Arte e Cultura

Projeto Quintas Culturais recebe Grupo Dallas e dupla Milla e Paulo Roberto

Projeto Quintas Culturais recebe Grupo Dallas e dupla Milla e Paulo Roberto
Apresentações serão transmitidas pela página @culturaunesc no Instagram (Foto: Divulgação) Mais imagens

O final da tarde de quinta-feira será de arte e cultura na Unesc. Isso porque a partir das 17h40 serão iniciadas as apresentações do projeto Quintas Culturais – Edição Especial. Nesta quinta-feira (8/4), a Universidade receberá os músicos do Grupo Dallas e a dupla Mila e Paulo Roberto, selecionadas pelo Setor de Arte e Cultura da Unesc, que teve o projeto contemplado pelo Edital da Fundação Cultural de Criciúma n° 002/2020 – Edital de Projetos de Emergência Cultural Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020).

Às 17h40 sobem ao palco os músicos Amaro Cardoso e Rosimeire Nascimento. Em seguida, às 18h20, Camila Teixeira e Paulo Roberto de Aguiar assumem o comando do projeto, que será transmitido ao vivo pela página @culturaunesc no Instagram.

Conforme a coordenadora do Setor Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig, está entre as metas da Instituição e do próprio setor aprovar projetos em editais de fomento externo, trabalho que faz parte da missão e das políticas de cultura da Universidade. “Preocupados em garantir que parte dos recursos sejam repassados aos artistas da região, acreditamos que estamos investindo no fortalecimento da produção cultural, dando visibilidade aos artistas e reinvestindo recursos na economia local”, destaca Amalhene.

A proposta da equipe é levar a arte em diferentes formatos ao acesso de todos por meio da internet, modelo ainda mais importante já que as atividades presenciais no campus estão restritas.

Confira abaixo o repertório de cada uma das atrações:

Repertório Grupo Dallas – Horário: 17h40

Stand By Me - compositor Ben E. King (1961)

Hey Tonight - Creedence  Álbum Pendulum (1970)

Grupo Abba Dance Queen (1976)

Banda Eagles Hotel Califórnia (1976)

New York New York (1977)

Iolanda - Autor Pablo Milanes - Chico Buarque e Simone (1978)

Endless Love - Lionel Richie. Diana Ross (1981)

Simply The Best - Tina Tunner (1991)

Incancellabile - Laura Pausine (1996)

Imortality Celine Dion  - Bee Gees (1998)

Era uma Vez - Kell Smith (2017)

Repertório - Milla e Paulo Roberto – Horário: 18h20

New Rules - Dua Lipa

Bad Romance - Lady Gaga

Dance Monkey - Tones and I

Braba - Luisa Sonza

Seu Crime - Pabllo Vittar

Daddy Lessons - Beyoncé

7 Rings - Ariana Grande

Valerie - Amy Winehouse

The One That Got Away - Katy Perry

Physical - Dua Lipa

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

06 de abril de 2021 às 17:12
Compartilhar Comente

Noite de estreia na Unesc

Noite de estreia na Unesc
Primeiro Quintas Culturais Edição Especial contou com a participação da Banda Humaneasy e de Lara e Clarissa (Foto: Divulgação) Mais imagens

As noites de quinta-feira no campus voltaram a ser movimentadas por arte e cultura. É que esta semana ocorreu o primeiro Quintas Culturais Edição Especial, marcando o início de mais um capítulo na história do projeto. Ele foi contemplado pelo Edital da Fundação Cultural de Criciúma n° 002/2020 – Edital de Projetos de Emergência Cultural Aldir Blanc. Dentro desta versão, o projeto levará ao palco duas apresentações de artistas regionais por noite, toda semana, até abril.  

O público poderá acompanhar tudo pelo Instagram @culturaunesc, que transmitirá ao vivo o evento no palco do Quintas Culturais, localizado no hall dos blocos XXI.

A estreia do projeto, desenvolvido pelo Setor de Arte e Cultura da Unesc, contou com apresentações da Banda Humaneasy, às 18h40 e da dupla Lara e Clarissa, às 19h20.

Confira a agenda de apresentações:

25/3

18h - 18h40 (Marco Antônio )
18h40 - 19h20 (Marcos Rosso)

1º/4
18h - 18h40 (Grupo Dallas)
18h40 - 19h20 (Milla e Paulo Roberto)

8/4
18h - 18h40 (Simone Milak)
18h40 - 19h20 (Cainan e Claudson)

15/4
18h - 18h40 (Grupo Cirandela)
18h40 - 19h20 (Banda Creedout)

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

19 de março de 2021 às 11:38
Compartilhar Comente

Setor de Arte e Cultura divulga resultado da seletiva para o Projeto Quintas Culturais

Setor de Arte e Cultura divulga resultado da seletiva para o Projeto Quintas Culturais
Dez apresentações foram escolhidas em criteriosa análise dos 41 projetos inscritos (Foto: Arquivo) Mais imagens

Estão definidos os contemplados no Projeto Quintas Culturais – Edição Especial. A partir de rígida análise dos 41 projetos inscritos, o Setor Arte e Cultura da Unesc selecionou dez apresentações, divididas entre as linguagens de música e dança, para integrarem o projeto. Essa edição do Quintas Culturais, idealizada pelo Setor de Arte e Cultura da Universidade, foi contemplada pelo Edital da Fundação Cultural de Criciúma n° 002/2020 – Edital de Projetos de Emergência Cultural Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020).

As apresentações culturais selecionadas acontecerão no período de 18 de março a 15 de abril, das 18h às 19h20, no Ponto de Cultura Unesc, Palco do Quintas Culturais, e serão transmitidas pela página no Instagram @culturaunesc.

Conforme a coordenadora do Setor Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig, está entre as metas da Instituição e do próprio setor aprovar projetos em editais de fomento externo, trabalho que faz parte da missão e das políticas de cultura da Universidade. “Preocupados em garantir que parte dos recursos sejam repassados aos artistas da região, acreditamos que estamos investindo no fortalecimento da produção cultural, dando visibilidade aos artistas e reinvestindo recursos na economia local”, destaca Amalhene.

De acordo com o produtor cultural da Unesc, Maxwell Sandeer Flor, o setor viu nesse edital a oportunidade de beneficiar artistas autônomos não contemplados para ajudá-los a ter uma renda, sendo que 45% do valor do edital será distribuído para os participantes.

Confira a lista de contemplados:

·         Banda Creedout (Música)

·         Banda Humaneasy  (Música)

·         Bboy Marco Antônio (Dança)

·         Cainan e Claudson  (Dança)

·         Grupo Cirandela  (Música)

·         Grupo Dallas  (Música)

·         Lara e Clarissa (Música)

·         Marcos Rosso Alves  (Dança)

·         Milla e Paulo Roberto  (Música)

·         Simone Milak  (Música)

Link do resultado oficial.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

16 de março de 2021 às 15:13
Compartilhar Comente

História de tradição da cultura do Boi de Mamão e da Unesc ganha novo cenário

História de tradição da cultura do Boi de Mamão e da Unesc ganha novo cenário
Grafite feito pelo artista Ricardo Bernardo passa a estampar parede de um dos blocos do campus (Fotos: Mayara Cardoso / Matheus Reis) Mais imagens

Não é de hoje que a Unesc e a cultura do Boi de Mamão têm uma relação especial. Desde 2015 a Universidade trabalha com o projeto Boi de Mamão na Comunidade e leva as tradições desta cultura popular do Sul de Santa Catarina para mais e mais pessoas. Desde 2018 a Universidade é reconhecida pelo Ministério da Cultura como Ponto de Cultura do território brasileiro, justamente por conta da ação que leva essa expressão cultural à comunidade.

Décadas antes da criação do projeto de extensão reconhecido nacionalmente, em 1980, a então Fundação Educacional de Criciúma (Fucri) já iniciava sua história com a preservação do enredo que envolve Maricota, Bernunça, Boi, Vaqueiro e outros personagens com o propósito de estudar a cultura regional e realizar apresentações com o Boi de Mamão.

O apreço pelo tema é tanto que a Instituição segue fortalecendo cada vez essa relação, que ganhou um reforço nesta semana. Por meio dos traços do artista Ricardo Bernardo, conhecido como Herok, o campus da Unesc agora conta com um grafite que representa esta cultura popular tradicional dos catarinenses.

A arte foi feita na parede do Bloco I, nas proximidades da Praça do Estudante, ponto central do campus. Ao longo de dois dias, Herok, que conta 15 anos de experiência na arte do grafite, abusou das cores e texturas para representar toda a alegria e história dos personagens. Para ele, que já estuda a cultura do folclore há algum tempo, é uma honra ter sua arte estampada na Universidade. “A intenção foi montar o meu Boi de Mamão, com meu estilo e meus traços, mas também com as características originais. É um marco poder contar uma expressão de arte de rua dentro de um local como a Universidade. Para quem faz essa arte é uma honra”, acrescenta Herok, que contou com a ajuda de dois colegas para dar vida ao painel, os artistas Cassia Catâneo e Éder Martins.

A Universidade e o artista já têm uma história de parcerias, já que Herok fez um dos seus grafites em projeto com o curso de Arquitetura e participou da recepção de calouros em fevereiro de 2020, que tinha como tema “Linguagens Urbanas” e teve a performance do artista fazendo um grafite ao longo do vento.

O projeto, intitulado como Boi de Pano, foi contemplado pelo Edital da Fundação Cultural de Criciúma n° 002/2020 – Edital de Projetos de Emergência Cultural Aldir Blanc. Para a coordenadora do Setor de Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig, a mesma honra citada por Ricardo é sentida pela Unesc que recebe sua obra. “O Herok é um grande artista. Nós somos muito gratos por ter procurado a Universidade para, em parceria, contar essa história pela linguagem do grafite. O Bloco I, onde foi feita a obra, é o espaço onde ficava a antiga biblioteca da Unesc, onde comecei meu trabalho na Instituição e pelo qual tenho muito carinho. Esperamos que seja um local muito visitado, fotografado e apreciado. Só podemos agradecer e parabenizá-lo pela sensibilidade nessa obra”, declara.

Incentivo à cultura do Boi de Mamão segue firme

As oficinas, encontros e apresentações do Ponto de Cultura foram pausadas devido à necessidade imposta pela pandemia, mas, afora os encontros presenciais, o trabalho para fortalecimento do projeto segue firme. Segundo Amalhene, a cultura pode ser eixo estratégico para o desenvolvimento local e regional, já que a partir dela é possível regar saberes e dialogar sobre práticas culturais que seguem vivas apesar do tempo. “A Universidade pode fortalecer o desenvolvimento cultural, uma vez que contamos, por exemplo, com oito projetos de extensão de Boi de Mamão e desta forma desejamos contribuir para que as escolas fiquem fortes desenvolvendo projetos que envolvam alunos, professores e a comunidade em torno desse tema”, acrescenta.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

15 de março de 2021 às 15:57
Compartilhar Comente

Exposição [entre] casas está aberta a visitação

Exposição [entre] casas está aberta a visitação
Obras das egressas do Curso de Artes Visuais - Bacharelado, Alice Meis e Andressa Gomes podem ser visitadas de forma presencial ou virtual (Fotos: Matheus Reis) Mais imagens

As percepções artísticas das egressas do Curso de Artes Visuais Bacharelado da Unesc, Alice Meis e Andressa Gomes, foram transformadas na Exposição [entre] casas. Exposto na Sala Edi Balod, no Bloco Administrativo da Universidade, o trabalho das egressas foi aprovado pela Lei de Incentivo e Emergência Cultural Aldir Blanc, mediado pela Fundação Cultural de Criciúma (FCC).

A abertura oficial da mostra foi realizada de forma virtual, via Google Meet, na noite de quinta-feira (25/2) e prestigiada por professores, acadêmicos, colegas das artistas e lideranças regionais do setor cultural. A visitação da exposição pode ser realizada de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h até o dia 5 de abril. Os interessados em realizar as visitas com mediação devem agenda-las pelo e-mail @salaedibalod@unesc.net.

Na próxima segunda-feira (1/3), as responsáveis pelo projeto irão disponibilizar gratuitamente links de vídeos com a montagem e a exposição, a abertura, fotos do projeto, textos com informações sobre as artistas e também um material educativo. “Isso irá servir de suporte para professores utilizarem com seus alunos, ou pais com seus filhos, possibilitando ampliação de repertório artístico e cultural”, afirmou a artista visual Alice Meis. Os professores e pais interessados podem acompanhar o Instagram: @inventáriodememorias para ter acesso ao material.

Memórias de infância

As artistas visuais se juntaram para o projeto por terem ideias e interesses em comum. Segundo Alice, as obras expostas abordam as temáticas da memória e o vazio, e os objetos que compõem a exposição relembram as memórias das casas onde cresceram. “A exposição traz à tona as nossas raízes, nossas memórias de infância”, declarou Andressa.

Confira aqui mais registros da exposição e seu lançamento

Com informações de Fundação Cultura de Criciúma

Mayara Cardoso – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de fevereiro de 2021 às 14:35
Compartilhar Comente