PPGDS - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico

PPGDS REALIZA AULA MAGNA DE 2019

PPGDS REALIZA AULA MAGNA DE 2019
Prof. Dr. Wilson Toshiro Nakamura PPGA - Mackenzie Mais imagens

“Pesquisas, Eventos e Publicações Científicas em Revistas de Alto Impacto” foi o tema da Aula Inaugural de 2019 no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico da Unesc. O Professor Dr. Wilson Toshiro Nakamura, da Universidade Mackenzi de São Paulo, foi o palestrante convidado, e falou sobre o tema na manhã de segunda-feira (29/4) na Sala 17 do Bloco P.

Na fala de abertura a Dra. Melissa Watanabe, coordenadora do Programa enfatizou que “o evento foi representativo para a história do PPGDS, por ser a primeira Aula Magna do curso de Doutorado, cuja oferta teve início em 2019/1”.

Participaram da aula Mestrandos, Doutorandos, Pós-Doutorandos e Docentes Permanentes do PPGDS, além de candidatos interessados em ingressar nas próximas turmas do Programa.

Nakamura possui formação interdisciplinar com graduações em Administração, Economia, Ciências Contábeis e em Direito. Mestrado e Doutorado em Administração. É Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, ambos da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como parecerista de diversas revistas, tais como: RAC. Revista de Administração Contemporânea, Gestão Contemporânea (FAPA), RAM. Revista de Administração Mackenzie.

Por: Luciana Avila De Medeiros 30 de abril de 2019 às 14:17
Compartilhar Comente

Unesc tem projetos aprovados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Unesc tem projetos aprovados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Doze pesquisadores da Unesc receberão aporte financeiro do CNPq/Universal (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc colheu em 2018, os frutos dos investimentos em pesquisa que vêm sendo realizados há anos pela Instituição em diversas áreas. A pesquisa, em especial, fechou o ano com conquistas importantes, como a aprovação de três novos doutorados (em Educação, em Desenvolvimento Socioeconômico e em Ciência e Engenharia de Materiais) pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) no segundo semestre. Além disso, no fim do ano, a Unesc teve a aprovação de 12 projetos de pesquisa pelo edital de Chamada Universal do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Com isso, as iniciativas irão receber aporte financeiro para três anos de atividades, incluindo bolsas de iniciação científica para estudantes da Unesc.

Esse edital contempla projetos de todas as áreas do conhecimento. O CNPq – ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – realiza uma avaliação da importância científica e tecnológica do projeto e aprova os que considera como os melhores do Brasil.

Do montante dos recursos federais a serem destinados, 30% vai para o Norte e o Nordeste. Os outros 70% se dividem entre as regiões Centro Oeste, Sul e Sudeste. “Nossos pesquisadores estão em uma região muito competitiva. Especialmente em se tratando do eixo Rio-São Paulo, que concentra o maior número de pesquisadores e universidades. Aprovar 12 projetos em um edital Universal, independente dos valores, significa o reconhecimento da qualidade da pesquisa desenvolvida na nossa Universidade”, afirma o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Oscar Montedo.

Segundo ele, os projetos que foram aprovados em 2018 estão vinculados a temas inéditos ou que o pesquisador já está aprofundando. Os 12 professores doutores contemplados pelo edital pertencem aos PPGs (Programas de Pós-Graduação): CEM (Ciência e Engenharia de Materiais); SCol (Saúde Coletiva); CS (Ciências da Saúde), DS (Desenvolvimento Socioeconômico) e E (Educação). Além dos projetos aprovados no edital de 2018 – que começa a vigorar em 2019 – a Unesc tem outros em andamento, e que foram contemplados no edital de 2016, com vigência de 2017 a 2019.

Incentivo à iniciação científica

Montedo explica que cada projeto contemplado recebe, além do valor conforme a faixa prevista no edital, recurso para o pagamento de um bolsista de iniciação científica durante três anos. “Com essa bolsa, contribuímos para formação integral do acadêmico ao inserir aspectos da pesquisa nos estudantes participantes do projeto. Essas bolsas colaboram com a qualificação do aluno e melhoram os indicadores de desempenho da Instituição”, considera.

Pesquisa em evolução 

O diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unesc considera que a aprovação de três doutorados e de um número crescente de projetos na Chamada Universal do CNPq, faz parte de um processo de evolução da pesquisa na Universidade iniciado há alguns anos. “Com os recursos para a pesquisa no Brasil cada vez menores, ter 12 pesquisadores contemplados significa muito”, comenta.

Segundo Oscar, o apoio que a Universidade dá para a realização de estudos científicos, permite que os professores consigam reverter o fomento destinado em geração de conhecimento e produção científica. E as publicações destas pesquisas em revistas científicas reforçam a importância do que está sendo feito na Instituição. “Uma pós-graduação e uma pesquisa fortes melhoram a qualidade da graduação, porque esses professores também estão nestes cursos”.

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 16 de janeiro de 2019 às 14:01
Compartilhar Comente

PPGDS UNESC aprova Doutorado em Desenvolvimento Socioeconômico

A CAPES divulgou, no dia 6 de dezembro de 2018, o resultado da avaliação das propostas de cursos de doutorado para 2019. Dentre os cursos aprovados, a UNESC aprovou o Doutorado em Desenvolvimento Socioeconômico, na área interdisciplinar.

Além dos cursos de doutorado acadêmico, foram analisadas propostas de cursos de mestrado acadêmico e mestrado profissional. A avaliação fora realizada pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), em sua 181ª Reunião, que ocorreu entre os dias 28 e 30 de novembro deste ano, em Brasília, e o resultado será ainda encaminhado ao Conselho Nacional de Educação (CNE) para deliberação. Após, deverá ainda ocorrer a homologação da aprovação pelo Ministério da Educação (MEC).

O doutorado em desenvolvimento socioeconômico integrará o rol de cursos do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico – PPGDS, da UNESC, e contará com duas linhas de pesquisa: Trabalhos e Organizações, que terá como foco o trabalho no âmbito das organizações e suas implicações no desenvolvimento socioeconômico; e Desenvolvimento e Gestão Social, que abordará as formas de organizações coletivas, movimentos sociais, seus efeitos multiplicadores na geração de emprego e renda.

O início das atividades do doutorado em desenvolvimento socioeconômico ocorrerá ainda no primeiro semestre de 2019, estando a publicação do edital de seleção de doutorandos prevista para o início do 2019.

Leonardo Zamparetti

Kelly Gianezini

Por: Luciana Avila De Medeiros 20 de dezembro de 2018 às 11:07
Compartilhar Comente (2)

Tempo de colher bons resultados: Unesc comemora a aprovação de três novos doutorados

Tempo de colher bons resultados: Unesc comemora a aprovação de três novos doutorados
Programas contemplados foram de Educação, Engenharia de Materiais e Desenvolvimento Socioeconômico (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Após um ano de grandes conquistas e desafios para a Unesc, a Universidade celebra mais vitórias: a aprovação de três doutorados para 2019. Os programas que receberam nesta semana o parecer positivo da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) foram o PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação), o PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) e o PPGCEM (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais). A conquista marca mais um salto positivo da Universidade, que encerra o ano com expectativas ainda melhores para 2019.

As notícias foram recebidas com extrema alegria por toda a comunidade acadêmica, em especial pela reitoria. Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, não há palavras que possam expressar toda a gratidão e a felicidade ao vivenciar este momento. “São programas de extrema importância, cada um em sua área, e que com certeza farão a diferença no momento em que vivemos hoje”, destacou.

Na tarde de sexta-feira (07/12) um café especial foi realizado na reitoria para celebrar a aprovação junto aos pesquisadores de cada Programa. Na oportunidade, Luciane destacou as congratulações a cada um dos envolvidos e salientou a importância de reunir todos para celebrar com afeto. “Essa é a hora de comemorar a merecida conquista após muita dedicação de toda a equipe e, logo depois dessa emoção, o foco será colocar esses programas no lugar de destaque que eles merecem. Queremos que sejam os melhores programas de doutorado e vamos trabalhar muito para isso”, disse.

De acordo com Vice-reitor Daniel Preve os cenários regional, estadual e nacional ganham com essa conquista. “Temos acompanhado a luta que existe em cada PPG. Sabemos que as aprovações são a cereja do bolo no sentido da pós-graduação e temos consciência de toda a diferença que farão, não só para a nossa comunidade, mas para a sociedade no entorno da nossa Universidade. A Unesc dá mais um passo na sua história e a Universidade de hoje não é a mesma de ontem com certeza”, salientou.

A luta, de acordo com a Pró-reitora Indianara Reynaud Toreti, continua a partir dessa conquista tão esperada e significativa para a Instituição. “Temos muita consciência de que esse resultado é fruto de uma gestão de consistência e de grupos que pegaram junto, lutaram e acreditaram muito. Contem conosco, pois sabemos que o trabalho continua e, enquanto instituição, precisamos olhar para frente, analisar como podemos fortalecer e fazer com que os programas cresçam cada vez mais e alcancem cada vez mais sucesso”, completou Indianara em sua fala aos pesquisadores.

As notícias das conquistas, para o Diretor de Pesquisa e Pós-graduação na Unesc, Oscar Montedo, chegaram nessa reta final do ano com o sentimento de alívio e muita felicidade por ser uma recompensa merecida. “Tínhamos muita segurança com relação a essa aprovação porque sabíamos que o trabalho tinha sido muito bem feito. Eu li cada uma das propostas e acreditava em cada uma, pois foram feitas com dedicação, planejamento e muito cuidado por nossas equipes. Acredito que esse seja a consolidação de um trabalho que vem sendo realizado com afinco na instituição e realmente marque uma evolução significativa para a nossa Universidade”, destaca.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 07 de dezembro de 2018 às 20:16
Compartilhar Comente

Mestrados da Unesc com inscrições abertas para disciplinas isoladas

Mestrados da Unesc com inscrições abertas para disciplinas isoladas
Quatro dos Programas de Pós-Graduação ofertam vagas para o segundo semestre (Foto: Arquivo) Mais imagens

Para os interessados em continuar a sua qualificação ainda no segundo semestre de 2018, a Unesc oferece vagas em disciplinas isoladas para seus mestrados. O PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação) e PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito) estão com inscrições abertas nos mestrados em Educação e Direito até dia 31 de julho. Além desses programas, o PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) e o PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) vão abrir inscrições para as suas disciplinas isoladas a partir de agosto.

O Mestrado em Educação oferece as disciplinas de Modo de Organização do Ensino Desenvolvimental; Educação em Saúde na Concepção Libertadora; Estudos em Educação e Filosofia da Tecnologia e de Leitura: Concepções e Ensino.

Já o Mestrado em Direito está oferecendo as disciplinas de Seminário de Pesquisa: Direitos Humanos, Cidadania e Novos Direitos: Feminismo Negro, Resistência e Lutas pela Cidadania; Direitos Humanos, Sociedade e Constitucionalismo Latino-Americano; Políticas Públicas, Direitos Geracionais e Proteção Social; Seminário de Pesquisa: Direito, Sociedade e Estado: Feminismos na América Latina e a Luta pelos Direitos das Mulheres e Direitos Humanos, Novos Direitos e Litigiosidade.

O Mestrado em Desenvolvimento Socioeconômico abrirá as inscrições para as disciplinas a partir do dia 6 de agosto. Até o dia 17 de agosto, os interessados podem se inscrever nas disciplinas oferecidas: Formação Econômica e Desenvolvimento Regional; Trabalho e Movimentos Sociais; Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural; Estratégias Políticas das Organizações; Seminário Integrado de Pesquisa e a optativa Science and Development (Ciência e Desenvolvimento).

O PPGCA abrirá as inscrições em 2 de agosto, com datas variando conforme cada disciplina do Mestrado e do Doutorado em Ciências Ambientais. As ofertadas são: Aspectos Geológicos, Climáticos e Hidrológicos; Gestão Ambiental; Ecologia Urbana; Restauração Ecológica; Ecologia de Paisagem; Meio Ambiente e Espaço Urbano; Educação Ambiental; Psicologia Ambiental; Análise de Risco; Amostragem e Análise de Dados em Ecologia Animal e Saúde e Meio Ambiente.

Para mais informações sobre os documentos necessários para as inscrições e os investimentos nas disciplinas isoladas: PPGE (48) 3431-2594; PPGD (48) 3431-4548; PPGDS (48) 3431-2624 e PPGCA (48) 3431-2595.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de julho de 2018 às 16:11
Compartilhar Comente