Ciência Unesc

Editora Unesc lança e-book sobre economia do Sul catarinense

Editora Unesc lança e-book sobre economia do Sul catarinense
Obra faz parte de um projeto do curso de Ciências Econômicas (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Editora Unesc lança, nesta segunda-feira (15/5), o e-bookEnsaios sobre a Economia Sul Catarinense” volume 3, organizado pelos professores Dimas de Oliveira Estevam e Thiago Rocha Fabris. O livro digital será apresentado ao público, às 13h30, na sala 1 do Bloco O. Neste evento, a Editora Unesc conta com a parceria do PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico).

O evento marca a retomada de um projeto do curso de Ciências Econômicas da Unesc, com o objetivo de divulgar trabalhos acadêmicos sobre a economia da região, desenvolvidos por professores e alunos de diversas universidades de Santa Catarina.

A obra teve a colaboração de pesquisadores de diversas Instituições de Ensino Superior do Estado. Os capítulos foram organizados com o propósito de apresentar dados e informações sobre a economia da região Sul, com o objetivo de compartilhar pesquisas, fortalecer as redes de colaboração e, especialmente, contribuir para sensibilizar o público das organizações de pesquisa, instituições governamentais e privadas a temas relevantes da economia da região.

​O projeto prevê que a obra lançada em formato digital, também será disponibilizada em formato impresso.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 12 de maio de 2017 às 20:14
Compartilhar Comente

Reforma da previdência é tema de abertura da Semana de Ciências Econômicas

Reforma da previdência é tema de abertura da Semana de Ciências Econômicas
Doutor Fabiano Abranches trouxe uma visão heterodoxa da reforma (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

Para dar início a Semana Acadêmica, o curso de Ciências Econômicas da Unesc trouxe o professor doutor da Universidade Federal do Paraná, Fabiano Abranches Silva Dalto. Com o tema “Reforma da Previdência na Visão Heterodoxa”, Dalto trouxe uma visão macroeconômica do sistema previdenciário.

Segundo o professor, a proposta de reforma traz equívocos de solução, sem trazer opções viáveis para a mudança do que se deseja. “Para que funcione, é necessário não apenas aplicar uma reforma na previdência, mas sim, em todo o sistema econômico. As projeções não são realistas. Esse é um sistema de benefício para a sociedade, e ele deve ser visto com cautela. Acredito que não houve cuidado com o desenvolvimento dessa proposta”, ressaltou.

Para trazer uma outra visão sobre o assunto, nesta quarta-feira (3/4), o encontro vai contar com a palestra do professor doutor e pesquisador do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), Adolfo Sachsida, que vai abordar “Reforma da Previdência na Visão Ortodoxa”. A palestra ocorre às 19 horas, no Auditório Ruy Hülse.

Já na quinta-feira (4/5), às 19 horas, no Auditório Ruy Hülse, ocorre um debate sobre Ajuste Fiscal entre os professores Rossandra Oliveira Maciel de Bittencourt e Ismael Cittadin. Rossandra é bacharel em Economia pela Unesc e mestre em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Paraná. Cittadin é bacharel em Economia pela Unesc e mestre em Economia do Desenvolvimento pela PUC-RS.

E para finalizar, na sexta-feira (5/5), a partir das 19 horas, os alunos poderão participar dos mini cursos:

“Economia Catarinense” – sala 1 do Bloco I – ministrado pelo professor doutor da Unesc, Alcides Goularti Filho.

“Mercado de Capitais – Análise Gráfica” – sala 2 do Bloco I – ministrado pelo coordenador do curso de Ciências Econômicas, Amauri Souza Porto Júnior.

“Econometria Séries Temporais” – Centro de Práticas de Economia – ministrado pelo professor Ismael Cittadin.

Saiba mais

A Semana Acadêmica é realizada pela coordenação do curso de Ciências Econômicas e tem como objetivo integrar estudantes e alunos e possibilitar o debate de temas atuais e relevantes para a formação profissional dos acadêmicos.

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 02 de maio de 2017 às 21:09
Compartilhar Comente

Curso de Direito participa de Simpósio Internacional em Educação Sexual

Curso de Direito participa de Simpósio Internacional em Educação Sexual
Professora e acadêmica apresentaram trabalho no evento (Foto: Arquivo) Mais imagens

O curso de Direito da Unesc participou do Simpósio Internacional em Educação Sexual: Saberes/trans/versais currículos identitários e pluralidade de gênero”, realizado na última semana no Paraná. O evento, voltado para a discussão relacionada à Educação e Sexualidade, contou com inúmeros pesquisadores na área e diversos grupos de trabalhos. O simpósio foi realizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Diversidade Sexual da UEM (Universidade Estadual de Maringá).

A professora doutora Fernanda da Silva Lima e a estudante do curso de Direito da Unesc, Larissa de Faveri Mattei, apresentaram o trabalho “Da escravidão para o trabalho doméstico no Brasil: As desigualdades entre as mulheres brancas e negras à luz do feminismo negro e da discriminação interseccional”, desenvolvido por Larissa com a orientação de Fernanda. O trabalho faz parte do Pibic (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica).

A professora e aluna da Unesc apresentaram o trabalho “Gênero, sexualidade e raça: processos de intersecção nos espaços escolares e não escolares”, que objetivava estudar as relações de gênero, sexualidade e/ou raça nos espaços escolares e não escolares e seus impactos sociais.

“Pudemos compartilhar práticas e saberes e estreitar laços entre a Unesc e a UEM para futuras parcerias na temática. Apresentamos um trabalho com foco na mulher negra e os processos de discriminação que sofre a partir da compreensão dos estudos da interseccionalidade – raça e gênero – e de que forma é possível travar uma luta antirracista no país que inclua a mulher negra e ao mesmo tempo ampliar as discussões de gênero no mesmo sentido, pois à mulher negra muitas vezes é esquecida, tanto pelos movimentos sociais negros como pelos movimentos feministas”, comenta a professora.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 02 de maio de 2017 às 16:29
Compartilhar Comente

Projeto inovador para educação de jovens e adultos será desenvolvido em Criciúma, Lages e Caçador

Projeto inovador para educação de jovens e adultos será desenvolvido em Criciúma, Lages e Caçador
Ideia foi apresentada em Brasília nesta segunda-feira (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Instituições de ensino superior de Criciúma, Lages e Caçador vão levar educação para pessoas que por algum motivo, abandonaram os bancos escolares. Isso por meio do Projeto Inovador de Educação de Jovens e Adultos, concebido por professores da Unesc, da Uniplac (Universidade do Planalto Catarinense) e da Uniarp (Universidade Alto Vale do Rio do Peixe) e aprovado pelo MEC (Ministério da Educação) nesta segunda-feira (3/4). A proposta é ensinar levando em consideração a experiência de vida dos alunos.

A equipe responsável pelo projeto foi convidada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do MEC para apresentar a proposta em uma reunião em Brasília. Desse encontro, o grupo saiu com o apoio do MEC para desenvolver o projeto.

A professora do PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) da Unesc e pró-reitora de Ensino da Uniplac, Cristina Keiko Yamaguchi, explica que o projeto incentivará o desenvolvimento socioeconômico das regiões da Serra, Sul e Meio Oeste de Santa Catarina por meio da Educação. A proposta é utilizar metodologias ativas e inovadoras e trazer como abordagem principal, a experiência de vida dos alunos aliada ao conteúdo programático exigido no ensino, para que as aulas sejam atrativas para eles. “A educação implica em transformação e, para cumprir esta finalidade, requer adesão ativa do educando. Neste sentido a Educação de Jovens e Adultos que não completaram sua Educação Básica no período adequado de sua vida, requer respeito às necessidades desta população”, afirma.

Segundo ela, a parceria entre as três as universidades surgiu a partir das inquietações dos docentes sobre o distanciamento e redução do número de estudantes matriculados no Ensino Médio nos últimos anos. “A partir desses dados, alguns professores da Unesc, Uniplac e Uniarp discutiram como desenvolver novos métodos para atrair os estudantes a continuarem seus estudos”, conta Cristina.

O projeto terá a duração de 18 meses e o público alvo desse projeto serão profissionais que estão fora da escola e também fora da idade regular de ensino.

A reunião teve a presença da secretária Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do MEC, Ivana de Siqueira; do coordenador geral de Alfabetização, Carlos Teixeira; do coordenador geral de Educação de Jovens e Adultos, Carlos Spezia; do coordenador geral de Acompanhamento e Avaliação das Políticas de Inclusão Educacional para Juventude da Secretaria, Bruno Alves de Jesus; da professora da Unesc e pró-reitora de Ensino da Uniplac, Cristina Keiko Yamaguchi; do gerente financeiro da Unesc, Janir de Quadra Paim; da professora da Uniplac, Vanir Peixer Lorenzini, da pró-reitora de Ensino da Uniarp, Soeni Yamaguchi e do professor  da Uniarp, Antonio Augusto Soares.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 04 de abril de 2017 às 19:04
Compartilhar Comente

Mestrado em Direito realiza sua primeira Aula Inaugural

Mestrado em Direito realiza sua primeira Aula Inaugural
Unesc é única instituição do Sul de Santa Catarina com Programa Mais imagens

Uma das novidades de 2017 da Unesc foi a abertura da primeira turma do Mestrado em Direito. E, nesta terça-feira (4/4), ocorre a Aula Inaugural do PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito), às 19 horas, no Auditório Ruy Hülse.

O encontro, marca, além do início do semestre letivo, uma conquista regional. A Unesc é a única instituição do Sul de Santa Catarina com Mestrado em Direito recomendado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Um Programa que tem como objetivo estudar, analisar e desenvolver, crítica e interdisciplinarmente, a concepção de Direitos Humanos enquanto processo e instrumentalização de reconhecimento do valor da vida humana e de transformação social e política.

Palestra

A Unesc recebe para a Aula Inaugural do PPGD a professora doutora Raquel Fabiana Lopes Sparemberger. Ela vai ministrar a palestra “Os discursos que silenciam: a decolonialidade e a defesa dos direitos fundamentais numa perspectiva de gênero”.

Raquel tem pós-doutorado em Direito pela UFSC. É doutora e mestre em Direito pela UFPR. Ela tem experiência na área de Direito, com ênfase em Teoria Geral do Direito, Direito Constitucional, Direito Ambiental e Direitos Humanos, América latina e questões decoloniais.

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Davi Carrer 31 de março de 2017 às 10:10
Compartilhar Comente