Território Paulo Freire

Território Paulo Freire: Extensionistas apresentam a Universidade à comunidade

Território Paulo Freire: Extensionistas apresentam a Universidade à comunidade
Encontro ocorreu nesta quarta-feira (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Os participantes do projeto “Jovem do Futuro”, vinculado ao Programa Território Paulo Freire da Unesc, tiveram uma tarde diferente nesta quarta-feira (19/11). Eles conheceram toda a estrutura da Unesc, por meio das extensionistas do projeto, Giovana Colombo Baroni, Naiane Cardoso Ramos​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​ e Luana Manoel de Melo.

O projeto tem o intuito de orientar os participantes sobre as possibilidades que o mercado de trabalho traz por meio dos estudos e no momento atua no Colégio Adolfo Back. Os estudantes conheceram as salas de aula, o Museu de Zoologia, laboratórios e as Clínicas Integradas.

O “Jovens do Futuro” é orientado pelo professor Zolnei Ernesta, juntamente com os professores Bruno Colombo e Rosimeri Vieira.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 17 de novembro de 2016 às 21:25
Compartilhar Comente

Teorias do educador Paulo Freire em pauta na Unesc

Teorias do educador Paulo Freire em pauta na Unesc
Encontro vai ter como tema os Princípios da Pedagogia Freiriana Mais imagens

As teorias que mudaram os caminhos da pedagogia recente vão entrar em pauta durante palestra na Unesc. O encontro, promovido pela Própex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão), terá como tema “Princípios da Pedagogia Freiriana” e ocorre nesta terça-feira (8/10), a partir das 19 horas, no Auditório Ruy Hülse.

O evento, ministrado pelos professores doutores Paulo Roberto Padilha e Ângela Antunes, do Instituto Paulo Freire de São Paulo, vai reunir profissionais e estudantes das diversas áreas ligadas a pedagogia para a troca de conhecimentos.

Território Paulo Freire

O Programa de Extensão Território Paulo Freire foi criado a partir de abordagens que usam como referência os ensinamentos do educador brasileiro. Os projetos buscam fazer a ligação entre o ensino dado em sala de aula com a pesquisa e a extensão. O objetivo principal do Programa é desenvolver projetos que ampliem a capacidade de autonomia das comunidades por meio da educação.

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

03 de novembro de 2016 às 11:43
Compartilhar Comente

Projeto de extensão participa de evento especial para moradores de Criciúma

Projeto de extensão participa de evento especial para moradores de Criciúma
Evento ocorreu na Escola Adolfo Back (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Professores e alunos do projeto de extensão “Habitat Saudável e Sustentável”, do Programa Território Paulo Freire da Unesc, levaram alegria para de diversos bairros de Criciúma. Sábado (22/10), na Escola Adolfo Back, no Bairro Jardim União, mais de 300 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos, tiveram oportunidade de expressar, através de brincadeiras e da arte, o lado positivo do cotidiano do Bairro onde moram.

O evento marcou as comemorações do Dia das Crianças na comunidade e foi organizado por lideranças comunitárias  dos bairros Progresso, Mina União e Vila Belmiro, com participação das agentes de saúde da Unidade Básica de Saúde do Bairro Mina União, CRAS do Bairro Santa Luzia, Aton Eventos e apoio da LBV, da escola Adolfo  Back e do projeto de extensão da Universidade.

Segundo o professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc, Jorge Luiz Vieira, para o grupo de extensão foi um momento importante de inserção na vida do Bairro, como estratégia de acolhimento de ambas as partes. “A intenção foi dar início à segunda fase do projeto, que é a de se poder conhecer, a partir da comunidade, os seus anseios. O objetivo maior é fortalecer a comunidade e suas lideranças para que consigam realizar  o que definirem como ações importantes para a melhoria da sua coletividade”, comenta.

Tiveram participação no evento as bolsistas do curso de Arquitetura e Urbanismo Liliana Esteves e Paola Soccas e do curso de Psicologia, Isabela Rodrigues e Jéssica Borges, com o apoio dos professores Jorge Luiz Vieira, João Batanolli e Rosa Nadir Jerônimo. Participaram como voluntários, os acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo Greice Colombo Aguiar, Juliana Somalliva Crocetta e Igor Costa Freitas.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 26 de outubro de 2016 às 16:52
Compartilhar Comente (1)

Projeto da Unesc orienta jovens sobre o mundo profissional

Projeto da Unesc orienta jovens sobre o mundo profissional
Participantes aprenderam a montar seus currículos online Mais imagens

Os jovens do projeto Jovem no Futuro: com Inserção ao Mundo Profissional visitaram a Unesc para receber orientações e dicas sobre a melhor maneira de ingressar no mercado de trabalho. O encrontro, que faz projetos de extensão do Territorio Paulo Freire, ocorreu na última semana. As atividades foram pautadas na montagem de currículos online, no Laboratório de Informática da Universidade.

“Durante a ação foi despertado o interesse dos jovens pelo futuro no mundo profissional, a fim de colocar na prática o que foi aprendido com a montagem dos perfis. Os participantes tambem conheceram algumas modalidades do atletismo e se divertiram durante a tarde chuvosa em que ocorreu a visita”, comentou o professor Bruno Colombo.

A visita foi organizada com as acadêmicas Giovana Colombo Baroni, Naiane Cardoso, ambas do curso de Psicologia, e Luana Manoel de Melo, do curso de Educação Física, juntamente com seus professores orientadores Zolnei Ernesta e Bruno Colombo. Além da contribuição do acadêmico de Educação Física e atleta da Unesc, Luiz Berti.

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

24 de outubro de 2016 às 11:13
Compartilhar Comente

Projeto de extensão leva educação ambiental a crianças da região

Projeto de extensão leva educação ambiental a crianças da região
Ação foi desenvolvida na Escola Municipal Caetano Ronchi, do Bairro São Defende Mais imagens

Um projeto de extensão da Unesc visitou a Escola Municipal Caetano Ronchi, do Bairro São Defende, para realizar atividades de educação ambiental. As ações do projeto Ambiente e Cidadania: Educação Ambiental em escolas do Território Paulo Freire, localizadas próximas à nascente do Bairro Santo André, foram desenvolvidas com oficinas e uma visita orientada na manhã da última quarta-feira (5/10).

Durante o encontro as crianças do quarto ano participaram da oficina “O papel da formiga na cadeia ecológica”. Já a turma do quinto ano visitou a Nascente do Loteamento Santo André. As duas atividades buscaram desenvolver conhecimentos sobre o ambiente no entorno da escola, para estimular o cuidado e manter o equilíbrio na comunidade.

O projeto é coordenado pelos professores Maristela Giassi, Elizabeth Siervi e Dourival Giassi, com o auxilio das bolsistas Joésia Campos e Jaqueline Porto. Julia Faedo e Gisele Delfino foram voluntárias na ação.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

06 de outubro de 2016 às 11:56
Compartilhar Comente