Psicologia

Professores, colaboradores e acadêmicos da Unesc são atendidos durante atividade das Práticas Integrativas Complementares

Professores, colaboradores e acadêmicos da Unesc são atendidos durante atividade das Práticas Integrativas Complementares
Mais imagens

O Projeto de Extensão Centro Multiprofissional em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Cempics) promoveu uma ação dedicada à saúde e ao bem-estar da comunidade acadêmica, nesta terça-feira (26/09). A atividade incluiu a aplicação de auriculoterapia, acupuntura, craniopuntura, além de distribuição de plantas e chás para colaboradores, estudantes e frequentadores da Universidade.

O evento aconteceu no hall do Bloco da Reitoria e faz parte da programação "FloReSer no Campus", um momento de renovação, autocuidado, conexão com a natureza e florescimento pessoal. 

A professora, acupunturista e coordenadora do Cempics, Flávia Rigo, destacou que a ação serve como uma forma de divulgar o projeto multiprofissional, que engloba os cursos de Farmácia, Fisioterapia, Enfermagem e Psicologia.

Flávia explicou que o projeto estará em funcionamento todas as sextas-feiras, nas Clínicas Integradas, das 13h30 às 17h30, atendendo a comunidade acadêmica com diversas práticas integrativas. “A ideia é promover melhorias na qualidade de vida de forma mais natural, sem a necessidade de medicamentos e evitando os possíveis efeitos colaterais”, comentou.

O Cempics envolve aproximadamente sete professores e diversos acadêmicos. Os agendamentos podem ser feitos através do telefone (48) 3431-2654. A iniciativa oferece uma abordagem abrangente e holística para a saúde, promovendo o bem-estar de acadêmicos, professores e colaboradores.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de setembro de 2023 às 11:11
Compartilhar Comente

Unesc abraça a saúde mental na campanha Setembro Amarelo

Unesc abraça a saúde mental na campanha Setembro Amarelo
A ação ocorre até sexta-feira (22/09) em diversos locais da Universidade. (Fotos: Daniela Savi/Agecom/Unesc) Mais imagens

A população da região e os membros da comunidade acadêmica da Unesc estão sendo brindados com um gesto de calor humano em alusão ao Setembro Amarelo. Ao longo desta semana, todos que visitarem o campus encontrarão não apenas apoio, mas também a possibilidade de receber um abraço, caso desejem. 

Essa iniciativa é uma demonstração de respeito ao Setembro Amarelo, um mês dedicado à conscientização sobre a importância da saúde mental, cujo tema deste ano é “Acolher, Cuidar e Respeitar - Um abraço acolhedor ajuda a construir confiança e segurança”.

A ação teve início na segunda-feira (18/09) e se estenderá até sexta-feira (22/09). Psicólogos estão estrategicamente posicionados em diversos pontos da Instituição para oferecer acolhimento, diálogo e orientações a quem desejar, reforçando o compromisso com a saúde mental de todos os envolvidos.

Para a psicóloga da Residência de Saúde Mental, Isabela Mattiola, ações como essa desempenham um papel essencial na conscientização e prevenção da saúde mental e são muito significativas. 

“Estamos estabelecendo um contato mais direto com a população, oferecendo uma escuta qualificada para atender possíveis demandas e, ao mesmo tempo, proporcionando apoio, suporte e orientações àqueles que necessitam”, comentou a profissional, que estava acompanhada de sua colega Hellen Biehl. As duas estão posicionadas no hall do Bloco Administrativo da Instituição.

Segundo Isabela, para aqueles que quiserem também um abraço, basta tocar o sino. “Disponibilizamos também um sino e quem quiser é só tocá-lo para receber um abraço”, disse.

Locais

Além do Bloco Administrativo também há orientações sendo realizadas no Bloco da Reitoria; Bloco XXI; Bloco P; Bloco S; Bloco R1; Bloco R2; Colégio Unesc; e Clínicas Integradas, nos seguintes horários: das 9h às 11h30, das 14h às 17h30 e das 19h30 às 21h30.

A programação da campanha Setembro Amarelo na Unesc é organizada por meio do programa Acolher, do Departamento de Desenvolvimento Humano (DDH), do programa de Residência Multiprofissional, do Núcleo de Prevenção às Violências e Promoção da Saúde (Nuprevips), da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e do curso de Psicologia.


 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

19 de setembro de 2023 às 15:31
Compartilhar Comente