PPGDS - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico

Docente Permanente do PPGDS apresenta resultado de pesquisa na UDESC em Laguna.

Docente Permanente do PPGDS apresenta resultado de pesquisa na UDESC em Laguna.
Professora permanente e coordenadora Melissa Watanabe do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS) Mais imagens

Nesta sexta-feira, dia 28 de junho, a Professora Melissa Watanabe do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS) da UNESC realizou uma palestra como convidada na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) em Laguna.

A atividade foi realizada durante uma aula da disciplina de Administração e Legislação Pesqueira do curso de Engenharia de Pesca da UDESC. Na palestra a Profª Melissa discutiu com os alunos sobres aspectos socioeconômicos e de políticas públicas da pesca artesanal de beira de praia do município Arroio do Silva. Esta temática fez parte da Dissertação de Mestrado de Nicole Victor Gomes que defendeu sua dissertação em março de 2018 no PPGDS sob orientação da profª Melissa Watanabe.

Por: Luciana Avila De Medeiros 01 de julho de 2019 às 10:02
Compartilhar Comente

A UNESC e o PPGDS como opções para cursar Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado

A UNESC e o PPGDS como opções para cursar Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado
Na foto: Diretor de Pesquisa e Pós-graduação, Coordenadores do PPGDS e Pós-doutorandos Mais imagens

Além dos cursos de Mestrado e Doutorado, o Programa Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS) da UNESC oferece também a possibilidade de realização de estágio Pós-Doutoral ou “PostDoc” como é mundialmente conhecido. Trata-se de uma oportunidade para que pesquisadores doutores que não possuem vínculo com a UNESC possam integrar Grupos de Pesquisa consolidados e desenvolver estudos sob a supervisão de professores dos PPGs da instituição. Em 2019 a UNESC e o PPGDS recebem dois novos pós-doutorandos. O primeiro é o Dr. Rodrigo Machado proveniente da UDESC e bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD). O mesmo é Licenciado em Ciências Biológicas, Mestre em Biologia, Diversidade e Manejo da Vida Silvestre pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e Doutor em Biologia Animal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O pesquisador realizará atividades de P&D em manejo de recursos naturais e aspectos socioeconômicos de comunidades pesqueiras, sob supervisão da Profa. Dra. Melissa Watanabe. E o segundo é o Dr. César Augustus Winck, administrador e médico veterinário, docente dos PPGs em Desenvolvimento e Sociedade da UNIARP e em Sanidade e Produção Animal da UNOESC e que escolheu a UNESC para seu pós-doutoramento. O pesquisador realizará estudo buscando evidenciar Práticas sustentáveis na competitividade das organizações do sul do Brasil, incluindo o impacto do processo sucessório em organizações rurais do Oeste e Sul de Santa Catarina, sob supervisão do Prof. Dr. Miguelangelo Gianezini. Os pesquisadores já se reuniram com o Diretor de Pesquisa e Pós-graduação, Prof. Dr. Oscar Montedo e com os coordenadores do PPGDS, uma vez que além de suas atividades do pós-doutorado, auxiliarão o Programa como colaboradores externos.

Mais informações: pnpd

Por: Luciana Avila De Medeiros 12 de abril de 2019 às 16:00
Compartilhar Comente (1)

PPGDS apresenta resultado de pesquisa de dissertação em evento internacional

PPGDS apresenta resultado de pesquisa de dissertação em evento internacional
Profª Drª Melissa Watanabe - Professora Permanente e Coordenadora do PPGDS apresentando a pesquisa de dissertação de Tiago Comin Colombo Mais imagens

Professora Melissa Watanabe apresenta resultado da pesquisa de dissertação intitulada: "Analysis Of Sustainability Indicators In Irrigated Rice Production In The South Of Santa Catarina" no evento que ocorre na data de hoje (02/04/2019) da Universidade de Hamburgo (Alemanha) sediado na PUCPR em Curitiba/PR.

O evento Second world symposium on sustainability science and research, cujo tema deste ano é Universidade e comunidades sustentáveis em busca dos objetivos do milênio (agenda 2030) da ONU. Baseia-se na necessidade percebida de explorar e apresentar estudos de casos concretos que ilustrem como a Ciência e Pesquisa em Sustentabilidade, podem ajudar a atingir muitos objetivos listados no documento "Transformando o nosso mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável".

Por: Luciana Avila De Medeiros 02 de abril de 2019 às 17:21
Compartilhar Comente

Unesc tem projetos aprovados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Unesc tem projetos aprovados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Doze pesquisadores da Unesc receberão aporte financeiro do CNPq/Universal (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc colheu em 2018, os frutos dos investimentos em pesquisa que vêm sendo realizados há anos pela Instituição em diversas áreas. A pesquisa, em especial, fechou o ano com conquistas importantes, como a aprovação de três novos doutorados (em Educação, em Desenvolvimento Socioeconômico e em Ciência e Engenharia de Materiais) pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) no segundo semestre. Além disso, no fim do ano, a Unesc teve a aprovação de 12 projetos de pesquisa pelo edital de Chamada Universal do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Com isso, as iniciativas irão receber aporte financeiro para três anos de atividades, incluindo bolsas de iniciação científica para estudantes da Unesc.

Esse edital contempla projetos de todas as áreas do conhecimento. O CNPq – ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – realiza uma avaliação da importância científica e tecnológica do projeto e aprova os que considera como os melhores do Brasil.

Do montante dos recursos federais a serem destinados, 30% vai para o Norte e o Nordeste. Os outros 70% se dividem entre as regiões Centro Oeste, Sul e Sudeste. “Nossos pesquisadores estão em uma região muito competitiva. Especialmente em se tratando do eixo Rio-São Paulo, que concentra o maior número de pesquisadores e universidades. Aprovar 12 projetos em um edital Universal, independente dos valores, significa o reconhecimento da qualidade da pesquisa desenvolvida na nossa Universidade”, afirma o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Oscar Montedo.

Segundo ele, os projetos que foram aprovados em 2018 estão vinculados a temas inéditos ou que o pesquisador já está aprofundando. Os 12 professores doutores contemplados pelo edital pertencem aos PPGs (Programas de Pós-Graduação): CEM (Ciência e Engenharia de Materiais); SCol (Saúde Coletiva); CS (Ciências da Saúde), DS (Desenvolvimento Socioeconômico) e E (Educação). Além dos projetos aprovados no edital de 2018 – que começa a vigorar em 2019 – a Unesc tem outros em andamento, e que foram contemplados no edital de 2016, com vigência de 2017 a 2019.

Incentivo à iniciação científica

Montedo explica que cada projeto contemplado recebe, além do valor conforme a faixa prevista no edital, recurso para o pagamento de um bolsista de iniciação científica durante três anos. “Com essa bolsa, contribuímos para formação integral do acadêmico ao inserir aspectos da pesquisa nos estudantes participantes do projeto. Essas bolsas colaboram com a qualificação do aluno e melhoram os indicadores de desempenho da Instituição”, considera.

Pesquisa em evolução 

O diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unesc considera que a aprovação de três doutorados e de um número crescente de projetos na Chamada Universal do CNPq, faz parte de um processo de evolução da pesquisa na Universidade iniciado há alguns anos. “Com os recursos para a pesquisa no Brasil cada vez menores, ter 12 pesquisadores contemplados significa muito”, comenta.

Segundo Oscar, o apoio que a Universidade dá para a realização de estudos científicos, permite que os professores consigam reverter o fomento destinado em geração de conhecimento e produção científica. E as publicações destas pesquisas em revistas científicas reforçam a importância do que está sendo feito na Instituição. “Uma pós-graduação e uma pesquisa fortes melhoram a qualidade da graduação, porque esses professores também estão nestes cursos”.

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 16 de janeiro de 2019 às 14:01
Compartilhar Comente

Docentes do PPGDS são aprovados em Chamada Universal MCTIC/CNPQ 2018

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, divulgaram, no dia 30 de novembro de 2018, o resultado preliminar da Chamada Universal MCTIC/CNPq n. 28/2018.

Dentre os contemplados, estão nove professores da UNESC, sendo três deles do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico – PPGDS, os professores João Henrique Zanelatto, Ismael Gonçalves Alves, Miguelangelo Gianezini.

 O objetivo da Chamada Universal é apoiar projetos de pesquisa que contribuem para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação no país, independente da área do conhecimento. Para tanto, o edital de chamada de interessados fora lançado em 22 de julho de 2018 na página online do CNPq, e o prazo de submissão dos projetos findou em 17 de setembro de 2018.

O valor total destinado à totalidade de projetos selecionados atingiu R$ 200.000.000,00 (duzentos milhões de reais), sendo estipuladas três categorias de contemplados, com base nos requisitos estipulados no edital, e cada categoria terá acesso a uma parcela específica do recurso público.

Leonardo Zamparetti

Kelly Gianezini

Por: Luciana Avila De Medeiros 20 de dezembro de 2018 às 10:39
Compartilhar Comente