Psicologia

Reitoria recepciona novos estudantes estrangeiros

Reitoria recepciona novos estudantes estrangeiros
Alunas de graduação e pós falaram sobre expectativas no Brasil (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Quando Barbora Soukupova fala, é difícil decifrar de onde ela veio. Com um português com um pouco de sotaque, a designer em cerâmica da República Tcheca se mistura entre os alunos de 12 países diferentes que escolhem Unesc para estudar. Estudante do curso de pós-graduação em Teoria e História da Arte, Barbora é um dos oito novos alunos estrangeiros que iniciaram as atividades na Universidade no primeiro semestre de 2016. Nesta quarta-feira (23/3), ela e os colegas vindos da Rússia, Angola e Benin - país da região ocidental da África, receberam as boas vindas do reitor da Unesc, Gildo Volpato.

Em 2014, Barbora, que na época fazia curso de graduação na República Tcheca, veio pela primeira vez ao Brasil, após ter conseguido uma bolsa para fazer intercâmbio. “Procurei um país em que o alfabeto fosse semelhante ao nosso. Optei pelo Brasil e procurei uma instituição onde houvesse um curso de graduação em Artes que também trabalhasse com cerâmica, minha área. Então encontrei a Unesc e gostei do que vi sobre ela e sobre o curso de Artes Visuais e decidi vir para Criciúma”, conta. Nos seis meses que ficou no Brasil, a estudante tcheca desenvolveu um projeto de artes com crianças de Timbé do Sul.

De volta à capital da República Tcheca, Praga, Barbora concluiu a graduação e no fim do curso, recebeu outra bolsa, agora para pós-graduação. “Não tive dúvidas em voltar para a Unesc. No começo foi difícil por causa do idioma, mas agora estou bem adaptada e quero dar continuidade ao projeto com as crianças em Timbé do Sul e fazer uma exposição dos trabalhos”, planeja. Ela fica até dezembro em Criciúma, e depois retorna para concluir o curso de pós no seu país.

Recepção


Durante as boas vindas aos estudantes estrangeiros, o reitor da Unesc agradeceu pela escolha da Universidade e desejou sucesso nesta nova etapa da vida dos alunos. “A Unesc é hoje uma Universidade internacional. E a presença de vocês aqui traz muitos benefícios para todos. A troca de conhecimento gera novas oportunidades e essa troca cultural enriquece tanto vocês, que vieram de outros países quanto nós, brasileiros”, comentou.

Além de Barbora, a Unesc recebeu este semestre os alunos: Polina Zapivalova, da Rússia, para o Mestrado em Educação; Liliane Raulique Koundo, de Benin, para o curso de graduação em Biomedicina; e os angolanos Suemy Patricia Neto Barreto, de Angola, para o curso de Ciências Contábeis; Ruslana Jandira de Carvalho da Conceição Gumbe, da Angola, para o curso de Gestão em Recursos Humanos; Aderito Garcia Simão Dias, para Administração; Ana Jerusa Nogueira Mónica, para Psicologia e James Donaldson Luzincourt, para estudar Biomedicina. Os alunos foram acompanhados pelo coordenador da Coordenadoria de Relações Internacionais da Unesc, Alexandre Possamai.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 23 de março de 2016 às 21:36
Compartilhar Comente

Projeto de extensão de Direito e Psicologia recebe Menção Honrosa em Fórum

Projeto de extensão de Direito e Psicologia recebe Menção Honrosa em Fórum
Evento ocorreu na Faculdade Porto Alegrense (Foto: Divulgação) Mais imagens

O projeto de extensão do curso de Direito e Psicologia da Unesc “Assistência judiciária para os reeducandos dos estabelecimentos prisionais de Criciúma”, recebeu neste sábado (6/12), Menção Honrosa no 13° Fórum FAPA (Faculdade Porto Alegrense), em Porto Alegre. O projeto da Universidade foi reconhecido como um dos que mais se destacaram entre os apresentados no evento.

O Fórum reuniu alunos de graduação, jovens pesquisadores e estudantes do Ensino Médio e Fundamental. O evento tem como objetivo divulgar trabalhos de pesquisa desenvolvidos por alunos de graduação, pós-graduação, pesquisas e experiências desenvolvidas por professores de Ensino Médio ou de Ensino Superior. Os trabalhos apresentados devem envolver as áreas de Linguagem, Literatura, Ciências Sócio Históricas, Educação, Ciências Físicas e Biológicas, Matemática, Administração, Ciências Contábeis e Direito.

O projeto “Assistência Judiciária para os reeducandos dos estabelecimentos prisionais de Criciúma”, é realizado em parceria com a Vara de Execuções Penais do Poder Judiciário. O projeto tem como objetivo realizar assistência judicial às pessoas que não possuem condições para contratar um advogado. Além disso, orienta os apenados para que tenham comportamento adequado, visando obter benefícios como a diminuição da pena, saídas temporárias, o indulto de penas e o livramento condicional.

O projeto, único nesta área no Sul de Santa Catarina, também conta com o apoio do curso de Psicologia da Universidade, que trabalha na ressocialização dos reeducandos.

E o projeto também recebeu mais uma honraria. Após a apresentação na 10ª SEPesq (Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação) da Uniritter (Centro Universitário Ritter dos Reis), em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, que ocorreu em outubro, a ação comunitária da Unesc foi indicada esta semana para receber uma premiação de destaque.

O projeto de extensão é coordenado pelo professor do curso de Direito, Alfredo Engelmann Filho, com o apoio dos professores do curso de Direito, Leandro Alfredo da Rosa e do curso de Psicologia, Karin Martins Gomes. Participam do projeto as bolsistas Larissa Alves Benitez (Direito) e Tamires do Nascimento Teixeira (Psicologia).

Fonte: Secom

Por: Assessoria de imprensa - imprensa@unesc.net 08 de dezembro de 2014 às 16:51
Compartilhar Comente

Coordenadores de Psicologia e de Tecnologia em Gestão Comercial são empossados

Coordenadores de Psicologia e de Tecnologia em Gestão Comercial são empossados
Portarias foram entregues pela Reitoria na tarde de hoje (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

 A Reitoria empossou, na tarde de hoje (1/8), as novas coordenadoras e coordenadoras adjuntas dos cursos de Psicologia e Tecnologia em Gestão Comercial – presencial. As professoras Graziela Amboni e Denise Neurenberg estarão à frente do curso de Psicologia pelo segundo mandato consecutivo, como coordenadora e adjunta, respectivamente. Já as professoras Elenice Padoin e Michele Schneider tomaram posse, respectivamente, como coordenadora e adjunta do curso de Tecnologia em Gestão Comercial – presencial. A gestão ocorrerá de agosto de 2014 a julho de 2017.

“Desejamos sucesso e nos colocamos à disposição para o que vocês precisarem. É com o trabalho coletivo que conseguimos melhorar cada vez mais”, afirma o reitor Gildo Volpato. Participaram da posse a pró-reitora de Ensino de Graduação, Robinalva Ferreira, a pró-reitora de Administração e Finanças, Kátia Soratto, a diretora da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), Indianara Becker, a coordenadora de Extensão da UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas), Milla Ferreira e o ex-coordenador de Tecnologia em Gestão Comercial, Volmar Madeira e o ex-coordenador adjunto do curso, Ricardo Pieri. 

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 01 de agosto de 2014 às 16:57
Compartilhar Comente

Projeto de extensão busca desnaturalizar a violência

Projeto de extensão busca desnaturalizar a violência
Iniciativa conta com professores e alunos do curso de Direito e Psicologia Mais imagens

Os alunos do Ensino Médio da Escola Irmã Edviges, de Criciúma, participaram hoje (5/6) das atividades do projeto de extensão “Adolescência e Cidadania” da Unesc. O objetivo da ação é trabalhar os tipos de violência da atualidade, como a doméstica, familiar e escolar, além de divulgar a Lei Maria da Penha e o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), buscando desnaturalizar a violência. O projeto será realizado nas 17 escolas de Criciúma.

A iniciativa tem como tema “Construir e socializar conhecimentos sobre a violência de gênero e os direitos das crianças e adolescentes, com jovens do Ensino Médio”.

Há dois anos a ação realiza trabalhos com os alunos do segundo ano do Ensino Médio de escolas públicas da região. Em 2012, na sua primeira edição, foram atendidas oito escolas de Criciúma e uma de Morro da Fumaça, beneficiando 848 adolescentes. No segundo ano de atividades do projeto, em 2013, foram atendidas dez escolas públicas de Criciúma e uma de Cocal do Sul, beneficiando 652 adolescentes. A cada ano, tanto as temáticas, o material didático e as dinâmicas são atualizadas para que atinjam o interesse dos adolescentes.

Os coordenadores do projeto são os professores do curso de Direito Sheila Martignago Saleh e Ismael Francisco de Souza, e a professora do curso de Psicologia Karin Martins Gomes, com o apoio de estudantes do curso de Direito e Psicologia da Unesc.

Fonte: Secom

Por: Assessoria de Imprensa 05 de junho de 2014 às 16:00
Compartilhar Comente (1)

Cursos da Unesc sobem de conceito

Cursos da Unesc sobem de conceito
Ciências Econômicas e Psicologia, inclusive, foram muito bem conceituados, com nota 4 Mais imagens

A Unesc foi mais uma vez reconhecida pela sua qualidade. Agora com o resultado das notas dos seus cursos de graduação expresso por meio do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e do CPC (Conceito Preliminar de Curso). Quatro dos cursos da Universidade, que fizeram a prova em 2012, subiram a nota do CPC. Ciências Econômicas e Psicologia, inclusive, foram muito bem conceituados, com nota 4, quando o máximo é 5. Secretariado Executivo e Tecnologia em Processos Gerenciais subiram para 3.

"A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, juntamente com as Unidades Acadêmicas e os Núcleos Docentes Estruturantes dos cursos, elaborou o Plano de Graduação da Unesc, com metas a serem alcançadas, considerando os indicadores avaliativos do Sinais. Uma das metas é termos o CPC no mínimo 4, nos cursos de graduação, bem como no mínimo 4 no IGC, que é o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição. Um indicador de qualidade de instituições de educação superior, que considera, em sua composição, a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação stricto sensu. Na graduação, é utilizado o CPC (Conceito Preliminar de Curso) e na pós-graduação, é utilizada a Nota Capes. Estamos satisfeitos com o trabalho coletivo das pró-reitorias, Unidades Acadêmicas, cursos e programas e convictos de que podemos alcançar a meta de conceito 4 a cada triênio avaliativo", destacou a pró-reitora de Ensino de Graduação, Robinalva Ferreira.

Enade/CPC

O Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) foi instituído pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004 e é formado por três componentes principais: avaliação da Instituição, do curso e do desempenho do estudante (Enade).

O Enade é um componente curricular obrigatório e para cumprí-lo os concluintes da graduação devem prestar uma prova, elaborada de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, para então realizarem a colação de grau e receberem seu diploma. Ele é um dos componentes da nota do CPC (Conceito Preliminar de Curso), utilizado pelo MEC (Ministério da Educação) para avaliar os cursos das universidades.

O CPC também leva em conta a infraestrutura e instalações da universidade, o corpo docente, a organização didático-pedagógica, o questionário do estudante e os dados do censo da educação superior.

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 12 de dezembro de 2013 às 15:03
Compartilhar Comente