Cursos de Administração e Administração com Habilitação em Comércio Exterior da Unesc já formaram mais de quatro mil profissionais
Ser Unesc é um aprendizado diário. Nos prepara do sonho à profissão”. Essa é a afirmação da acadêmica da 2ª fase do curso de Administração, Manuela Beluco, que não esconde a alegria e a paixão pela profissão que escolheu. Hoje, já atua na área e é analista de inteligência comercial do Bistek Supermercados.
[Cursos de Administração e Administração com Habilitação em Comércio Exterior da Unesc já formaram mais de quatro mil profissionais] “Me apaixonei pela profissão e pelos desafios. Quando me formei no Ensino Médio e fui em busca da graduação, não restavam dúvidas: queria administração. A Unesc sempre foi a minha escolha. Todas as matérias aplicadas nos dão exemplos reais do dia a dia e os professores trazem desafios que nos auxiliavam em cada decisão”, conta.
Os cursos de Administração e Administração com habilitação em Comércio Exterior da Unesc já formaram mais de quatro mil profissionais. São especialistas que assumiram posições de liderança em empresas de todos os segmentos, como manufatura, serviço, varejo, o “agrobusiness”, entre outros.
Além da formação para a carreira executiva, o curso, segundo o coordenador, Edson Firmino Ribeiro, também protagonizou os primeiros movimentos relacionados ao empreendedorismo regional, em que muitos negócios ativos e prósperos foram empreendidos por egressos, que também passaram a desempenhar funções de lideranças em empresas de suas famílias, participando do processo de sucessão familiar.
“Muitas empresas já estão no processo de sucessão da terceira geração, conduzidas por egressos da Universidade. Formamos, portanto, administradores para atender as demandas executivas, empreendedoras, de governança e sucessão de empresas familiares, além de gestores de processos de inovação e profissionais para carreiras públicas, o que garante um alto índice de empregabilidade dos nossos acadêmicos e egressos”, enfatiza.
Matriz Curricular em constante atualização
Conforme Ribeiro, outro ponto a evidenciar diz respeito à atualização da Matriz Curricular do curso, que reproduz a competência de se adequar às necessidades de cada tempo. Atualmente, contempla uma formação inovadora, por meio de disciplinas que são organizadas em tornos de temas em evidência como branding, desenvolvimento de ecossistemas de negócios, inteligência competitiva, teoria de apoio à decisão, pesquisa de mercado, gestão estratégica, gestão do conhecimento e inovação, gestão de projetos, ética e compliance, gestão de varejo e serviços, finanças corporativas, administração pública, governança corporativa, criatividade e cultura empreendedora, lean startup, personal branding, gestão de conflitos, análise de empresas e “valuation”, termo utilizada na área para definir a avaliação de empresas. Todas as temáticas são abordadas por meio da proposta de ensino da Universidade, chamada Graduação Multi, na qual os estudantes são desafiados a desenvolver soluções conectadas à realidade.
“Durante toda a formação existem conteúdos tratados em disciplinas de tópicos emergentes que permitem com que as tendências atuais de cada eixo de formação sejam tratadas na forma de estudos de caso, projetos e outros conteúdos trabalhados a partir da aprendizagem baseada em problemas. Nossos professores mestres e doutores têm experiência na docência e no mercado de trabalho em suas áreas de atuação”, completa o professor.
Outro destaque está na disciplina de Consultoria Empresarial, desenvolvida por meio de um modelo pedagógico próprio que prepara estudantes e professores para receber as empresas em sala de aula, diagnosticar problemas e propor soluções inovadores de intervenção.
Durante a formação os acadêmicos podem participar de núcleos de estudo em diversos temas, entre eles, gestão financeira, sucessão familiar, inovação, empreendedorismo e comércio exterior. Esses núcleos, somados a um conjunto relevante de atividades, complementam a formação do estudante.
Experiência na prática
Bruno Sebastian Carvalho Mezarine está na 8ª fase do curso de Administração com habilitação em Comércio Exterior. Responsável pelo setor de exportação da empresa Mademil Polias, em Nova Veneza, ele diz que a Unesc representa uma boa parte da sua vida. [Cursos de Administração e Administração com Habilitação em Comércio Exterior da Unesc já formaram mais de quatro mil profissionais]
“Entrei na Universidade pouco antes da pandemia e, desde então, vivi mudanças que foram surgindo, tanto no curso, quanto na Instituição. Tudo o que aprendi, realmente consigo aplicar na prática. Os professores são essenciais neste processo. Posso dizer que o curso é uma comunidade. É uma oportunidade de desenvolvimento melhor na parte de trabalho”, sublinha.
Portas abertas para a transformação
Os interessados em conhecer e fazer parte das experiências proporcionadas pela Unesc, como a internacionalização e toda a gama de graduação em modelo presencial ou de Educação a Distância (EaD), podem entrar em contato com a Universidade para obter mais informações sobre as inúmeras oportunidades de bolsas, descontos e formas de ingresso pelo Whatsapp (48) 99915 0433.
Já quem procura cursos de pós-graduação pode entrar em contato pelo telefone (48) 3431 2626 e pelos cursos técnicos no telefone (48) 3431 2671 ou pelo telefone (48) 3431 4500 (whatsapp).
A Central de Atenção ao Estudante (Centac) atende calouros e veteranos pelo Whatsapp (48) (48) 99644 0170 ou no (48) 3431 2545 e presencialmente das 8h30 às 21h. Mais informações e os detalhes de cada um dos cursos disponíveis podem ser obtidas no site unesc.net. As formas de ingresso ainda podem ser conferidas pelo www.unesc.net/formas-de-ingresso.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
10 de março de 2023 às 16:17Acadêmicos do curso de Administração entregam planos de negócios para empresários em ação do Núcleo de Empreendedorismo da Unesc
Os empresários inscritos no Núcleo de Empreendedorismo da Unesc e beneficiados com a consultoria gratuita dos acadêmicos da 8ª fase do curso de Administração de Empresas, receberam das mãos dos consultores alunos, as propostas levantadas e ações sugeridas para a boa saúde das suas empresas. A entrega do relatório ocorreu na noite desta terça-feira (06/12),na última aula do ano de Práticas de Empreendedorismo, ministrada pelo professor Ricardo Pieri. A disciplina tem como objetivo assessorar empreendedores com um plano de negócios.
Neste semestre, cinco micro empresas dos ramos de turismo, semijóias, informática, fisioterapia e beleza, foram contempladas com orientações técnicas dos universitários para o alinhamento, elaboração e execução do plano de negócios dos seus devidos empreendimentos.
Conforme Pieri, orientador da atividade, esse trabalho é feito em parceria com o Núcleo, que capta essas empresas que vêm em busca de orientação para conduzir com mais profissionalismo seus negócios. “Nestes quatro meses se faz o desenvolvimento de todo o Plano. Os alunos já estão se formando e essa consultoria fecha o ciclo acadêmico de muitos. A consultoria consiste no primeiro contato com os consultados, por meio do qual são levantados os dados. A partir daí passa-se a desenvolver um modelo de negócio para cada um deles, baseado em expectativas do empresário, realidade do mercado e definição do modelo de negócio. Feito isto, os estudantes desenvolvem as estratégias empresariais definindo missão, visão e valores. Após levantados os dados e partem para o operacional, que é colocar em prática e fazer o planejamento sair do papel”, explicou.
O professor ainda acrescentou que após todo o trabalho de pesquisa é hora da construção dos planos. “Definido a estrutura eles constroem um plano de marketing, com todas as estratégias para o negócio e, por último, é elaborado o plano financeiro, com projeção para os próximos cinco anos em termos de faturamento, investimento, custos. Tudo isso pra ver se, do ponto de vista econômico, o negócio tem viabilidade ou não”, concluiu.
A acadêmica Karina Valéria aprovou a experiência desenvolvida e enalteceu a bagagem que a proposta trouxe a todos os alunos. “Entregamos o plano de negócios em parceria com o nosso empresário parceiro, Richard Junglaus. O nosso negócio era receptivo turístico, elaboração de uma rota turística com a visitação em locais de produção de cerveja artesanal e lúpulo. Foi uma parceria bem legal com interação e uma troca de conhecimentos com esse ramo da cerveja, do turismo entre nós e o empresário. Foi uma oportunidade que acrescentou bastante na nossa carreira, nessa reta final de curso. Colocar em prática tudo o que aprendemos é um sentimento de realização também. Tenho certeza que esse exercício vai contribuir muito para nossa vida profissional”, destacou
Turismo
O engenheiro agrônomo e empreendedor Richard, que já trabalha com artesanato, com hospedagem, teve a ideia de trabalhar com turismo receptivo cervejeiro. Com isso surgiu a necessidade de conhecer melhor o mercado e, assim, a ideia de procurar a Unesc para o auxiliar na montagem do novo negócio. “Para minha surpresa, com a conversa com os alunos durante o plano de negócio, se criaram novas possibilidades de possibilidades e também de produtos, no qual eu não tinha pensado. Então foi uma troca, foi um aprendizado importante . Eu trouxe um pouco da minha experiência, mas eles me deram muito da sua expertise acadêmica. Estou agradecido pelo plano, ele vai ser avaliado, ver a aplicabilidade e colocado em prática, com certeza”, agradeceu.
Saúde
Para a empresária Bruna Vefago, muitas foram as inspirações trazidas pelos estudantes para o seu negócio. “Eu, como profissional da saúde, aprendi a ser técnica, não administradora. Temos ideias, mas nem sempre elas são aplicáveis no formato que imaginamos. A proposta que eu tinha em mente é sensacional, só que o formato desenhado não seria viável pela falta de profissionais capacitados e pelos custos. Com a assessoria dos acadêmicos, chegamos a conclusão de que precisaremos ir por outros caminhos. Foi muito gratificante participar dessa experiência. Só tenho a agradecer a Unesc e aos professores e alunos que elaboraram o plano de negócios para mim”, comentou.
Informática
O micro empresário Alisson Bergman Belluco, de Urussanga, trabalha com informática e possui uma empresa de tecnologia, voltada para a recuperação de dados. “Eu vim para a Universidade em busca da orientação administrativa. Eu sou um técnico, não sou formado na área de gestão, não tenho experiência. Por isso vim em busca de apoio no Núcleo de Empreendedorismo da Unesc. Eu não tinha noção da organização da empresa. O dinheiro estava bagunçado, não sabia o custo da mão de obra, comprava material e não controlava o estoque. Agora, após a consultoria e com o plano de negócios, tudo está mais organizado. Tenho as tabelas bem definidas e vou seguir o planejamento que os alunos planejaram. Vai dar tudo certo!” otimista, agradeceu.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
07 de dezembro de 2022 às 16:27Projetos de Extensão são socializados em Fóruns na Unesc
A diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias (Dirext) da Unesc realiza nesta quinzena do mês de novembro o Fórum “Socializar as atividades desenvolvidas pelos projetos de extensão”. O objetivo é divulgar as ações que estão sendo realizadas pela Universidade, e servem para avaliar os programas extensionistas realizados no período, bem como, analisar as propostas sugeridas, para o futuro planejamento e fortalecimento da Extensão na nossa Universidade Comunitária. Os encontros ocorrem em seis etapas e são divididos por área de conhecimento e os do Território Paulo Freire I e II.
Nesta quarta-feira (16/11), no auditório Edson Rodrigues, foram apresentadas, por meio de pitches, as atividades da área de Ciências Sociais Aplicadas (CSA). No período noturno foi a vez das ações desenvolvidas nas Ciências, Engenharias e Tecnologias (CET). Na manhã de quinta-feira (17/11), foram apresentados os programas da área das Ciências da Saúde e no vespertino os trabalhos de Humanidades, Ciências e Educação.
Na próxima segunda-feira (21/11), à tarde, no Bloco O, serão demonstrados os resultados dos Territórios Paulo Freire I e II. O encerramento dos Fóruns ocorre no período vespertino, no Bloco R, com a presença de todos os extensionistas, onde serão apresentadas as propostas dos envolvidos, e que norteará o Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI) e os editais para o próximo biênio. As sugestões serão compiladas dos questionários que professores e alunos estarão respondendo neste período.
Aumento das atividades
Os professores ainda mencionaram que, em comparação com os editais de projetos internos da Unesc neste último biênio (2021/2022) com o biênio anterior (2019/2020), ocorreu um aumento de 25% no número de atividades. Atualmente, a diretoria desenvolve cerca de 80 projetos executados por meio dos editais 358, 359 e 360 e com a participação de 217 docentes e cerca de 160 alunos.
Números que impressionam
Os números das atividades extensionistas são gigantes e marca a presença da Unesc como uma Universidade Comunitária que se faz presente nos mais diversos segmentos da sociedade do Extremo Sul Catarinense. São mais de 221 projetos e programas realizados em mais de 45 municípios da Amrec, Amesc e Amurel, e no Rio Grande do Sul, com o engajamento em ações e projetos de extensão de 729 acadêmicos bolsistas e 82 voluntários, dentro dos editais internos, externos, setores e realizados pelos cursos.
ODS
Os projetos e programas atendem aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Neste ano foram 52 ações comunitárias realizadas que beneficiaram cerca de 4 mil pessoas.
Graduação Multi
A partir de 2023 todos os cursos da Graduação Multi terão atividades curriculares de extensão, computando o mínimo de 10% do total da carga horária do curso em extensão ligadas a comunidade externa da instituição.
Universidade premiada
A nossa Universidade Comunitária, participante da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), por anos consecutivos vem sendo reconhecida com o Prêmio de Responsabilidade Social conferido pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), e pelo Top Of Mind, como a marca mais lembrada do estado, e por ser a Universidade mais empreendedora de Santa Catarina.
Para a diretora da Dirext, Fernanda Sonego, todas essas iniciativas é para a prezar pela indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, atrelando a inovação e a cultura como transversais ao processo de aprendizagem. "Também valorizamos a experiência como o grande diferencial na formação de nossos acadêmicos. Motivos pelos quais temos contribuído significativamente para o desenvolvimento social, econômico, cultural, político de toda nossa região”, afirmou.
Mesmo estando em Aracajú(SE), representando a Universidade em um encontro de Educação Superior, a pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa, Inovação e Extensão Comunitária (Propiex), Gisele Coelho Lopes, transmitiu sua mensagem via Google-Meet aos participantes nas duas oportunidades do dia.
“Nosso intuito é entender o que fizemos, mas também refletir quais são as oportunidades que nós temos para poder aprimorar aquilo que estamos fazendo. Vivemos um momento diferente dos últimos anos, em que a Extensão se coloca, cada vez mais, como lugar estratégico na nossa instituição. Ela possibilita também, aos nossos estudantes, uma experiência formativa, não somente pela perspectiva do Edital, mas também na curricularização da Extensão, colocando o acadêmico no centro deste conhecimento", destacou Gisele.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
21 de novembro de 2022 às 15:48Unesc está com inscrições abertas para o Pibid e Residência Pedagógica
Acadêmicos de Licenciatura da Unesc e professores das redes públicas estadual e municipal de ensino tem mais uma grande oportunidade de ampliarem conhecimentos. A Unesc está com inscrições abertas para o processo seletivo de bolsistas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e o Programa Institucional de Residência Pedagógica. Interessados podem se inscrever até segunda-feira (03/10) nos dois programas do governo federal.
Os projetos acolhem acadêmicos que tenham cursado o mínimo de 50% do curso ou estejam frequentando a partir do 5º período e professores com dois anos de experiência no magistério na Educação Básica.
Além de garantirem diferenciais para seus currículos, os selecionados receberão uma bolsa de estudos como auxílio financeiro mensal e pagamento de acordo com o cronograma da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O resultado preliminar será divulgado dia 5 de outubro pelo site da Unesc.
“É uma ótima oportunidade de ampliar os conhecimentos na escola. Tanto o Pibid quanto a Residência Pedagógica visam proporcionar aos acadêmicos uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que estão inseridos”, comenta Schlickmann.
Sobre os programas:
O Pibid oferece bolsas de iniciação à docência a estudantes de cursos de licenciatura que desenvolvam atividades pedagógicas em escolas da rede pública de educação básica; a coordenadores institucionais que articulem e implementem o programa em universidades ou institutos federais de educação, ciência e tecnologia; a coordenadores de área envolvidos na orientação aos bolsistas e, ainda, a professores de escolas públicas responsáveis pela supervisão dos licenciandos.
O Programa de Residência Pedagógica, da Capes, tem a finalidade de contribuir para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura. O objetivo é induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão de licenciandos na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.
Regras, editais e inscrições
São 180 bolsas disponíveis entre os cursos de Arte, Ensino Religioso e História, Educação Física Licenciatura, Matemática, Geografia, Química, Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Pedagogia e 25 bolsas para os professores das redes públicas estadual e municipal.
As regras completas para participação e a documentação necessária para concorrer às vagas podem ser encontradas nos editais já publicados no site da Unesc.
Pibid
Professor supervisor
Edital: https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/142/2022/2
Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd12Noa_J3TtJnbfpYz6keIFDxY3R81wSgQEBlmpDvE-JtDWg/viewform
Aluno bolsista
Edital: https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/141/2022/2
Inscrições:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfrgP8QDfPfA545NVjsJgjbOhdIY0cc7-PmEV-JjthKZRCkvg/viewform
Residência Pedagógica
Professor preceptor
Edital:
https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/219/2022/2
Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScVYgWTESJQAk1lnM6lADidszSOUnVIBbICJTxeK_We6vz6KA/viewform
Aluno bolsista
Edital: https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/218/2022/2
Inscrições:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfrgP8QDfPfA545NVjsJgjbOhdIY0cc7-PmEV-JjthKZRCkvg/viewform
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
30 de setembro de 2022 às 13:10Comunidade acadêmica ajudará a construir novo site da Unesc e ganhará prêmios
O novo site da Unesc está chegando. Uma página online totalmente renovada, com um visual moderno e ainda mais interativo. O unesc.net é a casa virtual da Universidade e, por isso, os próximos passos dessa construção serão desenvolvidos com ideias e sugestões da comunidade acadêmica.
Para isso, a Instituição lançou nesta segunda-feira (12/09), a campanha "Fique à vontade, a home é sua!", um “desafio” para selecionar um grupo criativo de participantes que vai dar “pitacos” nas próximas etapas da construção do site.
“O novo site da Unesc é mais moderno e de fácil acesso, contando com todos os serviços que facilitam a vida dos nossos alunos e demonstram a nossa ‘cara’, a qualidade da Unesc em tudo o que faz. A colaboração da comunidade acadêmica nesse processo é de fundamental importância, pois é ela a razão da existência da nossa Universidade Comunitária”, destaca a reitora, Luciane Bisognin Ceretta.
Como participar
A iniciativa ocorre de terça-feira (12/09) a sexta-feira (16/09), por meio de quatro missões divertidas no Instagram @unescoficial, sendo uma a cada dia.
Para participar, os acadêmicos precisam apenas acompanhar diariamente as publicações na rede social e cumprir as missões, conforme o regulamento, marcando a @unescoficial e citando a hashtag #MinhaHomeUnesc.
Prêmios
Uma banca julgadora irá escolher os ganhadores que serão conhecidos na próxima segunda-feira (19/09), data do lançamento oficial do site. Além de tornarem-se embaixadores da página, os vencedores serão premiados com cinco kindles, cinco headfones e 20 vales nas cantinas e livrarias da Unesc.
“Os presentes são formas de incentivar a participação e retribuir a atenção dos nossos estudantes interessados em fazer com o que resultado seja o melhor possível”, destaca a reitora.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
13 de setembro de 2022 às 09:19
Newsletter
RSS