Coordinación de Asuntos Internacionales

Referência em Internacionalização, Unesc assina novo acordo com instituição estrangeira

Referência em Internacionalização, Unesc assina novo acordo com instituição estrangeira
Mais imagens

Com mais de 40 convênios com as melhores universidades do mundo, a Unesc se tornou referência quando o assunto é internacionalização. Para ampliar ainda mais este leque e gerar novas oportunidades no Ensino, na Pesquisa e na Extensão, a instituição do Sul de Santa Catarina, em parceria com as demais integrantes do Sistema Acafe, firmou mais um acordo na tarde desta quarta-feira (28/09), desta vez com a  Universidad Técnica Particular de Loja (UTPL), do Equador.

“A  internacionalização faz parte da política institucional e não fortalece somente a partir da mobilidade acadêmica, mas também a Pesquisa e a Pós-graduação no âmbito internacional. Este convênio aproxima ainda mais a Universidade de outras que têm pontos de convergência, tanto na perspectiva de colaboração institucional, quanto na troca de conhecimentos, na realização de eventos conjuntos, pesquisas compartilhadas e Extensão. É mais uma oportunidade da Unesc fortalecer o que vem fazendo nos últimos anos”, enfatiza a reitora Luciane Bisognin Ceretta.

Validade de cinco anos

Após a assinatura do convênio, que tem validade de cinco anos, cada uma das 14 Instituições de Ensino Superior (IES) da Acafe irá buscar o que a UTPL tem para oferecer para construir projetos em conjunto.

“Este convênio representa o fortalecimento das relações interinstitucionais com a Acafe. Os acordos propiciam o intercâmbio de boas práticas e nos conectam com outras realidades. A parceria que hoje se firma dará ótimos resultados. Temos muitas esperanças nele”, comenta a vice-reitora Acadêmica da Universidad Técnica Particular de Loja, María Del Rosario De Rivas Manzano

Conforme o presidente da Acafe, Aristides Cimadon, instrumentos como este dão condições para que se possa produzir conhecimento em conjunto. “Com eles podemos realizar intercâmbios, desenvolver a ciência e a pesquisa. A Acafe é um conjunto de várias instituições de Santa Catarina que chamamos de comunitárias porque elas nasceram das suas comunidades, não têm dono, são administradas e geridas pelas sociedades onde atuam e têm uma possibilidade enorme de oferecer diversos serviços para a população, alunos, professores”, ressalta.

Parceria com o mundo todo

A Unesc possui acordos com países como Alemanha, Argentina, Angola, Canadá, Espanha, França, Itália, Suíça, entre outros. “São mais de 40 acordos internacionais que têm feito com que a nossa Pesquisa, no âmbito do Stricto Sensu se fortaleça, mas oportuniza também uma experiência formativa diferente aos nossos estudantes, pois eles interagem com estas instituições, compartilhando experiências acadêmicas em sala de aula, facilitada hoje em dia pela tecnologia. As parcerias fazem com que a Unesc esteja continuamente construindo projetos e permitam a interlocução do nosso grupo de pesquisadores com os grupos de outros países, com a produção de artigos e livros em conjunto”, cita a Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão (Propiex) Gisele Coelho Lopes. 

Confira os acordos da Unesc com outros países:

Alemanha – Hochschule Nordhausen – University of applied sciences

Alemanha – Fachhochschule Erfurt – University of applied sciences

Alemanha – Ernst-Abbe-Hochschule Jena – University of applied sciences

América Latina e Caribe – Associação de Universidade da América Latina e do Caribe para Integração

Angola – Instituto Superior Politecnico do Huambo

Angola – Instituto Superior Politécnico da Caála

Argentina – Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales

Argentina – Universidad de La Matanza

Argentina – Universidad Nacional de Avellaneda

Argentina – Universidad de San Pablo  – Tucuman

Argentina – Universidad Autónoma de Entre Ríos

Canadá – Quinsam Coal Corporation

Chile – Universidad de los Lagos

Colômbia – Universidad de Ciencias Aplicadas y Ambientales

Cuba – Universidad de la Havana

Equador – Universidad Técnica Particular de Loja

Espanha – Universidad de Santiago de Compostela

Espanha – Universidad de Leon

Espanha – Universidad de Alicante

Espanha – Centro Internacional de la Cultura Escolar – CEINCE

Espanha – Agencia Estatal Consejo Superior de Investigaciones Científicas

Espanha – Universitat Autònoma de Barcelona

França – Université Panthéon-Assas Paris II

França – Escola La Provence

Itália – Università per Straniere di Perugia

Itália – Consiglio Nazionale Delle Ricerche (National Research Council of Italy)

Institute of Science and Technology for Ceramics

Itália – Universidade de Pádua – Departamento de Estudos Linguísticos e Literários, Centro de Estudos Grandi Migrazioni

México – Centro de Investigação em Química Aplicada

Perú – Universidade Cientifica de Sur

Perú – Universidad SISE

Portugal – Instituto Politécnico de Viana do Castelo

Portugal – Hospital Garcia Orta

Portugal – Associação das Universidades da Região Norte

Portugal – Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa – ISEG

Portugal – Universidade de Coimbra

Portugal – Universidade do Algarve

Portugal – Wind

Portugal – Instituto Politécnico de Lisboa

Portugal – Universidade do Minho

Portugal – Politécnico de Leira

Portugal – Universidade do Porto

Rússia  – Nosov Magnotogorsk State Technical University

Suíça – ABMS Open University of Switzerland

Uruguai – Universidad de la República

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de septiembre de 2022 às 15:54
Compartilhar Comente

Comunidade acadêmica ajudará a construir novo site da Unesc e ganhará prêmios

Comunidade acadêmica ajudará a construir novo site da Unesc e ganhará prêmios
Mais imagens

O novo site da Unesc está chegando. Uma página online totalmente renovada, com um visual moderno e ainda mais interativo. O unesc.net é a casa virtual da Universidade e, por isso, os próximos passos dessa construção serão desenvolvidos com ideias e sugestões da comunidade acadêmica.

Para isso, a Instituição lançou nesta segunda-feira (12/09), a campanha "Fique à vontade, a home é sua!", um “desafio” para selecionar um grupo criativo de participantes que vai dar “pitacos” nas próximas etapas da construção do site.

“O novo site da Unesc é mais moderno e de fácil acesso, contando com todos os serviços que facilitam a vida dos nossos alunos e demonstram a nossa ‘cara’, a qualidade da Unesc em tudo o que faz. A colaboração da comunidade acadêmica nesse processo é de fundamental importância, pois é ela a razão da existência da nossa Universidade Comunitária”, destaca a reitora, Luciane Bisognin Ceretta.

Como participar

A iniciativa ocorre de terça-feira (12/09) a sexta-feira (16/09), por meio de quatro missões divertidas no Instagram @unescoficial, sendo uma a cada dia.

Para participar, os acadêmicos precisam apenas acompanhar diariamente as publicações na rede social e cumprir as missões, conforme o regulamento, marcando a @unescoficial e citando a hashtag #MinhaHomeUnesc.

Prêmios

Uma banca julgadora irá escolher os ganhadores que serão conhecidos na próxima segunda-feira (19/09), data do lançamento oficial do site. Além de tornarem-se embaixadores da página, os vencedores serão premiados com cinco kindles, cinco headfones e 20 vales nas cantinas e livrarias da Unesc.

“Os presentes são formas de incentivar a participação e retribuir a atenção dos nossos estudantes interessados em fazer com o que resultado seja o melhor possível”, destaca a reitora.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

13 de septiembre de 2022 às 09:19
Compartilhar Comente

Unesc TV transmite etapa do Brasileiro Sub-21 de Vôlei Feminino

Unesc TV transmite etapa do Brasileiro Sub-21 de Vôlei Feminino
Mais imagens

Criciúma recebe nesta semana a etapa final do Campeonato Brasileiro Sub-21 de Vôlei Feminino. A torcida da região pode acompanhar as partidas presencialmente na Sociedade Recreativa Mampituba ou assistir tudo ao vivo pela Unesc TV, canal da Universidade no Youtube, e também na página do Mampituba. 

Acesse este link para assistir a partida entre Mampituba e Escola do Corpo.

Na disputa, estão os maiores clubes do país como Flamengo, Fluminense, Minas Tênis, Bradesco, Pinheiros, entre outros, além, é claro, do Mampituba/Radar/Forquilhinha/Unesc. A competição, que iniciou nesta segunda-feira (12/09), segue até sexta-feira (16/09).

O projeto do vôlei do Mampi conta com o patrocínio da Fundação Municipal de Esportes de Criciúma, Prefeitura Municipal de Forquilhinha, Empresas Radar, Unesc, Farben, Bistek, MedSul, Cantinho da Massa, Urc, Strike, Levve Ortopedia, Hotel Zata e Hotel Bormom.

A equipe de voleibol feminino da Sociedade Recreativa Mampituba é integrante do projeto de formação de atletas que o Clube mantém por meio de convênio, através de editais, com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Atuais campeãs no Sub-20

O Mampituba/Radar/Forquilhinha/Unesc é o atual campeão brasileiro Sub-20 e agora, busca estar no pódio da categoria sub-21. De acordo com o técnico do time, Luciano Iribarrem Carvalho, este é o campeonato mais importante, em uma categoria que já beira o adulto.

“Nossa expectativa é muito grande. É um campeonato muito parelho, são atletas de nível muito alto. Queremos estar entre os três melhores, porque isso é importante não só para nós, como projeto, mas para o Sul catarinense também, que agora conta com um time de voleibol feminino de alto nível de campeonato”, comentou. 

Confira os jogos do Mampituba/Radar/Forquilhinha/Unesc:

12/09 - segunda-feira: 18h30min - Mampituba x Escola do Corpo 

13/09 - terça-feira: 11h - Mampituba x Fluminense 

13/09 - terça-feira: 18h30min - Mampituba x Minas Tênis Clube

14/09 - quarta-feira: 12h30min - Mampituba x Desportivo Rio Grande do Norte

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

12 de septiembre de 2022 às 14:36
Compartilhar Comente

Unesc lança edital para interessados em realizar intercâmbio

Unesc lança edital para interessados em realizar intercâmbio
Mais imagens

A Unesc publicou o Processo Seletivo do Programa de Mobilidade Acadêmica Intercâmbio para Estudantes de Graduação, nas modalidades presencial ou Ensino à Distância (EaD). A ação é possível devido aos acordos de cooperação com instituições estrangeiras e tem o objetivo de proporcionar aos estudantes uma experiência acadêmica internacional que integrará o histórico escolar e o currículo.

Os interessados podem fazer a inscrição até o dia 19 de setembro pelo link www.unesc.net/inscricao/mobilidadeacademica, sendo obrigatório o preenchimento correto do formulário. A homologação preliminar será disponibilizada no dia 21 de setembro pelo site www.unesc.net.

Conforme a coordenadora do Escritório de Relações Internacionais da Universidade, Vanessa Moraes de Andrade, o público alvo é focado nos estudantes regularmente matriculados, que estão cursando as disciplinas, sem trancamento, desistência ou infrequência que venha a causar possibilidade de reprovação. 

Destinos

Os universitários têm como opções para o intercâmbio, a Universidad Nacional de Avellaneda, na Argentina; Universidad de Los Lagos, no Chile; Universidad de Santiago de Compostela, na Espanha; ou ainda em Portugal, onde podem frequentar as aulas na Universidad de Coimbra, Universidade de Lisboa, Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa e Universidade do Porto.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

09 de septiembre de 2022 às 15:48
Compartilhar Comente

Start Unesc: Universidade aproxima as pessoas de seus sonhos

Start Unesc: Universidade aproxima as pessoas de seus sonhos
Mais imagens

“Agora estou mais perto do meu sonho”. Quem não possui sonhos, não é mesmo? Alguns os realizam mais facilmente, outros com maior dificuldade, superando barreiras.

O haitiano, Winchel Plaisimond, é o autor da frase que abre este texto. O sonho dele? Cursar uma graduação, uma vontade que foi adiada por anos e que começa a se realizar agora. “Estou em Criciúma há cinco anos. Tentei fazer faculdade, mas não deu por causa da condição financeira, mas hoje sou aluno da Unesc”, disse ele em bom português na manhã desta sexta-feira (02/09), durante recepção dos calouros da Universidade.

Winchel, que agora é acadêmico do curso de Engenharia Mecânica, também vê a sua esposa ocupar uma cadeira da Universidade no curso de Engenharia Química. Ambos ingressaram na graduação por meio do Programa de Equidade Racial, lançado pela Universidade recentemente. 

E é justamente isso que a Unesc faz: contribuir para que as pessoas realizem os seus sonhos de cursar uma graduação, uma pós, um doutorado, enfim, as possibilidades são muitas para quem ingressa no mundo da Universidade Comunitária do Sul de Santa Catarina.

Ao dar as boas-vindas aos novos acadêmicos, a reitora Luciane Bisognin Ceretta, destacou os compromissos das instituições. “O nosso compromisso com vocês é cotidiano e ele mobiliza a nossa saída de casa, o aprendizado que todos nós buscamos todos os dias, porque é para vocês que nos constituímos Universidade Comunitária. Vocês ingressam na Unesc em um novo momento devido à Graduação Multi, uma forma de aprender conectada com a  realidade dos diferentes cursos, incluindo a  tecnologia como um importante mediador neste processo de ensinar e aprender. Vocês estão vivendo uma nova experiência acadêmica que é, com certeza, uma referência nacional”, salientou.

A recepção que teve início na última quinta-feira (01/09) e seguiu nesta sexta-feira (02/09) envolveu todos os alunos ingressantes no segundo semestre. “É uma alegria tê-los na nossa Universidade. Vocês estão em uma Instituição que tem um grupo de gestores, coordenadores, professores e colaboradores que se dedicam diariamente para ter este ambiente acadêmico que envolve o campus, os processos pedagógicos, todas as dimensões acadêmicas e outros aspectos relacionais, cultura e diversidade. Possuímos uma gestão democrática, participativa, que preza pela transparência e que reinveste os seus recursos na própria formação acadêmica, no campus, nos serviços que nós oferecemos nos projetos oferecidos para a sociedade. No Sul do estado nós estamos em todos os municípios, sempre cumprindo a nossa missão que é educar por meio do ensino, da pesquisa e da extensão para promover a qualidade e a sustentabilidade do ambiente de vida, mas que tem como visão de futuro, a formação profissional, ser reconhecida como Universidade Comunitária, formação de excelência e ética”, citou Luciane.

A certeza de estar em uma das melhores universidades

Os jovens que acabam de ingressar no ensino superior optaram por uma Universidade que está entre as cinco melhores em empreendedorismo do país, entre as 20 melhores em pesquisa, conceito máximo no MEC, entre tantos outros. Números estes destacados pela Pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gisele Coelho Lopes. “Estamos em um grupo seleto de mestrado e doutorado, porque temos  gente boa aqui, profissionais de altíssimo nível que levantam a  bandeira da pesquisa, da extensão, da docência e fazem proezas nos lugares que ocupam. Estar em uma instituição comunitária, democrática e participativa é requerer de cada um de nós, que estamos na condução de alguns lugares da Universidade, o compromisso para manter o diálogo e as ações que sejam representativas para alcançar os sonhos que vocês reproduzem todos os dias”, salientou.

A realização dos sonhos também foi citada por Gisele, que citou o aluno Winchel Plaisimond. “O que a Universidade faz é justamente aproximar as pessoas de seus sonhos. E vocês estão próximos de seus sonhos? É esta a pergunta que precisamos fazer. Estar em uma jornada como esta é nos permitir viver os melhores anos de nossas vidas. Você pode fazer mais de uma graduação, mas a primeira é a que fica. Viver experiências é se permitir passar por todos os projetos que esta instituição coloca à tua disposição”, pontuou.

Empolgação

A acadêmica Amália Fernandes retratou em seu rosto e fala a alegria que era de todos os colegas ao ingressar nesta nova fase da vida. “É muito importante este diálogo, por exemplo a  reitora estar aqui falando conosco. Vimos que temos muitas oportunidades por meio dos projetos de extensão que abrangem tanta gente”, ressaltou.

Amália e os novos alunos da Unesc podem se engajar junto a outros universitários por meio do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e Centros Acadêmicos (CA’s). O convite partiu do presidente do DCE, Vittor Teixeira. “O Diretório é a representatividade dos estudantes. Estamos de olho e representamos os alunos nas lutas coletivas e individuais. A nossa luta não para, sempre temos muitas tarefas, mas principalmente garantir a permanência dos estudantes na Universidade. Para tudo que precisarem, o DCE é uma ferramenta para auxiliá-los. O nosso trabalho é baseado no diálogo, é por ele que chegamos às conquistas”, destacou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

02 de septiembre de 2022 às 16:35
Compartilhar Comente