Programa de Residência Multiprofissional

Nova turma do Programa de Residência Multiprofissional inicia atuação em Criciúma

Nova turma do Programa de Residência Multiprofissional inicia atuação em Criciúma
Grupo vai desenvolver atividades por dois anos em Unidades de Saúde (Foto: Decom) Mais imagens

Um novo grupo de profissionais de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Educação Física (Bacharelado) vai iniciar os trabalhos na comunidade, por meio do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde. Na manhã desta terça-feira (13/3), os 21 residentes, acompanhados por professores e gestores da Unesc participaram de um encontro com o prefeito Clésio Salvaro e representantes do poder público, para uma apresentação dos participantes desta edição do Programa. Eles vão passar dois anos desenvolvendo atividades e estudos em 20 Unidades de Saúde de Criciúma, com bolsa dos Ministérios da Saúde e da Educação.

Segundo a reitora da Unesc, Luciane Ceretta, esta é a nona turma de Residência Multiprofissional em parceria com a prefeitura, uma parceria caracterizada por ela como muito forte, muito sólida. A reitora, responsável pela implantação do Programa na Universidade, há dez anos, comenta que ele tem dupla finalidade. “Ele oferece uma formação para a prática e, portanto, faz toda uma articulação com a graduação, qualificando muito o ensino na área da saúde coletiva. Também qualifica o cenário de práticas, na medida em que este residente transita tanto no atendimento nas diferentes áreas que ele faz parte nas Unidades de Saúde quanto na sala de aula dentro da Instituição nas atividades de pesquisa, de extensão e acompanhando as atividades de ensino”, salienta.

De acordo com Luciane, o Programa de Residência Multiprofissional vem ao encontro das necessidades no cenário nacional. “O Brasil hoje precisa de profissionais cada vez mais qualificados, sobretudo na área da saúde parta dar atenção necessária às demandas que vem das pessoas, que são sempre maiores, até por conta da longevidade. A Unesc então participa dessa formação que tem essa perspectiva, como Universidade Comunitária que é, está sempre à frente de seu tempo e buscando novas alternativas para qualificar a sua atuação”, afirma a reitora.

Salvaro deu as boas-vindas aos residentes, desejou sucesso nas atividades e salientou a importância de parcerias como esta feita com a Unesc para o desenvolvimento do município. "Cada um deve aproveitar a oportunidade que está recebendo e se esforçar para prestar um ótimo serviço aos criciumenses. Nós buscamos o mesmo propósito, que é oferecer uma saúde resolutiva, de qualidade e humanizada. Vocês serão muito importantes para a saúde pública durante os dois anos de duração da residência, e ao final do programa, esperamos que permaneçam conosco”, comenta Salvaro.

Conforme o coordenador do Programa de Residência Multiprofissional da Unesc, Jacks Soratto, os residentes começam a atuar a partir do dia 19 de março nas Unidades de Saúde e nestas últimas duas semanas, eles estão passando por um acolhimento pela equipe do Programa e representantes do poder público. “Eles participam ativamente do dia a dia das Unidades de Saúde e são inseridos nos serviços. Também têm contato com locais de atendimento como o Capes e hospitais, além de uma carga teórica. O objetivo principal do Residência Multiprofissional é a aprendizagem em serviço. É colaborar para que eles sejam profissionais diferentes e que colaborem com a mudança de cenário de práticas”, afirma Jacks.

O evento teve a participação da pró-reitora Acadêmica, Indianara Becker, da coordenadora do PPGSCol (Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva – Mestrado Profissional) e tutora da Residência, Lisiane Tuon, da diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, da secretária de Saúde de Criciúma, Franciele Gava e do secretário de Governo, Arleu da Silveira.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 13 de março de 2018 às 14:54
Compartilhar Comente

Simpósio de Residencia Multiprofissional está com inscrições e submissões de trabalhos abertas

Simpósio de Residencia Multiprofissional está com inscrições e submissões de trabalhos abertas
Mais imagens

Todos os anos o Programa de Residência Multiprofissional da UNESC realiza o Simpósio de Residencia Multiprofissional. No ano de 2017 será trabalhada a temática Saúde do Idoso. As atividades do simpósio tem inicio na segunda feira (11), no periodo noturno e se estendem na terça feira (12). O evento conta com espaço para apresentações de trabalho, que podem ser submetidos até dia 08 de setembro. 

 

 

As inscrições e submissões podem ser realizadas no site: www.doity.com/simposioresidencia2017 e tem o valor de R$20,00. 

 

 

Por: Carla Sasso Simon 05 de setembro de 2017 às 20:50
Compartilhar

Residência Multiprofissional em Saúde forma segunda turma

Residência Multiprofissional em Saúde forma segunda turma
Foto: Milena Spilere Nandi Mais imagens

“Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já têm a forma do nosso corpo e esquecer os nossos caminhos que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia, e não ousarmos fazê-la, teremos ficado para sempre, à margem de nós mesmos”. Citando Fernando Pessoa no discurso de formatura na noite de hoje (18/4), o pós-graduando do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família da Unesc, Gustavo de Oliveira, deixou claro que a experiência valeu a pena e que os formandos já não eram mais os mesmos. Oliveira é profissional de Educação Física, e com outros seis profissionais da área da Saúde passou dois anos aliando teoria à prática nas unidades básicas de saúde de Criciúma, por intermédio do PSF (Programa Saúde da Família), e sob a orientação de professores da Unesc.

No Auditório Ruy Hülse, na Unesc, profissionais de Farmácia, Educação Física, Odontologia, Enfermagem, Fisioterapia e Psicologia receberam o certificado de conclusão do programa, na presença da família e de amigos. A primeira turma de residentes se formou no dia 14 de setembro de 2012. O Programa é desenvolvido pela Unesc, em parceria com a Prefeitura de Criciúma e os Ministérios da Saúde e da Educação e possui outras turmas em andamento.

“O que fazemos só têm sentido se os benefícios chegarem à comunidade. O Residência Multiprofissional é mais que um programa, é mais que uma ideia. É algo que nos engrandece enquanto instituição, enquanto cidadãos, enquanto profissionais”, afirmou o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Ricardo Pinho.

Segundo a diretora da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde da Unesc) e coordenadora do Programa, Luciane Bisognin Ceretta, a passagem dos profissionais pelas unidades de saúde mudou tanto a vida deles quanto das pessoas atendidas. “Trata-se de um projeto diferente. Nele existe interdisciplinaridade, trabalho em equipe, parceria, acolhimento”.

A coordenadora da Corema (Comissão da Residência Multiprofissional), Ioná Vieira Bez Birolo, afirmou que, ao fortalecer a atenção básica, melhora-se a qualidade do atendimento em saúde. “Trabalhar em saúde só faz sentido se influenciar na melhoria da qualidade de vida das pessoas”.

A patronesse da turma, a secretária do Sistema de Saúde de Criciúma e vereadora, Geovânea de Sá, enfatizou a importância do trabalho de cada profissional para melhorar a qualidade de vida da coletividade. “Tenho certeza de que nos locais em que vocês estiveram, além de substanciais trocas de conhecimento entre profissionais, vocês beneficiaram vários cidadãos. Agradecemos a vocês à Universidade, que sempre foi parceira em questões importantes para o município”.

Franciele Gava foi a Professora Homenageada da turma e a professora Josete Mazon, a Amiga da Turma.

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 18 de abril de 2013 às 22:35
Compartilhar Comente