Psicologia

Encontro de capacitação inter setorial com os profissionais da UBS, ESF e CRAS

Setembro é conhecido como o mês de prevenção ao suicídio. Entretanto, todos os meses são importantes para refletir sobre esse tema tão atual na nossa sociedade. Foi pensando nesta demanda que surgiu durante o estágio social na Unidade Básica de Saúde que a acadêmica de psicologia Lauriane Pizzoni articulou, no município de Timbé do Sul, um encontro de capacitação inter setorial com os profissionais da UBS, ESF e CRAS, sendo eles psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitárias e demais profissionais. Este encontro teve a parceria da Secretaria de Saúde de Timbé do Sul, da Residência Multiprofissional em Saúde Mental e Atençao Psicossocial, do Curso de Psicologia e do NUPREVIPS,  com a participação da Psicóloga e residente Patrícia Mariano, da enfermeira e residente Gabriela Valerim e da psicóloga e docente Dipaula Minotto. O encontro ocorreu na tarde do dia 12 de Junho e  teve como objetivo promover um momento de reflexão sobre a importância da prevenção do suicídio, enfatizando a necessidade de uma escuta qualificada e de acolhimento para as vítimas. A partir deste encontro, os 25 participantes puderam compartilhar suas experiências, esclarecer suas dúvidas referente aos mitos que envolvem o suicídio e refletir suas práticas.

Estágio de Psicologia Social - Curso de Psicologia

Por: Curso de Psicologia 17 de junho de 2019 às 10:37
Compartilhar Comente

Ação no Crás da Santa Luzia

Ontem dia 11 de Junho, foi dia de falar sobre a inserção da mulher no mercado de trabalho abordando temas como: autonomia, autoconhecimento, o valor da mulher, buscando resgatar a força interior para aplicá -la em diversos contextos.  Falamos também sobre a importância do empreendedorismo, a utilização dos recursos que já se tem e principalmente entender que a mulher tem características essenciais para se desenvolver no mercado de trabalho.

Amei estar nesta tarde com vocês, mulheres valiosas! 🧡🧡
Cras/ Santa Luzia
Caroline Fernandes
Acadêmica da Oitava fase de Psicologia

Por: Curso de Psicologia 12 de junho de 2019 às 14:12
Compartilhar Comente

Unesc participa de ações comunitárias em Içara e Sombrio

Unesc participa de ações comunitárias em Içara e Sombrio
Professores e alunos da área da saúde realizaram atendimentos e levaram informações à população (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Todo dia é oportuno para cuidar da saúde e, neste sábado (9/3), a Unesc deu um estímulo para moradores e visitantes dos municípios de Içara e Sombrio cuidarem dela. Professores e alunos dos cursos de Fisioterapia, Psicologia, Biomedicina, Nutrição e Odontologia estiveram pela manhã na Praça da Igreja São Donato, em Içara, participando de uma ação organizada pela RFCC (Rede Feminina de Combate ao Câncer) e à tarde, na Arena Multiuso de Sombrio, em ação realizada pela Associação Assistencial de Educação Sombrio Vida.

Pela manhã, Jeandro Müller, a esposa Bibiane Batista Da Silva e os filhos Erick Jeandro e Thainá Vitória, de Balneário Rincão, estiveram em Içara e passaram pela tenda da Unesc, onde fizeram tipagem sanguínea, terapia manual e receberam orientações sobre saúde bucal. “É a primeira vez que participamos de alguma atividade da Unesc na comunidade e gostamos bastante do acolhimento. É um tempinho que acabamos tirando para olhar pela nossa saúde”, comenta.

A estudante da oitava fase do curso de Biomedicina da Unesc Júlia Colonetti foi um dos acadêmicos que atendeu a família Da Silva Müller. Em sua primeira vez em uma ação externa da Unesc, ela conta que teve uma experiência positiva. “É um contato mais próximo com a comunidade e uma oportunidade de colocar em prática o que aprendi no curso e trocar experiências com outros colegas e com as pessoas que atendemos”.

A presidente da RFCC de Içara, Andréa Cristina Soares, explica que a ação na Praça da Igreja São Donato ocorre desde 2013, quando foi aprovado pelo Legislativo de Içara o projeto de lei da vereadora Edna Benedet da Silva, que instaurava o segundo sábado do mês de março como o Dia Municipal de Combate ao Câncer de Mama. “O evento vem crescendo a cada ano e novos parceiros vão chegando. Fomos atendidas prontamente pela Unesc, que sempre teve as portas abertas para a Rede Feminina de Içara. O segundo sábado de março já não marca mais apenas o trabalho de combate ao câncer de mama, se tornou um evento que realiza a promoção da saúde para todas as pessoas”.

A diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, comenta que estar perto da comunidade é sempre um momento especial para a Instituição. “Estamos muito felizes em contribuir com os municípios de Içara e Sombrio no dia de hoje. Nos organizamos para levar ações que promovam saúde e qualidade de vida. Nossos acadêmicos também se beneficiam de experiências como estas, pelo importante aprendizado e integração com a sociedade e suas demandas”, afirma.

Tanto em Içara quanto em Sombrio, a Unesc ofereceu à população auriculoterapia; terapia manual; aplicação de testes de estresse, depressão, ansiedade e qualidade de vida; orientações e dicas nutricionais e sobre a saúde bucal.

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 09 de março de 2019 às 13:53
Compartilhar Comente

Unesc participa do pedágio solidário da AMA

Unesc participa do pedágio solidário da AMA
Alunos do projeto desenvolvido pela Universidade na associação colaboraram com a coleta de doações (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A AMA REC (Associação de Pais e Amigos dos Autista da Região Carbonífera) realizou um pedágio solidário, sábado (10/11), com o objetivo de arrecadar fundos para a manutenção das atividades na escola. AUnesc esteve presente na ação por meio de alunos dos cursos de Enfermagem, Nutrição, Psicologia e Fisioterapia que participam do projeto “Cidadania e Saúde: Cuidado Compartilhado ao Autista”, desenvolvido na AMA REC.

Segundo o professor do curso de Nutrição, Marco Antônio Silva, o projeto começou em 2005 e realiza inúmeras atividades visando a saúde compartilhada entre familiares, colaboradores e os autistas que frequentam a escola.

Estão à frente do projeto o professor Marco Antônio da Silva, Graziela Amboni (Psicologia), Maria Teresa Soratto e Mira Dagostim (Enfermagem) e Ariete Minetto (Fisioterapia).

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 12 de novembro de 2018 às 11:53
Compartilhar Comente

Projetos de extensão participam de Fórum Internacional de Resíduos Sólidos

Projetos de extensão participam de Fórum Internacional de Resíduos Sólidos
Mostra fotográfica com catadores de Criciúma está em exposição no evento (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc participa até esta quarta-feira (14/6) do 8º FIRS (Fórum Internacional de Resíduos Sólidos), na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, em Curitiba. A Instituição apresentou as experiências de dois projetos de extensão desenvolvidos por professores e alunos dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e Psicologia – um junto à Abadeus e Coleta Seletiva Solidária – e a exposição fotográfica “Catadores(as), a matéria viva do lixo: retratos da invisibilidade”.

Durante o evento, que iniciou nesta segunda-feira (12/6), serão apresentados os trabalhos: “Ampliação da Gestão Ambiental e de Resíduos Sólidos para a Comunidade do Entorno da Associação Beneficente Abadeus”, de autoria de Karine da Silveira, Jéssica Patrício dos Santos, José Carlos Virtuoso e Mário Ricardo Guadagnin; e “Governança, Políticas Públicas e Exclusão Social: A Busca de uma Coleta Seletiva Eficiente e Inclusiva em Criciúma, SC – Brasil”, de Mário Ricardo Guadagnin, Leandro Nunes, Débora Ferrazzo, Victor Cavallini, Alessandra Machado, Vitória de Oliveira de Souza, Laura Barg Comin, Eduarda Assis da Silva e Sabrina Baesso Cadorin.

Com fotos produzidas pelo professor Luís Afonso dos Santos, a exposição “Catadoras(es), a matéria viva no lixo: retratos da invisibilidade”, busca dar visibilidade ao trabalho das catadoras e catadores dos empreendimentos solidários de Criciúma, chamando a atenção para sua importância social, econômica e ambiental. Segundo Guadagnin, o trabalho é resultado de produção coletiva do autor das fotos, da equipe de professores: Mário Ricardo Guadagnin, Leandro Nunes, Débora Ferrazzo e Victor Cavallini, além das estudantes do curso de Psicologia: Alessandra Machado, Vitória de Oliveira de Souza e Laura Barg Comin; e de Engenharia Ambiental e Sanitária: Sabrina Baesso Cadorin, Eduarda Assis e Cassandra Selau.

“O Fórum é o evento técnico e científico mais importante do Brasil no tema resíduos sólidos. Ele apresenta uma visão ampla do assunto que abrange desde estudos acadêmicos até a visão governamental e empresarial, com o propósito de difundir e aprofundar conhecimentos que abordem as causas da existência dos resíduos sólidos, provocando uma reflexão, que leve a uma consciência das suas consequências para a relação sociedade-natureza, histórica e socialmente construída”, afirma o professor da Unesc.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 13 de junho de 2017 às 19:57
Compartilhar Comente