Formandos participam da tradicional "Retrospectiva Contábil” como conclusão de curso
A coordenação do curso de Ciências Contábeis reuniu os acadêmicos que estão se formando neste ano para uma aula de despedida. A Retrospectiva Contábil, evento tradicional realizado anualmente, é um momento para lembrar das ações desenvolvidas durante a graduação por meio de fotos, vídeos e depoimentos, no objetivo de integrar e agradecer aos pais pela confiança creditada à Universidade.
A noite de confraternização e homenagens ocorreu na última quinta-feira (15/12), com a presença de professores, acadêmicos e familiares. Para a coordenadora do curso, Milla Lúcia Ferreira Guimarães, a retrospectiva é uma oportunidade de despedida carinhosa, o encerramento de mais um ciclo. “Neste encontro foi mostrado um vídeo com toda a trajetória acadêmica deles, que demonstra de certa forma, o crescimento que todos obtiveram aqui, em termos de conhecimento, amizade e valorização profissional. É um momento de agradecer aos concluintes, pelos quatro anos e meio de convivência e aos pais pela confiança. Relembramos os momentos, brincamos e homenageamos aqueles que se destacaram durante a graduação. Esse evento é uma grande despedida, porque no dia da formatura são muitas emoções, muito convidados e aí fica mais dificil”, explicou.
Para José Renor da Silva, pai da formanda Lariane dos Santos da Silva, foi uma noite muito gratificante. “Foi muito bom participar deste momento. Ela me cobrou a presença e deixei de jogar um baralhinho com os amigos para vir. Me emocionei com tudo, com o vídeo e com a recepção dos professores. Desejo a minha filha muita sorte na sua profissão e agradeço a Unesc que foi muito atuante no estudo da Larissa. Desejo sucessos para todos da Universidade”, comentou.
Segundo a formanda, Sabrina Jacob Bauer, foi um bom momento para rever o pessoal do curso. “Esse evento é muito gostoso por encontrar a turma, os professores e todos aqueles que contribuíram com o nosso ensino e evolução. É gratificante. Vencemos mesmo depois daqueles dois anos de pandemia. Para mim foi uma grande conquista. Encarei com muita vontade as viagens de Torres à Unesc e agora passa um filme na minha cabeça, mas, graças a Deus, realizei o meu sonho”, agradeceu.
Texto e fotos: Décio Batista
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
19 de dezembro de 2022 às 15:30BANCAS DE TCC DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNESC 2022.2
Aconteceu presencialmente entre os dias 5 e 8 de dezembro de 2022, as Bancas de TCC do Curso de Ciências Contábeis da Unesc. Os artigos científicos apresentados pelos estudantes da 9ª fase, contemplaram as áreas temáticas de Contabilidade Tributária, Auditoria, Perícia E Investigação Contábil, Contabilidade de Custos, Contabilidade Gerencial, Contabilidade Financeira, Formação E Exercício Profissional, Contabilidade Ambiental E Responsabilidade Social e Contabilidade Governamental.

A coordenação do curso parabeniza os estudantes da 9ª fase e professores orientadores, e agradece aos professores avaliadores e a toda equipe de coordenação e bolsistas do Curso de Ciências Contábeis.
Confira as imagens!
14 de dezembro de 2022 às 07:07Alimentação escolar é parte do processo de aprendizagem entre Unesc e Observatório Social de Morro da Fumaça
Promover ações sobre educação fiscal, financeira e finanças pessoais para alunos da rede municipal de ensino de Morro da Fumaça. Esse é o objetivo do projeto Observatório Mirim, realizado em parceria do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), do projeto de extensão “Pensar, Poupar e Gastar”, ambos da Unesc, e o Observatório Social do município, que encerrou suas atividades do ano, em evento realizado no sábado (3/12), na Vila Natalina, em Morro da Fumaça. O projeto envolveu em torno de 90 alunos dos 5º anos das escolas E.E.B.M. Olivio Recco e E.E.B.M. Pietro Maccari, que conferiram os alimentos que chegaram à central da merenda e à escola.
Segundo o coordenador do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), da Unesc, professor Manoel Vilsonei Menegali, abordar o conhecimento sobre educação financeira e fiscal nas séries iniciais, ou seja, desde o ensino fundamental possibilita ao aluno a capacidade de planejar e controlar suas finanças, com isso ela já irá criar um hábito desde criança de controlar seus gastos. “Por meio desta ação, eles conjugaram a matemática, e criaram um senso crítico e de cidadania no processo, criando ainda um envolvimento na comunidade”, citou Menegali.
Ele acrescentou ainda que as crianças aprendem que parte do valor que é pago pelos pais na aquisição de determinados produtos é imposto, e que é por meio do valor arrecadado desses impostos que é feita a compra da merenda escolar.
Para a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão (Propiex), Gisele Coelho Lopes, participar de um projeto desta magnitude é transformador e de muita relevância. “Ele consagra a nossa finalidade como Universidade Comunitária, de estar na comunidade apoiando a transformação social, levando conhecimento mais também aprendendo com as crianças, e mais do que isso, apoiando a educação básica da cidade, como fortalecimento de vínculos, mas também como elemento transformador. Essa parceria é de longa data que gostaríamos de permanecer e mais do que nunca”, comentou Gisele.
Como funciona
O programa foi desenvolvido em três etapas, sendo que na primeira foi ensinado aos alunos, de forma dinâmica, como eles devem proceder ao conferir os alimentos da Central da Merenda. A segunda parte ocorreu durante todo o ano letivo, oportunidade em que eles realizaram o monitoramento sempre que a merenda chega à escola, com o suporte do Observatório Social. Por fim, os Observadores Mirins foram presenteados com uma lupa, que é o símbolo do Observatório Social.
“Durante todo o ano, os participantes aprenderam desde como funciona uma licitação, por exemplo, até o processo de chegada à escola e quem paga a merenda. A Central da Merenda lançou tudo no sistema e os alunos conferiram todo o processo por um tablet. Eles têm a relação do que vem, registram a quantidade e a marca. Depois disso, o nosso sistema confrontou estas informações conferidas por eles”, explicou a coordenadora do Observatório Social de Morro da Fumaça e coordenadora do Observatório Mirim, Camila Bueno.
Para a secretária de Educação do município, Greice Zaccaron, foi uma experiência enriquecedora. “Eles fizeram uma espécie de fiscalização de produtos que chegam e são preparados para as escolas. Esses alunos que passaram por treinamento chegaram à quantidade, validade e qualidade dos produtos”, destacou.
“Esperamos que essa sementinha, no decorrer dos anos, seja alimentada e regada com todo o conhecimento que foi disponibilizado durante a aplicação desse projeto. Essas crianças são agentes de transformação e precisam, desde cedo entender, que o que é público, pertence a todos. Esperamos que isso venha a refletir ao longo prazo em cidadãos mais participativos”, disse o presidente do Observatório Social do Brasil de Morro da Fumaça, Márcio Meneghel.
"Com o encerramento do projeto, espera-se que o projeto fortaleça o processo de ensino e aprendizagem dos alunos e proporcione a capacidade dos alunos e envolvidos o controle de suas finanças pessoais, facilitando os processos decisórios e o planejamento de seus orçamentos pessoais”, analisou o professor Menegali.
Na cidade, o projeto Observatório Mirim é desenvolvido desde 2017 com o objetivo de sensibilizar as crianças de suas responsabilidades sociais, despertando a consciência cidadã e o sentimento de pertencimento. Ao longo dos anos, mais de 350 alunos já participaram da iniciativa.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
06 de dezembro de 2022 às 13:18XIV MOSTRA CIENTÍFICA DE PROJETOS ACADÊMICOS - CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Os estudantes da 8ª fase do curso de Ciências Contábeis da Unesc compartilharam seus Projetos de Pesquisa durante a XIV Mostra Científica de Projetos Acadêmicos. O evento aconteceu presencialmente com a exposição dos pôsteres na manhã do dia 03/12/22 (sábado). Os 31 estudantes da 8ª fase socializaram seus projetos de TCC desenvolvidos na disciplina de Elaboração de Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso (EPTCC), abordando áreas do conhecimento como Contabilidade Financeira, Contabilidade Governamental, Contabilidade de Custos, Contabilidade Tributária, Contabilidade Gerencial e Formação e Exercício Profissional.

Para coroar esta edição da mostra científica, o estudante egresso do Curso de Ciências Contábeis, Januário José Monteiro, que atualmente é professor de Contabilidade Gerencial no Reino Unido, proferiu uma palestra pelo Google Meet e falou para os estudantes sobre “Os desafios do TCC: oportunidades para o sucesso profissional”.
O evento foI organizados pelo Curso de Ciências Contábeis e contou com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico - PPGDS, por meio do Grupo de Pesquisa Estratégia, Competitividade e Desenvolvimento - GEComD e do Programa de Extensão em Gestão Contábil - PEGC.
Os trabalhos apresentados foram avaliados por professores do Curso de Ciências Contábeis (avaliadores internos) e de estudantes “mestrandos” e “doutorandos” do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico -PPGDS (avaliadores internos).
A coordenação do curso de Ciências Contábeis agradece a colaboração e a presença de todos neste evento.
05 de dezembro de 2022 às 14:49Curso de Ciências Contábeis realiza a 20ª edição do Contabilizando Natal
Após a análise analítica de débito e crédito, do ativo e passivo, o balanço final do ano letivo de 2022 foi positivo, com as notas e avaliações ficando no azul para acadêmicos e professores. Para comemorar o ano favorável que está se encerrando, o curso de Ciências Contábeis faz o seu fechamento contábil com a 20ª edição do “Contabilizando Natal”.
Segundo o professor e um dos idealizadores do evento, Manoel Visonei Menegali, o objetivo é arrecadar presentes para as crianças de entidades sociais. “No Contabilizando Natal 2022 as crianças do Bairro da Juventude enviaram cartinhas para os estudantes do curso com dicas de possíveis presentes que gostariam de ganhar, cartinhas essas que acolhemos. É uma alegria muito grande trabalhar com os acadêmicos do cursos e professores, todos motivados pelo encerramento do ano, e é muito gratificante ver a alegria das crianças do Bairro. É um momento de gratidão, celebração por termos atingido as metas, superado desafios, por estarmos vivos pós-pandemia e estarmos aqui praticando essa solidariedade”, destacou.
A ação de celebração foi realizada nesta quinta-feira (1º/12) no palco do Quintas Culturais no Bloco XXI e contou com a apresentação do Instrumental da Unesc, do Coral Vozes de Esperança, do Bairro da Juventude e da presença do Papai Noel. As crianças do coral foram agraciadas com uma lembrança e balas distribuídas pelo Bom Velhinho.
O evento é organizado pela comunidade acadêmica do curso de Ciências Contábeis com a participação dos professores, bolsistas, extensionistas, Centro Acadêmico (CA) e Atlética “Caixa Forte”. A coleta dos presentes segue até O dia 6 de dezembro e a entrega está prevista para o dia seguinte nas dependências do Bairro da Juventude.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
01 de dezembro de 2022 às 22:06
Newsletter
RSS