Arte e Cultura

Museu da Infância Unesc ensina a confeccionar brinquedos tradicionais com materiais reutilizáveis

Museu da Infância Unesc ensina a confeccionar brinquedos tradicionais com materiais reutilizáveis
Oficina de confecção de peteca e bilboquê foi realizada por meio de live nesta terça-feira (18/5) (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Os tradicionais brinquedos peteca e bilboquê ganharam os holofotes nesta terça-feira (18/5), data na qual é celebrado o Dia Internacional dos Museus. Em alusão à celebração e à programação da 19ª Semana Nacional de Museus, o Museu da Infância Unesc promoveu uma oficina com instruções para a confecção dos brinquedos tradicionais com materiais reutilizáveis.

Além desta ação realizada por meio de live, o setor protagonizará um encontro virtual em torno da temática “O Futuro dos Museus: Recuperar e Reimaginar” com a intenção de reunir trabalhadores em museus da região da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), a partir das 19h30.

A equipe envolvida na preparação da transmissão, a bolsista do Setor Arte e Cultura Sandra Regina Bittencourt Figueira, e as estagiárias do Museu da Infância, Luana dos Santos Joaquim e Aline Delavechia Rodrigues, disponibilizou uma lista com todos os materiais necessários e montou ao vivo modelos dos brinquedos, sugerindo novas opções de matéria prima.

Com a escolha, conforme Aline, foi possível ainda ensinar a forma de brincar com os materiais e valorizar brinquedos utilizados há séculos. “Os são de origem indígena. O bilboquê, por exemplo, existe há mais de dois mil anos no Brasil”, acrescentou.

A transmissão completa pode ser assistida na página @museudainfanciaunesc.

Encontro regional

Os interessados em participar do segundo momento do dia, o Encontro de Trabalhadores em Museus da Região da Amrec, a partir das 19h30, podem encontrar também na página o link da sala virtual do Google Meet ou solicitá-lo por meio do endereço museudainfancia@unesc.net.

Os eventos fazem parte da programação da 19ª Semana Nacional de Museus, que ocorre em todo o território nacional entre os dias 17 a 23 de maio de 2021.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

18 de maio de 2021 às 22:14
Compartilhar Comente

Museu da Infância Unesc promove Oficina de Brinquedos com Materiais Reutilizáveis e encontro de trabalhadores da área

Museu da Infância Unesc promove Oficina de Brinquedos com Materiais Reutilizáveis e encontro de trabalhadores da área
Atividades serão realizada de forma virtual nesta terça-feira (18/5) (Fotos: Arquivo) Mais imagens

O Museu da Infância Unesc não ficará de fora da 19ª Semana Nacional de Museus. Integrando a programação realizada em todo o país, o setor promoverá, nesta terça-feira (18/5) duas atividades de forma virtual em torno da temática “O Futuro dos Museus: Recuperar e Reimaginar”.

A primeira das ações, uma Oficina de Brinquedos com Materiais Reutilizáveis, será iniciada às 14h por meio da página no Instagram @museudainfanciaunesc. A atividade é aberta ao público em geral e terá lista de materiais necessários disponível na mesma página para download.

Já o segundo momento será o Encontro de Trabalhadores em Museus da Região da Amrec, a partir das 19h30. O encontro será ministrado pela equipe da Universidade por meio da plataforma Google Meet.

Os interessados em participar devem solicitar o link para acesso pelo endereço museudainfancia@unesc.net, acessá-lo na bio ou em mensagem na página @museudainfanciaunesc no Instagram.

Os eventos fazem parte da programação da 19ª Semana Nacional de Museus, que ocorre em todo o território nacional entre os dias 17 a 23 de maio de 2021.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de maio de 2021 às 18:18
Compartilhar Comente

Exposição Centralidades é oficialmente aberta no Espaço Toque de Arte na Unesc

O Bloco Administrativo da Unesc, mais especificamente o Espaço Toque de Arte, ganhou nova vida nesta quinta-feira (13/5). Isso porque foi aberta oficialmente a exposição Centralidades, proposta do Setor de Arte e Cultura da Universidade. O trabalho de curadoria das peças, escolhidas entre o acervo da Instituição, ficou por conta da coordenadora do Setor, Amalhene Baesso Reddig, responsável também pela apresentação da exposição em transmissão ao vivo pela página @culturaunesc.

As peças expostas, cheias de história e significados, são de autoria dos artistas Raquel Teixeira, Angélica Neumaier, Estefânia Antunes, Alfredo Tiscoski e Marlene Just, acompanhada das acadêmicas Aline Macari, Bruna Scarabelot, Ednamar Fontana e Hangelisei Colombo. Os trabalhos ficarão disponíveis para visitação no local até o dia 5 de agosto.

O convite para conhecer de perto e até ter a visita guiada pela equipe do Setor de Arte e Cultura, conforme Amalhene, é uma forma de oferecer toda a experiência disponível no campus. “Esse espaço está aqui para ser vivido e experenciado. Somos um somatório daquilo que experimentamos, lemos, acessamos e das pessoas com quem convivemos. Queremos fazer parte disso com vocês neste campus que transborda cultura”, disse.

Para agendar uma visita guiada, seguindo todos os protocolos de segurança definidos pela Sala de Situação da Universidade, de acordo com Amalhene, basta enviar e-mail para o endereço cultura@unesc.net. “Estaremos à disposição para apresentar a exposição e ficaremos felizes também com a visita daqueles que passarem por aqui e apreciarem as obras”, completou.

A Exposição Centralidades inaugurou ainda uma nova parceria da Universidade com a profissional graduada em Pedagogia e Matemática e especialista em educação especial, Bruna Luiz Rabelo, responsável por toda a transcrição de etiquetas e texto curatorial em braile. 

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

13 de maio de 2021 às 21:28
Compartilhar Comente

Trabalhos passam para fase de avaliação na 4° Coletiva de Artistas do Sul

Trabalhos passam para fase de avaliação na 4° Coletiva de Artistas do Sul
Projeto contou com 54 trabalhos inscritos na edição 2021 (Foto: Arquivo) Mais imagens

Já estão em fase de avaliação os 54 trabalhos inscritos na 4ª Coletiva de Artistas do Sul. As inscrições, finalizadas na última sexta-feira (7/5), envolveram artistas de 16 municípios da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc) e Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel). O projeto é apresentado pelo Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e pela Unesc, que objetiva realizar exposição coletiva de dez trabalhos selecionados no Espaço Cultural “Toque de Arte” Unesc, com o tema Patrimônio Cultural Catarinense.

Para Amalhene Baesso Reedig, coordenadora do Setor Arte e Cultura da Universidade, atuar com projetos culturais faz parte da política institucional, de extensão e de cultura da Instituição “Questões que têm a ver com perceber e acolher o entorno visando oportunizar os fazedores de cultura, qualificando o vasto campo cultural e também turístico da região”, destaca. 

Conforme a coordenadora, ao findar o período de inscrições, já com a comissão de avaliação e curadoria definida, os projetos passam a ser avaliados para a escolha de dez que irão compor a exposição coletiva.

O resultado, para a diretora de Extensão de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, já é considerado sucesso, tamanha repercussão nas inscrições. “Estamos muito felizes com o andamento do projeto desenvolvido pelo Setor de Arte e Cultura da Unesc que visa o fortalecimento da arte, da cultura e das ações extensionistas. Ao mesmo tempo em que incentiva e valoriza os artistas da região, disponibilizará suas obras no Acervo Artístico e Cultural da instituição. É uma honra ressaltarmos a significância da cultura em nossas vidas, ainda mais em tempos como estes, pelos quais estamos passando em pandemia”, destaca.

As propostas artísticas selecionadas serão divulgadas no site da IV Coletiva de Artistas do Sul no dia 14 de maio de 2021.

Comissão de Avaliação:

Fernando Boppré (Florianópolis/Chapecó) Santa Catarina

Fernando Boppré é curador e escritor, nascido em Florianópolis, atualmente vive e trabalha em Chapecó, livreiro da Humana Sebo e Livraria e coordenador editorial da Editora Humana. Mestre em História Cultural (UFSC), dirigiu o filme “Pequenos Desencontros”. Autor do livro de poemas “Poço Certo” (Caiaponte Edições, 2020). Foi diretor do Museu Hassis, presidente do Fundo Municipal de Cinema de Florianópolis (FUNCINE) e Chefe de Serviço do Museu Victor Meirelles, do Instituto Brasileiro de Museus, do Ministério da Cultura. Foi professor da escola pública básica municipal e estadual, além de professor de Museologia da Universidade Barriga Verde. Realizou como curador mais de 50 exposições nos últimos quinze anos.

Kauê Mateus Bellettini - Praia Grande – Santa Catarina

Possui Graduação em Artes Visuais pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC (2018). Pós-Graduação em Docência no Ensino Superior e Arte Educação pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI (2019). Atua capacitando professores das redes públicas estaduais e municipais através de palestras sobre as linguagens da arte. É produtor de eventos teatrais e musicais. Atualmente é Secretário Municipal de Cultura de Praia Grande - SC.  Tem experiência nas linguagens Artísticas, com ênfase em música e teatro.

Nome: Mikael Miziescki - Morro Grande – Santa Catarina

É professor licenciado em Artes Visuais (2015 - UNESC), especialista em Teoria e História da Arte (2018 - UNESC) e mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade (2021 - UNIVILLE). É Coordenador do Grupo de Trabalho da Cultura do Geoparque Aspirante UNESCO Caminhos dos Cânions do Sul (2021-atual). Possui experiência na área de Artes, com ênfase em Ensino da Arte, Artes Visuais e História da Arte. É criador do projeto Morro Grande em Arte (2014-atual) na Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito Dário Crepaldi, no extremo sul catarinense. Foi vencedor do prêmio Educador Nota 10, promovido pelas Fundações Victor Civita e Roberto Marinho (e parceiros), como um dos dez melhores professores do Brasil e o "Morro Grande em Arte" como uma das dez melhores pesquisas da educação brasileira em 2018. Foi semifinalista do XIX Prêmio Arte na Escola Cidadã, promovido pelo Instituto Arte na Escola em setembro de 2018.

O projeto tem como patrocinadores Giassi Supermercados, Bistek Supermercados, Construtora Locks e Anjo Tintas, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Governo Federal.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de maio de 2021 às 18:13
Compartilhar Comente

Unesc realiza Mediações Culturais sobre Museu da Infância

Unesc realiza Mediações Culturais sobre Museu da Infância
Ações são realizadas em escolas públicas de forma presencial ou a distância (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Dentro das propostas previstas no Projeto Plano Museológico do Museu da Infância, da Unesc, está a realização de 20 mediações em 20 escolas públicas. Essas visitas podem ser realizadas pessoalmente pela equipe do Museu ou a distância por meio de plataformas digitais. Nesta semana o grupo completou a 12ª atividade em ambiente escolar em instituições de ensino públicas da região levando a cultura da Universidade para a sala de aula.

Outra ação proposta no Projeto para dialogar com o público é a produção de material educativo a ser disponibilizado para as escolas que participaram das mediações. Já a terceira ação, elencada em função da pandemia de Covid-19, é a elaboração de uma exposição itinerante com banners sobrea história do museu e do seu acervo, para circular nas escolas.

Conforme a coordenadora do Museu da Infância Unesc, Amalhene Baesso Reddig, objetivo geral do espaço é contribuir para ampliação de repertório artístico-cultural de crianças e adultos, na reformulação dos processos de formação de professores, nos projetos de ação pedagógica das escolas e demais instâncias culturais, dando subsídios para pesquisadores da infância e para políticas públicas de educação e de acesso à cultura. “Nosso Museu possibilita o acesso ao acervo e material científico relacionado da cultura da, sobre e para a infância, envolvendo a escola, a academia e a sociedade numa ação conjunta”, destaca.

O Projeto Plano Museológico do Museu da Infância Unesc realizado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura / Patrimônio Cultural - Edição 2019.

Escolas poderão solicitar mediação cultural pelo telefone (48) 3431-4517 ou via e-mail: museudainfancia@unesc.net.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

20 de abril de 2021 às 17:35
Compartilhar Comente