Ciências Contábeis

Acadêmicos do curso de Ciências Contábeis participaram do 10º Salão de Iniciação Científica

Acadêmicos do curso de Ciências Contábeis participaram do 10º Salão de Iniciação Científica
Alunos apresentaram pesquisas realizada durante o semestre sobre empresas familiares (Foto: Isabela Thomé) Mais imagens

Acadêmicos da sexta fase do curso de Ciências Contábeis participaram nesta semana do 10º Salão de Iniciação Científica (SIC), na disciplina de Contabilidade e Governança Corporativa nas Empresas. Eles apresentaram, em formato de banner, as pesquisas realizadas durante o semestre que culminaram na produção de um artigo científico.

Divididos em 12 grupos, os alunos pesquisaram três empresas familiares de segmentos diferentes da região Sul do estado e elaboraram um questionário a ser respondido pelas corporações, relacionado ao tema das boas práticas de governança corporativa. Entre eles, estão a transparência, a prestação de contas, a responsabilidade social corporativa, a equidade e o processo sucessório.

O professor do curso de Ciências Contábeis, Sérgio Mendonça da Silva, afirmou que esta é uma ferramenta importante para o desenvolvimento dos acadêmicos. “É uma iniciação científica que o curso promove para colocar os alunos na linha da pesquisa e é importante para eles conhecerem a realidade e o dia-a-dia de uma empresa familiar”, explicou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

01 de dezembro de 2022 às 15:39
Compartilhar Comente

X SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (SIC)

O curso de Ciências Contábeis da Unesc realizou no dia 29 de novembro de 2022 a 10ª Edição do Salão de Iniciação Científica (SIC) integrado entre 1ª e 6ª fase do curso. O SIC é um dos eventos que evidencia a prática da interdisciplinaridade dos estudantes do Curso de Ciências Contábeis e busca a aproximação da teoria aprendida em sala de aula com o cotidiano empresarial. Esse evento vai além da indissociabilidade entre ensino e pesquisa, visto que os acadêmicos ampliam suas redes de relacionamento com empresários da região por conta do desenvolvimento desse estudo. Outro aspecto interessante do SIC é a presença de estudantes egressos do curso como avaliadores externos dos trabalhos apresentados. Nesta edição, foram convidados os estudantes egressos Amanda Cardoso Teixeira, Ednelson de Souza Cardoso, Heloisa Bardini Canever, Letícia Augusto Figueredo, Paulo Cesar Borges, Naissa Meneghel Saccon e Sara Nunes Fernandes.

Excepcionalmente, essa edição do SIC foi realizada somente com a 6ª fase onde os estudantes apresentaram 12 trabalhos baseados no tema “Governança nas Empresas Familiares” sob a coordenação do professor Sérgio Mendonça da Silva.

A coordenação do Curso de Ciências Contábeis parabeniza todos os acadêmicos envolvidos e agradece os avaliadores convidados.

Confiram as imagens

01 de dezembro de 2022 às 10:12
Compartilhar Comente