Reciclagem de papel é tema de oficina na Unesc
Pétalas de flores, essências, chás, folhas coloridas e até coco verde. É a imaginação quem manda quando o assunto é reciclagem de papel. A experiência foi vivenciada pelos participantes da oficina: “Reciclagem: suportes para criações artísticas", realizada na tarde desta terça-feira (19/5), na Unesc. Eles puderam aprender todo o processo com a aluna da sexta fase do curso de Artes Visuais Maria Cristina Pacheco e com a professora, também do curso de Artes Visuais, Angélica Neumaier.
Os participantes picotaram papéis que não seriam mais utilizados e com um pouco de água e cola fizeram uma mistura no liquidificador. Em seguida a pasta formada é jogada em uma bacia de água, que com auxílio de uma tela é filtrada, formando uma folha por meio dos minúsculos pedacinhos.
A ministrante Maria afirma que trabalhar com reciclagem é prazeroso. “Além de existir toda a magia do trabalho artesanal, você se sente útil, porque está contribuindo com o planeta. A reciclagem de papel te traz inúmeras possibilidades artísticas, podendo desenvolver novas ideias desde a produção do material, incluindo rosas, sementes, perfumes, entre outros itens”, comentou.
Quem participou da oficina foi a egressa do curso de Artes Visuais, Paula Carolina Behs. Ela trabalha com arte oriental em papel reciclado, confeccionando e dando aulas sobre origamis. Na oficina, Paula encontrou a possibilidade de desenvolver o papel em que trabalha. "Sempre que tenho a oportunidade em ampliar o meu repertório de conhecimento eu me envolvo. Sempre é hora de aprender coisas novas”, afirmou.
Saiba mais
A atividade faz parte da programação da Semana Nacional de Museus, que dentro da Unesc traz ações voltadas em torno do tema “Museus para uma sociedade sustentável”. Serão realizadas exibições de filmes como “Casa da Flor”, exposições sobre ideias sustentáveis colocadas em prática e debates sobre preservação ambiental. A Semana é gratuita e aberta ao público em geral.
Fonte: Secom
Por: Mayra Lima 19 de maio de 2015 às 18:40Participantes do Arte na Escola confeccionam Mandalas de Fios
Linhas coloridas, palitos e tesoura foram os materiais necessários para a oficina do grupo de estudos Arte na Escola – Polo Unesc, na tarde desta segunda-feira (18/5). Professores e alunos do curso de Artes Visuais aprenderam com a ministrante Paula Oliveira da Silva a criarem Mandalas de Fios.
Com muita atenção, os participantes fizeram uma cruz com os palitos e os uniram com os fios de lã. “É fácil de fazer e muito criativo. Não estou tendo dificuldade para confeccionar. Adorei participar, pois nós precisamos aprender essas técnicas para usar em nossas atividades”, comenta a aluna da oitava fase do curso de Artes Visuais, Melissa Scotti.
Arte na Escola
O Arte na Escola - Polo Unesc é um projeto conveniado e aprovado em edital pelo Instituto Arte na Escola de São Paulo, desde 2004. Existem 50 polos no Brasil, distribuídos por 24 estados e 46 cidades. Em Santa Catarina, os polos estão localizados nas universidades públicas como Udesc e UFSC e nas universidades comunitárias como Unesc, Furb, UnC, Uniplac e Univille. O Instituto Arte na Escola é uma organização social que, desde 1989, incentiva, reconhece e qualifica o ensino da arte, por meio da formação continuada de professores do ensino básico.
Fonte: Secom
18 de maio de 2015 às 18:00Semana debate o papel dos museus para uma sociedade sustentável
A Semana Nacional de Museus inicia segunda-feira (18/5) e, na Unesc, uma programação especial foi preparada pelo Museu da Infância, Setor de Arte e Cultura e Museu se Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski. O evento comemora o Dia Internacional de Museus (18/5) e as atividades serão desenvolvidas em torno do tema “Museus para uma sociedade sustentável”.
O evento é realizado pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) e ocorre anualmente. A 13ª edição da Semana congrega mais de 1,3 mil instituições, que vão desenvolver 4,5 mil atividades como oficinas, debates, exibição de filmes, visitas guiadas e exposições.
Na Unesc, a programação prevê exibição de filmes como “Casa da Flor”, exposições sobre ideias sustentáveis colocadas em prática e a de um leão-marinho taxidermizado e debates sobre preservação ambiental. O programação da Semana de Museus é gratuita e aberta ao público em geral.
Programação
Segunda-feira (18/5)
Espaço Cultural “Toque de Arte”
9 às 17 horas
Exibição do documentário “Casa da Flor” dirigido por Marily da Cunha Bezerra e Sarah
Yakhni. O filme que faz parte do acervo da DVDteca Arte na Escola - Polo Unesc.
Museu da Infância
20h30 às 21h30
Abertura da exposição “Ideias Sustentáveis”
Terça-feira (19/5)
Bloco Z - Sala 8
15 às 18 horas
Oficina de Reciclagem “Suportes para criações artísticas”.
Museu da Infância
9 às 17 horas
Encontro onde os visitantes discutem ideias sobre sustentabilidade e a partir delas, podem criar brinquedos e brincadeiras.
Quarta-feira
Museu de Zoologia
14h30 às 17 horas
Abertura da exposição “O rugido do leão-marinho” com apresentação de
um leão-marinho taxidermizado no Museu.
De quarta a sexta-feira
9 às 17 horas –
Exposição “O rugido do leão-marinho”. Mensagem de conscientização sobre a importância do conhecimento e a conservação do meio marinho. Exposição com
animais marinhos taxidermizados.
9 às 17 horas
Visita guiada à exposição “Animais da Mata Atlântica” e à exposição “Ecossistema Marinho”.
Quarta-feira (20/5)
Museu da Infância
14 às 17 horas
Palestra com a apresentação de trabalhos premiados na Feira da Inovação da Unesc, que ocorreu durante a Semana de Ciência e Tecnologia em 2014
Museu de Zoologia
14 às 17 horas
Ação educativa: Assembleia dos Animais Marinhos “Água para Todos”. Os participantes devidamente caracterizados dão voz aos animais, discutindo e propondo soluções para o problema da poluição dos oceanos.
Quinta-feira (21/5)
Espaço Cultural “Toque de Arte”
9 às 21 horas
Exibição do curta-metragem brasileiro, do gênero documentário, “Ilha das Flores”, escrito e dirigido pelo cineasta Jorge Furtado em 1989.
Museu da Infância
14 às 17 horas
Ação educativa: os visitantes irão refletir a partir da proposição: “O que jogamos
fora pode ser utilizado?”.
19 às 22 horas
Ouvindo Esculturas: apresentação audiovisual de esculturas construídas com materiais reutilizáveis por acadêmicos de Artes Visuais (Licenciatura) da Unesc.
Museu de Zoologia
14 às 17 horas
Ação educativa: Assembleia dos Animais Marinhos “Água para Todos”. Os participantes devidamente caracterizados dão voz aos animais, discutindo e propondo soluções para o problema da poluição dos oceanos.
Sexta-feira (22/5)
Museu da Infância
8 às 17 horas
Sessão de cinema com o filme “Animais unidos jamais serão vencidos”. Após a sessão, os participantes deixarão registros da apreciação, no formato de textos ou desenhos.
19 às 22 horas
Ação educativa: visita mediada pelos estudantes do curso de Pedagogia ao Museu da Infância.
Museu de Zoologia
14 às 17 horas
Ação educativa: Assembleia dos Animais Marinhos “Água para Todos”. Os participantes devidamente caracterizados dão voz aos animais, discutindo e propondo soluções para o problema da poluição dos oceanos.
Fonte: Secom
Por: Milena Spilere Nandi 16 de maio de 2015 às 08:00Teatro e humor no Quintas Culturais
O Quintas Culturais desta semana contou a história de duas mulheres que só se metem em confusão. Bernadeti e Margareti, interpretadas pelas alunas do curso de Artes Visuais da Unesc Ana Carolini Bosa e Danieli Mezari, são duas irmãs que adoram fofocas e confusão. A peça teatral ocorreu nesta quinta-feira (14/5), na Praça do Estudante.
Na trama, Bernadeti representou uma senhora de meia idade que mora no interior com o marido. Aposentada e acima do peso, passa o seu tempo comendo na frente da TV. Ela nunca gostou do fato de sua irmã mais nova, Margareti, ter se casado com um rico fazendeiro. Depois de ficar viúva ela dedica seu tempo a infernizar Bernadeti.
Participe
Os interessados em mostrar seu talento podem entrar em contato com o Setor de Arte e Cultura da Unesc pelo e-mail cultura@unesc.net ou pelo telefone (48) 3431-2622.
Fonte: Secom
Por: Davi Carrer 15 de maio de 2015 às 11:37Oficina sobre Videoselfies é realizada com estudantes de Nova Veneza
É possível produzir um trabalho diferenciado na sala de aula utilizando vídeos sem necessitar de equipamentos avançados. A oficina “Videoselfies”, ministrada pelo estudante de Artes Visuais Maicon Marcelino Mantovani, mostrou a possibilidade aos alunos do Ensino Médio da Escola Julieta Torres Gonçalves, de Nova Veneza. O encontro, realizado por meio do projeto de extensão do Fumdes (Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior), ocorreu nesta quarta-feira (13/5).
A oficina partiu do questionamento: “De que forma você, adolescente do Ensino Médio, se imagina na universidade?”. Dentro desse contexto os alunos criaram vídeos relacionados ao sonho de entrar na Universidade. “O encontro promoveu um diálogo entre arte, os desejos dos alunos e a graduação, empoderando o indivíduo com vistas à democratização das mídias, enquanto criação, produção, divulgação, reflexão e valorização da Arte no contexto”, ressaltou a coordenadora de área do Pibid e coordenadora do projeto do Fumdes, Silemar Silva.
A proposta contemplou a produção de imagens por meio dos aparelhos celulares, câmeras fotográficas e tablets, tendo como cenário a sala, escola ou ambiente das proximidades.
Fonte: Secom
Por: Mayra Lima 14 de maio de 2015 às 16:24
Newsletter
RSS