cultural, com tarefas como arrecadação de alimentos e materiais de higiene, a serem doados para uma instituição de caridade, Quiz Cultural e “Caça ao Tesouro”.

Entre a confecção de um brinquedo com material reaproveitado e a preparação para a Gincana, Eduardo Rodrigues Valcarenghi, de 9 anos, comentou sobre a importância da Educação na vida das pessoas. “Estudar é algo que precisa fazer parte da vida de qualquer pessoa. Eu gosto muito e quero trabalhar com TI (Tecnologia da Informação), já que fui criado no meio de equipamentos de tecnologia”, afirma.

Sem idade para aprender...


Boa parte das pessoas já deve ter ouvido em algum momento da vida a frase “nunca é tarde para aprender”. E Irene Bolan Marcellino, de Criciúma, não só ouviu, mas a colocou em prática. Aos 69 anos, está quase concluindo a terceira graduação e tem ainda três pós no currículo. “Eu adoro estudar. Estar em contato com pessoas de outras gerações, socializar, questionar e buscar o conhecimento são coisas que nunca me cansam”, afirma.

A estudante da oitava fase do curso de Direito da Unesc, é formada em Pedagogia e Tecnologia em Gestão de Pessoas e possui pós-graduação em Administração e Segurança de Saúde; Administração Escolar e Orientação e Gestão Escolar. Filha de mãe analfabeta e de pai com poucos anos de estudo, dona Irene cresceu vendo o pai ler jornais e a mãe, mesmo sem saber ler e escrever, incentivando os dez filhos a estudarem.

E o gosto pelo saber, dona Irene ensinou para os filhos – e até para o marido. “Meu marido era caminhoneiro e se formou em Educação Física. Meu filho é dentista e minha filha, médica. Aqui em casa todo mundo gosta de aprender”, conta. Dona Irene é tão apaixonada pelos livros e pela socialização do conhecimento, que mesmo no período que estava em tratamento de um câncer – vencido há cinco anos – ela não parou de frequentar as aulas de Direito. “Todas as turmas pelas quais passei tive muito apoio dos professores e dos colegas. E esse carinho me ajudou muito”, comenta.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 11 de agosto de 2015 às 18:17
Compartilhar Comente

Artigos sobre patrimônio cultural, direito e meio ambiente são selecionados para e-book

Artigos sobre patrimônio cultural, direito e meio ambiente são selecionados para e-book
Livro eletrônico será lançado em agosto deste ano (Foto: Arquivo) Mais imagens

O Grupo de Pesquisa em Arqueologia e Gestão Integrada do Território e o Nuped (Núcleo de Estudos em Estado, Política e Direito), ambos da Unesc, estão selecionando artigos para o e-book “Patrimônio Cultural, Direito e Meio Ambiente”, que será lançado em agosto deste ano. Os artigos sobre as temáticas que dão nome ao livro podem ser inscritos até 25 de junho pelo e-mail ebookunacsa@unesc.net.

O objetivo do livro eletrônico é divulgar a produção acadêmica de alunos, professores e pesquisadores da Unesc e de outras instituições de ensino. Serão selecionados nove artigos e cada trabalho deve ter no máximo, cinco autores.

O e-book é organizado pelos professores da Unesc Daniel Preve, Juliano Bitencourt Campos e Ismael Francisco De Souza, com o apoio da UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas), UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação), Propex (Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão) e Setor de Arqueologia do Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc).

Confira o edital

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 30 de abril de 2015 às 19:30
Compartilhar Comente

Novembro Consciente: Mesa-redonda aborda as Comunidades Quilombolas de SC

Novembro Consciente: Mesa-redonda aborda as Comunidades Quilombolas de SC
Debate trouxe realidade da Comunidade São Roque (Foto: Divulgação) Mais imagens

“Negritude Quilombola: a luta pela preservação cultural” foi o tema de uma mesa-redonda na Unesc nesta semana, em alusão ao Dia da Consciência Negra (celebrado em 20 de novembro). O debate trouxe a experiência da Comunidade São Roque e contou com a presença do procurador da república, Darlan Airton Dias; da militante do Movimento Negro Unificado, professora Maria de Lurdes Mina, e dos moradores da Comunidade, Vilson Nunes e Paulo Monteiro.

A comunidade São Roque, em Praia Grande/SC, é mais um dos muitos territórios quilombolas ameaçados no Brasil. Desde a década de 1970 as famílias quilombolas dessa comunidade sofrem restrições ao uso do território por conta da criação de dois parques nacionais, Aparados da Serra e Serra Geral.

Em 2013, a comunidade e o ICMBIO (Instituto Chico Mendes da Conservação da Biodiversidade) firmaram um termo de compromisso visando regulamentar o uso e o manejo nas áreas de sobreposição entre o território quilombola e os Parques Nacionais. Contrariando o acordo, o ICMBIO, em seguida, recomendou o reassentamento da comunidade. “Essa comunidade corre o risco de desaparecer”, comentou o procurador da república.

Com as restrições impostas, a comunidade está limitada em seu cultivo de subsistência, fazendo com que dependam de cestas básicas para se alimentar. Enquanto houver esse impasse jurídico, a riqueza cultural e a dignidade humana vai aos poucos desaparecer para as famílias que vivem na comunidade. A professora Maria de Lurdes Mina afirmou que são mais de 10 anos de luta pelo reconhecimento do direito as terras. “Continuaremos lutando para que essa comunidade seja reconhecida e respeitem seus direitos”, destacou Maria.

Em depoimentos emocionantes, os moradores da comunidade sensibilizaram a plateia presente, composta por membros do Coletivo Chega de Racismo, representantes do Sinte Regional de Criciúma (Sindicato dos Trabalhadores em Educação), da Copirc (Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial). Também se fez presente no evento a coordenadora da CPAE (Coordenadoria de Políticas de Atenção ao Estudante da Unesc), Janaina Damazio, recém empossada coordenadora do NEAB (Núcleo de Estudo Afro-Brasileiros e Inclusão das Minorias da Unesc). A atividade também contou com a participação de acadêmicos do curso de Letras, Direito e História.

(Colaboração: Alex Sander da Silva)

Fonte: Secom

Por: Assessoria de Imprensa 19 de novembro de 2014 às 17:23
Compartilhar Comente

Membros do Tribunal de Justiça Desportiva realizam palestra na Unesc

Membros do Tribunal de Justiça Desportiva realizam palestra na Unesc
O TJD é o órgão de resolução de conflitos no âmbito desportivo (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc recebeu na manhã de hoje (3/10) o presidente do TJD/SC (Tribunal de Justiça Desportiva de Santa Catarina), Aldo Abrahão Massih Júnior, o procurador geral de Justiça Desportiva, Luciano Hostins, e os auditores Mário Cesar Bertoncini e Giovani Rodrigues Mariot, para uma palestra sobre a atuação do TJD. O evento ocorreu no Auditório Ruy Hülse.

O TJD é o órgão de resolução de conflitos no âmbito desportivo e que atua tanto em competições promovidas pelo Governo do Estado, quanto pelas federações desportivas com quem mantém convênio. O objetivo do evento foi tratar os aspectos legais e jurídico do esporte em Santa Catarina e no Brasil, além de qualificar os membros das comissões disciplinares de todo o Estado.

A palestra teve a participação de alunos e professores do curso de Educação Física e Direito da Unesc, sendo este último o responsável pela promoção da atividade na Universidade.

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 03 de outubro de 2013 às 14:08
Compartilhar Comente