Ação no campus orienta sobre os riscos do uso de cigarro
Quem passar pelo campus nesta quarta-feira (31/5), vai receber informações sobre os problemas causados pelo uso de cigarro. A ação, realizada por professores e alunos da LASF (Liga Acadêmica de Saúde da Família) do curso de Medicina da Unesc é alusiva ao Dia Mundial Sem Tabaco e ocorre em frente ao Bloco S e à Biblioteca Professor Eurico Back. Das 10 às 12 horas, das 15 às 17 horas e das 18 às 19 horas, os integrantes da LASF vão conversar com acadêmicos, funcionários, professores e pessoas da comunidade, repassando orientações e incentivando que as pessoas não façam uso do cigarro.
O tabagismo é reconhecido pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como uma doença epidêmica que causa dependência física, psicológica e comportamental. Segundo a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), ele causa cerca de 50 doenças diferentes, em especial as cardiovasculares, além de ser responsável por muitas mortes por câncer de pulmão, de boca, laringe e estômago e por doenças respiratórias.
Programa de Combate ao Tabagismo
Para auxiliar os interessados em abandonar o cigarro, a Unesc e a Secretaria de Saúde de Criciúma desenvolvem o Programa de Combate ao Tabagismo. Nele, cada participante tem um diagnóstico para receber o tratamento adequado. O Programa desenvolve grupos que se encontram para combater a doença. Na Unesc, as inscrições para o Grupo de Combate ao Tabagismo estão abertas até 10 de junho no DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano), localizado na sala 13 do Bloco Administrativo da Universidade, tanto para professores, funcionários e acadêmicos quanto para a comunidade.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 29 de maio de 2017 às 22:16LIGA ACADÊMICA DE GASTROENTEROLOGIA E HEPATOLOGIA DA UNESC EM AÇÃO!
A ação foi realizada pela Liga Acadêmica de Gastroenterologia e Hepatologia - LAGH, tendo como título “O importante papel das dietas para a saúde digestiva”. O evento ocorreu das 09:00 as 12:00 no dia 18/06/2016, praça Nereu ramos. Neste dia foi feito um esclarecimento para as pessoas que passavam, sobre as diversas doenças do aparelho digestivo que tem relação com a alimentação, como doença Celíaca, Constipação, Intolerância à Lactose, Doença do Refluxo, dentre outros. Também foram entregues panfletos informativos, produzidos pela Sociedade Catarinense de Gastroenterologia, sobre tais doenças. Os seguintes alunos participaram do evento: Jose Guezzi Júnior, Nícolas Caetano Simon, Silvia Machado Goulart, André Luiz Vasconcelos Patrício, Guilherme Fretta Ramos, Alessandra F. de Carvalho, Camila Simon Amarante, Juliana E. Ehlers, Viviane Alessio Baggio e o Professor orientador Dr. Rafael Alencastro Ostermann.
Por: Isabel Aparecida Piazzoli Padilha 12 de julho de 2016 às 09:37Campanha atua na prevenção de queimaduras
Você sabe como prevenir acidentes com queimaduras? E como agir em caso de uma? Essas algumas questões levantadas pela Campanha Nacional de Prevenção de Queimadura, que ocorre esta semana e em Criciúma é desenvolvida pela Unesc, por meio das Ligas Acadêmicas de Cirurgia Plástica e de Emergência da Universidade, com o apoio da Fundação Cultural e do Nações Shopping. Nesta quinta-feira (9/6), alunos do curso de Medicina deram orientações para professores, estudantes e funcionários da Unesc.
As atividades iniciaram domingo (5/6) no Nações Shopping e seguiram nesta quinta-feira na Unesc. O encerramento da campanha ocorre sábado (11/6), com uma ação na Praça Nereu Ramos, a partir das 9h30. A Campanha Nacional é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Queimaduras e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com o apoio da Associação Brasileira das Ligas de Cirurgia Plástica.
Segundo a acadêmica da sétima fase de Medicina e participante da Liga Acadêmica de Cirurgia Plástica, além de folder explicativo, a campanha coleta dados da população por meio de um questionário, para um levantamento das principais dúvidas e erros cometidos envolvendo acidentes com queimaduras, para ser usado em ações futuras de prevenção.
O que fazer em caso de acidentes com fogo?
- O primeiro passo após a queimadura com fogo é limitar a extensão dos danos para evitar que a queimadura piore. A área queimada deve ser resfriada em água corrente fria por vários minutos. Não se deve usar gelo e toda a roupa queimada deve ser retirada.
- Se a roupa estiver pegando fogo, abafe as chamas com um cobertor umidificado em água, até que se apaguem.
- Cubra suavemente a queimadura com um pano limpo de tecido de algodão (lençol, fronha, fralda, lenço). Evite tecidos sintéticos, algodão e ataduras.
- Nunca passe óleo, manteiga, cremes, hidratantes, clara de ovo, folha de bananeira, pomadas caseiras ou loção anti séptica.
- Não tente retirar pedaços de roupa queimada que tenham grudado na pele.
- Nunca arranque a pele que estiver solta.
Procure ajuda médica sempre que a pele tenha sido destruída ou apresentar bolhas; em caso de queimaduras maiores que a palma da mão; em caso de queimaduras no rosto, pescoço, pés e mãos e se após três dias a queimadura não começar a cicatrizar.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 09 de junho de 2016 às 21:06Programa de atenção a gestantes e bebês com inscrições abertas
Mamães de primeira viagem ou mesmo as experientes, encontram na Universidade um espaço dedicado a elas e aos bebês. Trata-se do Pamif (Programa de Atenção Materno Infantil e Familiar da Unesc), que orienta as gestantes sobre diversos assuntos relacionados à maternidade e oferece atividades para as mulheres e seus filhos. As atividades de 2016 iniciam nesta sexta-feira (4/3), e as mulheres interessadas em participar podem se inscrever pelo telefone (48) 3431-2654.
Durante a gestação, as mulheres participam de grupo de apoio, de rodas de conversa com profissionais da saúde, de atividades como Pilates, hidroterapia e oficinas, trocam experiências e ganham um ensaio fotográfico. Após este período, as mães podem levar as crianças a partir dos seis meses para participar.
As atividades são gratuitas e os encontros ocorrem todas as sextas-feiras no Serviço de Fisioterapia das Clínicas Integradas da Unesc. Para participar, basta as gestantes terem atestado médico com aptidão para atividades na piscina. As crianças de seis meses a quatro anos, junto das mães e de acadêmicos de Fisioterapia, também participam da hidroterapia.
O programa é desenvolvido por alunos dos cursos de Psicologia, Fisioterapia, Medicina e Enfermagem, além de voluntários de Odontologia, Direito e Artes Visuais.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 26 de fevereiro de 2016 às 20:29Curso de Medicina presta orientações no Shopping Della
Queimação, dor no peito e falta de ar são algum dos sintomas que as pessoas com DRGE (Doença do Refluxo Gastresofágico) sofrem. Para esclarecer sobre este problema, professores e alunos do curso de Medicina da Unesc estarão no Shopping Della, em Criciúma, prestando orientações e entregando folders informativos. A ação neste sábado (31/10), das 9 às 14 horas.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
29 de outubro de 2015 às 16:13
Newsletter
RSS