Projeto Rondon - Lição de vida e cidadania

À espera do Hércules no primeiro dia do Rondon 2011

Kéruly Kuiz Bardini Mais imagens

Enfim, o grande dia chegou! Hoje, sexta feira, às 2h, saímos de Criciúma rumo a Florianópolis. Nós, os rondonistas, em clima de euforia e ansiedade, nos despedimos de nossos pais e embarcamos, literalmente, nessa aventura - que certamente ficará marcada em nossas memórias.

Aproximadamente às 5h chegamos ao aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, e seguimos ao check-in onde nossas malas foram pesadas (e que pesadas!) e despachadas para o Rio de Janeiro.

O voo da empresa Gol fez escala em Curitiba e seguiu para o Rio às 9h, chegando às 10h ao destino.

Durante o voo, nos encontramos com os rondonistas da UDESC e UNIVALI e, chegando ao Rio de Janeiro, a confraternização foi ainda maior.

No Rio fomos recebidos pelos oficiais e sargentos do Exército Brasileiro. Nossa bagagem foi colocada em uma kombi (acreditem, faltou kombi pra tanta mala!) e seguimos até a Base Aérea do Galeão em um micro-ônibus do exército.

Chegamos à Base Aérea às 11h e corremos ao encontro da lanchonete, após o lanche... Mais uma vez check -in, despachando as malas para Marabá.

A partida estava marcada para 12h, mas, como nem tudo são flores, o horário previsto foi adiado e nos restou esperar. Aproveitamos o tempo para jogar conversa fora e nos conhecermos ainda mais.

Depois de 5 horas de espera, finalmente o Hércules chegou e, então, rumo a Marabá. Porém, com uma paradinha no aeroporto de Belo Horizonte para apanharmos mais rondonistas e, aí sim, Marabá.

A viagem no Hércules foi encantadora, ficamos maravilhados com essa experiência. E podemos nos considerar sortudos por isso, afinal de contas, nem todos os rondonistas tiveram esta oportunidade. Aproveitamos para tirar muitas fotos e registrar cada momento ali vivido.

O Hércules tem um design, digamos, um pouco diferente dos aviões convencionais. Os bancos estão dispostos lado a lado em quatro fileiras, o bagageiro é visível aos passageiros e, além disso, tivemos a oportunidade de visitar a cabine do avião.

Chegamos a Marabá às 23h, quatro horas após sairmos de Belo Horizonte. Fomos recebidos pelo Sargento Mesquita, nosso anjo que nos acompanhará no decorrer da operação. Do aeroporto de Marabá, seguimos escoltados até o 52 BIS – Batalhão de Infantaria de Selva.

Ao chegar ao BIS, fomos direto ao refeitório jantar. A comida estava ótima e o suco então, nem se fala! Matamos o que estava nos matando: a fome. Após terminar de comer, fomos buscar nossas malas e levá-las ao dormitório. E outro momento que foi muito esperado durante a viagem chegou: o banho! Depois do banho seguimos para a cama, ah! Que coisa boa, o descanso tão merecido.