Nutrição

Unesc leva saúde à comunidade Vila Manaus

Unesc leva saúde à comunidade Vila Manaus
Atividades vão ocorrer em parceria com a Unidade de Saúde do bairro Mais imagens


A Unesc vai promover ações de saúde na Unidade de Saúde Vila Manaus. A atividade vai levar os profissionais das áreas de Psicologia, Nutrição, Fisioterapia, Educação Física, Odontologia, Enfermagem e Farmácia que compõem a Residência Multiprofissional da Clínicas Integradas da Universidade para realizar a Feira da Saúde. O evento ocorre na quarta-feira (5/4), das 8 às 12 horas.

O encontro será promovido em alusão ao Dia Mundial da Saúde (comemorado em 7 de abril). Os profissionais vão ofertar serviços como: teste de HGT (glicose), aferição da pressão arterial, avaliação de composição corporal, tipagem sanguínea, alongamento, nutrição, psicologia, saúde bucal e palestras.

A primeira Feira de Saúde tem o objetivo de possibilitar o contato a saúde e a aproximação da comunidade aos serviços ofertados pela Universidade.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

03 de abril de 2017 às 11:58
Compartilhar Comente

Curso de Culinária Profissional entrega certificado para mulheres do Bairro Paraíso

Curso de Culinária Profissional entrega certificado para mulheres do Bairro Paraíso
Curso faz parte de um projeto de extensão (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Mulheres do Bairro Paraíso, em Criciúma, aprenderam um novo ofício esse semestre, com o projeto de extensão da Unesc “Curso de Culinária Profissional e Segurança Alimentar”. Na última semana, 12 moradoras do Bairro receberam o certificado após 12 aulas onde aprenderam sobre as práticas necessárias ao trabalho em segmentos como restaurantes e cozinhas indústrias, entre outros do ramo alimentício.

Segundo uma das coordenadoras do projeto, a professora do curso de Nutrição da Unesc, Fabiane Fabris, a proposta é desenvolver ações para criar alternativas voltadas a jovens e adultos de baixo nível socioeconômico se integrarem à sociedade e ao mercado de trabalho, com uma verdadeira qualificação profissional.

“O objetivo do projeto é colaborar para que os participantes tenham bom desempenho no mercado de trabalho como cozinheiros, manipuladores de alimentos em diferentes tipos de estabelecimentos alimentícios, qualificar jovens e adultos de comunidades carentes para trabalhar em unidades de alimentação e nutrição institucionais ou comerciais. Além disso, incentivar também que o conhecimento adquirido seja usado para eles montarem o próprio negócio ou venderem os produtos produzidos de forma autônoma em suas comunidades”, explicou Fabiane.

Neste semestre foram contempladas mulheres da comunidade da região do Bairro Paraíso, em parceria com o CRAS Tereza Cristina. O projeto tem a participação das acadêmicas do curso de Nutrição da Unesc Tayná Magagnin, Kelly Gaspar da Silva e Heidy Mara Andrade da Luz, coordenadas pelas professoras Fabiane Fabris e Janete Trichês.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 19 de dezembro de 2016 às 18:32
Compartilhar Comente

Novembro Azul: Sexta Doce leva orientação sobre diabetes para funcionários da Unesc

Novembro Azul: Sexta Doce leva orientação sobre diabetes para funcionários da Unesc
Alunos de Enfermagem, Psicologia e Nutrição levaram informações (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O Novembro Azul segue com ações para orientar e ajudar na prevenção de problemas de saúde como o diabetes. O Sexta Doce de hoje (18/11), trouxe informações para funcionários da Unesc sobre o diabetes. Estudantes e professora do curso de Psicologia, Enfermagem e Nutrição percorreram os setores para tirar dúvidas e levar orientações.

Neste sábado (19/11), os cursos da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde) participam do Projeto Sesc Cidadão, das 9 às 16 horas, no Bairro Renascer, em Criciúma. Ainda no sábado, no jogo entre Criciúma e Vasco, os jogadores levarão a faixa da luta contra diabetes e os cursos da saúde estarão no pátio do clube levando informações para os torcedores, das 14 às 17 horas.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 18 de novembro de 2016 às 21:31
Compartilhar Comente

Novembro Azul realiza oficina de culinária para diabéticos

Novembro Azul realiza oficina de culinária para diabéticos
Encontro ocorreu nesta terça-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Bolo de aveia sem farinha, panqueca light com pasta de berinjela, torta de legumes e suco de limão com couve fez parte do cardápio que os participantes do Programa de Automonitoramento Glicêmico desenvolvido nas Clínicas Integradas da Unesc degustaram nesta terça-feira (8/11). O grupo participou da Oficina de Culinária realizada no Laboratório de Técnicas Dietéticas da Universidade e aprendeu como preparar pratos saborosos que não interfiram no índice glicêmico.

A ação desenvolvida pela UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde) faz parte das atividades do Novembro Azul na Unesc e teve a parceria do curso de Nutrição. O Programa de Automonitoramento Glicêmico, desenvolvido em parceria com a prefeitura de Criciúma atende 1.700 pessoas do município. Segundo a enfermeira deste programa, Liliana Dimer, a intenção da oficina é mostrar que as pessoas com diabetes não precisam abrir mais do sabor em sua alimentação. “Hoje a oferta e o acesso aos produtos para diabéticos é bem maior”.

Na plateia do encontro desta terça-feira, a estudante Vitória Menezes, 17 anos, de Criciúma, estava atenda a todos os detalhes. Diagnosticada com diabetes aos 9 anos, Vitória aprendeu a conviver com a doença e tomou gosto pela culinária. “Minhas duas irmãs também têm diabetes e acabo cozinhando para nós. Gosto mais de doces e estou aprendendo receitas para fazer em casa”, comenta.

Na oficina também estava a decoradora Sandra Goulart Severo, de Criciúma, mãe de Manuela, 21 anos, que descobriu há três o diabetes. “Não foi fácil minha filha aceitar a doença. Ela tem uma vida social muito ativa e a adaptação foi dolorosa, principalmente na questão dos doces e do uso de insulina”, conta. Para ajudar Manuela, Sandra modificou o cardápio de toda a família e nesta terça-feira, veio até a Unesc para tornar ele ainda mais atrativo. “Eu faço ela ver que na realidade a alimentação dela é a que todos deveriam ter. Por causa da doença da minha filha, toda minha família passou a comer de maneira mais saudável”.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 08 de novembro de 2016 às 17:17
Compartilhar Comente

Professora Participa do XV Congresso Felanpe

Professora Angela Martinha Bongiolo participou do XV Congresso Felanpe, entre os dias 23 a 26 de outubro de 2016.
 

Por: Curso de Nutrição 28 de outubro de 2016 às 14:48
Compartilhar Comente