Direito

Direito Sanitário e Saúde Coletiva em debate

Direito Sanitário e Saúde Coletiva em debate
Workshop reuniu professores e alunos na tarde desta sexta-feira (Fotos: Luana Melo) Mais imagens

Estudantes e professores da Universidade participaram na tarde desta sexta-feira (10/4) do 1º Workshop em Direito Sanitário e Saúde Coletiva, com o tema “SUS e direito à saúde no Brasil”. O evento foi realizado pelo LADSSC (Laboratório de Direito Sanitário e Saúde Coletiva) da Unesc e ministrado pela professora doutora da Faculdade Estácio de Sá, Letícia Canut.

O workshop contou com o apoio da  Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão), do Nuped (Núcleo de Estudos em Estado, Política e Direito), da UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas), da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), e dos cursos de Enfermagem e de Direito da Unesc.

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 10 de abril de 2015 às 18:24
Compartilhar Comente

“SUS e direito à saúde no Brasil” é tema de workshop nesta sexta-feira

“SUS e direito à saúde no Brasil” é tema de workshop nesta sexta-feira
Unesc realizou Seminário Sul Brasileiro sobre o assunto em 2014 (Foto: Arquivo) Mais imagens

O LADSSC (Laboratório de Direito Sanitário e Saúde Coletiva) da Unesc realiza, nesta sexta-feira (10/4), o 1º Workshop em Direito Sanitário e Saúde Coletiva. O evento ocorre, às 17 horas, na sala 1 do Bloco O, será ministrado pela professora doutora da Faculdade Estácio de Sá, Letícia Canut, que falará sobre “SUS e direito à saúde no Brasil”.

Direito Sanitário e Saúde Coletiva já vem sendo discutido nos últimos anos na Instituição. Em 2004, a Universidade realizou o 2º Seminário Sul Brasileiro, que reuniu gestores de saúde da região e professores e pesquisadores da área de vários estados.

O workshop conta com o apoio da  Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão), do Nuped (Núcleo de Estudos em Estado, Política e Direito), da UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas), da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), e dos cursos de Enfermagem e de Direito da Unesc.

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 08 de abril de 2015 às 19:36
Compartilhar Comente

Arquitetura, Direito e Nutrição terão turmas no período matutino

Arquitetura, Direito e Nutrição terão turmas no período matutino
Novidade foi implantada para o primeiro semestre de 2015 (Fotos: Arquivo) Mais imagens

A Unesc tem uma novidade para o primeiro semestre de 2015: Arquitetura e Urbanismo, Direito e Nutrição com mais turmas, no período matutino. Os interessados nos cursos de graduação podem concorrer a uma das vagas pelo SIM (Sistema de Ingresso por Mérito), que possibilita ao candidato ingressar na Universidade pelo histórico escolar. As inscrições para o processo seletivo estão abertas até 2 de fevereiro e os aprovados podem receber descontos conforme o seu perfil.

A pró-reitora de Ensino de Graduação da Unesc, Robinalva Ferreira, conta que a ideia de incluir turmas em um novo horário partiu da procura dos candidatos nos processos seletivos. “Observamos uma alta demanda no Vestibular e no SIM pelos cursos de Arquitetura, Direito e Nutrição com aulas na parte da manhã. E como a Universidade possui estrutura e professores para atender bem a este público, optamos pela abertura de novas turmas”, afirma Robinalva.

Dessa maneira, o curso de Direito passará a ter duas turmas no período matutino e manterá duas no período noturno. Arquitetura e Urbanismo irá oferecer a opção do curso pela manhã e manterá a opção de turma à tarde. Já os alunos de Nutrição poderão optar por ter aulas no período matutino ou noturno.

Mercado de trabalho e indicadores de qualidade dos cursos

Com os cursos no período matutino, os estudantes terão mais opções para aliar a sua rotina de trabalho com os estudos, possibilidades de estágios e de participação em projetos de pesquisa e de extensão comunitária.

Os alunos de Direito, por exemplo, podem vivenciar situações reais por meio da UJC (Unidade Judiciária de Cooperação), que presta atendimentos para a comunidade e possui convênio com o (TJSC) Tribunal de Justiça de Santa Catarina – o curso de Direito da Unesc é o único no Estado a possuir um projeto como este e está entre os 100 melhores entre os 880 existentes no Brasil, conforme o RUF (Ranking Universitário da Folha de São Paulo) de 2014.

Quem optar por Arquitetura e Urbanismo vai desenvolver trabalhos em todas as fases, no Ateliê Central (um espaço exclusivo para o desenvolvimento de projetos, onde o aluno aprende interagindo com professores e colegas). Durante o curso, os acadêmicos realizam saídas de campo para estudar as cidades e propor soluções, assim como acompanhar as várias fases de uma obra. O curso possui parceria com diversas instituições e alunos e egressos premiados – o mais recente foi Juary Miguel Ferreira, que teve seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) premiado no início deste mês pelo Concurso para Estudantes do IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil) e CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) de Santa Catarina. Arquitetura e Urbanismo da Unesc é nota 4 no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), quando o máximo é 5.

Na Unesc, os futuros nutricionistas têm à disposição aulas práticas desde as primeiras fases, para garantir que teoria e prática caminhem juntas para a formação deste profissional tão requisitado em uma sociedade com pessoas cada vez mais preocupadas em ter uma alimentação saudável. Durante o curso, os alunos aprendem em laboratórios como o de Técnica Dietética e o de Tecnologia de Alimentos, e saem preparados para atuarem em diversos locais, desde consultórios particulares até empresas, prestando consultorias ou trabalhando com gastronomia funcional. O curso de Nutrição da Unesc tem nota 4 no Enade.

SIM

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 09 de dezembro de 2014 às 23:04
Compartilhar Comente

Projeto de extensão de Direito e Psicologia recebe Menção Honrosa em Fórum

Projeto de extensão de Direito e Psicologia recebe Menção Honrosa em Fórum
Evento ocorreu na Faculdade Porto Alegrense (Foto: Divulgação) Mais imagens

O projeto de extensão do curso de Direito e Psicologia da Unesc “Assistência judiciária para os reeducandos dos estabelecimentos prisionais de Criciúma”, recebeu neste sábado (6/12), Menção Honrosa no 13° Fórum FAPA (Faculdade Porto Alegrense), em Porto Alegre. O projeto da Universidade foi reconhecido como um dos que mais se destacaram entre os apresentados no evento.

O Fórum reuniu alunos de graduação, jovens pesquisadores e estudantes do Ensino Médio e Fundamental. O evento tem como objetivo divulgar trabalhos de pesquisa desenvolvidos por alunos de graduação, pós-graduação, pesquisas e experiências desenvolvidas por professores de Ensino Médio ou de Ensino Superior. Os trabalhos apresentados devem envolver as áreas de Linguagem, Literatura, Ciências Sócio Históricas, Educação, Ciências Físicas e Biológicas, Matemática, Administração, Ciências Contábeis e Direito.

O projeto “Assistência Judiciária para os reeducandos dos estabelecimentos prisionais de Criciúma”, é realizado em parceria com a Vara de Execuções Penais do Poder Judiciário. O projeto tem como objetivo realizar assistência judicial às pessoas que não possuem condições para contratar um advogado. Além disso, orienta os apenados para que tenham comportamento adequado, visando obter benefícios como a diminuição da pena, saídas temporárias, o indulto de penas e o livramento condicional.

O projeto, único nesta área no Sul de Santa Catarina, também conta com o apoio do curso de Psicologia da Universidade, que trabalha na ressocialização dos reeducandos.

E o projeto também recebeu mais uma honraria. Após a apresentação na 10ª SEPesq (Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação) da Uniritter (Centro Universitário Ritter dos Reis), em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, que ocorreu em outubro, a ação comunitária da Unesc foi indicada esta semana para receber uma premiação de destaque.

O projeto de extensão é coordenado pelo professor do curso de Direito, Alfredo Engelmann Filho, com o apoio dos professores do curso de Direito, Leandro Alfredo da Rosa e do curso de Psicologia, Karin Martins Gomes. Participam do projeto as bolsistas Larissa Alves Benitez (Direito) e Tamires do Nascimento Teixeira (Psicologia).

Fonte: Secom

Por: Assessoria de imprensa - imprensa@unesc.net 08 de dezembro de 2014 às 16:51
Compartilhar Comente

Projeto de extensão busca desnaturalizar a violência

Projeto de extensão busca desnaturalizar a violência
Iniciativa conta com professores e alunos do curso de Direito e Psicologia Mais imagens

Os alunos do Ensino Médio da Escola Irmã Edviges, de Criciúma, participaram hoje (5/6) das atividades do projeto de extensão “Adolescência e Cidadania” da Unesc. O objetivo da ação é trabalhar os tipos de violência da atualidade, como a doméstica, familiar e escolar, além de divulgar a Lei Maria da Penha e o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), buscando desnaturalizar a violência. O projeto será realizado nas 17 escolas de Criciúma.

A iniciativa tem como tema “Construir e socializar conhecimentos sobre a violência de gênero e os direitos das crianças e adolescentes, com jovens do Ensino Médio”.

Há dois anos a ação realiza trabalhos com os alunos do segundo ano do Ensino Médio de escolas públicas da região. Em 2012, na sua primeira edição, foram atendidas oito escolas de Criciúma e uma de Morro da Fumaça, beneficiando 848 adolescentes. No segundo ano de atividades do projeto, em 2013, foram atendidas dez escolas públicas de Criciúma e uma de Cocal do Sul, beneficiando 652 adolescentes. A cada ano, tanto as temáticas, o material didático e as dinâmicas são atualizadas para que atinjam o interesse dos adolescentes.

Os coordenadores do projeto são os professores do curso de Direito Sheila Martignago Saleh e Ismael Francisco de Souza, e a professora do curso de Psicologia Karin Martins Gomes, com o apoio de estudantes do curso de Direito e Psicologia da Unesc.

Fonte: Secom

Por: Assessoria de Imprensa 05 de junho de 2014 às 16:00
Compartilhar Comente (1)