Unesc protagoniza edição especial da Revista Arkeos sobre a América do Sul
Confira na íntegra a matéria aqui
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
20 de fevereiro de 2025 às 19:44Painéis temáticos de pós-graduação são apresentados na 15ª SCT
Mestrandos e doutorandos da Unesc marcaram presença na 15ª Semana de Ciência e Tecnologia (SCT) da Unesc. Os pesquisadores apresentaram estudos no Painel Temático de Pesquisa e Inovação, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) e pelo Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz (Lapis). O evento, que teve como tema Patrimônio Ambiental, Cultural e Sustentabilidade, foi uma das atividades aguardadas do evento, que ocorreu na tarde desta quinta-feira (17/10), na Universidade.
Além dos pós-graduandos do PPGCA, acadêmicos da graduação também participaram das apresentações. O evento contou com a participação dos coordenadores do painel professor Geraldo Milioli e do professor Juliano Bitencourt Campos do PPGCA, bem como a participação do professor André Luis Ramos Soares da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Na tarde desta sexta-feira (18/10), o PPGCA realiza mais um painel temático de Pesquisa e Inovação com o tema Biodiversidade Vegetal e Saberes Tradicionais: Conservação e Aspectos Ecológicos – 1. A coordenação é dos professores Robson dos Santos e Carlyle Torres Bezerra de Menezes.
Os painéis de pesquisa e inovação são espaços de discussão científica, propostos pelas governanças dos cursos em função dos temas de interesse e pesquisas desenvolvidas na sua área de conhecimento.
A 15ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc segue até o fim da semana com programação diversificada que inclui palestras, oficinas e exposições com a participação de estudantes, pesquisadores e profissionais de diversas áreas do conhecimento.
A SCT 2024
A 15ª SCT da Unesc ocorre em alusão à 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e tem como tema “Biomas do Brasil: Diversidades, Saberes e Tecnologias Sociais”. Nesta edição, o maior evento institucional da Universidade conta com 565 trabalhos submetidos; 262 avaliadores; 51 painéis temáticos; 36 pôsteres digitais e seis eventos paralelos.
Mais uma vez, a Semana de Ciência e Tecnologia conta com diversos eventos paralelos, como a Feira de Inovação; Talento Cultural; Workshop de Arqueologia; Ciclo de Palestras do Museu de Zoologia; Feira do Livro; Feira de Ciência. Em 2024, a programação do evento ainda contempla o 1º Simpósio Interdisciplinar em Sistemas Produtivos, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Sistemas Produtivos (PPGSP), programa associado entre Unesc, Uniplac, UNC e Univille.
Todas as informações e a programação completa podem ser conferidas no link: www.unesc.net/sct2024. A 15ª SCT da Unesc conta com patrocínio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea/SC) e com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); além da Fundação de Amparo à Pesquisa de Santa Catarina (Fapesc) e Avatim.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
18 de outubro de 2024 às 16:13Unesc participará do passeio ciclístico em Balneário Rincão
A Unesc marcará presença no 16º Passeio Ciclístico da Integração, em Balneário Rincão, que ocorrerá neste sábado (27/01), a partir das 14h. Além de promover ações de saúde e contar com um espaço para apresentação e atendimento à comunidade interessada nos cursos de graduação, a Universidade disponibilizará a oportunidade de os participantes enfeitarem suas bicicletas com adesivos e balões.
Conforme a reitora Luciane Bisognin Ceretta, mais uma vez a Instituição estará junto da comunidade em um evento que já é tradicional na região. “Estamos engajados na sociedade e comprometidos permanentemente com iniciativas como essa que promovam a educação, a saúde e a qualidade de vida”, diz a reitora, destacando que a Instituição também coloca à disposição 20 bicicletas para os funcionários que participarem do passeio.
O passeio, que tem como tema 'Prevenir, para Salvar + Vidas', terá um percurso de 15 quilômetros pelas principais ruas do Balneário Rincão, com ponto de largada e chegada na Área de Eventos do município. Estima-se a participação de três mil ciclistas de diversas idades e localidades.
Em caso de condições climáticas adversas, o passeio será transferido para o sábado seguinte, dia 3 de fevereiro.
Calendário
O Passeio Ciclístico, integrado ao calendário de ações do Balneário Rincão, é organizado em parceria pela Cruz Vermelha – Criciúma, Equipe Multi-Institucional e Município de Balneário Rincão.
Todos os participantes que doarem um quilo de alimento não perecível terão direito a sorteios de brindes. Além disso, a comunidade em geral também poderá fazer a doação de alimentos durante a ação, onde um veículo passará para recolher as contribuições solidárias.
Os mantimentos serão entregues para as famílias em vulnerabilidade social do Balneário Rincão conforme a distribuição organizada pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
26 de janeiro de 2024 às 16:51Unesc entra em recesso nesta quinta-feira em virtude do feriado nacional
A partir desta quinta-feira (12/10), devido ao feriado nacional e recesso institucional, as atividades no campus da Unesc serão suspensas, com retorno para a próxima segunda-feira (16/10). As unidades de Araranguá e Balneário Rincão seguirão o mesmo calendário.
As aulas de graduação, de pós-graduação, dos cursos técnicos, bem como dos setores administrativos, secretarias dos cursos e a Biblioteca Professor Eurico Back retornarão ao seu horário de funcionamento habitual também na segunda-feira (16/10).
O Colégio Unesc acompanhará o recesso da Universidade.
Nas Clínicas Integradas, os serviços prestados pela Unesc estarão em recesso, retornando também na segunda-feira (16/10).
Já o Núcleo de Prevenção às Violências e Promoção da Saúde (Nuprevips); a Farmácia Escola; e o Ambulatório de Estomaterapia e o Ambulatório de Feridas, funcionarão na sexta-feira (13/10).
O Parque Científico e Tecnológico (Iparque) estará fechado na quinta-feira, retomando suas atividades na sexta-feira (13/10), das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
10 de outubro de 2023 às 15:28Unesc marca presença no 2º Seminário de Pesquisas no Geoparque Mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul
A Unesc está desempenhando um papel fundamental no 2º Seminário de Pesquisas no território do Geoparque Mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul. O evento, que ocorre até este sábado (7/10) na cidade de Mampituba, reúne professores mestres, doutores, pesquisadores e acadêmicos que compartilham seus conhecimentos e avanços científicos relacionados a essa região. .jpeg)
O Congresso é realizado e organizado pelo Comitê Educativo e Científico (CEC) do Geoparque Mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul, e os professores doutores da Universidade, Izabel Regina de Souza; Michele Gonçalves Cardoso; Juliano Bitencourt Campos e Paulo Sérgio Osório. Os educadores são integrantes do Comitê Educativo E Científico (CEC) e os professores Gustavo Simão e Mikael Miziescki da equipe técnica.
Participam do evento pesquisadores e acadêmicos do curso de História; Artes; Geografia; Ciências Biológicas; Administração; do Programa de Pós- Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS); do Programa de Pós- Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA); do Centro de Memória e Documentação (CEDOC); e do Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz (LAPIS).
Uma parte significativa do sucesso do evento é refletida no número impressionante de 78 artigos científicos submetidos e aceitos para apresentação. Esses artigos abordam uma ampla variedade de tópicos relacionados à geologia, ecologia, história, cultura e outras áreas de pesquisa associadas ao Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul.
“Durante os dois dias do seminário, os participantes têm a oportunidade de compartilhar suas descobertas, insights e pesquisas em painéis e apresentações, fomentando um ambiente de aprendizado colaborativo e promovendo o avanço do conhecimento sobre essa região tão especial”, comenta Izabel.
“Esse comitê desempenha um papel fundamental na promoção da educação e pesquisa dentro do Geoparque Mundial da Unesco, garantindo que as ações acadêmicas e científicas se alinhem com os objetivos de preservação e divulgação desse patrimônio natural e cultural”, disse.
Os pesquisadores da Unesc acompanharam os debates, as palestras e apresentaram estudos resultados das pesquisas de Projetos de Extensão, PIBICs, Mestrados e Doutorados.
Confira:
Pesquisas apresentadas no 2º Seminário de Pesquisas no território do Geoparque Mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul:
1 – História dos povos indígenas na região do território Geoparque Mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul: arqueologia pública e gestão do território no Extremo Sul Catarinense autoria de Paulo Henrique Dal Pont Michels e Juliano Bitencourt Campos.
2 – Timbé do Sul – patrimônio cultural, histórias e memórias. Autoria de Carlos Eduardo Pereira Gomes, Liziane Acordi Rocha, Michele Gonçalves Cardoso, Paulo Sérgio Osório.
3 – Jacinto Machado – patrimônio cultural, histórias e memórias. Autoria de Laís Guidi Candido, Paulo Sérgio Osório, Michele Gonçalves Cardoso, Liziane Acordi Rocha.
4 – Capacidade de carga turística em paleotocas associada à segurança dos visitantes no Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul. Autoria de Luciano Miranda e Juliano Bitencourt Campos
5 – Morro Grande – patrimônio cultural, histórias e memórias. Autoria de Maria Eduarda Manenti de Jesus, Paulo Sérgio Osório, Michele Gonçalves Cardoso, Liziane Acordi
6 – Os Ecos do Geoparque: o banco de história oral do Cedoc/Unesc. Autoria de Michele Gonçalves Cardoso.
7 – Projeto Geoparque Mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul: cartografando o patrimônio arqueológico e a história e cultura dos povos indígenas como subsídio para os processos educativos no ensino fundamental. Autoria de Estéfani de Oliveira Serafim; Bruno Moreira Carola; Juliano Bitencourt Campos; Mikael Mizieski; Lucy Cristina Ostetto Jairo José Zocche.
8 – Geodiversidade ex situ associada ao patrimônio material e cultural: potencialidades para rotas geoturísticas urbanas no município de Torres/RS. Autoria de Mônica P Kravczik Guglielmi e Juliano Bitencourt Campos
9 – Entre a serra e o mar: desenvolvimento regional e a gestão integrada do território no geoparque mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul a partir da visão dos atores locais. Autoria de José Gustavo S. da Silva, Álvaro José Back e Ricardo Fonseca.
10 – A paisagem cultural artializada do município de morro grande: entre meandros, apropriações e lugares de passagem do rio Manoel Alves. Autoria de Mikael Miziescki
11 – Arte e patrimônio cultural morrograndense: Neusa Milanez, Renato Rocha e Gabrieli Salvalaio. Autoria de Mikael Miziescki.
12 – Estratégias fundamentadas na ótica das capacidades dinâmicas ao geoturismo: proposições ao desenvolvimento socioeconômico do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul. Autoria de Izabel Regina de Souza, Silvio Sílvio Parodi Oliveira Camilo, Melissa Watanabe.
13 – Relevância da singularidade socioambiental do Geoparque Cânions do Sul, bacia hidrográfica do rio Mampituba e unidades de conservação no litoral norte do RS e Sul de SC. Autoria de Gustavo Simão.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
06 de outubro de 2023 às 16:36
Newsletter
RSS