Psicologia

Acadêmicos dos cursos da área da saúde da Unesc realizam atendimentos para mulheres do Cras Tereza Cristina

Acadêmicos dos cursos da área da saúde da Unesc realizam atendimentos para mulheres do Cras Tereza Cristina
As atividades ocorreram na tarde desta segunda-feira (06/03). (Fotos: Daniela Savi/Agecom/Unesc) Mais imagens

Aliar a teoria aprendida em sala de aula com a prática em atendimentos para a comunidade é algo permanente da Unesc. Na tarde desta segunda-feira (06/03), acadêmicos dos cursos de Biomedicina, Psicologia e Odontologia estiveram no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Tereza Cristina para uma série de atividades com as mulheres assistidas no local. Entre as ações estiveram orientações e dicas para uma boa higiene bucal, realização de exames de tipagem sanguínea e diálogo sobre autoestima.

Quem esteve presente e adorou a ideia foi a moradora da localidade, Marcia Freitas Martinho, 49 anos, que foi acompanhada da nora Letícia Rodrigues Mazuco, 26 anos. “Ficamos muito felizes com as instruções repassadas. Tivemos dicas importantes para uma boa escovação. Todo o conhecimento é muito importante para usarmos no nosso dia a dia”, destacaram. Logo após receberem as orientações, receberam também um kit de saúde bucal, contendo escova, creme dental e fio dental.

Eli Rosane Lopes de Souza, 46 anos, também fez questão de estar na atividade voltada especialmente para elas. “Agora já sei o meu tipo de sangue. Achei essa ação muito boa para aprendermos mais e também para termos mais cuidado com a nossa saúde”, destacou.

Atividade organizada carinho 

A supervisora do Cras, assistente social e técnica, Mineia Luzia Valim Fernandes, destacou que toda a ação foi pensada com muito carinho. “A Unesc é sempre parceira e por isso convidamos a Instituição para esta atividade que é fundamental para as mulheres. Como esta semana é o Dia Internacional da Mulher pensamos em oferecer diversas ações voltadas para elas”, explicou.

A diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, enfatizou que, por meio destas inserções, a Universidade realiza diálogos frequentes com a comunidade e constrói projetos que vão ao encontro das necessidades reais de cada localidade.

“A partir dessa junção de ideias, a Universidade propicia ações que transformam os cenários, respondendo aos problemas dessa comunidade e, ao mesmo tempo, contribuindo para o desenvolvimento e a formação de cidadãos críticos, responsáveis, autônomos e familiarizados com a realidade”, finaliza.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

06 de março de 2023 às 15:48
Compartilhar Comente

Psicologia Unesc: teoria e prática desde as primeiras fases

Psicologia Unesc: teoria e prática desde as primeiras fases
Mais imagens

Com matriz curricular diferenciada, o curso de Psicologia da Unesc é um dos mais conceituados e completos ao levar aos acadêmicos, além das áreas clássicas, estudos das questões de políticas públicas. E o melhor de tudo: desde a primeira fase.

Conforme a coordenadora do curso, Karin Martins Gomes, toda essa metodologia, aliada a outras atividades, colabora para que os alunos aprendam a trabalhar em equipe desde o início da graduação. “É um curso generalista no qual os acadêmicos conhecem várias abordagens na área da Psicologia e podem escolher com qual delas mais se identificam para buscar aprofundamento no futuro profissional”, cita.

A partir da 6ª fase, os acadêmicos iniciam os estágios na área, passando pelas áreas escolar, social, organizacional e clínica. “Sendo que no último semestre, o acadêmico opta por um destes quatro estágios para refazer. As supervisões são realizadas de forma individual com uma hora de duração por semana”, explica Karin.

Os alunos de Psicologia também estão inseridos na Graduação Multi, método de ensino que alia a teoria à prática, implantado na Universidade em 2022. É na Clínica de Psicologia, junto às Clínicas Integradas da Unesc, que os acadêmicos de 9ª e 10ª fase do curso, sob orientação dos professores, realizam o estágio clínico com atendimentos à comunidade. Tamanha a importância e a grande procura pelo serviço, que o espaço está sendo ampliado, passando de dez para 30 salas de atendimento.

O olhar atento à temática, para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, se reflete na excelência exigida em cada detalhe do curso. “Oferecer uma formação de extrema qualidade e possibilitar que a comunidade encontre aqui o acolhimento para a saúde física e mental é algo que não tem preço. A demanda de atendimentos em psicologia é cada vez maior e, ao voltarmos nossos olhares para isso, estamos mais uma vez fazendo nosso papel e melhorando a qualidade de vida dos nossos estudantes e de toda a comunidade”, pontuou a reitora.

A estrutura oportunizada pela Universidade, de acordo com a coordenadora, contribui para uma formação integral, interligada à realidade. “Possuímos projetos de pesquisa e extensão e sempre lembramos da importância dos alunos não estarem somente na sala de aula, mas também inseridos nos projetos. Isso não só do curso Psicologia, mas naqueles intercursos que são uma porta de entrada para que eles enriqueçam o currículo acadêmico e profissional”, destaca a coordenadora.

Na última semana os alunos foram recepcionados com uma aula inaugural que contou com palestra do egresso da Unesc, Rui Búrigo.

Portas abertas

Os interessados em ingressar em um dos cursos da Unesc em modelo presencial ou de Educação a Distância (EaD) ainda no primeiro semestre de 2023 podem entrar em contato com a Universidade para obter mais informações sobre as demais oportunidades de bolsas, descontos e formas de ingresso pelo Whatsapp (48) 99915-0433.

Já quem procura cursos de pós-graduação pode entrar em contato pelo telefone (48) 3431-2626 e para cursos técnicos no telefone (48) 3431-2671 ou pelo (48) 3431-4500 (whatsapp).

A Central de Atenção ao Estudante (Centac) atende calouros e veteranos pelo Whatsapp (48) 99644 0170 ou (48) 3431 2545 e presencialmente das 8h30min às 21h. Outras informações e os detalhes de cada um dos cursos disponíveis podem ser obtidas pelo site unesc.net.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

09 de março de 2023 às 14:31
Compartilhar Comente

Acadêmica do curso de Psicologia é eleita para a Coordenação Nacional dos Estudantes de Psicologia

Acadêmica do curso de Psicologia é eleita para a Coordenação Nacional dos Estudantes de Psicologia
Geovana Lisa Paraguaia Ribeiro assumiu o compromisso ao participar do Congresso Brasileiro de Psicologia em São Paulo (Foto: Divulgação) Mais imagens

A acadêmica da Unesc Geovana Lisa Paraguaia Ribeiro representou o curso de Psicologia da  Universidade no 6º Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão (CBP), realizado na cidade de São Paulo. A estudante, que também fez parte da comissão organizadora do XXXI Encontro Nacional de Estudantes de Psicologia, evento ocorrido paralelamente ao Congresso, foi eleita para a direção representativa da Coordenação Nacional dos Estudantes de Psicologia (CONEP), com mandato para o biênio 2022–2024.

A participação da estudante no Congresso contou com espaço de fala em três mesas de discussão sobre temas relacionados à Psicologia: “Autonomia do movimento estudantil na luta por uma Psicologia emancipatória”, “O ensino remoto e o desmonte da Psicologia” e “Saúde mental de estudantes trabalhadores”. 

Geovana Lisa, que está no oitavo semestre do curso, afirmou estar orgulhosa de representar a Unesc em um evento desta magnitude. “Foi uma grande honra ser reconhecida pelos projetos protagonizados pelo movimento estudantil na Universidade e poder compartilhar isso para estudantes de outras instituições e outros estados do país”, explicou, ressaltando a importância da experiência para sua formação acadêmica. “Foi uma experiência incrível com pessoas incríveis, além de ter sido um aprendizado gigantesco”, concluiu.

A coordenadora do curso de Psicologia da Unesc, Karin Martins Gomes, destacou a importância da participação da acadêmica no evento. “A Geovana Lisa tem uma atuação muito ativa no nosso Curso e, para nós, ela ter representado a Unesc e o curso de Psicologia nos debates foi um reconhecimento de que estamos no caminho certo”, afirmou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

07 de dezembro de 2022 às 13:52
Compartilhar Comente

Acadêmicos de Psicologia alinham teoria à solidariedade

Acadêmicos de Psicologia alinham teoria à solidariedade
Turma promoveu ação social na Casa da Infância, em Criciúma Mais imagens

Incentivo à leitura, brincadeiras e jogos cooperativos, dinâmicas de grupo e lanche compartilhado. Tudo isso foi preparado com carinho e comprometimento pela turma da disciplina de Psicologia Geral, do curso de Psicologia da Unesc, para as crianças atendidas pela Casa da Infância.

Por meio de uma campanha solidária, o grupo arrecadou alimentos, brinquedos, livros e itens de higiene para oferecer à instituição que atende crianças no contraturno escolar.

Conforme a professora da disciplina, Ana Karen Rosado, foram diferentes oportunidades para a integração de conhecimentos teóricos com perspectivas de atuação profissional. “Isso foi possível por meio do planejamento em grupo e o desenvolvimento de habilidades intrapessoais e interpessoais, gestão do tempo, escuta ativa, olhar qualificado, acolhedor e propositivo, zelo pelo código de ética e pela legislação de proteção aos direitos das crianças e adolescentes, também alteridade e contribuição para a equidade social”, explica.

Para a acadêmica Júlia Moraes, que já trabalha com crianças, atividades como essa tem significado ainda maior. “Foi uma realização pessoal, profissional e acadêmica. Trabalho com educação infantil e, desta maneira, me deparo com diversas realidades como a das crianças que encontramos. Projetos como esse deveriam ocorrer com ainda mais frequência, pois a diferença que fazem na vida desses pequenos é extraordinária. Foi um prazer imenso fazer parte deste grande grupo e poder contribuir no planejamento para que este dia se tornasse especial e inesquecível”, avaliou.

A atividade presencial com as crianças foi realizada no dia 26 de novembro. Nos dias seguintes à ação, a turma recebeu a diretora da Casa da Infância, professora Almerinda Bianca Bez Batti Dias, e a coordenadora do curso de Psicologia, Karin Martins Gomes, para avaliação da atividade e as congratulações pelo empenho no projeto.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

06 de dezembro de 2022 às 20:31
Compartilhar Comente

Projetos de Extensão são socializados em Fóruns na Unesc

Projetos de Extensão são socializados em Fóruns na Unesc
Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, apresenta nesta quinzena de novembro, suas atividades realizadas por professores e acadêmicos Mais imagens

A diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias (Dirext) da Unesc realiza nesta quinzena do mês de novembro o Fórum “Socializar as atividades desenvolvidas pelos projetos de extensão”. O objetivo é divulgar as ações que estão sendo realizadas pela Universidade, e servem para avaliar os programas extensionistas realizados no período, bem como, analisar as propostas sugeridas, para o futuro planejamento e fortalecimento da Extensão na nossa Universidade Comunitária. Os encontros ocorrem em seis etapas e são divididos por área de conhecimento e os do Território Paulo Freire I e II.

Nesta quarta-feira (16/11), no auditório Edson Rodrigues, foram apresentadas, por meio de pitches, as atividades da área de Ciências Sociais Aplicadas (CSA). No período noturno foi a vez das ações desenvolvidas nas Ciências, Engenharias e Tecnologias (CET). Na manhã de quinta-feira (17/11), foram apresentados os programas da área das Ciências da Saúde e no vespertino os trabalhos de Humanidades, Ciências e Educação.

Na próxima segunda-feira (21/11), à tarde, no Bloco O, serão demonstrados os resultados dos Territórios Paulo Freire I e II. O encerramento dos Fóruns ocorre no período vespertino, no Bloco R, com a presença de todos os extensionistas, onde serão apresentadas as propostas dos envolvidos, e que norteará o Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI) e os editais para o próximo biênio. As sugestões serão compiladas dos questionários que professores e alunos estarão respondendo neste período.

Aumento das atividades

Os professores ainda mencionaram que, em comparação com os editais de projetos internos da Unesc neste último biênio (2021/2022) com o biênio anterior (2019/2020), ocorreu um aumento de 25% no número de atividades. Atualmente, a diretoria desenvolve cerca de 80 projetos executados por meio dos editais 358, 359 e 360 e com a participação de 217 docentes e cerca de 160 alunos.

Números que impressionam

Os números das atividades extensionistas são gigantes e marca a presença da Unesc como uma Universidade Comunitária que se faz presente nos mais diversos segmentos da sociedade do Extremo Sul Catarinense. São mais de 221 projetos e programas realizados em mais de 45 municípios da Amrec, Amesc e Amurel, e no Rio Grande do Sul, com o engajamento em ações e projetos de extensão de 729 acadêmicos bolsistas e 82 voluntários, dentro  dos editais internos, externos, setores e realizados pelos cursos.

ODS

Os projetos e programas atendem aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Neste ano foram 52 ações comunitárias realizadas que beneficiaram cerca de 4 mil pessoas.

Graduação Multi

A partir de 2023 todos os cursos da Graduação Multi terão atividades curriculares de extensão, computando o mínimo de 10% do total da carga horária do curso em extensão ligadas a comunidade externa da instituição.

Universidade premiada

A nossa Universidade Comunitária, participante da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), por anos consecutivos vem sendo reconhecida com o Prêmio de Responsabilidade Social conferido pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), e pelo Top Of Mind, como a marca mais lembrada do estado, e por ser a Universidade mais empreendedora de Santa Catarina.

Para a diretora da Dirext, Fernanda Sonego, todas essas iniciativas é para a prezar pela indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, atrelando a inovação e a cultura como transversais ao processo de aprendizagem. "Também valorizamos a experiência como o grande diferencial na formação de nossos acadêmicos. Motivos pelos quais temos contribuído significativamente para o desenvolvimento social, econômico, cultural, político de toda nossa região”, afirmou.

Mesmo estando em Aracajú(SE), representando a Universidade em um encontro de Educação Superior, a pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa, Inovação e Extensão Comunitária (Propiex), Gisele Coelho Lopes, transmitiu sua mensagem via Google-Meet aos participantes nas duas oportunidades do dia.

“Nosso intuito é entender o que fizemos, mas também refletir quais são as oportunidades que nós temos para poder aprimorar aquilo que estamos fazendo. Vivemos um momento diferente dos últimos anos, em que a Extensão se coloca, cada vez mais, como lugar estratégico na nossa instituição. Ela possibilita também, aos nossos estudantes, uma experiência formativa, não somente  pela perspectiva do Edital, mas também na curricularização da Extensão, colocando o acadêmico no centro deste conhecimento", destacou Gisele.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

21 de novembro de 2022 às 15:48
Compartilhar Comente