Iparque

Autonomia do estudante é abordada em Formação Continuada de Docentes

Autonomia do estudante é abordada em Formação Continuada de Docentes
Professor doutor da UFSCar abriu o evento nesta segunda-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Que tipo de homens queremos construir?” e “Qual o compromisso social da universidade?” foram algumas das reflexões propostas pelo professor doutor da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) Antonio Fernando Gouvêa da Silva, na noite desta segunda-feira (15/2) na Unesc. Ele foi o conferencista da abertura da Formação Continuada de Docentes, que reúne, até quarta-feira (17/2), professores da Universidade para refletirem e socializarem saberes e práticas pedagógicas.

Metodologias de Ensino e a Formação da Autonomia do Estudante” foi o tema debatido por Silva, com a mediação dos professores da Universidade, Giane Rabelo e Reginaldo Vieira. Segundo o conferencista, a mudança de práticas pedagógicas mexe, por vezes, com questões presentes na vida do professor desde a infância. “Todos nós temos um padrão docente e o professor é um profissional que aprende primeiro como aluno e depois incorpora as práticas observadas as suas. O desafio é rever essas práticas arraigadas e mudar”, afirmou.

Segundo Silva, as metodologias de aprendizagem adotadas pelos professores também interferem na construção da autonomia do aluno. “A autonomia é um processo de libertação e no ambiente escolar e acadêmico, construído entre professor e aluno”, comentou.

Doutor em Educação, Silva foi professor do Ensino Fundamental e Ensino Médio por 25 anos. Atualmente presta serviços de assessoria a Secretarias de Educação na implementação de movimentos de reorientação curricular. Professor de Ensino Superior, Graduação e Pós-Graduação, na Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba, atuando como pesquisador nas áreas de “Currículo Crítico”, “Políticas Curriculares” e “Metodologia do Ensino de Ciências Naturais e Biologia”.

Temas variados

Até quarta-feira, a preparação dos professores para o início do primeiro semestre letivo de 2016, em 22 de fevereiro, contará com debates sobre temas como “Educação Inclusiva nos Cursos de Graduação”, “Questões de Gênero na Educação Superior”, “Docência e Tutoria na Educação a Distância” e “Introdução às Metodologias de Aprendizagem Inovadoras”.

Segundo a pró-reitora de Ensino de Graduação da Unesc, Maria Aparecida Mello, além da formação pedagógica, os professores têm um papel social importante, já que colaboram para a formação de profissionais. “Os docentes possuem três saberes: o científico, o que vem das experiências vividas e o pedagógico. Aqui, queremos aprofundar o pedagógico, o que irá contribuir com o aprendizado dos alunos e o trabalho realizado em sala de aula”, comentou a pró-reitora.

A diretora da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação), Ângela Back, ponderou que a reflexão sobre as práticas pedagógicas deve ser constante. “Não basta ser professor. Temos que ir um pouco mais além, pensar sobre onde queremos chegar, sobre nossas práticas, sobre a educação que queremos”.

A abertura da Formação Continuada teve ainda a presença dos diretores de UNAs (Unidades Acadêmicas) SAU (Ciências da Saúde), Indianara Becker; CET (Ciências, Engenharias e Tecnologias), Angela Picininni e CSA (Ciências Sociais Aplicadas), Daniel Preve e do diretor do Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc), Marcos Back.

A Formação Continuada é promovida pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da Unesc, com as Unidades Acadêmicas e o Núcleo de Pedagogia Universitária.

Programação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 15 de fevereiro de 2016 às 21:39
Compartilhar Comente

Unesc em recesso na segunda e terça-feira

Unesc em recesso na segunda e terça-feira
Não haverá aula no campus e atendimento nas Clínicas Integradas (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc entra em recesso segunda-feira (12/10) devido ao Dia de Nossa Senhora Aparecida e não terá atividades também na terça-feira (13/10), em função da antecipação do feriado pelo Dia do Professor (15/10). No período, não haverá aulas na Universidade e no Colégio Unesc. A Instituição retoma o atendimento na quarta-feira (14/10).

Segunda e terça-feira, o atendimento ao público também não funcionará nas Clínicas Integradas e no CPJ (Centro de Práticas Jurídicas), que engloba as Casas da Cidadania de Criciúma, Cocal do Sul e Morro da Fumaça, e o PAC (Posto de Atendimento e Conciliação).

A exceção fica na terça-feira com a UJC (Unidade Jurídica de Cooperação), localizada no Bloco C da Unesc que atende das 12h45 às 19 horas, com a Farmácia Escola, que funciona das 8 às 13 horas e das 13h30 às 17 horas e o Iparque (Parque Científico e Tecnológico) que também estará atendendo ao público.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 09 de outubro de 2015 às 17:54
Compartilhar Comente

Formação Continuada: docentes conhecem laboratórios do Iparque

Formação Continuada: docentes conhecem laboratórios do Iparque
Professores visitaram espaços do Instituto de Engenharia e Tecnologia (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Professores de diversos cursos da Universidade participam até esta sexta-feira (24/7) de mais uma etapa do Programa de Formação Continuada, que ocorre a cada semestre. A programação incluiu na tarde desta quarta-feira (22/7) uma visita aos laboratórios do IDT (Instituto de Engenharia e Tecnologia) do Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc).

Durante a visita, os professores puderam tirar dúvidas sobre o trabalho desenvolvido nos espaços do IDT, seja no ensino, na pesquisa, na extensão ou na prestação de serviços externos, presenciar testes e conhecer melhor as oportunidades de aulas teóricas e práticas que cada lugar oferece para os diversos cursos de graduação e pós da Unesc.

Os docentes foram acompanhados pela diretora da UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias), Ângela Piccininni; pela coordenadora de Extensão da UNA, Miquele Lazarin Padula; pela coordenadora de Ensino da UNA, Marta Hoffmann; pelo coordenador do IDT, Ramon Silveira, e pelo coordenador do curso de Engenharia Mecânica, Márcio Rocha.

Formação Continuada de Docentes

O evento começou nesta terça-feira (21/7) e abordará, em quatro dias de encontros, temas como “Introdução às Metodologias de Aprendizagem Inovadoras”, “Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão”, “Docência e Tutoria na Educação a Distância” e “Educação em Direitos Humanos”.

A Formação Continuada de Docentes é promovida pela Prograd (Pró-Reitoria de Ensino de Graduação), pelas Unidades Acadêmicas e pelo NEP (Núcleo de Pedagogia Universitária) e é um espaço para reflexão e socialização de saberes e experiências pedagógicas com o objetivo de aperfeiçoar o processo de pesquisa, extensão e ensino-aprendizagem e contribuir com o desenvolvimento profissional do professor.

Confira a programação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 22 de julho de 2015 às 21:22
Compartilhar Comente

Unesc ganha destaque nacional e estadual no Ranking Universitário Folha

Unesc ganha destaque nacional e estadual no Ranking Universitário Folha
Universidade é destaque em pesquisa, internacionalização e inovação (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc é a melhor universidade catarinense não estatal, segundo o RUF (Ranking Universitário Folha), nos quesitos pesquisa, internacionalização e inovação. No Brasil, no conjunto dos critérios do Ranking, a Unesc ficou na 28º posição entre as universidades particulares.

“São indicadores e números que refletem a maturidade de nossa Instituição e a busca constante pela qualidade dos serviços prestados à comunidade durante os seus 45 anos de existência. A Unesc está ciente de seu compromisso de educar, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão. Este resultado mostra que estamos no caminho certo e que precisamos continuar investindo e colocando foco em nossas decisões institucionais”, destacou o reitor Gildo Volpato.

No quesito pesquisa a Universidade é a sexta melhor instituição privada do Brasil e ocupa a 60º posição entre todas as universidades. Na avaliação da inovação a Unesc ficou entre as 15 melhores universidades não estatais e na internacionalização entre as 30 melhores instituições particulares. No estado de Santa Catarina a Unesc, nos dois quesitos, só fica atrás de instituições públicas, como a UFSC e Udesc, no quesito pesquisa, e a UFSC e FURB, nos quesitos internacionalização e inovação, sendo que neste último está empatada com a Univali.

“Esse resultado representa o investimento da Unesc para o fortalecimento da pesquisa e da inovação, entendendo que este é seu papel enquanto universidade comunitária. Os índices alcançados são fantásticos e estimulam os pesquisadores a continuar desenvolvendo estudos e divulgando seus resultados, contribuindo significativamente para a melhoria da qualidade de vida das pessoas em diversos locais do país e do mundo, uma vez que os resultados destas pesquisas fomentam inovações importantes, nas diferentes áreas do conhecimento”, analisou a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta.

O ranking, que analisou 192 universidades brasileiras, mescla indicadores de pesquisa (publicações e citações), internacionalização (publicações e professores), inovação (patentes), mercado de trabalho (opinião de 1681 profissionais de recursos humanos) e ensino (opinião de 464 professores cadastrados no INEP e qualificação dos professores).

Clique aqui e entenda como funciona a metodologia do RUF

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 17 de setembro de 2013 às 11:24
Compartilhar Comente

Reitor e vice tomam posse hoje

Reitor e vice tomam posse hoje
As solenidades ocorrerão na segunda e terça-feira (1º e 2/7) (Foto: Arquivo) Mais imagens

Os professores doutores Gildo Volpato e Márcio Fiori, tomarão posse como reitor e vice, respectivamente, na Unesc hoje (1º/7). A solenidade ocorrerá às 19h30, no Auditório Ruy Hülse, no campus da Universidade. Volpato e Fiori foram reeleitos no dia 5 de junho por professores, acadêmicos e funcionários da instituição, para um mandato de quatro anos.

Já amanhã (2/7), ocorrerá a posse dos novos pró-reitores e diretores da Universidade. O evento também será no Auditório Ruy Hülse, mas às 15 horas. Robinalva Borges Ferreira permanecerá na Pró-Reitoria de Ensino de Graduação. Já Luciane Bisognin Ceretta assumirá a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, enquanto Kátia Aurora Dalla Líbera Sorato será a Pró-Reitora de Administração e Finanças.

A nova composição da diretoria será: Indianara Reynaud Toreti Becker, na UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde); Ângela Costa Piccinini, na UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologia); Angela Cristina Di Palma Back, na UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação); Daniel Ribeiro Préve, na UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas) e Marcos Back, no Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc).

A chefia de gabinete ficará a cargo de Michel Alisson da Silva. João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior assumirá a procuradoria jurídica.

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 01 de julho de 2013 às 15:56
Compartilhar Comente