Projeto Rondon - Lição de vida e cidadania

Aldeia em festa

Outra semana se inicia, cheia de trabalhos e novas descobertas!
A professora Rose saiu às 5h para levantamento histórico social nas aldeias Nambikwara da região do Vale. Essas aldeias ficam a uma distância de 100km e o acesso é feito por estradas e caminhos no meio da mata. Ela deverá ficar e dormir em uma aldeia. Será uma atividade de reconhecimento para produção de um material sobre a educação indígena em Comodoro. Haja fôlego e disposição!
As rondonistas Jú, Aline e Jack partiram às 7h30 para o primeiro dia de trabalho nas Aldeias Indígenas à 30min da cidade de Comodoro, enquanto o restante permaneceu para finalizar os trabalhos na zona urbana. Antes de partir para as aldeias, as meninas ansiosas prepararam um lanche, pois não voltariam para a creche até o final da tarde. A saudade aumenta a cada dia, junto com a gratificação de estar fazendo parte de TUDO isso, percebemos já na primeira semana que as pessoas que chegaram até aqui, já mudaram não só sua maneira de pensar, mas também de viver.

Escutamos um alvoroço no alojamento, eram as meninas, no final da tarde chegando das aldeias. Com o sorriso estampado, felicidade e a arte com pinturas no rosto de cada uma. Na aldeia foram todas bem recebidas pelo Cacique, juntamente com a emoção inexplicável de estarem fazendo parte, nem que seja por algumas horas, desta cultura milenar que todos nós carregaremos com carinho.
O nome da primeira aldeia visitada foi Mutum, o cacique apresentou-se e mostrou a pequena aldeia que está em motivo de festa, se preparando para um grande ritual festivo, ‘’Menina Moça’’. Os preparativos estão visíveis, o cocar, colares de semente, a carne de macaco e porco do mato sendo defumada... presente em todas a aldeias da região. Esta típica festa indígena ‘’Menina Moça‘’ celebra a passagem da infância para adolescência onde a menina recebe um cocar especial para o dia desta festividade Os trabalhos nas aldeias seguirão durante a semana, com palestras e incentivo a leitura e cultura.
A visita foi finalizada com a ida a um lago próximo, onde as crianças se divertem nos dias de muito calor.

25 de julho de 2011 às 09:02
Compartilhar Comente (1)

Uma pausa para festa e descanso

Hoje acordamos todos muito animados. Afinal, hoje é dia de festa!!!
Fomos almoçar na zona rural de Comodoro, em um local chamado “Alvorada”, pois lá chegaria a tão esperada "cavalgada”, que é a manifestação cultural mais importante da cidade. Esperávamos na fazenda, quando vimos a fumaça no horizonte, no alto de um morro distante. Eram as pessoas locais vindo com seus cavalos. Vinham em montaria homens, mulheres, crianças, famílias inteiras. Foi emocionante!
Após a chegada, almoçamos carreteiro e houve muita cantoria e forró.
No fim da tarde, fomos visitar uma reunião da pastoral da criança da cidade de Comodoro. Lá, pudemos trocar experiências sobre o trabalho voluntário que o organismo de ação social realiza e ficamos surpresos ao saber que, tanto aqui quanto em Criciúma, as dificuldades e barreiras encontradas pela Pastoral são as mesmas. Pudemos compreender, então, que as pessoas são muito parecidas e cometem os mesmos erros e acertos em qualquer lugar do mundo...seja em Comodoro ou em Criciúma.
Fizemos uma parada no nosso alojamento, a creche Jussara Regina Tasca, para tomar banho, fazer nossos relatórios e dar uma descansadinha. À noite, faremos um passeio na praça dos Pioneiros, no centro da cidade.
Terminamos por aqui, pois o passeio na praça nos espera. Amanhã será nosso primeiro dia de visitas à aldeia indígena e teremos muito para contar.

24 de julho de 2011 às 10:38
Compartilhar Comente (2)

Um estúdio fotográfico na praça

Hoje o dia amanheceu diferente...
Estávamos mais animados, mais aliviados e prontos para o Sábado na Praça. Todos partiram para nossa jornada com o mesmo destino e objetivo... Todos em direção à Praça dos Pioneiros para atender à população de Comodoro com uma atenção especial, fornecendo a eles serviços de orientação em saúde, direito, beleza e autoestima.
Realmente um dia muito especial e alegre para todos nós. Montamos, em plena praça, um belo estúdio fotográfico ao ar livre, onde as pessoas poderiam ser produzidas e fotografadas com estilo, como você pode conferir nas fotos. Como retribuição, recebemos muito abraços, sorrisos e elogios...
Saímos de cena certos de que nossa meta tinha sido cumprida e com muito sucesso.
Chegando em “casa”, aquela comidinha boa que vocês já devem estar sabendo e descanso...
A noite então chegou e, junto dela, algumas emoções que não podem deixar de serem relatadas: as falas com os familiares que despertaram muitos sorrisos e choros, e a reunião da equipe para assistir ao vídeo do teatro, motivo de muitas gargalhadas, que contribuiu para fechar com chave de ouro esse dia repleto de alegrias.

23 de julho de 2011 às 10:17
Compartilhar Comente (5)

É hora do show!

É o amanhecer de mais um dia em Comodoro, o nascer do sol de um dia mais que especial. Ao contrário dos dias anteriores, o sol veio nos visitar um pouco mais tarde, deixando o ventinho fresco da manhã bater em nossos rostos ao despertarmos.
Corações a mil, é dia de teatro! Todo o nosso esforço, trabalho, as madrugadas em claro mostrariam sua cara hoje, no palco! E como sempre, acordamos cedo para ensaiar pela última vez a nossa peça: 'Joana, sonhar também é viver.'
E em meio às preparações, vestidos, arcos, balões e músicas, a expectativa do sucesso se fazia transparecer nos nossos sorrisos. Mas, além do teatro, tínhamos também compromissos durante o dia e não podíamos deixar na mão nossos fiéis expectadores. Seguimos para nossos destinos com um sorriso radiante estampado no rosto e a ansiedade de nos encontrarmos no final da tarde para organizar os últimos detalhes da peça.
Os trabalhos da tarde seguiram-se animados e a alegria de ver as salas de aula e salões cheios não conseguia ser escondida no rosto dos rondonistas. E muitas risadas...sem dúvidas estão presentes em cada dia que passamos nesta cidade que cada vez mais se mostra acolhedora. As palmas ao final de cada curso aproximavam cada vez mais os nossos atores do palco.
E é chegada a grande hora! Com a inexplicável ajuda de nosso sonoplasta professor Wagner, os últimos ajustes das músicas foram sendo feitos e já podíamos ver os olhinhos das crianças brilhando na rua, aguardando a abertura da porta para o teatro. E o que dizer de nossos atores? Era uma mistura de nervosismo com emoção, companheirismo com medo, mas, além de tudo, alegria, muita alegria!
E chega a grande hora...
Abrem-se as portas...
Plateia a postos...
É hora do show!

O teatro será apresentado como matéria especial ao final.
Aguardem...

22 de julho de 2011 às 10:02
Compartilhar Comente (2)

A alegria do trabalho e a saudade da família

Como nos dias anteriores, hoje o sol nasceu sorrindo para nós, nos motivando para mais uma jornada de trabalho. O agito tomou conta do alojamento e logo pela manhã um verdadeiro corre-corre, uns recolhendo o material para os cursos, outros dando aquela revisadinha nos conteúdos e outras, é claro, envolvidas em chapinhas, blush’s, batons... Toda preparação necessária para atendermos nossos anfitriões com toda atenção merecida e também com muita alegria.
Destacamos aqui nossa grande admiração e carinho, que adquirimos em tão pouco tempo, pela população desse município que possui muitos valores humanos e deixa isso bem evidente em suas atitudes e ações. Representando essa população, citamos a coordenadora Ivonete e as merendeiras do nosso alojamento, que nos fornecem apoio, carinho e uma comida pra lá de gostosa, que quando comemos até diminui um pouco da saudade de casa. Essas pessoas maravilhosas, além de nos servirem com uma atenção especial, ainda são expectadoras natas de nossos cursos.

Ah! Falando em saudade, já começaram os chororôs, e não foram poucos... sorte que contamos com uma equipe-família, que não só trabalham juntos, mas compartilham todos os sentimentos e emoções, sejam eles qual for ou seja a hora que for... A volta da nossa jornada de curós, palestras, oficinas foi marcada por muitas novidades, contadas com muita euforia, risos, gestos... A cada dia nesse município fortalecemos alguns vínculos de amizades e construímos outros, destacamos o nosso companheiro de caminhada, um encantador menino chamado Luan, que nos encantou com seu jeito de ser. Não podemos deixar de lado nossa querida Jaque que tem sido símbolo da nossa alegria nessa missão e ainda o super sucesso do mini-curso Alimentação Saudável, ministrado pela rondonista Ana Karina, que conquistou o paladar das comodorenses com um belo doce de banana, doce de leite, pão e canela. Por fim... cansados, iremos dormir com a certeza que amanhã teremos novas descobertas, venceremos novos desafios e construiremos novos conceitos e amizades.

Fiquem no aguardo, pois nossa missão está apenas começando, e muito bem! Esperamos dividir neste espaço, o entusiasmo, a alegria e a saudade, que afinal é teimosa e não nos obedece... Aparece a todo instante.
Até as próximas aventuras do Rondon Comodorense!

22 de julho de 2011 às 09:00
Compartilhar Comente (4)