Direito

Alunos se preparam para estudar no exterior

Alunos se preparam para estudar no exterior
Estudantes viajam em 2017 para intercâmbio de seis meses (Foto: Milena Nandi) Mais imagens

Conhecer novas culturas e ampliar o conhecimento técnico é apenas um pouco do que cinco estudantes da Unesc vão viver em 2017. Os acadêmicos viajam a partir do primeiro semestre para Espanha, Portugal, México e Uruguai, e cada um passará seis meses em uma instituição de ensino fazendo parte do curso superior. Na tarde desta segunda-feira (31/10), o grupo foi recepcionado pelo reitor da Unesc, Gildo Volpato, em um encontro para desejar sucesso no intercâmbio.

“Vocês irão conhecer pessoas de muitos lugares e ampliar o conhecimento não só acadêmico, mas para a vida. Não deixem que o medo paralise e impeça vocês de aproveitar ao máximo para adquirir experiência. Representem bem a Unesc e o Brasil lá fora. Nós ficaremos aqui torcendo por vocês”, afirmou Volpato.

A estudante do curso de Direito, Emanuela Gava Caciatori, viaja no segundo semestre de 2017 para o México, onde passará seis meses estudando na Universidade Autônoma de São Luis Potosí. Para ela, a experiência vai agregar muito em sua formação profissional. “Dá um pouco de medo pela língua e estilo de vida diferente. Mas vai ser uma experiência muito interessante para todos nós”, comentou Emanuela.

Segundo o aluno de Engenharia de Agrimensura Bruno Varela Medeiros, que vai estudar o primeiro semestre de 2017 na Universidade da República, no Uruguai, o conhecimento adquirido e as experiências vividas serão compartilhadas e aproveitadas para a carreira de cada um.

Além de Emanuela e Bruno, os alunos Cristiano Julio Faller (Enfermagem), Francis Júnior Barbosa da Silva (Arquitetura e Urbanismo) e Arthur Bernardo Messias (Direito) irão para a Universidade de Santiago de Compostela (Espanha), Universidade de Algarve (Portugal) e Universidade Autônoma de São Luis Potosí (México), respectivamente.

O encontro ocorreu na Reitoria da Universidade e teve a participação do responsável pela Coordenadoria de Relações Internacionais da Unesc Alexandre Possamai.

A Unesc mantém 46 acordos internacionais com 17 países.  

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 31 de outubro de 2016 às 18:48
Compartilhar Comente

Pelo 14º ano consecutivo, Unesc tem cursos estrelados no Guia do Estudante Abril

Pelo 14º ano consecutivo, Unesc tem cursos estrelados no Guia do Estudante Abril
A publicação apresenta os melhores cursos do país (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc tem 18 cursos recomentados pelo GE (Guia do Estudante) da Editora Abril. Este é o 14º ano consecutivo que a publicação reconhece os investimentos e a busca pela qualidade do ensino na Universidade. Esta semana, a Editora Abril divulgou a avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia 2016 e que constará no GE Profissões Vestibular 2017, que passa a circular a partir de 14 de outubro.

A Universidade teve os seguintes cursos estrelados pelo GE: Administração, Artes Visuais, Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Enfermagem, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Agrimensura, Engenharia de Materiais, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Pedagogia, Psicologia e Secretariado Executivo.

Lançado a cada ano, o GE avalia e apresenta, segundo os critérios da Editora Abril, os melhores cursos do país. O objetivo da publicação é oferecer subsídios aos estudantes na escolha de uma profissão e as opções de universidades para a realização dos cursos.

Segundo a Pró-reitora de Ensino de Graduação da Unesc, Maria Aparecida Mello, a universidade também apresenta excelentes resultados nos processos de avaliação externa, com conceitos que variam de 4 a 5, demonstrando a excelência no ensino, pesquisa e na extensão. “Os índices dos cursos de graduação apresentados pelo GE oportunizam aos estudantes uma escolha segura dos cursos de graduação para a construção de sua carreira profissional”, afirma a pró-reitora.

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 08 de setembro de 2016 às 18:05
Compartilhar Comente

Dia do Estudante: o amor ao saber ultrapassa barreiras

Dia do Estudante: o amor ao saber ultrapassa barreiras
Para comemorar, Colégio Unesc realizou uma gincana nesta terça-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

O Dia do Estudante foi comemorado nesta terça-feira (11/8) com muitas brincadeiras, atividades e interação pelo Colégio Unesc. Pela manhã e pela tarde, os alunos participaram da 2ª Olimpíada Cultural, com tarefas como arrecadação de alimentos e materiais de higiene, a serem doados para uma instituição de caridade, Quiz Cultural e “Caça ao Tesouro”.

Entre a confecção de um brinquedo com material reaproveitado e a preparação para a Gincana, Eduardo Rodrigues Valcarenghi, de 9 anos, comentou sobre a importância da Educação na vida das pessoas. “Estudar é algo que precisa fazer parte da vida de qualquer pessoa. Eu gosto muito e quero trabalhar com TI (Tecnologia da Informação), já que fui criado no meio de equipamentos de tecnologia”, afirma.

Sem idade para aprender...


Boa parte das pessoas já deve ter ouvido em algum momento da vida a frase “nunca é tarde para aprender”. E Irene Bolan Marcellino, de Criciúma, não só ouviu, mas a colocou em prática. Aos 69 anos, está quase concluindo a terceira graduação e tem ainda três pós no currículo. “Eu adoro estudar. Estar em contato com pessoas de outras gerações, socializar, questionar e buscar o conhecimento são coisas que nunca me cansam”, afirma.

A estudante da oitava fase do curso de Direito da Unesc, é formada em Pedagogia e Tecnologia em Gestão de Pessoas e possui pós-graduação em Administração e Segurança de Saúde; Administração Escolar e Orientação e Gestão Escolar. Filha de mãe analfabeta e de pai com poucos anos de estudo, dona Irene cresceu vendo o pai ler jornais e a mãe, mesmo sem saber ler e escrever, incentivando os dez filhos a estudarem.

E o gosto pelo saber, dona Irene ensinou para os filhos – e até para o marido. “Meu marido era caminhoneiro e se formou em Educação Física. Meu filho é dentista e minha filha, médica. Aqui em casa todo mundo gosta de aprender”, conta. Dona Irene é tão apaixonada pelos livros e pela socialização do conhecimento, que mesmo no período que estava em tratamento de um câncer – vencido há cinco anos – ela não parou de frequentar as aulas de Direito. “Todas as turmas pelas quais passei tive muito apoio dos professores e dos colegas. E esse carinho me ajudou muito”, comenta.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 11 de agosto de 2015 às 18:17
Compartilhar Comente

Formandos da Unesc participam de evento especial

Formandos da Unesc participam de evento especial
Nesta manhã participaram Direito, Farmácia e Fisioterapia (Foto: Davi Carrer) Mais imagens

Formandos dos cursos de Direito, Farmácia e Fisioterapia da Unesc iniciaram na manhã desta quarta-feira (24/11) mais um rito de passagem. Eles foram recepcionados no Auditório Ruy Hülse, não para um adeus, mas para um até logo. Os alunos participaram do Encontro dos Concluintes, que continua hoje, às 19 horas, e amanhã, à tarde e à noite, com outros cursos. “Não foi fácil chegar até aqui, mas conseguimos e vamos sair da Unesc ótimos profissionais”, afirmou a concluinte de Fisioterapia Jessica de Souza.

Entre as atrações do evento esteve a presença de membros do Coral Unesc e da peça teatral “A padaria”, com o Cirquinho do Revirado.

“Além de estarem de parabéns, por concluir essa etapa, vocês também estão de parabéns pela escolha da Unesc, uma Instituição Comunitária, que faz a diferença na vida das pessoas”, destacou a pró-reitora de Administração e Finanças, Kátia Sorato. Ela também lembrou que o mercado está cada vez mais acirrado e é importante se especializar. “Aproveitem o que a Universidade oferece, como benefícios e facilidades”, comentou.

Confira algumas oportunidades que a Unesc oferece para egressos:
- Desconto de 15% a 20% em cursos de Especialização;
- Desconto de 20% para uma segunda graduação em cursos com ociosidade de vagas;
- Desconto de 5% em cursos Mestrado e Doutorado;
- Empréstimo de Obras de Literatura na Biblioteca Central Eurico Back;
- Desconto de 50% em disciplinas isoladas em cursos de Especialização.

 

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Davi Carrer 24 de junho de 2015 às 18:13
Compartilhar Comente

Acadêmicos participam de Sessão Itinerante da Câmara na Universidade

Acadêmicos participam de Sessão Itinerante da Câmara na Universidade
Unesc foi a primeira instituição a receber o projeto este ano (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Professores e estudantes da primeira a décima fase do curso de Direito conferiram de perto como é realizada uma sessão da Câmara de Vereadores. Na noite desta terça-feira (19/5), eles participaram da primeira Sessão Itinerante de 2015, que ocorreu na Unesc. Houve leitura do expediente, horário político, grande expediente e ordem do dia.

O projeto da Sessão Itinerante tem como objetivo mostrar à comunidade o trabalho realizado pelo Legislativo. A sugestão da Unesc como local da primeira Sessão Itinerante foi do presidente da Câmara Ricardo Fabris. Até o fim do ano, a Câmara vai realizar outras nove em Criciúma.

Segundo a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Luciane Ceretta, que compôs a mesa durante a Sessão, a iniciativa da Câmara de Vereadores demonstra o reconhecimento do diálogo que a Universidade tem com a sociedade, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão. “Temos 99 grupos de pesquisa, 183 projetos de extensão, seis programas de Mestrado e dois Doutorados e todos eles fazem interações com a comunidade. E isso tem sido sempre reconhecido pelo Legislativo municipal, que também é parceiros em várias ações desenvolvidas. A Universidade agradece pelo apoio e espera que esta parceria se fortaleça cada vez mais”, afirma.

O coordenador do curso de Direito, Alfredo Engelmann Filho, que também compôs a mesa, afirmou que a aproximação da realidade da Câmara traz benefícios para a formação profissional. “Esse movimento de aproximação entre o Legislativo e o meio acadêmico amplia a visão da realidade vivida e estreita o diálogo”, comentou.

Também participaram da Sessão o diretor da UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas), Daniel Preve, e a diretora da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), Indianara Becker.

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 19 de maio de 2015 às 22:04
Compartilhar Comente