Ciência Unesc

Se encontre em meio aos versos da obra “Surpreender-se”

Se encontre em meio aos versos da obra “Surpreender-se”
Professor da Unesc lança livro de poesias inspirado nas pessoas (Foto: Mayra Lima) Mais imagens

Foram as pessoas e as vivências carregadas de saberes que desencadearam a poesia em Sansone Pereira. Essas experiências e visões de mundo, fomentadas por seus “Inspiradores cotidianos”, como ele costuma dizer, se transformaram em uma obra. E nesta sexta-feira (31/3), o professor e pesquisador da Unesc irá lançar o seu primeiro livro de poesias. O encontro ocorre às 19h30, no Auditório Ruy Hülse. Será um momento de celebrar a arte, já que o evento também vai contar com apresentações de teatro, música e exposições.

A obra, intitulada “Surpreender-se”, se divide pelas seções temáticas: Viver, Tempo, Amores, Mulheres, Imaginação e Autoria. Mas por mais que elas estejam organizadas desta forma, Pereira afirma que elas não seguem uma lógica. “A poesia deve ser livre e guiada pela emoção. Eu quero que cada leitor tenha a sua própria percepção ao se deparar com a obra. Poesias devem ser espaços para se imaginar, inspirar, recriar e inventar”, comentou o autor.

Sobre o título da obra, Pereira conta que faz uma alusão à surpresa de se tornar um poeta. “Na verdade, eu deveria ter dito que assumi a condição de aprendiz de poeta, que hoje convive com a minha condição de aprendiz de professor, que assumi há muito mais tempo, há bastante tempo. Evidentemente que, ser aprendiz de professor é uma tarefa que exerço como profissão, já aprendiz de poeta é distração, ou como prefere Manuel Bandeira, é libertação”, afirmou.

Como tudo começou

Pereira lembra que sua primeira contribuição como poeta foi com a revista Prospectiva. O periódico era desenvolvido pela Associação de Orientadores Educacionais do Rio Grande do Sul. Quando Pereira se tornou presidente, em 1991, ele foi convidado a contribuir com a revista. Assim, nasceu o poeta. “As poesias nada mais são que mensagens e momentos especiais que passei em minha vida. Eu as escrevo e elas começam a adquirir ritmos e musicalidade, se transformando em poesia”, contou o professor.

A obra contém 65 poesias, que foram desenvolvidas ao longo de 26 anos de escrita, desde o primeiro contato com a revista.

A poesia e o cotidiano

O crescimento da tecnologia e do direcionamento racional do pensamento faz Pereira refletir sobre a importância da emoção, e do quanto o ser humano precisa desenvolver seu interior. “A rapidez do mundo acaba por colocar as pessoas em um estado objetivo, afastado das emoções. Hoje, pensamos por imagens, ao invés de fortalecer a nossa relação com as pessoas. Mas é preciso lembrar, que são elas quem dão o suporte para sabermos se somos felizes ou não”, ressaltou Peireira.

Para ele, a poesia transita nesse espaço, entre objetividade e emoção, e ao traze-la para o cotidiano, ela acaba se tornando mais palpável. “O livro traz uma linguagem simples e alcançável. Esse contato direto é uma forma de contribuir para o resgate da subjetividade, do pensar poeticamente, de ser lírico”, conta o professor.

O lançamento

Pereira diz que a poesia está em tudo, e se ela está em tudo, convive com outras linguagens. Por isso, o evento não foi pensado apenas como lançamento do livro, mas também como uma oportunidade de um encontro da poesia com o teatro, a dança, a música e o desenho. Um encontro de intercomunicação da poesia com os professores, acadêmicos, amigos, parentes, entre outros.

Programação

O encontro vai contar com o “Teatrando”, projeto do curso de Pedagogia da Unesc, coordenado pela Profª Gislene Camargo. A intervenção cênica será desenvolvida junto aos alunos Denis Moraes, Jaine Rezin, Aline Locatelli, Isadora lemos e Fernanda da Silva.

A Cia de Dança Unesc também apresentará a coreografia “Entre los dos un Tango”, interpretada pelos bailarinos e professores Anderson Cristiano e Viviane Candiotto.

Haverá uma exposição de desenhos dos alunos do Colégio Unesc, orientados pelo professor Luan Grassi Aléssio.

Os estudantes da terceira e da quinta fase do curso de Artes Visuais da Unesc, sob a direção da professora Katiúscia Angélica Micaela de Oliveira, irão desenvolver um recital, com poemas da obra de Pereira.

O cantor Fernando Pereira escolheu e musicou três poesias de Sansone Pereira, seu tio avô. Além dele, o canto também vai ficar por conta do Musical Unesc, com as cantoras Cíntia Magnos e Vanessa Nardi, acompanhadas pelo maestro Joel de Oliveira. Além deles, o Sarau Unesc também estará presente, com as músicas e canções populares dos professores Richarles Carvalho, Zeca Virtuoso e João Monteiro.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 28 de março de 2017 às 21:26
Compartilhar Comente (1)

Ciclo de Debates promove conversas sobre Políticas Públicas

Ciclo de Debates promove conversas sobre Políticas Públicas
Evento ocorre nesta segunda-feira (27/3) em dois horários Mais imagens

Políticas Públicas e suas prioridades será o tema da quarta etapa do Trote Solidário. O Ciclo de Debate vai reunir acadêmicos e professores de diversas áreas do conhecimento para promover um diálogo sobre o tema proposto. A conversa ocorre nesta segunda-feira (27/3), pela manhã e à tarde, das 17 às 18h30, na Sala 16 do Bloco P, com o professor Tiago Colombo.

Como as etapas anteriores, a prova tem cunho social e busca promover a qualidade e a sustentabilidade no ambiente de vida. Os calouros já realizaram tarefas de doação de sangue, de alimentos e de medicamentos.

Os alunos que não conseguiram participar pela manhã, podem ir no horário da tarde. A etapa é promovida pela Unesc e DCE (Diretório Central Dos Estudantes). O Trote se encerra na quarta-feira (29/3) com uma Gincana.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

27 de março de 2017 às 11:35
Compartilhar Comente

Mestrado em Direito com inscrições abertas para disciplinas isoladas

Mestrado em Direito com inscrições abertas para disciplinas isoladas
Programa oferece seis opções nos diversos campos de atuação da área Mais imagens

O Mestrado em Direito da Unesc está com inscrições abertas para as disciplinas isoladas. O PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito) oferece seis opções nas áreas de direitos humanos, trabalhista, políticas públicas, proteção social e outras disciplinas. As inscrições ficam abertas até a próxima sexta-feira (31/3). 

Para realizar as inscrições os interessados devem apresentar o formulário de inscrição, disponível no portal do Programa (www.unesc.net/ppgd), uma cópia do RG, CPF, do diploma de graduação e um Curriculum Lattes, obtido na plataforma lattes no endereço lattes.cnpq.br. A matrícula ocorre na secretaria do PPGD, sala 18 do Bloco Administrativo, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17h30.

Mais informações pelo telefone 3431.2673 ou e-mail ppgd@unesc.net.

Disciplinas

Políticas Públicas, Direitos Fundamentais e Trabalho Digno: segunda-feira, matutino

Direitos Humanos, Sociedade e Constitucionalismo Latino-Americano: terça-feira, vespertino

Políticas Públicas, Direitos Geracionais e Proteção Social: quarta-feira, matutino

Direitos Humanos, Igualdade e Reconhecimento: quarta-feira, vespertino

Antropologia Jurídica e Direitos Humanos: quarta-feira, vespertino

Políticas Públicas e Participação Popular: quarta-feira, matutino

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

27 de março de 2017 às 11:31
Compartilhar Comente (2)

Pesquisadores da Unesc participam de evento de arqueologia em Portugal

Pesquisadores da Unesc participam de evento de arqueologia em Portugal
Museu de Arte Pré-Histórica de Mação abrigará o evento (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc participa, nos dias 28 e 29 de março, da 12ª edição das Jornadas Ibero-americanas de Arqueologia e Patrimônio, em Mação, Portugal. Pesquisadores do Lapis (Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz) e do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) vão apresentar trabalhos. A Universidade é um dos parceiros do evento, que atrai arqueólogos, antropólogos e especialistas da América do Sul, Portugal, Itália e Espanha para compartilharem os seus estudos e as suas experiências científicas.

Os pesquisadores da Unesc vão apresentar os seguintes trabalhos:
- “Indústrias líticas dos concheiros litorâneos do Extremo Sul Catarinense: 3500 a 1500 anos antes do presente”. Autores – Cristian Michel Hildebrando; Marcos César Pereira Santos e Juliano Bitencourt Campos.
- “A Relação entre Matérias-Primas e Tecnologia Lítica no Território Pré-Histórico do Extremo Sul Catarinense, Brasil”. Autores – Juliano Gordo Costa; Marcos César Pereira Santos; Sara Raquel Mendes Cura e Juliano Bitencourt Campos.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 24 de março de 2017 às 18:23
Compartilhar Comente

Editora Unesc lança obra sobre a cidade histórica de Laguna

Editora Unesc lança obra sobre a cidade histórica de Laguna
Lançamento ocorre durante a Aula Inaugural do curso de História (Foto: Mayra Lima) Mais imagens

Laguna, uma cidade com mais de 44 mil habitantes, conhecida por sua história e seus heróis. Quem nunca ouviu falar de Anita e Giuseppe Garibaldi, da República Juliana, dos Farroupilhas? Mas como se discorrem os fundamentos dessas histórias? Com o intuito de trazer uma representação da identidade da cidade, a Editora Unesc lança o livro “Laguna: uma análise sobre o discurso de cidade histórica”, do ex-professor da Unesc João Batista Bitencourt.

O lançamento ocorre nesta quinta-feira (30/3), na Unesc, às 16 horas, durante a Aula Inaugural do curso de História da Universidade. A obra também será lançada em Laguna, na sexta-feira (31/3), às 17 horas, no Iphan.

“Este livro procura descortinar as emergências e os revigoramentos de saberes já institucionalizados sobre Laguna, sua imagem oficializada, para compor-se como um instrumento de reflexão de seus atuais efeitos de poder. Não é, contudo, a liberação de saberes soterrados, de vozes silenciadas ou a visualização das residências e lutas surdas dos dominados. É um exercício de estranhamento aos saberes instituídos”, comentou o autor.  

Mais informações pelo telefone 3431-2718

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 24 de março de 2017 às 18:04
Compartilhar Comente