Psicologia

Noite marca celebração de formandos na Unesc

Noite marca celebração de formandos na Unesc
Sexta-feira (26/7) foi marcada pela Colação de Grau de acadêmicos de 18 cursos (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Em mais uma cerimônia especial de Colação de Grau em gabinete a Unesc formou, na noite desta sexta-feira (26/7), novos profissionais ao mercado. Saíram graduados do Auditório Ruy Hülse nesta oportunidade alunos dos cursos de Administração, Administração Habilitação em Comércio Exterior, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Agrimensura, Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia de Materiais, Fisioterapia, Letras, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Tecnologia em Processos Gerenciais e Tecnologia em Design de Moda.

Na cerimônia conduzida pelo diretor de Pesquisa e Pós-graduação da Unesc, Oscar Montedo, o jovem Everson Savi teve seu grau oficialmente outorgado. O detalhe especial da sua formatura ficou por conta de Everson estar em Londres. Para marcar o momento e representá-lo na celebração quem vestiu a beca de formatura e recebeu o certificado de graduação em Engenharia de Materiais em seu lugar foi a irmã, Hellen Savi Aguiar, também engenheira de materiais. “Ele está há 40 dias fora do país e deve permanecer fora até o próximo ano, então pude representa-lo e transmitir tudo a ele ao vivo pelo celular”, destacou

Na noite de quinta-feira (25/7), também em cerimônia especial, colaram grau acadêmicos dos cursos de Educação Física Bacharelado e Licenciatura e Psicologia. Nesta oportunidade a cerimônia foi conduzida pelo pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 26 de julho de 2019 às 21:04
Compartilhar Comente

Curso de Psicologia é referência para atender demanda crescente

Curso de Psicologia é referência para atender demanda crescente
Universidade prepara profissional generalista, contemplando também as escolas contemporâneas (Foto: Divulgação) Mais imagens

Dados do Censo da Educação Superior mostram que, entre 2012 e 2016, o número de ingressantes no curso superior em Psicologia cresceu 25,8% no Brasil. O Censo, realizado anualmente pelo Inep, é o instrumento de pesquisa mais completo do Brasil sobre as instituições de educação superior (IES) que ofertam cursos de graduação e sequenciais de formação específica, além de seus alunos e docentes. No sul de Santa Catarina essa demanda também é crescente e os acadêmicos que optam pela Psicologia têm na Unesc um dos mais conceituados cursos do Brasil. Diante deste cenário, o Curso de Psicologia da Unesc vem capacitando e habilitando o futuro profissional desde as primeiras fases do curso, preocupando-se não apenas com o conhecimento teórico, mas também prático.

Essa crescente demanda pela área encontra justificativas principalmente nas muitas opções de trabalho em áreas de atuação variadas. Psicologia Escolar e Educacional, Psicologia Organizacional e do Trabalho, Psicologia de Trânsito, Psicologia Jurídica, Psicologia do Esporte, Psicologia Clínica, Psicologia Hospitalar, Psicologia Social e Neuropsicologia são opções de habilitações que o profissional formado poderá exercer. Essa gama de possibilidades em um mercado onde cada vez mais competitivo tem feito toda a diferença.

O curso tem conceito 4 no MEC e recebe em sua maioria alunos egressos do Ensino Médio, mas também tem sido uma das escolhas por quem opta pela segunda graduação. A qualidade da estrutura e do ensino são seus grandes diferenciais. Um exemplo são os estágios oferecidos pelo curso abrangendo quatro áreas de conhecimento, sendo que cada aluno tem uma hora de atendimento semanal individual com professor, uma opção que apenas a Unesc oferece. Essa exclusividade é única em nível de Brasil. “O acadêmico realiza durante a sua graduação os estágios básicos e os estágios supervisionados específicos nas áreas de Psicologia Escolar, Psicologia Social, Psicologia Organizacional e do Trabalho e Psicologia Clínica, com supervisão individual de hora aula por semana, com um professor capacitado da área específica do estágio que está sendo realizado”, explica a coordenadora do Curso, Karin Martins Gomes. Ela acrescenta ainda que o curso possui matriz curricular inovadora, capacitando-o para atuar tanto em equipes multiprofissionais como nas diversas áreas em que o Psicólogo pode trabalhar.

Os acadêmicos do curso são envolvidos também nos programas de atendimento realizados nas Clínicas da Saúde da Unesc, Programas de Pós-Graduação e Extensão, ambos supervisionados pelos professores docentes da instituição através de bolsas ou trabalho voluntário.

A formação em Psicologia da Universidade caracteriza-se pela excelência e prepara o egresso também para continuar seus estudos oferecendo diversos cursos de pós-graduação que estão em sintonia com as demandas da sociedade local e nacional e, também, voltados para cenários futuros da profissão de psicologia. Os cursos de pós-graduação oferecidos pela Unesc na área de Psicologia são em Saúde Mental, Psicologia do Esporte, Psicanálise e suas Intervenções nas Psicopatologias Atuais, Teoria Cognitivo Comportamental e Aplicabilidade nas Psicopatologias, Avaliação Psicológica além da Especialização em Residência Multiprofissional e na Especialização em Residência em Saúde Mental.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 24 de julho de 2019 às 14:42
Compartilhar Comente

Colação de grau especial abre período de formaturas da Unesc

Colação de grau especial abre período de formaturas da Unesc
Na noite de terça-feira (16/7) receberam seus certificados concluintes de três cursos (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A noite de terça-feira (16/7) ficará marcada na vida de 19 graduandos da Unesc como um momento especial de fim de ciclo. Nesta data eles receberam a outorga de grau e agora estão aptos a exercer suas profissões. Os cursos destes que colaram grau na primeira cerimônia deste semestre são Engenharia Ambiental e Sanitária, Psicologia e Medicina.

Quem comandou a cerimônia especial de colação de grau e os juramentos dos graduandos foi a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego. Conforme a diretora, os momentos de formatura são sempre muito especiais para os alunos e para a Universidade. “Para nós é sempre uma alegria ver sonhos realizados e saber que formamos profissionais preparados para fazerem a diferença no mercado. Agora vocês não terão mais as orientações dos professores e não terão mais a necessidade de acompanhamento, porém essa liberdade requer também muita responsabilidade. Lembrem-se sempre dos ensinamentos e dos princípios que aprenderam na Unesc, que sempre será a Universidade de vocês e estará de portas abertas para acolhê-los”, destacou.

O evento marcou o início da série de colações de grau, que segue até o dia 31 de agosto com mais de dez cerimônias.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 17 de julho de 2019 às 14:23
Compartilhar Comente

Projeto Viver SUS: dia de embarcar em uma grande experiência

Projeto Viver SUS: dia de embarcar em uma grande experiência
Estudantes da área da saúde e residentes estarão em sete municípios até sexta-feira (19/7) (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

O campus da Unesc foi tomado pelo desejo de fazer a diferença e os 70 participantes do Viver SUS (Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde) embarcaram em mais uma jornada. A segunda-feira (15/7) amanheceu fria e chuvosa, mas logo foi aquecida pelos estudantes da área da saúde e residentes do Programa de Residência Multiprofissional da Universidade. Eles estarão em sete municípios do Sul catarinenses até sexta-feira (19/7), para aprender e colaborar com os processos voltados ao SUS. Nesta edição, o evento será marcado pelo aniversário de 25 anos da Estratégia Saúde da Família. 

A animação dos participantes é resultado do novo formato do Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde, com foco na prática e na inserção comunitária. “A ideia é aproximar os integrantes e a comunidade, em uma forma mais atuante de atendimento. Este novo olhar proporcionará momentos de observação das demandas em saúde e de construção para atende-las. Nos dias finais de experiências, o que foi pensado resultará em ações práticas que farão diferença na realidade local”, conta o assessor de Ações Comunitárias e atual coordenador do projeto, Rafael Amaral.

A residente Nayara Moraes está participando pela primeira vez. Ela viu no Viver Sus a possibilidade de colaborar. “Estou muito entusiasmada com a experiência de vivenciar a realidade e poder auxiliar nos assuntos de necessidade local. É uma oportunidade única e espero contribuir com melhorias para as problemáticas do município”, afirma.

Já Taira de Oliveira, também residente, está participando pela terceira vez. Para ela, o Viver Sus vai além de um projeto de extensão. “É um paradigma na vida profissional de quem participa. Quando participei em 2016, a primeira vez, não imaginava os efeitos que causaria em minha trajetória. Hoje sou psicóloga. Minha profissão é voltada, em grande maioria, para um público particular. Assim o Viver SUS me fez ver além do consultório, e me mostrou uma rede de atenção que funciona, e pode proporcionar qualidade de vida aos usuários”, destaca.

Para a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, histórias como as Taira e Nayara se completam e dão vida ao Projeto. “A troca de conhecimentos resulta em contribuições para o município, para a trajetória profissional dos participantes e para a integração dos colegas e das áreas de conhecimento. É um novo olhar, que transforma realidades e relações ao aproximar a Universidade da comunidade”, afirma.

Nesta edição, os representantes da Unesc estarão presentes em Criciúma, Nova Veneza, Sangão, Jaguaruna, Turvo, Sombrio e Balneário Gaivota, comtemplando as regiões da AMREC (Associação dos Municípios da Região Carbonífera), AMUREL (Associação dos Municípios da Região de Laguna) e AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense).

Estão presentes no Projeto acadêmicos dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Educação Física - Bacharelado, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Psicologia e Odontologia da Universidade, e os residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica, Saúde da Família e Saúde Mental. Antes de os municípios receberem os visitantes, os integrantes participaram de uma capacitação.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 15 de julho de 2019 às 10:40
Compartilhar Comente

Comunidade acadêmica da Unesc se reúne para discutir sobre prevenção às violências nos espaços escolares

Comunidade acadêmica da Unesc se reúne para discutir sobre prevenção às violências nos espaços escolares
Atividade fez parte da Escola de Inverno (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A prevenção às violências nos espaços escolares foi assunto, na noite desta segunda-feira (8/7), de uma conversa promovida pela Escola de Inverno da Unesc. O evento reuniu a comunidade acadêmica no Auditório Edson Rodrigues, onde as residentes do Programa de Residência Multiprofissional de Saúde Mental e Atenção Psicossocial, Patrícia Mariano e Gabriela Valerim, compartilharam suas experiências e conhecimento sobre o tema.

As profissionais puderam relatar situações nas quais atuaram em prol da prevenção em uma escola pública de Criciúma. Além de dividir com o público a metodologia utilizada, relatos e resultados obtidos, Patrícia e Gabriela tiraram dúvidas dos participantes e ouviram contribuições.

Conforme Gabriela, embora o desejo de todos ao procurarem eventos desse seja buscar uma resposta para a situação, não é possível apontar uma solução simples. “Não existe receita pronta. De forma alguma podemos chegar aqui e dizer para vocês de que forma é possível prevenir as violências nas escolas e a automutilação, por exemplo, embora eu também tenha procurado muito essa resposta em rodas de conversa e palestras. A verdade é que cada espaço vai precisar de uma dinâmica e será um caso único, mas nossa mensagem principal é destacar a importância da escuta qualificada e do acolhimento verdadeiro para depois disso ser realizado o encaminhamento e a eventual articulação da rede”, destacou.

A acadêmica da oitava fase do curso de Psicologia da Unesc, Laura Mitkus, ouviu atentamente as informações levantadas pelas ministrantes do evento e fez questão de contribuir com a discussão relatando algumas situações que vivenciou em seu período como estagiária em um ambiente escolar. “Vocês têm toda razão ao dizer que não existe fórmula pronta. Eu me vi, no estágio, diante de diversas situações exemplificadas aqui hoje e tentei de alguma forma colaborar em cada situação. Acredito que o fato de discutirmos, ouvir o que deu certo na experiência de cada um, como nesse momento, acrescenta muito na nossa forma de atuar em situações futuras”, comentou.

A Escola de Inverno segue com atividades nesta terça e quarta-feira (9 e 10/7). Confira aqui a programação completa.

Mayara Cardoso -  Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 08 de julho de 2019 às 22:58
Compartilhar Comente