Programa de Residência Multiprofissional

Projeto Viver SUS: dia de embarcar em uma grande experiência

Projeto Viver SUS: dia de embarcar em uma grande experiência
Estudantes da área da saúde e residentes estarão em sete municípios até sexta-feira (19/7) (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

O campus da Unesc foi tomado pelo desejo de fazer a diferença e os 70 participantes do Viver SUS (Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde) embarcaram em mais uma jornada. A segunda-feira (15/7) amanheceu fria e chuvosa, mas logo foi aquecida pelos estudantes da área da saúde e residentes do Programa de Residência Multiprofissional da Universidade. Eles estarão em sete municípios do Sul catarinenses até sexta-feira (19/7), para aprender e colaborar com os processos voltados ao SUS. Nesta edição, o evento será marcado pelo aniversário de 25 anos da Estratégia Saúde da Família. 

A animação dos participantes é resultado do novo formato do Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde, com foco na prática e na inserção comunitária. “A ideia é aproximar os integrantes e a comunidade, em uma forma mais atuante de atendimento. Este novo olhar proporcionará momentos de observação das demandas em saúde e de construção para atende-las. Nos dias finais de experiências, o que foi pensado resultará em ações práticas que farão diferença na realidade local”, conta o assessor de Ações Comunitárias e atual coordenador do projeto, Rafael Amaral.

A residente Nayara Moraes está participando pela primeira vez. Ela viu no Viver Sus a possibilidade de colaborar. “Estou muito entusiasmada com a experiência de vivenciar a realidade e poder auxiliar nos assuntos de necessidade local. É uma oportunidade única e espero contribuir com melhorias para as problemáticas do município”, afirma.

Já Taira de Oliveira, também residente, está participando pela terceira vez. Para ela, o Viver Sus vai além de um projeto de extensão. “É um paradigma na vida profissional de quem participa. Quando participei em 2016, a primeira vez, não imaginava os efeitos que causaria em minha trajetória. Hoje sou psicóloga. Minha profissão é voltada, em grande maioria, para um público particular. Assim o Viver SUS me fez ver além do consultório, e me mostrou uma rede de atenção que funciona, e pode proporcionar qualidade de vida aos usuários”, destaca.

Para a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, histórias como as Taira e Nayara se completam e dão vida ao Projeto. “A troca de conhecimentos resulta em contribuições para o município, para a trajetória profissional dos participantes e para a integração dos colegas e das áreas de conhecimento. É um novo olhar, que transforma realidades e relações ao aproximar a Universidade da comunidade”, afirma.

Nesta edição, os representantes da Unesc estarão presentes em Criciúma, Nova Veneza, Sangão, Jaguaruna, Turvo, Sombrio e Balneário Gaivota, comtemplando as regiões da AMREC (Associação dos Municípios da Região Carbonífera), AMUREL (Associação dos Municípios da Região de Laguna) e AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense).

Estão presentes no Projeto acadêmicos dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Educação Física - Bacharelado, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Psicologia e Odontologia da Universidade, e os residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica, Saúde da Família e Saúde Mental. Antes de os municípios receberem os visitantes, os integrantes participaram de uma capacitação.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 15 de julho de 2019 às 10:40
Compartilhar Comente

Professor da Unesc contribui para pesquisa em âmbito nacional

Professor da Unesc contribui para pesquisa em âmbito nacional
Trabalho é realizado de forma colaborativa entre pesquisadores (Foto: Divulgação) Mais imagens

O professor da Unesc Jacks Soratto, tem contribuído com pesquisas sobre saúde do trabalhador em nível nacional. Na última sexta-feira e sábado (5 e 6/7), o pesquisador esteve na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) participando de encontro do grupo Práxis (Laboratório de Pesquisa sobre Trabalho, Ética, Saúde e Enfermagem), sobre “Inovação tecnológica não material em saúde: cargas de trabalho e satisfação”.

Soratto é pesquisador colaborador do grupo, também integrado pela UEA (Universidade Estadual do Amazonas), UnB (Universidade de Brasília), UFRN (Universidade Federal do Rio Grande Norte) e UFSC.

“A pesquisa feita de forma colaborativa em âmbito nacional, promove uma reflexão sobre carga de trabalho e satisfação, no contexto da tensão climática da saúde dos trabalhadores e dos gestores”, explica.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 08 de julho de 2019 às 10:30
Compartilhar Comente

Unesc recebe programa Ponto a Ponto e evidencia campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul

Unesc recebe programa Ponto a Ponto e evidencia campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul
Transmissão ocorreu na tarde desta terça-feira (30/10) (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

As campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul foram destaques no programa Ponto a Ponto, da rádio Som Maior, transmitido da Unesc na tarde desta terça-feira (30/10). A apresentadora Pity Búrigo conversou com professores e especialistas da Universidade sobre câncer de mama e de próstata e ações desenvolvidas pela Universidade para promover saúde.

Pity conta que o objetivo do programa, realizado na Unesc, é manter a discussão sobre o assunto e fomentar novas reflexões. “Estamos no fim de outubro, mas isso não quer dizer que as mulheres devem parar de se cuidar. Para elas, todo o dia é dia de atenção”, frisa a apresentadora.

A pró-reitora acadêmica da Universidade, Indianara Reynaud Toretti, afirma que promover ações pensando no bem-estar das pessoas faz parte da missão da Unesc. “A Instituição tem um compromisso com a comunidade. Neste mês, vestimos o campus de rosa, chamamos atenção para os assuntos e desenvolvemos atividades para conscientização”, conta.

Também participaram do programa a cirurgiã plástica formada pela Unesc, Fernanda Buss; o professor de medicina da Instituição, Gustavo Silveira; o coordenador do Programa de Residência Multiprofissional, Jacks Soratto, e a coordenadora do curso de Enfermagem da Unesc, Ioná Vieira Bez Birolo.

Saiba mais sobre as ações promovidas pela Unesc 

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 30 de outubro de 2018 às 18:32
Compartilhar Comente

Unesc debate contribuições do SUS para a saúde pública no Brasil

Unesc debate contribuições do SUS para a saúde pública no Brasil
Evento comemora os 30 anos do Sistema Único de Saúde (Foto: Divulgação) Mais imagens

“E se o SUS acabar? O que nós temos a ver com isso?” Estes e outros questionamentos serão feitos na 3ª Jornada Acadêmica de Saúde e no 8º Simpósio da Residência Multiprofissional, que ocorrem em conjunto de segunda a quarta-feira (8/10 a 10/10) no Auditório Ruy Hülse.

Em dois dias de conversas, o evento vai promover oito encontros, entre mesas redondas, palestras, Aula Magna e um ato em favor do SUS. A Jornada e o Simpósio são abertos ao público. A programação e as inscrições estão disponíveis no link.   

Garantir um SUS com qualidade

A mestranda do PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) e integrante do Programa de Residência Multiprofissional, Giovana Vito Mondardo, destaca a importância de se falar sobre o SUS e ressalta a escolha da temática como uma celebração pela conquista do Sistema Único de Saúde. “Precisamos refletir sobre as grandes perdas no Brasil, principalmente neste momento político, e evitar que o SUS seja mais uma derrota. Em 2018 comemoramos 30 anos da garantia do Sistema e suas potencialidades como um direito do brasileiro. Nestes encontros, em que vamos buscar fazer a diferença, a Unesc vai mais uma vez ser crítica e se engajar no contexto de uma saúde pública de qualidade”, afirma.

Segundo Giovana, o evento pode impactar diretamente a vida do cidadão. “Além de celebrar, queremos buscar saídas para a crise e para o futuro desastroso que a saúde no Brasil se encaminha. É um momento de desmonte do que é oferecido aos brasileiros. O congelamento nos investimentos em saúde para os próximos 20 anos é apenas mais um exemplo da perda dos nossos direitos”, completa.

Os resultados das discussões serão compartilhados no último dia de evento, quarta-feira, quando ocorrerá uma roda de conversa com secretários de saúde da Amrec (Associação dos Municípios da Região Carbonífera) e a entrega da Carta Proposta, um documento que será elaborado pelos participantes da Jornada e do Simpósio.

O serviço de saúde mais utilizado do Brasil

A importância do SUS já foi evidenciada na Unesc. Em setembro de 2016, a Jornada Acadêmica de Saúde debateu o assunto e destacou que 70% da população brasileira procura pelas unidades públicas de saúde. A pesquisa é do Ministério da Saúde, realizada em parceria com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O evento é uma realização do Programa de Residência Multiprofissional, do PPGSCol e do Núcleo de Saúde Coletiva.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 05 de outubro de 2018 às 16:24
Compartilhar Comente

Escola de Inverno da Unesc vai atualizar profissionais e estudantes sobre mudanças na saúde

Escola de Inverno da Unesc vai atualizar profissionais e estudantes sobre mudanças na saúde
Evento ocorre nos dias 9 e 10 de julho (Foto: Divulgação) Mais imagens

O conhecimento continua sendo compartilhado durante as férias na Unesc. É a Escola de Inverno da Saúde, que vai atualizar profissionais e estudantes sobre as tendências na área. O evento, promovido pelo Programa de Residência Multiprofissional, vai proporcionar 12 encontros nos dias 9 e 10 de julho. A programação conta com palestras, oficinas e atrações culturais.

Nesta edição, com a temática “Práticas integrativas e complementares: Uma nova cultura de saúde”, as trocas de conhecimentos vão ser direcionadas aos novos serviços integrados ao SUS (Sistema Único de Saúde) – que passaram de 19 para 29 e incluem terapias como acupuntura.

Segundo o professor Leandro Fernandes Maffei, que faz parte da comissão organizadora do encontro e psicólogo do Programa, dez novas técnicas de cuidados com a saúde foram integradas ao SUS, tornando o assunto a ser debatido e aprendido, de grande importância. “São práticas complementares que auxiliam o profissional durante exames e tratamentos. As novidades contribuem com relaxamento, autoconhecimento e controle, tornando os procedimentos mais eficazes. Estes novos meios de cuidados vão passar a ser presentes no dia a dia do médico, do enfermeiro ou de outros trabalhadores que cuidam da saúde, tornando indispensável sua discussão”, contou Maffei.

Ele explica ainda que o participante deve realizar a inscrição conforme os horários disponíveis. “Algumas das atividades estão programadas para ocorrer no mesmo dia e horário, em locais diferentes”, explicou o organizador.

Os assuntos serão colocados em debate por especialistas, como o professor doutor Li Shih Min, da UFSC, que ministra a palestra de abertura no dia 9 de julho, das 19 às 22 horas, no Auditório Edson Rodrigues, localizado na sala 19 do bloco P.

Para participar é necessário realizar inscrição prévia clicando aqui.

A Escola de Inverno é realizada todos os anos na Unesc e proporciona um espaço para discussão, reflexão e novos aprendizados sobre saúde, em suas diversas áreas de atuação.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 26 de junho de 2018 às 16:26
Compartilhar Comente