Grupo De Estudos e Pesquisa em Desenvolvimento Docente e o Mundo do Trabalho em Educação Física

Mobilizando saberes docentes na educação física escolar: a construção do conhecimento sobre inclusão

 Victor J. Santos da Conceição, Hugo Norberto Krug, Edna Venson

Resumo

Este estudo objetivou compreender como os professores buscam o conhecimento sobre a inclusão, para atuar com os Alunos com Necessidades Educacionais Especiais (ANEE), incluídos nas aulas de Educação Física em turmas comuns do ensino fundamental. Participaram desta pesquisa três colaboradoras, professoras de Educação Física regentes de classe no ensino fundamental. Como instrumento para a coleta de dados foi utilizada uma entrevista semi-estuturada, cujas informações foram transcritas e analisadas através do levantamento das unidades de significado e construção de categorias de análise. Os resultados mostraram que as três professoras entrevistadas tiveram contato direto com a Educação Física durante a sua vida escolar, bem como com o esporte de rendimento. Isso fez com que as mesmas optassem pela formação na área, e foi somente depois de terem um aluno incluído em suas aulas, é que foram em busca de uma especialização sobre a inclusão na Educação Física Escolar.

Mais informações: http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/educacaoespecial/article/view/6566

Por: Victor Julierme Santos Da Conceicao 15 de setembro de 2014 às 17:51
Compartilhar Comente

DAR VOZ AOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: AS HISTÓRIAS DE VIDA SOBRE OS MOMENTOS SIGNIFICATIVOS EM RELAÇÃO AS FASES DA CARREIRA DOCENTE

 Hugo Norberto Krug, Rodrigo de Rosso Krug, Victor Julierme Santos da Conceição

 

 

Resumo


Este estudo objetivou analisar a carreira de professores de Educação Física Escolar de uma cidade do sul do Brasil, numa perspectiva de desenvolvimento profissional e de percurso de formação, identificando os momentos significativos desse mesmo percurso, e, ainda, caracterizando os momentos identificados considerando as fases do percurso profissional docente. A metodologia caracterizou-se como qualitativa com abordagem (auto)biográfica onde utilizamos a narrativa oral que foi gravada, transcrita e analisada à luz da identificação dos significados. Participaram dez professoras. Concluímos que os melhores e piores momentos, os problemas sentidos, os momentos de ruptura profissional e a motivação para a carreira podem ocorrer em quaisquer momentos da docência, independentemente da fase do percurso profissional e por diversas razões. Estes traços caracterizadores ajudam a delinear um perfil de carreira que, mesmo não sendo de forma linear entre as professoras, deixam marcas positivas e/ou negativas.

Mais informações: http://periodicos.uems.br/novo/index.php/interfaces/article/viewArticle/3898

Por: Victor Julierme Santos Da Conceicao 15 de setembro de 2014 às 17:44
Compartilhar Comente

Aspectos éticos em pesquisa em ciências sociais: um debate necessário

 

Resumo

 

O presente texto trata de apresentar uma compreensão sobre os aspectos éticos em pesquisas desenvolvidas dentro da abordagem qualitativa. Para isso, são utilizados como campo de debate, estudos etnográficos, cujo foco, é a utilização de narrativas como forma de obtenção dos dados. A crítica é construída, na compreensão de que os princípios da ética, utilizados para avaliar os estudos acadêmicos, são compreendidos através de um referencial biomédico.

Unitermos: Pesquisa. Ciências sociais. Aspectos éticos. Abordagem qualitativa.

 

Mais informações: http://www.efdeportes.com/efd171/aspectos-eticos-em-pesquisa-em-ciencias-sociais.htm

Por: Victor Julierme Santos Da Conceicao 15 de setembro de 2014 às 17:56
Compartilhar Comente

Cultura docente e cultura escolar: alguns apontamentos sobre etnografias educacionais em Educação Física

 

 

Resumo

Este estudo trata-se de uma revisão bibliográfica sobre os temas cultura docente e cultura escolar a partir pesquisas etnográficas na área da educação física. Após a análise dos periódicos da área, observamos pouca ocorrência de estudos referentes ao tema. Após a leitura dos textos realizamos uma análise dos pontos em comum e observamos o quanto estes aspectos são relevantes para a prática educativa cotidiana dos professores de Educação Física. Este texto mostra que a singularidade da cultura escolar, aponta situações comuns sobre o trabalho do professor de Educação Física.

Unitermos: Cultura docente. Cultura escolar. Educação Física.

 

Mais informações: http://www.efdeportes.com/efd183/etnografias-educacionais-em-educacao-fisica.htm

Por: Victor Julierme Santos Da Conceicao 15 de setembro de 2014 às 17:41
Compartilhar Comente

AVALIANDO A FORMAÇÃO INICIAL: A PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

 Hugo Norberto Krug, Andressa Aita Ivo, Franciele Roos da Silva Ilha, Rodrigo de Rosso Krug, Victor Julierme Santos da Conceição

Resumo


Resumo: Esta investigação objetivou analisar pontos positivos e negativos da formação inicial oferecida por um Curso de Licenciatura em Educação Física de uma universidade pública da região Sul do Brasil, na percepção de acadêmicos. A investigação caracterizou-se pelo enfoque fenomenológico sob a forma de estudo de caso com abordagem qualitativa. O instrumento para a coleta de informações foi um questionário com perguntas abertas. A interpretação das informações foi a análise de conteúdo. Os participantes foram 20 acadêmicos do 8º semestre de um Curso de Licenciatura em Educação Física. Foi possível identificar vários pontos positivos (15) e negativos (13) da formação inicial na percepção dos acadêmicos estudados.

Palavras-chave: Educação Física. Formação de professores. Formação inicial.
Avaliação

Mais informações: http://editora.unoesc.edu.br/index.php/roteiro/article/view/2869

Por: Victor Julierme Santos Da Conceicao 15 de setembro de 2014 às 17:40
Compartilhar Comente