Artes Visuais - Bacharelado

Abertura da mostra TIRONAS

Em comemoração aos 48 anos do curso de Artes Visuais, o corpo docente e discente promoveram a abertura da mostra " Tironas", com pequenas histórias em quadrinhos criadas pelos acadêmicos e exposta na fachada interna do bloco  Z, num total de 60 metros. As obras são frutos do projeto Quadrinhus no Campus criado em 2015 pelos professores Alan Cichela e Sérgio Honorato. Aconteceram também dois cafés compartilhados, no intervalo da tarde e da noite onde todos os participantes trouxeram quitutes para um grande café colonial. Durante os cafés, aconteceram as performances musicais do egresso Matheus Abel.

Por: Rosilene Ricken 22 de março de 2018 às 20:11
Compartilhar Comente

Uma perspectiva do mundo pelos olhos das crianças e adolescentes do Lar Nossa Casa

Uma perspectiva do mundo pelos olhos das crianças e adolescentes do Lar Nossa Casa
Exposição pode ser visitada no Shopping Della, das 9 às 21 horas (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os olhares sobre o mundo das crianças e adolescentes, do Lar Nossa Casa vão virar uma exposição de arte. A mostra “Expressão do Eu” foi criada através de um projeto desenvolvido na Unesc, que fomentou o lado artístico dos beneficiados pela entidade. As obras podem ser visitadas a partir desta sexta-feira (24/11), no Shopping Della, das 9 às 21 horas, e fica disponível até o dia 4 de dezembro.

O projeto vem sendo desenvolvido desde 2 de outubro deste ano, e propôs que os pequenos artistas expressassem sua criatividade através de desenhos. A acadêmica de Artes Visuais e idealizadora do projeto, Paloma Marques, conta que a ideia era dar cor ao dia no Lar, e mostrar o mundo pelos olhos dos moradores. “Exploramos dentro de cada um a magia que as tintas e os lápis de cor possibilitam. Nossa proposta inicial foi tirá-los da zona de conforto e proporcionar momentos de criatividade e diversão”, explicou Paloma.

Durante a criação das obras, os artistas participaram de oficinas conduzidas por Paloma e sua colega no projeto, Oniela Machado, e pela também aluna de Artes Visuais da Unesc Camila Venzon. Elas receberam as orientações da professora Katiuscia Micaela de Oliveira.

A chegada


Paloma conta que o projeto foi bem recebido pelos 16 moradores. “Elas têm de 2 a 17 anos e ficamos muito felizes quando nos recepcionaram com muito carinho e atenção. Brincamos bastante, nos divertimos, mas eles também se concentraram e produziram com muito empenho”, destacou.

E apesar do pouco tempo, o projeto já possibilitou laços. “Foi algo desafiador, mas muito satisfatório. Eles aprenderam um pouco com a gente e nós aprendemos muito com elas. O sorriso e a alegria deles é algo contagiante e que nos marcou. Se tivermos outras oportunidades com certeza iremos seguir em frente com esse projeto”, comenta Paloma.

Lar Nossa Casa

O local atende crianças e adolescentes de zero a 18 anos. A entidade é formada por colaboradores e voluntários que buscam acolher e remover pessoas de situações de risco social.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 24 de novembro de 2017 às 11:57
Compartilhar Comente

Quadrinhus no Campus

Quadrinhus no Campus, é um projeto interdisciplinar concebido durante o segundo semestre de 2015 nas disciplinas de Ateliê de Ilustração e Imagens Digitais do curso de Artes Visuais da UNESC.

Atualmente na segunda edição, o projeto consiste no desenvolvimento de uma produção de arte sequencial no formato de tirinhas que no final do processo recebe um acabamento digital, é publicada em um blog e no formato de um livrinho em PDF.

Este trabalho objetiva apresentar aos acadêmicos o mercado de trabalho das ilustrações e quadrinhos, estabelecendo os primeiros contatos com as formas de publicação. Visa o desenvolvimento de materiais para o enriquecimento do portifólio acadêmico, por meio de uma metodologia que o aproxima da experiência profissional de trabalho.

Quadrinhus no Campus I
Quadrinhus no Campus II

Por: Rosilene Ricken 26 de outubro de 2017 às 15:50
Compartilhar Comente

Projeto Círculos de Cultura realiza oficina de teatro em escola de Criciúma

Projeto Círculos de Cultura realiza oficina de teatro em escola de Criciúma
Atividades ocorreram nesta quarta-feira (Foto: Divulgação) Mais imagens

O projeto de extensão “Círculos de Cultura: uma proposta para o Ensino Médio”, realizou uma oficina de teatro com cerca de 150 alunos do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Padre Miguel Giacca, em Criciúma. A ação ocorreu nesta quarta-feira (7/6).

Segundo a professora Eloisa Oliveira, uma das coordenadoras do projeto, ele tem o objetivo de proporcionar espaços de protagonismo para os adolescentes para debate e reflexão sobre o mundo e também sobre a importância da valorização à educação e docência.

O Círculos de Cultura também tem a coordenação dos professores Bruno Colombo e Katiuscia Kamo. O projeto envolve os cursos de Educação Física, Letras e Artes Visuais e envolve acadêmicos das disciplinas de Linguagem Teatral e Educação e Gravura e Pesquisa. Tem como bolsistas os estudantes Lucas Garcia, Laura Goulart e Gabriel da Rolt.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 09 de junho de 2017 às 21:24
Compartilhar Comente (1)

Alunos da Escola Osvaldo Hulse visitam Ateliê de Pintura de Artes Visuais

Alunos da Escola Osvaldo Hulse visitam Ateliê de Pintura de Artes Visuais
Atividade destacou a cultura afro-brasileira (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Vinte e seis alunos do sexto ano da Escola Osvaldo Hulse, de Criciúma, tiveram uma manhã diferente. Hoje (22/10), eles soltaram a criatividade no Ateliê de Pintura do curso de Artes Visuais da Unesc, durante a oficina “A cultura afro-brasileira em destaque”. A visita fez parte das atividades realizadas por professores e alunos de Artes Visuais do Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) que permite a estudantes dos cursos de Licenciatura da Universidade vivenciar o cotidiano das escolas da rede pública da região.

Os estudantes foram recebidos ao som de saxofone e se inspiraram na pintura tribal e nas cores da cultura africana para criarem suas obras. O coordenador do curso de Artes Visuais, Marcelo Feldhaus, conta que as pinturas serão expostas durante uma feira na escola Osvaldo Hulse. “Eles vieram para a Unesc buscando enriquecer suas experiências em arte. Contextualizando a proposta que passeia por diferentes linguagens artísticas, os alunos aprenderam sobre materiais de mesmo nome em linguagens artísticas diferentes, como o conceito de paleta ou palheta na música e nas cores das artes visuais”, explica.

O Pibid de Artes Visuais é coordenado pela professora Silemar Silva. O projeto na escola Osvaldo Hulse tem a participação das bolsistas Sandréia de Farias, Janete Pizzoli Pereira e Kariane do Nascimento Pavan.

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 22 de outubro de 2014 às 16:41
Compartilhar Comente