Colégio Unesc

Aluna do Colégio Unesc é vencedora estadual da 51ª edição do Concurso Internacional de Redação de Cartas

Aluna do Colégio Unesc é vencedora estadual da 51ª edição do Concurso Internacional de Redação de Cartas
Ana Maria Teixeira e o Colégio receberão uma premiação em dinheiro e certificados pela participação (Fotos: Daniela Savi/Agecom/Unesc) Mais imagens

A aluna Ana Maria Teixeira, do nono ano/2 (9°II) do Colégio Unesc, foi a grande vencedora da etapa estadual do 51° do Concurso Internacional de Redação de Cartas - UP 2022!, promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU), sediada em Berna, na Suíça, em parceria, no Brasil, com os Correios. A estudante e o Colégio receberão um prêmio em dinheiro no valor de R$ 2.300 cada e certificados pela participação.

Com o desafio “Escreva uma carta a uma pessoa influente para explicar por que e de que forma ela poderia tomar iniciativas para combater a crise climática”. Ana Maria escolheu enviar sua mensagem para Luiza Helena Trajano Inácio Rodrigues, proprietária da rede de lojas de varejo Magazine Luiza. A escolha da empresária foi por sua destacada administração à frente de um grande conglomerado comercial, pela atuação durante a pandemia do Covid-19 e pela sua luta de empoderamento das mulheres. “Eu admiro muito ela e o trabalho que desenvolve socialmente“, explicou.

Terra do Nunca

Em uma parte da carta a aluna fala à remetente sobre a sua preocupação com o meio ambiente e cita trecho do conto infantojuvenil “A terra do Nunca”, do escritor escocês J. M. Barrie. “É pensando nisso que gostaria de convidar a senhora para sonhar comigo. Sonhar a beleza de uma terra livre, onde as fronteiras que existem serão o nosso desejo de cuidar. Em nossa Terra do Nunca as manchetes dos jornais nunca vão retratar o sofrimento de um povo que está cansado das barbaridades do homem. Na nossa visão de terra perfeita, nunca milhares de pessoas perderiam suas vidas para os desastres denominados naturais. Na verdade, ando me perguntando se Sir James Matthew Barrie descrevesse hoje a Terra do Nunca, como seria? ”, questiona na carta.

A aluna ficou muito feliz ao saber do resultado. “Eu não imaginava. Porque quando eu estava escrevendo, queria dizer à Luiza sobre a minha insegurança com a situação do meio ambiente. Eu falei na carta sobre incentivo à educação e as leis de fiscalização, algo que precisa ser feito para que possamos melhorar sobre a poluição e sobre os efeitos climáticos, desastres climáticos e tudo que destrói a nossa terra”, pontuou.

Mãe incentivadora

Esta é a primeira vez que Ana Maria participa de um concurso literário, motivo de orgulho na escola e em casa. “A minha mãe sempre me incentivou, assim como as minhas professoras de português me incentivam muito. Depois dos incentivos, comecei a escrever alguns poemas e assim eu resolvi participar do concurso para ver como estava minha escrita”, comentou

Apoio pedagógico

As professoras de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental Anos Finais e do Ensino Médio, respectivamente, Beatris Pizzoni de Freitas e Vivian Cypriano, foram convidadas pela coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental Anos Finais (EFAF), Wânia Inácio da Silva Ramos a participarem do concurso com suas alunas. “Aceitamos de imediato o desafio. Buscamos auxiliar as estudantes em todo o processo de produção. Porém, como tínhamos pouco tempo hábil, buscamos incentivar as participantes por meio do encorajamento da escrita e da disponibilização de materiais e fontes confiáveis para pesquisa. A aluna Ana Maria sempre demonstrou um domínio muito satisfatório dos processos criativos da escrita e das competências de uma leitora crítica. Ficamos muito felizes com o resultado”, explicou a professora Beatris.

Empresária agradece

A empresária Luiza Helena, através de sua assessoria, enviou um carinhoso recado para a estudante Ana Maria. “Olá Ana Maria, fiquei muito feliz por você ter me escolhido para endereçar a carta neste concurso, e ainda mais por ser um tema tão importante como o ambiental, espero que você siga firme em seus propósitos, precisamos de jovens como você, engajada em causas como o combate a crise climática. Meus parabéns, um abraço! ”, agradeceu.

Confira a carta na Íntegra:

08 de março de 2022

Prezada Luiza Trajano,

Gostaria de saber se a senhora conhece o texto infantil que retrata a fantasia de Peter Pan, acredito que sim, pois é um texto antigo e prestigiado na literatura infanto-juvenil. Como é de conhecimento comum, a Terra do Nunca retrata o universo perfeito em questão do meio ambiente. Uma sintonia entre mar, terra e ar, para criar esse mundo fantástico, o autor se inspirou em nosso planeta.

É pensando nisso que gostaria de convidar a senhora para sonhar comigo. Sonhar a beleza de uma terra livre, onde as fronteiras que existem serão o nosso desejo de cuidar. Em nossa Terra do Nunca as manchetes dos jornais nunca vão retratar o sofrimento de um povo que está cansado das barbaridades do homem. Na nossa visão de terra perfeita, nunca milhares de pessoas perderam suas vidas para os desastres denominados naturais. Na verdade, ando me perguntando se Sir James Matthew Barrie descrevesse hoje a Terra do Nunca, como seria?

As belas florestas devastadas por queimadas, o ecossistema e a biodiversidade prejudicados pela própria ação do homem, que mesmo com tantos avisos se recusou a ouvir a voz da natureza, fazendo com que animais fossem extintos e desastres climáticos destruíssem a vida de pessoas inocentes. Na Alemanha e na Bélgica, em 2021, enchentes devastaram as cidades, no Ártico uma área de gelo marinho equivalente ao tamanho da Flórida acabou se desprendendo, sem contar a emissão de CO2 no ar que prejudicam nossa atmosfera, a queima de carvão, o excesso de lixo, todos esses problemas fazem parte dos principais motivos para o efeito estufa e aquecimento global estarem acontecendo. Esse seria o panorama que J. M. Barries teria hoje para escrever a fantasia de Peter Pan, tenho convicção de que as crianças perdidas usariam máscaras e não seria por causa da COVID-19. 

A senhora deve estar se perguntando o motivo do meu convite. Os últimos anos foram escuros para a humanidade, contudo, acompanhei sua trajetória impecável ao comando de sua empresa. Onde observamos a vida humana ser trocada por moeda, a senhora se manteve firme na preservação da vida, é por esse motivo que não existe pessoa mais apta a sonhar comigo. Nosso povo precisa compreender que toda ficção e fantasia tem como base a realidade.

Proponho investimentos na educação tendo em vista que essa é a maior arma que temos contra a desinformação, também é um grande passo para conscientizarmos nossas crianças, jovens e adolescentes, que irão trazer de volta a idealização do nosso planeta perfeito. Além disso, a fiscalização e o monitoramento das leis ambientais também precisam ser feitas mais rigidamente e os governos devem adotar um sistema que ajude na retirada de CO2. Algumas sugestões para essa ação seriam:

1) a bioenergia com captura e armazenamento de carbono (forma de usar fotossíntese para combater as mudanças climáticas);

2) aumentar a presença de carbono no solo de fazendas;

3) reflorestamento das plantas nativas (fotossíntese remove o dióxido de carbono naturalmente).

Entendo que todas as minhas propostas devem ser revistas por pessoas competentes do ramo em questão, pois minha missão com esta carta é oportunizar que minha geração volte a sonhar. Aproveitando a oportunidade, estendo meu convite a toda a humanidade, lembrando que na Terra do Nunca não existe idade, todos temos direito de acreditar e lutar. Portanto solicito que devolvam nosso direito a sonhar com a perfeita sintonia entre mar, terra e ar.

Atenciosamente;

Ana Maria Teixeira Alvarenga 

O concurso

O Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens é promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU), e tem o objetivo de fomentar a escrita e a alfabetização através da arte epistolar. Incentiva a expressão da criatividade e o desenvolvimento dos conhecimentos linguísticos de crianças e adolescentes. Participam estudantes de até 15 anos de idade, previamente selecionados nas etapas nacionais.

Confira abaixo a notícia divulgada pelos Correios:

Estudante de Criciúma vence etapa estadual do Concurso Internacional de Redação de Cartas

Da Terra do Nunca para um mundo em que o meio ambiente é respeitado e defendido por todos. Inspirada pelas aventuras de Peter Pan, personagem clássico da literatura infantil, a estudante Ana Maria Teixeira Alvarenga conquistou a etapa estadual da 51ª edição do Concurso Internacional de Redação de Cartas. Promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU), sediada na Suíça, o concurso é realizado no Brasil pelos Correios.

Ainda surpresa com o resultado, Ana Maria conta que não imaginava que tantas pessoas se interessariam por suas palavras. “Minha redação ter sido escolhida me faz acreditar que aquilo que eu escrevi pode se tornar realidade e que nossas vozes podem ser escutadas”, diz a estudante de 14 anos, do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio UNESC, de Criciúma.

Este ano, o tema foi “Escreva uma carta a uma pessoa influente para explicar por que e de que forma ela poderia tomar iniciativas para combater a crise climática”. Pensando na questão, Ana Maria escreveu uma carta para a empresária Luiza Trajano, sugerindo ações de conscientização ambiental, investimento na educação e monitoramento das leis referentes ao tema.

Os livros sempre foram importantes e presentes na vida de Ana Maria. O concurso foi uma oportunidade de testar e evoluir o seu processo de escrita. “Foi bem difícil no começo porque as ideias que eu tinha não pareciam se encaixar com o tema, mas com esforço e ajuda das pessoas certas eu consegui desenvolver bem meu texto”, revela. O incentivo em participar do concurso veio do colégio e da professora de português, Beatris Pizzoni.

A diretora do Colégio Unesc, Giselle dos Passos Vieira, conta que a proposta do concurso despertou um sentimento de recomeço, de voltar a desenvolver ações que por longos meses estiveram em suspenso devido à pandemia. “A professora Beatris e a coordenadora Wânia Inácio Ramos aceitaram o desafio e conseguiram engajar nossos estudantes - e o resultado não poderia ser melhor”, comemora a diretora.

Tanto a estudante vencedora como o colégio elogiam a realização do concurso e recomendam a participação dos estudantes. Para a diretora Giselle, “representar a comunidade escolar no concurso traz propósito para nossas vidas”. Já Ana Maria ressalta a oportunidade de se expressar pela escrita: “Todos temos direito de acreditar e lutar”, como conclui em sua redação vencedora.

Resultado nacional – O objetivo do concurso é melhorar a alfabetização de jovens por meio da redação de cartas, incentivando a expressão da criatividade e o aprimoramento dos conhecimentos linguísticos de crianças e adolescentes. Este ano, a vencedora nacional foi Bárbara Yijiu Faria Sung, estudante de 15 anos de Maringá, no Paraná. Todos os resultados da fase nacional e estadual podem ser conferidos no site dos Correios.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de maio de 2022 às 19:30
Compartilhar Comente

Unesc oferece procedimentos de forma gratuita

Unesc oferece procedimentos de forma gratuita
Serão oferecidos atendimentos de Reflexologia Podal, Quirodal, Terapia de Escalda pés e Massoterapia Ocidental no dia 11 de junho (Foto: Adobe Stock) Mais imagens

A comunidade em geral será recebida de forma ainda mais especial na Unesc no sábado, dia 11 de junho. A recepção diferenciada ficará por conta do curso Técnico em Massoterapia da Unesc Tec, que oferecerá procedimentos de reflexologia podal, quirodal, terapia de escalda pés e massoterapia ocidental de forma gratuita das 9h às 16h30 nas Clínicas Integradas.

As vagas para os atendimentos são limitadas e podem ser garantidas por meio de inscrição antecipada. Os interessados podem fazer o agendamento por meio do telefone (48) 3431-2671, de segunda-feira à sexta-feira das 14h às 19h, até o dia que antecede a ação.

Conforme o coordenador da UnescTec, Haron Fabre, serão realizadas técnicas de massoterapia ocidental, incluindo massagem terapêutica, relaxante e drenagem linfática, utilizando recursos manuais e instrumentais como auxílio no tratamento de disfunções corporais que incluem dores musculares, edema, depressão, ansiedade, estresse dentre outros distúrbios, além da manutenção do quadro de saúde geral do indivíduo.  “Os efeitos dos movimentos de massagem produzem efeitos fisiológicos no sistema muscular, nervoso e circulatório linfático e sanguíneo e assim combinando bem-estar físico e mental. Nossos alunos estarão preparados para oferecer esse atendimento com excelência e somar essa experiência aos seus currículos”, pontua a professora do curso, Beatriz Martins Colombi.

Já a reflexologia podal, de acordo com a professora Sabrina de Oliveira Francisco Jesus, é utilizada com o intuito de tratar patologias físicas e psíquicas, o escalda pés para finalizar a terapia com um relaxamento e um estímulo para o detox corporal. “No escalda pés ocorre o estímulo corporal para a eliminação dos cristais que foram quebrados na Terapia de Reflexologia. Entre os benefícios da reflexologia podal e quirodal, podemos destacar a melhora do metabolismo, alívio da prisão de ventre e seus sintomas desagradáveis, melhora de dores de estômago, alívio de dores nos pés, e melhora do desequilíbrio hormonal. É um tipo de massagem que também favorece o equilíbrio da mente, o relaxamento e mantém a saúde em melhor estado”, explica.

Matrículas abertas 

Os interessados em ingressar no ensino profissionalizante e contar com a estrutura de uma grande Instituição, têm na Universidade uma grande oportunidade. A Unesc Tec está com matrículas abertas em oito cursos técnicos semipresenciais. As opções ofertadas são Necropsia, Administração, Saúde Bucal, Massoterapia e Análises Clínicas em Criciúma, e Segurança do Trabalho e Podologia, com opções nos polos de Criciúma e Araranguá. Como opção de ensino 100% presencial a novidade da Instituição é o curso de Enfermagem.

Mais informações sobre cada um dos cursos podem ser obtidas pelo Whatsapp (48) 9915-0433 ou pelo site http://tec.unesc.net/.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de maio de 2022 às 19:16
Compartilhar Comente

Colégio Unesc organiza mais um Prepara Enem

Colégio Unesc organiza mais um Prepara Enem
Iniciativa visa ajudar alunos que irão prestar a prova a recapitular os conteúdos (Foto: Marciano Bortolin/Agecom/Unesc) Mais imagens

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão abertas. E nada melhor, que uma boa recapitulação de todo o conteúdo para fazer bonito na prova.

Para isso, está sendo organizada mais uma edição do Prepara Enem, que terá inscrições para os aulões abertas em breve. O projeto é ligado ao Colégio Unesc, por meio da Diretoria de Extensão e de Ensino. “Os aulões são totalmente gratuitos e acontecem nos meses que antecedem as provas”, salienta a coordenadora pedagógica do Ensino Médio, Mainara Figueiredo Cascaes.

O Prepara Enem é realizado todos os anos, desde 2016. Por enquanto, aqueles que irão prestar a prova podem acessar os aulões do ano passado por meio do link: https://materiais.unesc.net/prepara-enem-2021 para somar conhecimentos ao período de estudos pré-prova. “Com estas aulas, os alunos já podem iniciar a preparação para o Exames”, comenta.

Em 2021 os aulões ocorreram de forma híbrida devido à pandemia, já em 2022, eles serão totalmente presenciais. “O Enem é uma das principais portas para o acesso ao ensino superior. Além disso, é por meio da nota do Enem que os alunos podem participar de programas como o Sisu e Prouni”, acrescenta Mainara.

Provas

Neste ano as provas do Enem ocorrem nos dias 13 e 20 de novembro. Pela primeira vez, o candidato poderá apresentar a versão digital de documento de identificação no dia da prova. Serão aceitos e-título, Carteira de Habilitação Digital ou RG Digital. O candidato deverá abrir o aplicativo e apresentar ao fiscal. Capturas de tela não serão aceitas.

O interessado em prestar o Enem 2022 deve acessar a página do participante.

No momento da inscrição, o candidato escolhe se quer fazer a prova de língua estrangeira em inglês ou espanhol. Ele escolhe também se quer o exame impresso ou digital e diz se precisa de algum atendimento especial (acessibilidade, por exemplo).

O estudante também preenche um questionário socioeconômico, informa se já concluiu o ensino médio e outras informações cadastrais.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

16 de maio de 2022 às 15:51
Compartilhar Comente

Meleiro tem Plano de Desenvolvimento Socioeconômico lançado com grandes expectativas

Meleiro tem Plano de Desenvolvimento Socioeconômico lançado com grandes expectativas
Fotos: Mayara Cardoso/Agecom/Unesc Mais imagens

Chegou a vez de Meleiro celebrar um passo significativo na caminhada para o desenvolvimento socioeconômico acelerado. Nesta segunda-feira (02/05), a chuva que insistiu em cair em toda a região não foi o suficiente para afastar a comunidade do Lançamento do Plano de Desenvolvimento Socieconômico, primeiro passo do projeto realizado pela Unesc em parceria com o Sebrae e a Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc).

A metodologia a ser aplicada pela Unesc ao longo dos próximos meses foi apresentada pela pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, Gisele Coelho Lopes. Apesar de dominar as técnicas de planejamento e de análise de dados, conforme Gisele, não será a Unesc a responsável pelo sucesso da ação. “Nós iremos nortear esse processo, mas ele será um sucesso graças ao envolvimento de todos vocês que estão aqui no lançamento e dos que estarão conosco nas próximas etapas de trabalho. Unesc, Sebrae/SC, Amesc e Município estão unindo forças para esse resultado. Quando grandes atores como essas se unem em prol de um objetivo os frutos são inevitavelmente bons”, destacou no evento.

A noite de lançamento do sexto Plano entre os municípios da Amesc, para Gisele, marca mais um momento de grande honra para a Universidade. “A cada encontro como este me sinto privilegiada por podermos estar juntos dos municípios pensando de forma consciente o cenário no qual queremos estar daqui a dez anos. Cada uma das pessoas que participar estará ajudando a definir as rotas a serem percorridas para alcançar os objetivos vislumbrados”, pontuou.

Em mensagem transmitida no evento, a reitora Luciane Bisognin Ceretta deixou também seu recado à comunidade de Meleiro. “Tenho certeza de que o Plano de Desenvolvimento será um divisor de águas para esta cidade de povo guerreiro e engajada. Estamos juntos nesse desafio, ancorados em instituições dispostas a dar o seu melhor pelo objetivo comum. Contem conosco sempre”, enfatizou Luciane.

Oportunidade ímpar

A expectativa no Município é das melhores. Ao menos é o que garante o vice-prefeito Pedro Luiz Schuvartz, que vê no desafio uma grande oportunidade. “Não é algo que já vem elaborado. Não vem em um pacotinho. Vai ser feito com a participação do município, do empresário, agricultor, do varejista. Acho que isso é o mais importante. Se precisamos crescer e sermos melhores, vamos começar com nós mesmos e com planejamento”, pontuou.

Para o prefeito Eder Mattos, este é o momento de analisar os motivos que fizeram com que a cidade deixasse de se desenvolver e, paralelamente, aprender com as lideranças para tomar atitudes ainda mais acertadas daqui em diante. “Cabe neste momento a comparação com os demais municípios e o resgate histórico. Se olharmos os dados atuais vamos observar que Meleiro se destaca em muitas áreas, fruto da dedicação do povo daqui. Nossa raça é trabalhadora e é por ela também que precisamos prospectar o futuro”, acrescentou.

Representando a Regional Sul do Sebrae/SC, Marcos Tondin destacou o significado da participação ativa da comunidade no evento. “Vocês todos poderiam estar confortáveis em casa neste dia de frio e chuva, mas estão aqui dispostos a participar de um movimento que olha para o futuro. Tenho certeza de que é esse empenho que fará a diferença para o sucesso dessa iniciativa na qual Unesc e Sebrae estão juntos dos municípios”, pontuou, enaltecendo ainda a beleza da apresentação que marcou a abertura do evento.

Do TCC à realidade

A egressa do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc, Cristina Zeni, natural de Meleiro, já é uma representante ativa da Universidade no Município. Ela estudou minuciosamente um Plano de Mobilidade Urbana como tema do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da graduação e já apresentou no gabinete do prefeito para implementação na cidade. Na noite de lançamento do Plano, a egressa e o prefeito apresentaram ao público o projeto e mostraram que a pesquisa já será valiosa para as diretrizes que serão definidas a partir de agora.

Para Cristina, ver seu projeto sendo apresentado em um evento de tamanha importância e, principalmente, vislumbrar sua implementação, é emocionante. “Fiquei realmente emocionada vendo meu trabalho sendo levado em consideração dessa forma. É muito bom ser ouvida e saber que meu estudo poderá ajudar na prática de uma cidade melhor”, destacou.

A participação da profissional é motivo de inspiração para o adolescente Gabriel Cauã Longaretti Toldo, presidente do Grêmio Estudantil da Escola Inês Tonelli Nápoli, de Araranguá, que cediou o evento. O aluno da rede municipal de ensino foi convidado a compor a mesa de autoridades da noite e aproveitou a oportunidade. “Acho muito importante participarmos desses encontros e das decisões que farão parte do nosso futuro. Vou incentivar a todos os jovens que participem dos workshops e acompanhem de perto este projeto que fará a diferença na vida de todos nós”, pontuou.

Esporte e arte

Os participantes foram presenteados com a participação especial do Grupo de Capoeira Armada Brasil, formado por crianças do Grupo de Convivência do CRAS 1 de Meleiro.

O próximo encontro de trabalho do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico será realizado no dia 17 de maio às 14h de forma virtual para o primeiro Workshop.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

03 de maio de 2022 às 12:05
Compartilhar Comente

Presidente do DCE da Unesc assume conselho de estudantes da Acafe

Presidente do DCE da Unesc assume conselho de estudantes da Acafe
Foto: Divulgação Mais imagens

O presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), da Unesc, Vittor Teixeira, assumiu a presidência do Conselho dos DCE’s da Acafe. Ele permanece no cargo até o fim de 2022. “O meu nome foi escolhido em reunião realizada em Itajaí. Permanecerei nesta função até o fim do ano”, salienta Teixeira.

O conselho representa todos os DCEs das Universidades Comunitárias, integrantes do Sistema Acafe, e Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Antes de Teixeira, o presidente era Leandro Freitas, do DCE da Univale, que estava no cargo desde o ano passado. “Fico muito honrado e feliz em poder representar a Unesc neste espaço e poder também fortalecer as lutas das comunitárias. Presidir o conselho será um grande desafio e vai exigir muita responsabilidade e trabalho, o qual me sinto muito confortável para encabeçar, pois os conselheiros são muito presentes e atentos às demandas dos estudantes”, enfatiza.

Vittor foi eleito presidente do DCE da Unesc após receber 1.919 votos, em eleição realizada no ano passado. “Ficamos felizes pelo reconhecimento do nosso movimento estudantil, tendo como resultado a escolha para presidir o Conselho dos DCE’s da Acafe. É um reconhecimento que nos enche de orgulho, pois os alunos nos ajudam a construir o ser e o fazer de uma Universidade Comunitária como a Unesc”, destaca a Reitora Luciane Bisognin Ceretta.

Bandeira

Teixeira revela que a principal bandeira frente ao conselho será ampliar a defesa do Programa Uniedu e continuar dialogando com os DCE’s da Acafe. “Tudo isso para garantir a manutenção do 90/10 das bolsas Uniedu, que são fundamentais para a permanência estudantil e manutenção das nossas universidades, que todo recurso investido reverte para a comunidade através dos seus programas de pesquisa e extensão”, pontua.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

03 de maio de 2022 às 11:58
Compartilhar Comente