Psicologia

Programa de Atenção Materno-Infantil e Familiar comemora 13 anos

Programa de Atenção Materno-Infantil e Familiar comemora 13 anos
Evento reuniu participantes e equipe do Pamif (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Há 13 anos, mamães e crianças de toda a região recebem uma atenção especial da Unesc. Pelo Pamif (Programa de Atenção Materno-Infantil e Familiar), as gestantes recebem informação e trocam experiências sobre tudo que envolve a maternidade. E na tarde desta sexta-feira (9/6), familiares, gestantes, crianças, estudantes, professores e voluntários que já passaram pelo Pamif se reuniram na Universidade para uma tarde de integração com direito a palestra com o psicólogo Luís Claiton Medeiros Ehlers, depoimento, diversão, um café ofertado pelo curso de Nutrição, bolo e vela de aniversário.

O evento contou ainda com a presença do grupo Cria na Roda, que expos o artesanato produzido por mulheres da região que optaram por deixar a carreira para se dedicar exclusivamente aos filhos. A comemoração teve a participação de membros do Coral Unesc, que tocaram e cantaram e a presença da diretora da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), Indianara Becker.

“O que o Pamif tem hoje de mais valioso é o amor entre os envolvidos e a dedicação de professores, alunos e voluntários. A cada encontro, laços são fortalecidos, vínculos criados e novos passos são dados na direção de sonhos”, afirmou a coordenadora do programa, Ariete Inês Minetto.

A funcionária da Unesc, Carla Roberta Cardoso, é mãe de Cauã, de 7 anos e Davi, com 2 anos. Nas duas gestações ela participou do programa e conta que a união e a troca de experiências é um dos pontos fortes dos encontros – que ocorrem todas as sextas-feiras nas Clínicas Integradas da Universidade. “O grupo é composto por mulheres que estão na primeira gestação e outras que já passaram por esta experiência e há uma troca de informações muito valiosa entre as mulheres e os alunos e professores”.

A professora Franciellen Goulart, é mãe de Danilo, de 1 ano e 4 meses. Ela trabalhou na Universidade até 2010 como secretária do Serviço de Psicologia das Clínicas Integradas e em 2015, quando engravidou de Danilo, logo se inscreveu no Pamif. “Eu tinha contato com as pessoas que participavam do programa e sabia o quanto é bom. Quando engravidei, sabia que as tardes de sexta seriam destinadas para o grupo. Eu defino ele como informação e acolhimento. Optei pelo parto humanizado hospitalar e todas as dúvidas foram solucionadas aqui. E a informação empodera a mulher e ela se sente segura de suas decisões”, afirmou Franciellen.

O Pamif tem a participação de estudantes dos cursos de Psicologia, Fisioterapia e Enfermagem, além de voluntários dos cursos de Odontologia e Medicina. Entre os temas tratados nos encontros de grupo, estão as alterações emocionais e psicológicas da gestação, cuidados com as mamas, diferentes tipos de parto, cuidados com o recém-nascido, higiene bucal, shantala (massagem para bebês), fisioterapia aquática, entre outros. As mamães recebem ainda um ensaio fotográfico.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 09 de junho de 2017 às 18:58
Compartilhar Comente

Projeto de extensão participa de evento especial para moradores de Criciúma

Projeto de extensão participa de evento especial para moradores de Criciúma
Evento ocorreu na Escola Adolfo Back (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Professores e alunos do projeto de extensão “Habitat Saudável e Sustentável”, do Programa Território Paulo Freire da Unesc, levaram alegria para de diversos bairros de Criciúma. Sábado (22/10), na Escola Adolfo Back, no Bairro Jardim União, mais de 300 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos, tiveram oportunidade de expressar, através de brincadeiras e da arte, o lado positivo do cotidiano do Bairro onde moram.

O evento marcou as comemorações do Dia das Crianças na comunidade e foi organizado por lideranças comunitárias  dos bairros Progresso, Mina União e Vila Belmiro, com participação das agentes de saúde da Unidade Básica de Saúde do Bairro Mina União, CRAS do Bairro Santa Luzia, Aton Eventos e apoio da LBV, da escola Adolfo  Back e do projeto de extensão da Universidade.

Segundo o professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc, Jorge Luiz Vieira, para o grupo de extensão foi um momento importante de inserção na vida do Bairro, como estratégia de acolhimento de ambas as partes. “A intenção foi dar início à segunda fase do projeto, que é a de se poder conhecer, a partir da comunidade, os seus anseios. O objetivo maior é fortalecer a comunidade e suas lideranças para que consigam realizar  o que definirem como ações importantes para a melhoria da sua coletividade”, comenta.

Tiveram participação no evento as bolsistas do curso de Arquitetura e Urbanismo Liliana Esteves e Paola Soccas e do curso de Psicologia, Isabela Rodrigues e Jéssica Borges, com o apoio dos professores Jorge Luiz Vieira, João Batanolli e Rosa Nadir Jerônimo. Participaram como voluntários, os acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo Greice Colombo Aguiar, Juliana Somalliva Crocetta e Igor Costa Freitas.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 26 de outubro de 2016 às 16:52
Compartilhar Comente (1)

Aprendizado além do campus

Aprendizado além do campus
Alunos realizaram doações e ouviram profissionais da área sobre o campo de trabalho Mais imagens

A segunda fase do curso de Psicologia da Unesc realizou ações solidárias e aprenderam um pouco sobre os campos de atuação da profissão durante visita ao Desafio Feminino de Criciúma. O encontro foi realizado recentemente dentro da disciplina de Sociologia, ministrada pelo professor Marcilon de Souza.

Durante a atividade os alunos realizaram doações e ouviram as experiências das residentes, que estão passando por tratamento. “E o aprendizado não parou por aí, os alunos participaram de uma conversa com a psicóloga da instituição e com os demais profissionais, que falaram sobre as possibilidades de atuação e a importância do psicólogo na recuperação das pessoas”, comentou Marcilon.

A atividade faz parte de ações da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação), LabSocial (Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Sociologia) e NEAB (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Étnico-raciais, indígenas e de Minorias). 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

13 de outubro de 2016 às 17:21
Compartilhar Comente

Projeto leva filosofia para crianças da rede pública de Criciúma

Projeto leva filosofia para crianças da rede pública de Criciúma
Atividades ocorrem também com professores dos quintos anos (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Alunos dos quintos anos da Escola Ignácio Stacowski, da rede estadual de ensino de Criciúma, estão tendo o contato com um mundo diferente, por meio do projeto de extensãoFilosofia com crianças”, que envolve os cursos de Pedagogia, Psicologia, Letras e o Mestrado em Educação. O projeto, que iniciou no primeiro semestre de 2016, tem duração de dois anos, e além das atividades com as crianças, trabalha a formação de professores dos quintos anos da rede municipal de Criciúma.

Atualmente o projeto envolve 29 professores de 32 escolas da rede municipal e 30 alunos da estadual e é desenvolvido por dois professores e três estudantes da Unesc. A secretaria de Educação de Criciúma é parceira da iniciativa. As atividades são desenvolvidas nas escolas e no campus da Universidade.

Segundo o coordenador do “Filosofia com crianças”, o professor da Unesc Jéferson de Azeredo, o projeto tem o objetivo é que o pensamento filosófico possa agregador na formação e no pensamento reflexivo de cidadãos. O projeto também vai colaborar para que as escolas passem a ter, a partir do próximo ano, momentos em que a Filosofia faça parte das atividades em sala de aula.

“O projeto se prospecta numa formação integral e na capacidade do homem de se pensar e pensar o mundo em que se insere, de forma criativa e proativa”, afirma. Para Azeredo, além de colaborar com a formação das crianças, o projeto colabora para a formação de novos profissionais, pois coloca os estudantes em contato com uma realidade que pode ser modificada para melhor. “Isso colabora com a formação de pessoas mais dispostas a transformar positivamente o espaço em que ocupam”, considera.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 06 de outubro de 2016 às 22:00
Compartilhar Comente

Projeto Amora e DCE promovem palestra sobre violência contra a mulher

Projeto Amora e DCE promovem palestra sobre violência contra a mulher
Mapa da Violência 2015: Criciúma aparece como a oitava cidade de SC Mais imagens

O projeto Amora: Capacitando Mulheres em Direitos Humanos participou no último sábado (27/8) de evento promovido pelo DCE (Diretório Central dos Estudantes) Unesc. A palestra sobre violência contra a mulher, ministrada pelas estudantes-bolsistas Camila Michels Lacombe (Direito) e Maiara Leandro (Psicologia) abordou tipos de violência, ciclo da violência, o que fazer quando sofrer violência, Lei Maria da Penha e cultura do estupro.

O projeto de extensão Amora começou em março de 2009 com a professora Mônica Ovinski de Camargo Cortina e, neste ano, conta também com a participação da professora Janete Triches. No Mapa da Violência de 2015, Criciúma aparece como a oitava cidade de Santa Catarina em número de assassinato de mulheres (feminicídio).  

Violência cotidiana
   
No início da atividade todas as acadêmicas presentes participaram de uma peça de teatro, na qual foram simuladas situações da vida real que ocorrem diariamente e que configuram violência: uma jovem caminha e um homem dirige a ela palavras de baixo calão e de cunho sexual; numa festa, uma mulher é duplamente agredida: tem seu cabelo puxado por um homem, que ainda força a barra para ela ceder a sua investida. Todas presentes afirmaram já terem passado por pelo menos uma das cenas que teatralizaram.  

Na sequência foram usados slides informativos, vídeos educativos, relatos do projeto e, no final, uma roda de conversa, em que cada estudante contou uma experiência sua ou de uma amiga sobre violência sexual, psicológica, física e moral.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

29 de agosto de 2016 às 14:38
Compartilhar Comente