Direito

Alunos de graduação da Unesc podem ganhar bolsas de estudo fazendo curso de extensão gratuito do Proesde

Alunos de graduação da Unesc podem ganhar bolsas de estudo fazendo curso de extensão gratuito do Proesde
Foto: Arquivo Mais imagens


Fazer um curso de extensão de qualidade gratuito é algo que muitos buscam. Agora já pensou em, além de fazer um curso de extensão gratuito, ganhar uma bolsa de estudo de 70% na graduação na Unesc? O Proesde (Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional) oferece isso.

A ação, parceria entre a Universidade e a Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina, já está com inscrições abertas para o curso de extensão de Desenvolvimento Regional. Os alunos do curso terão garantido um benefício de 70% (limitado a dois salários mínimos) durante o ano de 2013.

Os interessados precisam se inscrever na Centac (Central de Atendimento ao Acadêmico) até o dia 9 de abril, das 9 às 21 horas. A seleção será feita através de sorteio dos inscritos.

Requisitos:
- Ter cursado o Ensino Médio em escola pública;
- Residir nos municípios de abrangência das SDRs (Secretárias de Desenvolvimento Regional) de Araranguá e Criciúma;
- Já ter cursado dois semestres da graduação e não ser concluinte em 2013;
- Não possuir outra bolsa de estudo oriunda de recursos públicos;
- Os candidatos da SDR de Araranguá devem cursar Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Farmácia ou Fisioterapia;
- Os candidatos da SDR de Criciúma devem cursar Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Direito, Economia ou Educação Física.

Curso de Extensão

O Curso de Extensão de Desenvolvimento Regional tem duração de um ano, com aulas aos sábados, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. O curso inicia no dia 20 de abril, tendo uma carga horária de 200 horas.

São 50 vagas, 31 para SDR de Criciúma e 19 para SDR de Araranguá, sendo que as aulas ocorrerão em dois polos, em Criciúma e Araranguá. Mais informações pelo telefone (48) 3431-2626.

Confira mais informações também no site da Unesc.

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 21 de março de 2013 às 09:30
Compartilhar Comente

Grupo de resgate e conscientização sobre os fatos da ditadura militar será lançado na Unesc

O Coletivo Memória, Verdade e Justiça: João Batista Rita será lançado quinta-feira (9/8) na Unesc. A apresentação do grupo será no Miniauditório do Bloco P (sala 19), às 19 horas. O lançamento contará com a palestra do professor doutor Fernando Ponte de Souza, coordenador dos grupos de pesquisa “Memorial dos direito humanos” e “Brasil na mundialização: trabalhadores, empresários e Estado no processo decisório”. Souza vai falar sobre o Coletivo Memória, Verdade e Justiça, que a nível nacional é conhecido como Comissão da Verdade.

“Este coletivo é uma organização que ocorre a nível nacional, estadual e agora chega à região Sul de Santa Catarina. O objetivo é investigar os desaparecidos políticos para sensibilizar a comunidade para que esses crimes nunca mais ocorram”, explicou a coordenadora do Cedoc (Centro de Memórias e Documentação), Lucy Cristina Ostetto.

O Coletivo reúne-se quinzenalmente e vai promover ações de conscientizações como palestras e exposições. Ele é organizado em uma parceria entre a FCC (Fundação Cultural de Criciúma) e a Unesc, através do Cedoc e dos cursos de Direito, Economia, História e Sociologia.

Na sexta-feira (10/8) o Coletivo Memória, Verdade e Justiça: João Batista Rita promove uma exibição do filme “Testemunhas da história”, que trata da ditadura militar em Santa Catarina, na FCC, a partir das 19 horas. No mesmo espaço será realizada uma noite de autógrafos da obra “Os 4 cantos do Sol”, que trata da Operação Barriga Verde no estado, de autoria do jornalista Celso Martins.

João Batista Rita

O grupo leva o nome de João Batista Rita (1948-1973), nascido em Braço do Norte. Ele foi um dos catarinenses desaparecidos durante a ditadura militar. Batista Rita foi preso na operação Condor e torturado até a morte. Seu corpo foi incinerado em uma usina de açudar em Cambaíba/RJ.

Fonte: Comunicação Social:imprensa@unesc.net

Por: Davi Carrer:dac@unesc.net 07 de agosto de 2012 às 13:00
Compartilhar Comente

Alunos lotam auditório na última noite de Recepção aos Calouros

Alunos lotam auditório na última noite de Recepção aos Calouros
Davi Carrer Mais imagens

Os alunos de Artes Visuais, Direito, Economia, Nutrição, Secretariado Executivo, Tecnologia em Recursos Humanos, Tecnologia em Gestão Financeira, Tecnologia em Processos Gerenciais e Tecnologia em Design de Moda lotaram o Auditório Ruy Hülse na última noite da Recepção aos Calouros da Unesc, realizada hoje (21/3).

Eles foram recebidos pelo reitor Gildo Volpato, vice-reitor Marcio Fiori, pró-reitora de Ensino de Graduação, Robinalva Ferreira, representante do DCE (Diretório Central dos Estudantes) Rodrigo Campos e colaboradores.

Durante o evento os alunos conheceram algumas das atrações culturais da Unesc, como o Sexteto Instrumental e o grupo União Dança de Rua.

Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net

Por: Davi Carrer:dac@unesc.net 21 de março de 2012 às 20:53
Compartilhar Comente (1)

Estudantes lançam livro Morro da Fumaça – 100 anos de História

Estudantes lançam livro Morro da Fumaça – 100 anos de História
Janete Triches Mais imagens

Os estudantes de História, Maicon Marques Frasson, e do Direito, Renato Cechinel, da Unesc são coautores do livro Morro da Fumaça – 100 anos de História. Escrita também pela jornalista Kênia Pacheco e por Marciano Garcia Bortolin, a obra foi lançada recentemente, durante as comemorações do Centenário da Colonização (1910-2010). Exemplares do livro foram distribuídos para todas as escolas do município e para a biblioteca pública.

 

Frasson escreveu o capítulo Ocupação e Colonização, onde narra a contribuição dos indígenas, poloneses, bielo-russos, italianos, negros e luso-brasileiros, a origem do nome da cidade, tropeiros, o distrito e as contribuições de Iwaldo Luciano, o seu Nini. Cechinel é o autor do capítulo Política: Tensão e Paixão, onde conta todas as eleições disputadas no município, da emancipação em 1962 a última, de 2008. No seu texto, aparecem todos os candidatos, partidos e alianças que disputaram os pleitos, com os votos obtidos nas urnas.

Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net

Por: Janete Trichês:jat@unesc.net 02 de junho de 2010 às 14:51
Compartilhar Comente

Unesc promove 1º Fórum do Plano Diretor Sustentável do Campus

Unesc promove 1º Fórum do Plano Diretor Sustentável do Campus
Mais imagens

Professores, funcionários e acadêmicos da Unesc participam sexta-feira (30/10) do 1º Fórum do Plano Diretor Sustentável do Campus. O evento vai ser realizado no auditório Ruy Hülse, a partir das 8 horas, tendo como tema “O papel da Unesc na promoção do Ecodesenvolvimento - Avaliação interna e perspectivas futuras”. A iniciativa é da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Valores Humanos, órgão vinculado à Reitoria.

Prevista para os períodos da manhã, tarde e noite, a programação deverá contemplar três momentos, iniciando com o debate conceitual sobre ecodesenvolvimento, no período da manhã. À tarde entram em pauta temas específicos relativos ao campus – Projetos Arquitetônicos, Humanização, Arborização, PEGA (Programa de Educação e Gestão Ambiental) e Saneamento. A avaliação do evento e encaminhamentos ficam para a noite.

 

Princípios socioambientais


O fórum, conforme o presidente da comissão, professor doutor Carlyle Torres Bezerra de Menezes, "representa um espaço aberto para o debate, contribuições e ações no sentido de que a Universidade possa cumprir sua missão, no âmbito de seus espaços internos, de maneira a fortalecer os seus princípios socioambientais e de busca permanente da qualidade do ambiente de vida".

Programação do evento.

Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net

Por: Zeca Virtuoso:zeca@unesc.net 28 de outubro de 2009 às 16:24
Compartilhar Comente (1)