Enfermagem

Humanização é tema do Fórum do curso de Enfermagem

Humanização é tema do Fórum do curso de Enfermagem
Evento destaca a importância do atendimento personalizado e humano do profissional Mais imagens

A humanização foi tema do encontro realizado na noite desta quinta-feira (29/09), no II Fórum Integrado do curso de Enfermagem, no auditório Ruy Hülse, na Unesc. O evento foi organizado pelos 64 alunos da quarta fase, com o apoio da professora Letícia Felipe Milak, da disciplina de Seminário Integrativo IV, com o tema abordado pelas enfermeira da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), Tatiana Lucia Caetano e pela professora dos cursos de Saúde da Unesc, Carine Cardoso.

Segundo explicou a professora Letícia, a disciplina trabalha com a Política Nacional de Humanização, HumanizaSUS. “Nesse Fórum conversamos sobre a importância da humanização no trabalho do enfermeiro, visando qualificar o atendimento deles futuramente, quando estiverem no mercado de trabalho” destacou.

A especialista em Gestão e Atenção Básica, professora Carine, teceu sua fala sobre a PNH, como ferramenta para melhorar o cuidado dentro de onde se trabalha. “O HumanizaSUS é uma política nacional, voltada para todos os lugares: hospitais, clínicas, e na Atenção Primária. Os princípios do Sistema Único de Saúde são formados por três pilares: Integralidade, Humanização e Equidade que servem para fortalecer o cuidado, levar a qualidade da assistência para o outro, ouvindo e entendendo. Em muitas vezes nós não temos muito o que dar naquele dia, mas podemos oferecer um sorriso, um abraço, um carinho e isso faz toda a diferença dentro do cuidado daquela pessoa que procura o atendimento”, explicou

Unesc faz a diferença

A professora Carine ainda destacou que o curso de Enfermagem vem trabalhando muito no quesito humanização e é preciso fortalecer sempre. “Para mim a Unesc está de parabéns. Eu trabalho há 14 anos na assistência à saúde e não tive essa orientação na  minha época, assim, tão forte, como estamos vendo aqui e agora. Esse Fórum Integrado de Humanização, Saúde e Enfermagem vai fazer toda a diferença no conhecimento desses acadêmicos”, confessou.

A acadêmica Verônica Pirola Isé, da quarta fase, considera o assunto de extrema importância para a profissão. “Será muito importante para todos nós, que futuramente, seremos enfermeiros e enfermeiras ter como princípio a humanização no cuidado com o paciente. O profissional é a ponta do atendimento, pois é ele quem acompanha toda a estadia no hospital ou na Unidade de Saúde. É primordial termos esse conhecimento de humanização, temos que enxergar e tratar o paciente como um todo”, pontuou.

Fotos e Texto: Décio Batista

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de setembro de 2022 às 22:14
Compartilhar Comente

Unesc está com inscrições abertas para o Pibid e Residência Pedagógica

Unesc está com inscrições abertas para o Pibid e Residência Pedagógica
Mais imagens

Acadêmicos de Licenciatura da Unesc e professores das redes públicas estadual e municipal de ensino tem mais uma grande oportunidade de ampliarem conhecimentos. A Unesc está com inscrições abertas para o processo seletivo de bolsistas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e o Programa Institucional de Residência Pedagógica. Interessados podem se inscrever até segunda-feira (03/10) nos dois programas do governo federal.

Os projetos acolhem acadêmicos que tenham cursado o mínimo de 50% do curso ou estejam frequentando a partir do 5º período e professores com dois anos de experiência no magistério na Educação Básica. 

Além de garantirem diferenciais para seus currículos, os selecionados receberão uma bolsa de estudos como auxílio financeiro mensal e pagamento de acordo com o cronograma da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O resultado preliminar será divulgado dia 5 de outubro pelo site da Unesc.

“É uma ótima oportunidade de ampliar os conhecimentos na escola. Tanto o Pibid quanto a Residência Pedagógica visam proporcionar aos acadêmicos uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que estão inseridos”, comenta Schlickmann. 

Sobre os programas:

O Pibid oferece bolsas de iniciação à docência a estudantes de cursos de licenciatura que desenvolvam atividades pedagógicas em escolas da rede pública de educação básica; a coordenadores institucionais que articulem e implementem o programa em universidades ou institutos federais de educação, ciência e tecnologia; a coordenadores de área envolvidos na orientação aos bolsistas e, ainda, a professores de escolas públicas responsáveis pela supervisão dos licenciandos.

O Programa de Residência Pedagógica, da Capes, tem a finalidade de contribuir para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura. O objetivo é induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão de licenciandos na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

Regras, editais e inscrições

São 180 bolsas disponíveis entre os cursos de Arte, Ensino Religioso e História, Educação Física Licenciatura, Matemática, Geografia, Química, Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Pedagogia e 25 bolsas para os professores das redes públicas estadual e municipal.

As regras completas para participação e a documentação necessária para concorrer às vagas podem ser encontradas nos editais já publicados no site da Unesc.

Pibid

Professor supervisor

Edital: https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/142/2022/2

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd12Noa_J3TtJnbfpYz6keIFDxY3R81wSgQEBlmpDvE-JtDWg/viewform

Aluno bolsista

Edital: https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/141/2022/2

Inscrições:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfrgP8QDfPfA545NVjsJgjbOhdIY0cc7-PmEV-JjthKZRCkvg/viewform

Residência Pedagógica

Professor preceptor 

Edital: 

https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/219/2022/2

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScVYgWTESJQAk1lnM6lADidszSOUnVIBbICJTxeK_We6vz6KA/viewform

Aluno bolsista 

Edital: https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/218/2022/2

Inscrições: 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfrgP8QDfPfA545NVjsJgjbOhdIY0cc7-PmEV-JjthKZRCkvg/viewform


 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de setembro de 2022 às 13:10
Compartilhar Comente (1)

Curso de Enfermagem da Unesc promove evento em defesa da profissão

Curso de Enfermagem da Unesc promove evento em defesa da profissão
Presidente licenciado do Corem de Santa Catarina e enfermeira responsável técnica da Secretaria de Saúde de Florianópolis foram os palestrantes Mais imagens

A abertura oficial do segundo semestre do curso de Enfermagem, realizada na noite de segunda-feira (20/09), no auditório Ruy Hulse, tratou sobre dois assuntos em alta na categoria profissional: o piso salarial e o protagonismo na profissão. Para falar sobre os dois temas, a coordenação do curso convidou o presidente licenciado do Conselho Regional de Enfermagem de SC (Corem), Gelson Albuquerque e a enfermeira responsável técnica da Secretaria de Saúde de Florianópolis, Elisimara Ferreira Siqueira.

A aula foi preparada para motivar os acadêmicos com relação à profissão que escolheram, segundo a coordenadora Paula Ioppi Zugno. “Queremos que os estudantes compreendam sobre a cientificidade e a  importância do protagonismo na função e fiquem a par de como anda a situação do piso da categoria”, explicou.

O primeiro palestrante, Gelson Albuquerque, presidente licenciado do Corem/SC, abordou a Lei nº 14.434/2022. “Essa Lei é a que institui o piso nacional salarial para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, recentemente suspensa por 60 dias, em decisão do ministro do Superior Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, acompanhado pela maioria dos ministros por sete votos a quatro. Mostro aos colegas de profissão e aos estudantes neste encontro, que não há inconstitucionalidade nenhuma, não há ilegalidade nenhuma. A nossa Lei tem que ser aplicada e a gente espera que seja, obviamente, com a pressão que nós estamos fazendo. Na próxima quarta-feira (21/9), faremos o Dia Nacional de Luta. Esperamos que o STF reveja a sua decisão”, comentou.

Já a enfermeira e responsável técnica pela Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, Elisimara Ferreira Siqueira, usou a tribuna para falar sobre o protagonismo do profissional de enfermagem. “Trago para esta aula inaugural a cientificidade da profissão, sobretudo de como nos colocamos nos diversos espaços de atuação.Trato sobre esse complexo de vira-lata que às vezes atinge o brasileiro, que às vezes atinge a enfermagem e que temos  que superar. Abolir essa ideia de que somos menores ou inferiores. Somos diferentes, únicos. Abordo também a  importância do profissional de enfermagem dentro da rede de saúde, mas, sobretudo, a autonomia que o enfermeiro tem que ter e como é importante que o enfermeiro autônomo, seja empoderado para fazer a diferença na vida das pessoas”, pontuou.

Enfermeira e atualmente reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, fez questão de dar o seu recado aos acadêmicos do curso. “Que todos nós tenhamos melhores espaços para trabalhar e não me refiro só ao piso salarial. Falo das condições de respeito no ambiente de trabalho e da não subserviência, que é uma das bandeiras que levanto ao longo da minha caminhada. Todos aqui estão sendo formados para serem protagonistas, atores de suas histórias e dos lugares onde trabalharem”, enalteceu.

Veja a galeria de fotos do evento clicando aqui: 
Fotos e Texto: Décio Batista

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

20 de setembro de 2022 às 18:59
Compartilhar Comente

Setembro Amarelo: acadêmicos da Unesc reforçam cuidado com a saúde

Setembro Amarelo: acadêmicos da Unesc reforçam cuidado com a saúde
Atividades ocorrem nesta terça-feira (13/09) em frente ao ginásio de esportes, na Universidade (Fotos: Daniela Savi/Agecom/Unesc) Mais imagens

A Unesc realiza nesta terça-feira (13/09) mais uma ação voltada ao Setembro Amarelo, mês de conscientização da saúde mental. Na tenda instalada em frente ao ginásio de esportes, na Universidade, acadêmicos e professores dos cursos de Biomedicina, Enfermagem e Fisioterapia realizam atendimentos especiais com intuito de chamar atenção da comunidade em torno do tema: Um Elo pela Vida: Você não está sozinho. Quem passar pelo local vai contar com serviços de auriculoterapia, aromaterapia, fitoterapia, terapia manual, reflexologia e orientações sobre o uso de cristais.

Para o acadêmico e presidente do Centro Acadêmico (CA) do curso de Fisioterapia, Evandro Hendz, ações como essas são essenciais para a conscientização e prevenção para uma saúde melhor.  

“É um momento muito importante para nós como alunos, pois estamos tendo esse contato mais direto com a população, realizando uma escuta qualificada com o objetivo de atender possíveis demandas e de quebra trazendo algum tipo de alívio, suporte e orientações à população”, comenta Hendz.

Para a professora do curso de Fisioterapia Evelin Vicente, a atividade também representa a importância da interlocução da teoria com a prática para os acadêmicos e a conscientização do quão é importante a atenção à saúde física e mental.

“O nosso dia a dia é muito agitado e precisamos de uma atenção para nós. Esse momento é muito importante porque vai trazer essa oportunidade de prestarmos atenção de como estamos com a nossa saúde mental e de o quanto as práticas integrativas e complementares em saúde são essenciais para a redução de um estresse ou uma depressão, por exemplo”, diz Evelin.

Ciência e amor

Ciência e amor. Assim decifrou a professora do curso de Enfermagem Karina Cardoso Gulbis que também faz parte da ação que se estende até o período noturno. “Esses serviços são importantes componentes para melhor qualidade de vida. Aqui temos a extensão a partir da atenção à comunidade e o ensino a partir dos acadêmicos”, comenta. 

Programação

A programação do Setembro Amarelo se estende até o dia 29 com diversas ações voltadas à população. De 19 a 23, acadêmicos do curso de Psicologia estarão disponíveis para orientações em diferentes espaços da Instituição: Bloco Administrativo, Bloco Biblioteca, Bloco XXI, Bloco P, Bloco S, Bloco R1, Bloco R2 Colégio Unesc e Clínicas integradas, das 9h às 11h30; 14h às 17h30; e da 19h30 às 21h30;

Dia 26 ocorrerá a palestra com o tema: Um Elo pela Vida, às 19h, no Auditório Ruy Hulse. Palestrantes: Psiquiatra Ritele Hernandez da Silva & Psicológo Wilson Resende;

Já no dia 29 ocorrerá a apresentação da peça: Sobre(vivênvias). Será no ginásio pequeno do Complexo Desportivo em três períodos: das 9h às 11h30; 14h às 17h30; e da 19h30 às 21h30.

A programação do Setembro Amarelo foi organizada pela Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Universidade, pela Secretaria de Diversidade e Políticas de Ações Afirmativas, pelo programa Acolher, pelo Departamento de Desenvolvimento Humano (DDH), pelo programa de Residência Multiprofissional, pelo Núcleo de Prevenção às Violências e Promoção da Saúde (Nuprevips) e pelo curso de Psicologia.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

13 de setembro de 2022 às 15:05
Compartilhar Comente

Comunidade acadêmica ajudará a construir novo site da Unesc e ganhará prêmios

Comunidade acadêmica ajudará a construir novo site da Unesc e ganhará prêmios
Mais imagens

O novo site da Unesc está chegando. Uma página online totalmente renovada, com um visual moderno e ainda mais interativo. O unesc.net é a casa virtual da Universidade e, por isso, os próximos passos dessa construção serão desenvolvidos com ideias e sugestões da comunidade acadêmica.

Para isso, a Instituição lançou nesta segunda-feira (12/09), a campanha "Fique à vontade, a home é sua!", um “desafio” para selecionar um grupo criativo de participantes que vai dar “pitacos” nas próximas etapas da construção do site.

“O novo site da Unesc é mais moderno e de fácil acesso, contando com todos os serviços que facilitam a vida dos nossos alunos e demonstram a nossa ‘cara’, a qualidade da Unesc em tudo o que faz. A colaboração da comunidade acadêmica nesse processo é de fundamental importância, pois é ela a razão da existência da nossa Universidade Comunitária”, destaca a reitora, Luciane Bisognin Ceretta.

Como participar

A iniciativa ocorre de terça-feira (12/09) a sexta-feira (16/09), por meio de quatro missões divertidas no Instagram @unescoficial, sendo uma a cada dia.

Para participar, os acadêmicos precisam apenas acompanhar diariamente as publicações na rede social e cumprir as missões, conforme o regulamento, marcando a @unescoficial e citando a hashtag #MinhaHomeUnesc.

Prêmios

Uma banca julgadora irá escolher os ganhadores que serão conhecidos na próxima segunda-feira (19/09), data do lançamento oficial do site. Além de tornarem-se embaixadores da página, os vencedores serão premiados com cinco kindles, cinco headfones e 20 vales nas cantinas e livrarias da Unesc.

“Os presentes são formas de incentivar a participação e retribuir a atenção dos nossos estudantes interessados em fazer com o que resultado seja o melhor possível”, destaca a reitora.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

13 de setembro de 2022 às 09:19
Compartilhar Comente