Nutrição

Ação - Semana Internacional da Amamentação

05/08/2017- Ação. Na semana internacional da amamentação, que vai de 1º a 8/8, foi realizado neste sabado na Praça do Congresso de Criciúma, ação alusiva a amamentação com o tema  "Juntos pela Amamentaçao: Hora do Mamaço", pelos cursos da Saúde da Unesc, Enfermagem, Nutrição e Psicologia. 
Como organizadora desta ação: a Profª Marly dos Santos e acadêmicos do Curso de enfermagem. 
 

Por: Curso de Enfermagem 09 de agosto de 2017 às 21:32
Compartilhar Comente

Curso de Culinária Profissional entrega certificado para mulheres do Bairro Paraíso

Curso de Culinária Profissional entrega certificado para mulheres do Bairro Paraíso
Curso faz parte de um projeto de extensão (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Mulheres do Bairro Paraíso, em Criciúma, aprenderam um novo ofício esse semestre, com o projeto de extensão da Unesc “Curso de Culinária Profissional e Segurança Alimentar”. Na última semana, 12 moradoras do Bairro receberam o certificado após 12 aulas onde aprenderam sobre as práticas necessárias ao trabalho em segmentos como restaurantes e cozinhas indústrias, entre outros do ramo alimentício.

Segundo uma das coordenadoras do projeto, a professora do curso de Nutrição da Unesc, Fabiane Fabris, a proposta é desenvolver ações para criar alternativas voltadas a jovens e adultos de baixo nível socioeconômico se integrarem à sociedade e ao mercado de trabalho, com uma verdadeira qualificação profissional.

“O objetivo do projeto é colaborar para que os participantes tenham bom desempenho no mercado de trabalho como cozinheiros, manipuladores de alimentos em diferentes tipos de estabelecimentos alimentícios, qualificar jovens e adultos de comunidades carentes para trabalhar em unidades de alimentação e nutrição institucionais ou comerciais. Além disso, incentivar também que o conhecimento adquirido seja usado para eles montarem o próprio negócio ou venderem os produtos produzidos de forma autônoma em suas comunidades”, explicou Fabiane.

Neste semestre foram contempladas mulheres da comunidade da região do Bairro Paraíso, em parceria com o CRAS Tereza Cristina. O projeto tem a participação das acadêmicas do curso de Nutrição da Unesc Tayná Magagnin, Kelly Gaspar da Silva e Heidy Mara Andrade da Luz, coordenadas pelas professoras Fabiane Fabris e Janete Trichês.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 19 de dezembro de 2016 às 18:32
Compartilhar Comente

Unesc Funcional: um projeto para perda de peso com orientação

Unesc Funcional: um projeto para perda de peso com orientação
Obesidade e sobrepeso podem causar problemas de saúde (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Organização Mundial de Saúde aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. A projeção é que, em 2025, cerca de 2,3 bilhões de adultos estejam com sobrepeso e mais de 700 milhões, obesos. O número de crianças com sobrepeso e obesidade no mundo poderá chegar a 75 milhões. Tanto a obesidade quanto o sobrepeso podem causar problemas sérios para a saúde e a vida das pessoas. E para ajudar a comunidade a perder peso de maneira correta, a Universidade desenvolve a partir de outubro, o projeto Unesc Funcional. Nele, os participantes serão acompanhados e orientados por estudantes e professores de Educação Física e Nutrição.

O treinamento funcional é feito duas vezes por semana e conta com avaliações físicas periódicas de composição corporal. As atividades práticas são orientadas por dois alunos bolsistas sob a supervisão da professora do curso de Educação Física, Ana Volpato. O projeto prevê ainda ações educativas relacionadas à nutrição, supervisionadas pela professora do curso de Nutrição da Universidade, Rita Suselaine Ribeiro.

Segundo Ana, em princípio, serão disponibilizadas 40 vagas: 20 para a turma das 13h30 às 14h30 e outras 20 vagas para o grupo que realizará as atividades das 14h30 às 15h30. “O projeto tem duração até o final de 2017, a princípio. O objetivo é a perda de peso e a prevenir o desenvolvimento de outras doenças crônicas associadas à obesidade”, comenta a professora.

Professores, alunos e funcionários da Unesc e pessoas da comunidade em geral podem se inscrever até 3 de outubro na coordenação do curso de Educação Física da Universidade, localizado no Complexo Esportivo. Mais informações pelo telefone (48) 3431-2653. As atividades iniciam em 4 de outubro.

Saiba mais

No Brasil, a obesidade vem crescendo cada vez mais. Alguns levantamentos da Abeso (Associação para Estudos da Obesidade) apontam que mais de 50% da população está acima do peso, ou seja, na faixa de sobrepeso e obesidade. Entre crianças, estaria em torno de 15%.

Conforme dados expostos pela Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas), do Ministério da Saúde, o sobrepeso é maior entre os homens: 52,6% deles está acima do peso ideal. Entre as mulheres, esse valor é de 44,7%. A pesquisa também revela que o excesso de peso nos homens começa na juventude. Na idade de 18 a 24 anos, 29,4% já estão acima do peso; entre 25 e 34 anos são 55%; e entre 34 e 65 anos esse número sobe para 63%.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 15 de setembro de 2016 às 15:15
Compartilhar Comente (3)

Na pauta do dia, colesterol alto e amamentação

Na pauta do dia, colesterol alto e amamentação
Cursos de saúde realizam ação em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Colesterol Mais imagens

Quem passou pela Unesc na manhã desta terça-feira (9/8) teve a oportunidade de cuidar da saúde. Os cursos de Enfermagem, Nutrição e Biomedicina realizaram no Hall do Bloco da Reitoria uma ação de combate a hipercolesterolemia (colesterol alto) e de incentivo à amamentação. A atividade foi em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Colesterol (comemorado em 8 de agosto) e ocorre no periodo da tarde também.

Durante a ação, acadêmicas de graduação calcularam IMC e aferiram pressão dos visitantes. “Tenho casos de pressão alta na família, por isso é bom e sempre procuro ter o controle do que está acontecendo com a saúde. Essas campanhas sempre ajudam nessas horas”, destacou Sandra Camargo, que recebeu o atendimento feito pelas alunas.

“É de grande importância conscientizar sobre o assunto. É um dos fatores que mais ocasiona problemas de saúde. Vale ressaltar, que para prevenção é de grande valor a prática de atividades físicas, boa alimentação e exames regulares”, comentou a professora de Enfermagem Maria Salete Salvaro.

Amamentação
As estudantes também buscaram conscientizar quem passava pelo local sobre a importância do aleitamento materno. “O leite é o alimento mais importante para o recém-nascido. É prioritário para o ser humano ser amamentado durante os seis primeiros meses de vida, pois o leite materno previne doenças na infância e nas outras etapas da vida. Amamentar é um presente saudável para um futuro sustentável”, contou a professora de Enfermagem Marli Spiazzi.

 

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

09 de agosto de 2016 às 11:59
Compartilhar Comente (1)

Projeto realiza atividades educativas na Nossa Casa

Projeto realiza atividades educativas na Nossa Casa
Cursos de Nutrição e Farmácia desenvolvem as ações (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Colaboradores do setor de refeições da Associação Beneficente Nossa Casa, em Criciúma, participaram esta semana do curso de Introdução à Panificação, com o chefe confeiteiro Geovane Serafim, que ensinou preparações doces e salgadas da panificação brasileira. O curso foi uma das atividades de um projeto de extensão desenvolvido por professores e alunos dos cursos de Nutrição e Farmácia da Unesc.

A atividade teve o objetivo de qualificar os profissionais do local. Mas o projeto de extensão “Cuidado à Saúde de Crianças e Adolescentes de Alto Risco Residentes na Associação Beneficente Nossa Casa”, realiza também diversas atividades educativas com as crianças e adolescentes que moram na instituição.

O projeto comunitário tem como objetivo contribuir para a qualidade do ambiente de vida dos moradores da Nossa Casa e é desenvolvido pelas acadêmicas do curso de Nutrição Jandiara Pavei, Jessica Hoffmann e Marilia Ghislandi Spillere e do curso de Farmácia Edinara Premoli Serafim e Júlia Steiner Pusen. A coordenação das atividades é feita pelos professores Marco Antonio da Silva e Eduardo João Agnes.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 11 de maio de 2016 às 20:36
Compartilhar Comente