Psicologia

Professora da Unesc leva experiência em economia solidária e coleta seletiva a evento internacional

Professora da Unesc leva experiência em economia solidária e coleta seletiva a evento internacional
Evento ocorre esta semana em Quito, no Equador (Foto: Divulgação) Mais imagens

As experiências da Unesc nos projetos de extensão “PAES (Programa de Ações em Economia Solidária)” e “Coleta Seletiva” estão sendo compartilhadas durante o 12º Congresso Iberoamericano de Extensao Universitária. O evento ocorre esta semana (19 a 22 de novembro) em Quito, no Equador.

O trabalho, que a professora Patrícia Martins Goulart socializa no evento, apresenta a vivência da aluna de Psicologia Fernanda Oliveira, com orientação de Patrícia e Rosa Nadir Jerônimo. “Este trabalho tem um diferencial, pois a estudante assumiu as tarefas de catadora de lixo e mudou sua percepção sobre o sentido do trabalho, rompendo com mitos e estereótipos”, explicou Patrícia.

O Congresso é um espaço de reflexão sobre o papel das instituições no desenvolvimento social da América Latina e uma oportunidade de conhecer e promover intercâmbio entre as diversas instituições de Ensino Superior da América Latina, além de refletir sobre a interação entre a extensão, o ensino e a pesquisa universitária.

Artigo apresentado: “Trabalho, catadores de lixo e Extensao universitária relatos de uma vivencia”.

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 20 de novembro de 2013 às 14:00
Compartilhar Comente

Projeto da Unesc usa a Arte contra a violência

Projeto da Unesc usa a Arte contra a violência
Descobrindo Talentos abordou temas como o bullying (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O projeto de extensão da Unesc “Adolescência e Cidadania: construindo e socializando conhecimentos sobre a violência de gênero e a Lei Maria da Penha com Jovens do Ensino Médio de Criciúma”, em parceria com o Cedup (Centro de Educação Profissional “Abílio Paulo”), realizou ontem (14/8) na escola o Descobrindo Talentos: violência vira Arte.

Foram realizadas apresentações, exposição fotográfica, teatro, paródias e interpretação musical, abordando temas como gênero, cidadania, violência contra as mulheres e bullying.

O projeto já realizou oficinas em mais de dez escolas. Ele é desenvolvido pelos alunos André Demetrio, do curso de Direito, e Jéssica Sazan, de Psicologia, e orientado pelas professoras Monica Ovinski Camargo e Sheila Saleh, faz parte do Nupec (Núcleo de Pesquisa em Direitos Humanos e Cidadania).

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 15 de agosto de 2013 às 16:54
Compartilhar Comente

Campanha “Doe Livros” é lançada na Unesc

Campanha “Doe Livros” é lançada na Unesc
Ação integra projeto de extensão Mundo do Trabalho, com reeducandas (Foto: Davi Carrer) Mais imagens

A campanha “Doe Livros”, promovida pelo projeto de extensão Mundo do Trabalho da Unesc, foi lançada oficialmente na tarde de hoje (13/8). A iniciativa de arrecadação de livros tem com o objetivo montar uma biblioteca feminina no Presídio Santa Augusta. “Essa é uma ação que rompe paradigmas, uma nova proposta de ressocialização dos detentos”, destacou o diretor da UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas), Daniel Préve.

O diretor do presídio Santa Augusta, Jovino Zanelatto, agradeceu o apoio que a Unesc tem dado aos reeducandos com diversas ações. “Elas (as detentas) estão só esperando a chegada dos livros”, comentou.

“São livros em bom estado, que possam contribuir com a cidadania das reeducandas, sendo que elas vão aprender como cuidar e armazenar os livros”, explicou a professora Jucelia Abel, uma das coordenadores do projeto.

A campanha tem como tema “O conhecimento liberta”. Os cem primeiros doadores concorrem ao quadro tema da campanha (é necessário entrar em contato pelo telefone 3431-2783, no período da tarde).

Postos de coleta:
- Biblioteca da Unesc
- DCE Unesc
- Curso de Psicologia (Bloco S)
- Curso de Direito (Bloco XXI-A)
- Curso de Secretariado Executivo (Bloco I – sala 4)

Mundo do Trabalho

Dirigidas à população feminina, as ações do projeto de extensão “O Mundo do Trabalho e Situação de Cárcere: Contribuições em Extensão Universitária” pretendem favorecer um ambiente de ensino-aprendizagem, cooperação e confiança entre as reclusas, para a reinserção no mundo do trabalho. Círculos de leituras, grupos de discussão, teatro, arte e também a preparação técnica para a construção e manutenção da biblioteca, integram o projeto, que se assenta no desenvolvimento pessoal e profissional, como uma via de ressocialização e preparação para a vida extramuros.

O projeto começou em março de 2013 e tem a participação de dez das 80 reeducandas do Santa Augusta. Os encontros ocorrem as segundas e quartas-feiras, das 14 às 16 horas. O “Mundo do Trabalho” têm caráter interdisciplinar e envolve professores dos cursos de Psicologia, Secretariado Executivo e Direito, como Patrícia Martins Goulart (idealizadora), Jucélia da Silva Abel (coordenadora), Christine Vieira Scarpato, Monica Ovinski de Camargo Cortina e Janete Triches e as bolsistas Fernanda de Oliveira e Maristela Quartiero de Faveri.

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 13 de agosto de 2013 às 17:08
Compartilhar Comente

Reeducandas participam de festa julina

Reeducandas participam de festa julina
Arraial ocorreu hoje (15/7), no presídio Santa Augusta (Fotos: Janete Trichês) Mais imagens

As mulheres do projeto de extensão no presídio Santa Augusta. “O Mundo do Trabalho e Situação de Cárcere: Contribuições em Extensão Universitária”, tiveram uma tarde diferente hoje (15/7). Elas participaram de uma festa julina, com direito a música, quitutes da época e muita animação. Algumas das reeducandas levaram os filhos para a confraternização.

O projeto começou em março de 2013 e tem a participação de dez das 80 reeducandas do Santa Augusta. O Mundo do Trabalho se articula em torno da revitalização da biblioteca do presídio, com base nos valores e princípios da Economia Solidária. Os encontros ocorrem as segundas e quartas-feiras, das 14 às 16 horas.

Dirigidas à população feminina, as ações pretendem favorecer um ambiente de ensino-aprendizagem, cooperação e confiança entre as reclusas, para a reinserção no mundo do trabalho. Círculos de leituras, grupos de discussão, teatro, arte e também a preparação técnica para a construção e manutenção da biblioteca, integram o projeto, que se assenta no desenvolvimento pessoal e profissional, como uma via de resocialização e preparação para a vida extramuros.

O projeto O Mundo do Trabalho têm caráter interdisciplinar e envolve professores dos cursos de Psicologia, Secretariado Executivo e Direito, como Patrícia Martins Goulart (idealizadora), Jucélia da Silva Abel (coordenadora), Christine Vieira Scarpato, Monica Ovinski de Camargo Cortina e Janete Triches e as bolsistas Fernanda de Oliveira e Maristela Quartiero de Faveri. A festa foi feita com doações dos profissionais envolvidos no projeto.

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 15 de julho de 2013 às 21:33
Compartilhar Comente (1)

Evento promove diálogos com Eduardo Marinho

Evento promove diálogos com Eduardo Marinho
Arquivo Mais imagens

“Diálogos com Eduardo Marinho: Consciência, Arte e Atitude” é o tema do evento que o CA (Centro Acadêmico) de Psicologia da Unesc e o PAES (Programa de Ações em Economia Solidária) promovem nesta quarta-feira (29/8), no Miniauditório do Bloco P (Sala 19), às 19h30. O encontro traz pela terceira vez a Universidade o artista carioca Eduardo Marinho para um bate-papo.

Marinho é reconhecido pela atitude corajosa de doar a vida em prol da coletividade, fazendo da arte um caminho de reflexão e consciência. Ele é autor do livro Crônicas e Pontos de Vista, lançado em 2012. Durante o encontro, o artista irá expor alguns dos seus trabalhos no corredor do Bloco P.

Fonte: Comunicação Social:imprensa@unesc.net

Por: Davi Carrer:dac@unesc.net 27 de agosto de 2012 às 11:12
Compartilhar Comente