Enfermagem

Unesc abre 5ª Jornada Integrada da Saúde com foco na interação entre inovação e tecnologia

Unesc abre 5ª Jornada Integrada da Saúde com foco na interação entre inovação e tecnologia
Evento segue até quarta-feira com programação especial para acadêmicos da área Mais imagens

A noite gelada desta segunda-feira (12/06) no campus da Unesc foi o cenário para a abertura da 5ª Jornada Integrada da Saúde da Instituição. O evento, que reúne professores e acadêmicos de todos os cursos da área da saúde, neste ano tem a temática “Saúde 4.0: inovação e tecnologia a favor dos professionais e suas consequências”. A programação segue com atrações especiais até quarta-feira (14/06).

Para abrir o evento já em grande estilo a palestra da noite foi conduzida pelo professor doutor Jacks Soratto, abordando a temática central escolhida para a Jornada. De forma descontraída, Jacks demonstrou aos acadêmicos presentes as formas como a tecnologia e novas ferramentas podem colaborar para um atendimento mais dinâmico, porém não conseguem substituir a presença de um profissional de saúde com olhar atento.

Olhar atento e apurado ao novo

Para a pró-reitora de Ensino, Graziela Amboni, é uma felicidade e uma satisfação acompanhar o interesse pelo estudo do atendimento com olhar “multi”. “Todos nós somos formados por uma série de pecinhas que precisam ser analisadas como um todo. É muito bonito ver como o olhar ampliado ao conceito de saúde proporciona um atendimento mais amplo, mais humano e preparado para ver esse paciente como um ser humano por completo. Perceber todas essas dimensões, suas complexidades e a forma como a inovação e a tecnologia podem acrescentar nesse processo, é fundamental”, comentou.

A coordenadora da comissão organizadora do evento, a acadêmica Lívia Giordani Gonçalves aproveitou a oportunidade para agradecer a todos os presentes, a gestão universitária e aos apoiadores da Jornada. “Nos dedicamos para oferecer aos estudantes mais um momento de muito aprendizado conectado com as demandas atuais. Esperamos que todos aproveitem esta oportunidade e desfrutem do evento”, apontou.

Ainda na oportunidade, a presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Gabriela Minhos, parabenizou os colegas pelo empenho na organização da Jornada, entregou uma homenagem à comissão responsável pelo evento e fez questão de, acompanhando a pró-reitora, chamar a atenção para a importância dos debates realizados em torno da temática do projeto estadual de Universidade gratuita.

“Enquanto Comunitária, nossa Unesc precisa defender esses recursos destinados a instituições sem fins lucrativos. Defender isso é defender a manutenção das bolsas de muitos de nós e, mais do que isso, defender o reflexo da força da Universidade diretamente na comunidade, com Extensão, com Pesquisa, com atendimento em saúde e tudo mais que enxergamos diariamente ao estar aqui”, pontuou Gabriela.

Representando o prefeito Clésio Slavaro, o secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande, prestigiou a abertura oficial do encontro e enalteceu a importância do contato acadêmico com assuntos que já são realidade no cenário local e mundial. “Na pandemia, por exemplo, precisamos lidar com algo que até então não fazia parte da nossa rotina, a telemedicina. A partir disso, no entanto, conseguimos implantar, em parceria com a Unesc, um serviço que foi fundamental para os criciumenses e segue sendo um diferencial para a cidade”, relembrou, parabenizando a Universidade e as lideranças estudantis pela iniciativa.

Programação intensa

Nesta terça-feira (13/06) a agenda da 5ª Jornada Integrada da Saúde contará com a palestra “Impactos das Cirurgias Bariátricas nos tempos atuais”, às 19h30, com o presidente da Unimed Criciúma e cirurgião Leandro Avany Nunes. Na sequência, ainda na noite de terça-feira, às 20h30, a palestra “Distúrbios do sono e consequências” terá como convidado o fundados do Núcleo de Odontologia do Sono, Luiz Gustavo Martins.

Na noite de quarta-feira (14/06) quem comanda o palco são as convidadas Rosimeri Vieira e Ritele Silva, abordando a “Importância do empreendimento profissional” e a “Depressão e bournout e seus impactos na vida acadêmica, respectivamente, às 19h30 e 20h30. Todas as palestras serão realizadas no Auditório Ruy Hülse.

Nas tardes dos dois dias haverá ainda oficinas divididas sobre uso e descarte correto de medicamento, sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e distribuição de preservativos, além de abordagem acerca da humanização da saúde.

Confira mais fotos em:

noticias.unesc.net/

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

12 de junho de 2023 às 22:05
Compartilhar Comente

Celebração emocionante marca o encerramento da 21ª Semana Acadêmica do curso de Enfermagem

Celebração emocionante marca o encerramento da 21ª Semana Acadêmica do curso de Enfermagem
Mais imagens

A noite de encerramento da 21ª Semana Acadêmica do curso de Enfermagem da Unesc e da décima fase do curso foi marcada por momentos especiais, com a presença dos professores e familiares dos acadêmicos em evento realizado na última sexta-feira (19/05). A ocasião foi repleta de homenagens e significado, simbolizando o término de mais uma etapa importante na jornada acadêmica.

Um dos destaques da noite foi a cerimônia da lâmpada, um símbolo precursor da enfermagem moderna. “Essa cerimônia, realizada entre os professores e os estudantes, representa o compromisso de cuidado e dedicação que os futuros enfermeiros assumem em suas carreiras. Além disso, a frequência simbólica da fase foi ressaltada, reforçando a importância da presença constante e engajamento dos acadêmicos ao longo do curso”, enfatizou a coordenadora, Paula Zugno.

Em um momento verdadeiramente emocionante, os estudantes foram surpreendidos com brindes especiais durante o evento. Entre esses brindes, um toque especial foi dado com a entrega de cartas, uma escrita pelos próprios alunos durante uma aula em junho e outra dedicada pelos familiares. Ao lerem essas cartas carregadas de afeto e palavras sinceras, muitos não conseguiram conter a emoção, revivendo as experiências vividas e os desafios superados ao longo de sua jornada acadêmica.

A noite também contou com uma roda de conversa, onde profissionais da área puderam compartilhar suas experiências. Barbara Cunha, egressa da Unesc, destacou sua paixão pela emergência e como se formou em 2009. Atualmente, ela atua como enfermeira emergencista no Serviço Aeropolicial (Saer) e enfatizou a importância de receber o retorno dos pacientes, algo extremamente motivador.

Segundo ela, ser enfermeiro vai além de cuidar de uma pessoa machucada, é também cuidar do amor de alguém que está ali, estendendo a mão e aplicando todo o conhecimento adquirido em sala de aula.

Outra profissional presente foi Luciana Ribeiro, egressa da Universidade, trabalha com perfusão de sangue e tem novas perspectivas na área. Ela é enfermeira do centro cirúrgico e especializada em cirurgia cardíaca, realizando a circulação extracorpórea. Luciana compartilhou sua paixão pelo cenário hospitalar e sua motivação em estar no hospital, sempre lembrando a importância de amar o que fazemos, independentemente do salário, pois o restante virá como consequência.

A Semana Acadêmica também foi mencionada, com destaque para a apresentação dos trabalhos dos estudantes. Durante a jornada, ocorreu o Nursing Day, uma gincana que incluiu atividades como a arrecadação de fraldas geriátricas, medicamentos para doação e doação de sangue.

Emoção

A presença constante dos familiares durante todo o evento reforçou não apenas o apoio, mas também o imenso orgulho sentido pelos estudantes em relação à sua jornada acadêmica. Uma das pessoas responsáveis por uma das homenagens emocionantes foi Jessany Marcilio, que se dedicou a buscar cada familiar para participar desse momento único. "Quando parei para pensar, percebi que nada tocaria as pessoas mais do que palavras vindas de um familiar. Fiquei extremamente feliz com o resultado", contou. 

Talia Baldessar, uma das acadêmicas presentes, expressou o quão importante e gratificante esse momento foi para ela. “É um reconhecimento de todo o esforço e dedicação investidos ao longo do curso”, descreveu.

A acadêmica Anne Bento também ressaltou a especialidade do momento. Para ela, estar presente junto aos familiares, revisitar todo o processo e perceber que valeu a pena cada etapa da jornada, tem sido uma experiência extremamente especial e significativa. Outro momento marcante foi o stand-up comedy e a homenagem aos pais, acadêmicos e corpo docente.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de maio de 2023 às 17:29
Compartilhar Comente

Acadêmicos e colaboradores da Unesc ganham novo espaço de convivência

Acadêmicos e colaboradores da Unesc ganham novo espaço de convivência
Mais imagens

Os 15,5 mil acadêmicos e os mais de 1,5 mil colaboradores da Unesc ganharam uma nova estrutura pensada no bem-estar. O Espaço Conviver, localizado ao lado do Bloco S, foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (17/03), com a presença de estudantes e colaboradores.

Na estrutura a comunidade acadêmica pode interagir, fazer as refeições e repousar entre os intervalos das aulas ou do trabalho. O espaço, que recebeu investimento de R$ 420 mil, faz parte das muitas obras previstas e realizadas durante o último período de férias.

“No decorrer de seus 55 anos, a Unesc ampliou o seu tamanho de modo significativo, multiplicando os espaços espalhados pelo campus. No Bloco S, onde inauguramos este espaço, se reúnem os cursos da área da saúde, de Engenharia Civil e Administração, com uma grande concentração de estudantes e também de colaboradores. Ao mesmo tempo que construímos espaços para o trabalho e para os estudos, também precisamos de locais para a convivência. Este espaço tem esta finalidade: nele, os estudantes e colaboradores podem aquecer a sua refeição, ouvir uma boa música, repousar, dialogar, conviver uns com os outros. Ficou um local bonito, leve, contemporâneo e do tamanho da importância que as pessoas têm na nossa Universidade”, destaca a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta.

O pró-reitor de Administração e Finanças (Proaf), José Otávio Feltrin, destaca a filosofia da Unesc focada na humanização dos espaços e que esta é a primeira etapa, pois há a possibilidade de ampliação. “A nossa reitora sempre sentiu a necessidade de espaços de acolhimento aos acadêmicos. Esta estrutura foi idealizada por ela antes mesmo da pandemia. É uma primeira etapa e já pensamos em projetar a continuidade até com restaurantes”, cita.

Especialmente projetado

Entre outras coisas, a estrutura conta com mobiliário, microondas, tudo pensado e projetado com todo o cuidado. “Pensamos em um local próximo a circulação principal, do bloco S. Como arquitetas, projetamos com carinho e com o compromisso de que seja apropriada à proposta. É uma obra de 100 metros quadrados, feita com estrutura metálica, bem moderna e humanizada com mobiliário colorido e alegre”, explica a arquiteta do Departamento de Projetos e Infraestrutura da Unesc (DPI), Suelen Santos.

Em nome dos colaboradores, que também têm acesso ao Espaço Conviver, a coordenadora do Departamento de Desenvolvimento Humano (DDH), Mariléia Maciel,Marileia, aponta para os sentimentos de alegria em presenciar a inauguração. “É um lugar de acolhimento, de bem-estar, pensando em qualidade de vida para acadêmicos e colaboradores. É uma conquista fantástica. Há alguns anos sonhávamos com esta estrutura e hoje vimos ela ser concluída. O sentimento é de gratidão à gestão da Universidade”, fala.

A presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Gabriela Minhos, também prestigiou a inauguração oficial e reforçou a importância do espaço. “É um local muito importante para que os acadêmicos possam interagir e também fazer as suas refeições. O Espaço vem para agregar ao movimento que a nossa Unesc faz de sempre acolher o acadêmico da melhor maneira possível”, diz.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

20 de março de 2023 às 13:40
Compartilhar Comente

Enfermagem: Unesc forma profissionais de excelência para a área em ascensão 

Enfermagem: Unesc forma profissionais de excelência para a área em ascensão 
Há 20 anos curso de graduação da Universidade prepara enfermeiros para atuarem na linha frente da área da saúde Mais imagens

Com dedicação para promover, manter e restabelecer a saúde das pessoas, o profissional de enfermagem é indispensável em hospitais, clínicas, unidades básicas de saúde e demais espaços de cuidados com o ser humano em sua integridade. A atuação de enfermeiros e enfermeiras ganhou ainda mais destaque a partir da relevância dos serviços prestados perante a pandemia de Covid-19 em todo o mundo. Tal profissão, a partir disso, tem se destaque crescente, com resposta já sentida no mercado.

Para estar preparado para toda a gama de opções oferecidas ao graduado em Enfermagem é indispensável que a formação do profissional seja completa, oferecida por uma instituição de credibilidade que possibilite uma visão multifacetada dos processos e funções. É o que preza o curso de graduação em Enfermagem da Unesc, que há 20 anos forma os profissionais que oferecem cuidado em toda a região.

Muito mais que ensinar sobre procedimentos técnicos, conforme a coordenadora do curso, Paula Zugno, a graduação visa proporcionar a formação de enfermeiros generalistas para atuarem em todos os níveis de atenção à saúde do indivíduo e da coletividade no âmbito de suas atividades profissionais, no gerenciamento de serviços e no desenvolvimento de pesquisas nas áreas da Ciências da Saúde, respeitando os preceitos éticos legais no exercício de suas funções.

Na Unesc, Universidade comunitária avaliada com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC), a formação relaciona teoria, prática e extensão. “Logo nas primeiras fases, o acadêmico é inserido na realidade da região, atuando em projetos comunitários e iniciativas do poder público. Assim, se torna um profissional sensível às situações do dia a dia, capaz de atuar diante das mais diversas problemáticas, capaz de atuar na linha de frente e gestão”, destaca Paula.

“Temos muitos diferenciais, entre eles, as aulas práticas, que ocorrem desde a primeira fase do curso, e a partir da segunda fase, aulas teórico-práticas e o contato com a comunidade. O aluno faz as atividades nos hospitais da região e nas Unidades Básicas de Saúde da segunda fase até a oitava fase, e nas fases finais, o estágio supervisionado”, comenta a coordenadora.

Espaços de aprendizado com o que há de melhor

Quem passa pela graduação na Unesc sabe que todos esses diferenciais são sentidos na prática diária de aprendizado. Na Universidade os laboratórios são equipados com o que o mercado oferece de mais moderno, permitindo a simulação da rotina profissional. Além disso, a experiência real também é vivida nas Clínicas Integradas, espaço próprio da Instituição e que atende mais de 50 mil pacientes semestralmente por meio dos estágios e bolsas.

A formação de excelência dos professores ao longo de todo o curso se comprovam com a caracterização de “Universidade”. Tendo essa nomenclatura, que difere de faculdade e Centro Universitário, a Unesc garante ao acadêmico o contato com um corpo docente formado por professores  mestres e doutores, com experiência nos mais diversos campos do mercado de trabalho e da pesquisa acadêmica. “Ao ter como eixos norteadores o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, colocamos à disposição dos alunos a possibilidade de ingressar ainda no meio científico desde a graduação, além de ter contato prático com a realidade da comunidade por meio das atividades extensionistas. São horizontes muito amplos”, aponta Paula. 

Entre os campos de prática estão, além da rede hospitalar, unidades básicas de saúde e centros de especialidades da gestão municipal e estadual de saúde.

A Universidade ainda conta com a Clínica de Enfermagem, Clínica Escola de Enfermagem, e com diversos serviços que o acadêmico atua, como o Ambulatório de Feridas, no SOS Unesc, na vacinação, no Núcleo de Prevenção às Violências e Promoção da Saúde de Criciúma (Nuprevips), além de programas de diabéticos, de estomizados, e da Saúda da Mulher.

Extensão

As ações de atendimento à comunidade realizadas pelos estudantes da Unesc são constantes. Enquanto acadêmicos colocam em prática aquilo que estudaram em sala de aula e ganham experiência, a comunidade é atendida de forma gratuita e a Unesc forma profissionais já cheios de bagagem. No curso de Enfermagem essa realidade está entre os grandes diferenciais de profissionais de excelência e, de quebra, assistem à comunidade.

A formação também contribui para o crescimento em larga escala da área. São dez semestres, aliando teoria, prática e estágio, possibilitando a atuação em clínicas particulares, hospitais, unidades básicas de saúde, unidades de pronto-atendimento, pesquisa universitária e laboratórios, públicos ou privados, podendo ainda empreender em consultórios próprios de enfermagem.

Portas abertas para a transformação

As matrículas para o primeiro semestre de 2023 já estão abertas na Unesc, sendo que os interessados em conhecer e fazer parte das experiências proporcionadas pela Unesc, como toda a gama de graduação em modelo presencial ou de Educação a Distância (EaD), podem entrar em contato com a Universidade para obter mais informações sobre as inúmeras oportunidades de bolsas, descontos e formas de ingresso pelo Whatsapp (48) 99915 0433.

Os interessados nos cursos de pós-graduação podem entrar em contato pelo telefone (48) 3431 2626 e pelos cursos técnicos no telefone (48) 3431 2671 ou pelo telefone (48) 3431 4500 (whatsapp).

A Central de Atenção ao Estudante (Centac) atende calouros e veteranos pelo Whatsapp (48) 99644 0170 ou no (48) 3431 2545 e presencialmente das 8h30 às 21h. Mais informações e os detalhes de cada um dos cursos disponíveis podem ser obtidas no site unesc.net.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de março de 2023 às 15:56
Compartilhar Comente

Projetos de Extensão são socializados em Fóruns na Unesc

Projetos de Extensão são socializados em Fóruns na Unesc
Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, apresenta nesta quinzena de novembro, suas atividades realizadas por professores e acadêmicos Mais imagens

A diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias (Dirext) da Unesc realiza nesta quinzena do mês de novembro o Fórum “Socializar as atividades desenvolvidas pelos projetos de extensão”. O objetivo é divulgar as ações que estão sendo realizadas pela Universidade, e servem para avaliar os programas extensionistas realizados no período, bem como, analisar as propostas sugeridas, para o futuro planejamento e fortalecimento da Extensão na nossa Universidade Comunitária. Os encontros ocorrem em seis etapas e são divididos por área de conhecimento e os do Território Paulo Freire I e II.

Nesta quarta-feira (16/11), no auditório Edson Rodrigues, foram apresentadas, por meio de pitches, as atividades da área de Ciências Sociais Aplicadas (CSA). No período noturno foi a vez das ações desenvolvidas nas Ciências, Engenharias e Tecnologias (CET). Na manhã de quinta-feira (17/11), foram apresentados os programas da área das Ciências da Saúde e no vespertino os trabalhos de Humanidades, Ciências e Educação.

Na próxima segunda-feira (21/11), à tarde, no Bloco O, serão demonstrados os resultados dos Territórios Paulo Freire I e II. O encerramento dos Fóruns ocorre no período vespertino, no Bloco R, com a presença de todos os extensionistas, onde serão apresentadas as propostas dos envolvidos, e que norteará o Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI) e os editais para o próximo biênio. As sugestões serão compiladas dos questionários que professores e alunos estarão respondendo neste período.

Aumento das atividades

Os professores ainda mencionaram que, em comparação com os editais de projetos internos da Unesc neste último biênio (2021/2022) com o biênio anterior (2019/2020), ocorreu um aumento de 25% no número de atividades. Atualmente, a diretoria desenvolve cerca de 80 projetos executados por meio dos editais 358, 359 e 360 e com a participação de 217 docentes e cerca de 160 alunos.

Números que impressionam

Os números das atividades extensionistas são gigantes e marca a presença da Unesc como uma Universidade Comunitária que se faz presente nos mais diversos segmentos da sociedade do Extremo Sul Catarinense. São mais de 221 projetos e programas realizados em mais de 45 municípios da Amrec, Amesc e Amurel, e no Rio Grande do Sul, com o engajamento em ações e projetos de extensão de 729 acadêmicos bolsistas e 82 voluntários, dentro  dos editais internos, externos, setores e realizados pelos cursos.

ODS

Os projetos e programas atendem aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Neste ano foram 52 ações comunitárias realizadas que beneficiaram cerca de 4 mil pessoas.

Graduação Multi

A partir de 2023 todos os cursos da Graduação Multi terão atividades curriculares de extensão, computando o mínimo de 10% do total da carga horária do curso em extensão ligadas a comunidade externa da instituição.

Universidade premiada

A nossa Universidade Comunitária, participante da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), por anos consecutivos vem sendo reconhecida com o Prêmio de Responsabilidade Social conferido pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), e pelo Top Of Mind, como a marca mais lembrada do estado, e por ser a Universidade mais empreendedora de Santa Catarina.

Para a diretora da Dirext, Fernanda Sonego, todas essas iniciativas é para a prezar pela indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, atrelando a inovação e a cultura como transversais ao processo de aprendizagem. "Também valorizamos a experiência como o grande diferencial na formação de nossos acadêmicos. Motivos pelos quais temos contribuído significativamente para o desenvolvimento social, econômico, cultural, político de toda nossa região”, afirmou.

Mesmo estando em Aracajú(SE), representando a Universidade em um encontro de Educação Superior, a pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa, Inovação e Extensão Comunitária (Propiex), Gisele Coelho Lopes, transmitiu sua mensagem via Google-Meet aos participantes nas duas oportunidades do dia.

“Nosso intuito é entender o que fizemos, mas também refletir quais são as oportunidades que nós temos para poder aprimorar aquilo que estamos fazendo. Vivemos um momento diferente dos últimos anos, em que a Extensão se coloca, cada vez mais, como lugar estratégico na nossa instituição. Ela possibilita também, aos nossos estudantes, uma experiência formativa, não somente  pela perspectiva do Edital, mas também na curricularização da Extensão, colocando o acadêmico no centro deste conhecimento", destacou Gisele.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

21 de novembro de 2022 às 15:48
Compartilhar Comente