Arte e Cultura

Exposição “corpo-casa”, da artista Bruna Ribeiro, é inaugurada na Sala Edi Balod

Exposição “corpo-casa”, da artista Bruna Ribeiro, é inaugurada na Sala Edi Balod
Trabalhos lidam com as relações entre corpo, casa e lar, além de levantar questões sobre o espaço doméstico e autoconhecimento (Foto: Gabriela Selau Benetti) Mais imagens

A exposição “corpo-casa”, da artista egressa do curso de Artes Visuais da Unesc Bruna Ribeiro, foi inaugurada na noite de quinta-feira (01/12) na Sala Edi Balod, no bloco administrativo da Universidade. A partir de trabalhos fotográficos e bordados, a  artista cria um diálogo entre o público e privado, a diferença entre casa e lar, e levanta questões sobre o espaço doméstico e autoconhecimento.

A pesquisa, segundo a artista, surgiu em 2019, período em que transitava constantemente entre Criciúma e Florianópolis. “No início de 2020, por conta do Covid-19, voltei para Criciúma, minha cidade natal, para um apartamento de onde recém havia me mudado, para estar mais perto de minha família”, afirma a mestra, que vê nesse um momento em que novas dúvidas surgiram sobre seu trabalho. “A partir desse momento, surgiram várias questões em minha mente sobre como habitar um espaço, como habitar um corpo, qual a diferença entre casa e lar e outras. Todos os resultados desses questionamentos, sem resposta, estarão na exposição”, explana.

Bruna Ribeiro fala também sobre o prazer de expor um trabalho na Sala Edi Balod. “Esse é um lugar que fez parte da minha vida, então fico muito feliz de ter a oportunidade de expor aqui. Já trabalhei e estagiei no espaço, ajudando a montar e organizar várias exposições, e essa minha primeira vez com uma exposição individual no local me enche de alegria”, conclui.

A abertura contou ainda com uma novidade na Sala Edi Balod: a “Reserva Tecno”, onde as DJs Bruna Machado, acadêmica de Teatro da Unesc, e Isabela Thomé, aluna do curso de Jornalismo da Instituição, apresentaram-se após a inauguração oficial. O espaço da reserva técnica da Sala foi adaptado para acomodar os equipamentos musicais, transformando o local em uma verdadeira pista de dança para o público presente.

Esta é a quarta exposição individual de Bruna Ribeiro, que previamente expôs em Florianópolis os trabalhos “Eu sou minha própria musa” (2018) e “Eu sou minha própria __” (2018) e em Criciúma, a exposição “Pieria” (2021). A artista ainda participou das exposições “Deambulações Internas” (2021), “a dor que dói na gente” (2021), “meio” (2022), “papel de parede” (2022) e “Poéticas da Relação” (2022).

A exposição ficará aberta para visitação até o dia 22 de dezembro de 2022, de segunda à sexta-feira, das 13h às 21h.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

02 de dezembro de 2022 às 17:08
Compartilhar Comente

Unesc em Dança: Coreografias são selecionadas para o grande espetáculo

Unesc em Dança: Coreografias são selecionadas para o grande espetáculo
Grupos poderão acessar o site da Unesc para obter mais detalhes (Foto: Arquivo) Mais imagens

“O Festival Unesc em Dança é uma excelente oportunidade, não somente para apreciar os trabalhos de dança da região, mas também como um espaço de aprendizagem e trocas de experiências, além de ser uma porta para que os trabalhos dos professores e coreógrafos sejam conhecidos e reconhecidos, bem como o talento dos bailarinos que estarão no palco”. Foi o que disse a curadora e tecnóloga em dança, Carolina da Silveira Hax, uma das responsáveis pela seleção das coreografias e dos grupos de dança da 21ª edição do Unesc em Dança, evento que se inicia na próxima sexta-feira (04/11) e segue até domingo (06/11).

Os dias de festival serão divididos em atrações no Teatro Municipal Elias Angeloni, em Criciúma, e na Universidade, recebendo visitantes de várias cidades do estado de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. No primeiro dia de programação, o Unesc em Dança contará com Talk Show com convidados especiais que vão levar conhecimento e descontração aos participantes. Oficinas também fazem parte do festival que é gratuito e aberto a toda a comunidade.

Para a seleção das coreografias que integrarão o grande espetáculo, conforme o produtor cultural da Unesc e curador, Maxwell Sandeer Flôr, foram seguidos os critérios descritos no edital do 21° Unesc em Dança, que contou com gravação de vídeo e postagem do trabalho no canal do Youtube. “Percebemos que a participação dos grupos na etapa de inscrição é importante para formação cultural do artista da dança. A gravação do vídeo da coreografia, postagem do trabalho no canal do Youtube e a submissão da inscrição que é 100% online são ações educativas, e contribuem para experiência do artista de submeter propostas em editais públicos, que basicamente são do mesmo formato”, descreve.

As apresentações de dança terão gêneros, como Ballet Clássico de Repertório, Ballet Clássico Livre, Dança Moderna e Contemporânea, Jazz, Danças Urbanas e Danças Populares. A iniciativa contará com 100 apresentações, sendo a 60 para as categorias infanto-juvenil, que corresponde a participantes de seis a 14 anos e, 40, para na categoria sênior, ou seja, participantes com mais de 15 anos. 

Evento aguardado com ansiedade

Segundo a reitora Luciane Bisognin Ceretta, esse é um momento muito esperado por toda a região e com foco na arte e na cultura, um dos pilares da Universidade. “O evento não tem caráter competitivo, mas tem como objetivo a difusão da cultura e a formação dos profissionais da dança, uma vez que oferece palestras, oficinas e, este ano, com o Talk Show”, comenta.

Para Carolina, as oficinas e palestras, com seu caráter de formação, oportunizam aos bailarinos, professores e coreógrafos um momento de aperfeiçoamento. “Todos os bailarinos, professores e coreógrafos podem aproveitar esse momento para prestigiar os demais trabalhos que serão apresentados durante as mostras, tornando-se assim realmente um momento de trocas e aprendizagem”, diz Carolina.

Para a coreógrafa da Companhia de Dança Universidade e curadora, Paula Gregório Gonçalves, a magia de poder dançar e expressar vários sentimentos que só quem dança consegue mensurar é uma das grandes emoções que o festival proporciona. 

“Que os bailarinos possam ver que existe uma vida dançante e sonhos que podem ser realizados através da arte da dança. E que todos os bailarinos possam guardar e viver esses momentos com toda intensidade, porque só ficará as memórias”, sublinha.

O Unesc em Dança é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocinadores das empresas Giassi Supermercados, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Anjo Tintas, SETEP Construções e Bistek Supermercados. A realização é da Unesc, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

Confira a lista dos selecionados clicando aqui.

Programação geral clique aqui.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de outubro de 2022 às 08:32
Compartilhar Comente

Exposição “Vida, Encantos e Cores” é oficialmente aberta na Unesc

Exposição “Vida, Encantos e Cores” é oficialmente aberta na Unesc
Obras da fotógrafa gaúcha Isabel Coradi Gomes estarão disponíveis para visitação até o dia 23 de dezembro (Foto: Divulgação) Mais imagens

Em evento na noite desta terça-feira (18/10), o Setor de Arte e Cultura da Unesc inaugurou oficialmente a exposição “Vida, Encantos e Cores”, da fotógrafa gaúcha e observadora de aves Isabel Coradi Gomes, que contou com a presença da artista e convidados.

A exposição, que ocorre no Espaço Cultural Unesc “Toque de Arte” e estará disponível para visitação até o dia 23 de dezembro, conta com fotografias das mais diversas espécies de aves que habitam o Sul catarinense, especialmente na região turística Encantos do Sul. A iniciativa, que ocorre por meio da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias e do Setor de Arte e Cultura da Universidade, tem como responsável pela curadoria o profissional Paulo Renato Leites, coordenador de projetos do Instituto Alouatta.

Isabel não escondeu a satisfação em expor suas obras em um espaço acadêmico e espera que as fotografias despertem nas pessoas um maior interesse pela preservação do meio ambiente e a observação de pássaros. “É uma atividade que vem ganhando cada vez mais adeptos. A exposição mostra para as pessoas a diversidade de aves que existe na região”, afirma a artista, que destaca a importância da atividade para o turismo sustentável. “Pessoas vindas de outros lugares do Brasil já visitaram cidades da região para fotografar pássaros e isso também fomenta a economia”, completa.

Na cerimônia de abertura, a coordenadora do Setor Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig, destacou a sensibilidade das obras da fotógrafa. “Esta exposição ficará disponível para visitação por mais de dois meses. É uma alegria para a Universidade receber os artistas e acolhê-los na perspectiva cultural e também nos seus fazeres espirituais.”, afirmou Amalhene. “Esse tipo de trabalho tem a ver com alma, e quando entendemos isso, entendemos que há muitos tipos de conhecimento no mundo e que todos são importantes e muito necessários”, completou.

A pró-reitora de Ensino da Unesc, Graziela Amboni, destacou o trabalho do Setor Arte e Cultura da Universidade. “O trabalho do Setor nos motiva a continuar lutando pela arte e ver o quanto ela é libertadora. Precisamos ter isso muito forte dentro da nossa Instituição comunitária que visa sempre melhorar a qualidade de vida e o modo de pensar das pessoas.”, afirmou a professora.

A abertura ainda contou com uma apresentação do Coral Unesc, em mais um evento de comemoração dos 30 anos do grupo.

A artista

Isabel Coradi Gomes nasceu em 1969 na cidade de Osório-RS e atualmente reside em Criciúma. Observadora de aves e fotógrafa, ela também é sócia fundadora do OBA – Clube de Observadores de Aves/SC, organização que busca incentivar e fomentar a prática da observação de aves no estado de Santa Catarina.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

19 de outubro de 2022 às 17:46
Compartilhar Comente

Unesc em Dança contará com Talk Show

Unesc em Dança contará com Talk Show
Apresentações e palestras fazem parte da programação que inicia no dia 4 de novembro (Fotos: Arquivo) Mais imagens

O 21º Unesc em Dança está recheado de novidades e a equipe organizadora está a todo vapor nos preparativos do evento que ocorrerá de 4 a 6 de novembro de 2022, em Criciúma. Junto com ele, a Universidade traz, no primeiro dia de programação, o Talk Show com convidados especiais que vão levar muito conhecimento e descontração aos participantes. Oficinas também fazem parte do festival que é gratuito e aberto a toda a comunidade.

A reitora Luciane Bisognin Ceretta, salienta que o evento representa não só a dança, mas a arte e a cultura. “Isso é reflexo de um time que conduz uma proposta em uma Universidade que é de todos, que é da comunidade, que une ciência, ensino e pesquisa com arte, com a cultura, com a dança. Isso porque acredita que o desenvolvimento de uma região se faz por meio de todos esses elementos. O desenvolvimento de uma região também se analisa e se verifica quando os investimentos em cultura são realizados. Por isso, temos como eixo fundamental os investimentos nessa área”, comenta a reitora, agradecendo as parcerias e empresas que acreditam no evento, que é um espetáculo.

Membro do Conselho Fiscal da Associação Nacional dos Pesquisadores em Dança (Anda), o professor doutor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Marco Aurélio Cruz Souza, é um dos convidados. Ele abordará o tema “Pesquisa e Produção Intelectual em Artes”, no Auditório Edson Rodrigues, na Universidade, às 19h. 

“Estou muito feliz em participar mais uma vez do Unesc em Dança, um evento que cumpre sua função em diferentes aspectos, e por estar sendo desenvolvido por uma Universidade Comunitária que está sempre em alinhamento com as suas relações”, diz Souza.

Segundo ele, o evento vem oportunizando momentos de encontro, de novas descobertas e novas criações, além de ser didático e formativo. “As pessoas, quando se encontram, passam a pensar, a refletir sobre as suas práticas e as suas atuações. Esse movimento é muito potente e rico e oportuniza que estudantes e professores de dança possam olhar para as suas práticas, por meio do feedback de um júri qualificado, além de terem muita troca de experiências”, sublinha Souza, que será também jurado.

O festival contará ainda com a palestra da especialista em Economia Criativa, Cultura e Inovação e artista da dança, Bia Matar com o tema: “Processos Colaborativos nas Políticas Culturais”. 

A doutora em Teatro, Comunicação e Semiótica, Jussara Xavier, também é uma das convidadas do Festival e vai palestrar sobre “Gestão de Projetos em Artes”. Jussara já atuou como coordenadora e curadora do Festival Internacional Múltipla Dança, em Florianópolis. Foi gestora de projetos, coordenadora técnica e professora da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.

Oficinas e apresentações

As oficinas e mostras serão realizadas no Teatro Municipal, nos dias 5 e 6 de novembro. Para o produtor cultural da Unesc, Maxwell Sandeer Flôr, ao ser promovido por uma Universidade, o Unesc em Dança tem uma grande preocupação com a formação dos grupos de dança e a avaliação de áudios dos cinco jurados que serão entregues aos coreógrafos e bailarinos servirão para aprimorar seus trabalhos. “Também, pensando nisso, teremos oficinas e palestras durante o evento com grandes nomes da dança, potencializando a formação técnica e artística dos interessados”, afirma.

O Unesc em Dança é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocinadores das empresas Giassi Supermercados, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Anjo Tintas, SETEP Construções e Bistek Supermercados. A realização é da Unesc, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

Fique atento

As inscrições para a 21ª edição do Unesc em Dança terminam nesta sexta-feira (21/10). Instituições de dança da rede pública e particular de ensino, academias, escolas de dança e coletivos independentes que tiverem interesse em se apresentar no evento podem se inscrever gratuitamente no site da Universidade: www.unesc.net/emdanca.

Clique aqui para mais informações: https://www.unesc.net/portal/resources/official_documents/21678.pdf?1664210961


Sobre os Palestrantes

Marco Aurélio Cruz Souza – Pelotas (RS) 

Doutor em Motricidade Humana, especialidade de Dança na Faculdade de Motricidade Humana, Portugal. Mestre em Performance Artística - Dança pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa, Portugal. Possui graduação em Educação Física pela Fundação Universidade Regional de Blumenau e pós-graduação em Dança Educacional pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Professor do curso de Dança Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e professor colaborador do Mestrado em Artes Visuais (PPGAVI). Membro da comissão de criação do curso de Licenciatura em Dança da Universidade Regional de Blumenau (FURB), professor e coordenador desta licenciatura até 2021.

Foi membro do Conselho Fiscal da Associação Nacional dos Pesquisadores em Dança (Anda). Vice-presidente da Associação Profissional de Dança do Estado de Santa Catarina. Homenageado no 11° Festival Internacional Múltipla Dança 2021. Homenageado com a Comenda de Mérito Cultural Cruz e Souza no ano de 2021 no Estado de Santa Catarina. Coordenador do Núcleo de Folclore e Culturas Populares da UFPel. Líder e pesquisador do Grupo de Pesquisa "Arte e Estética na Educação". Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Dança Educacional, Dança Folclórica e Popular, Dança Contemporânea e Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: estágio em dança; dança educacional; dança popular e folclórica; processos de criação; arte e estética.

Bia Mattar – Balneário Camboriú (SC) 

Graduada em Gestão Pública, especialista em Economia Criativa, Cultura e Inovação. Artista da dança, produtora e gestora cultural com experiência nos âmbitos públicos e privados. Frequentou diversos cursos livres profissionalizantes de gestão cultural, elaboração de projetos, em diversas instituições do país. Concluiu a formação como Facilitadora do Programa de Capacitação em Elaboração e Gestão de Projetos Economia Criativa do Ministério da Educação (MINC), por meio da Secretaria da Economia Criativa e Senac/DF. Concluiu o curso de Implementação dos Planos de Cultura em 2015, pela UFSC e participou como conselheira nacional de cultura da implementação do Plano Nacional de Cultura e do Plano Estadual de Cultura. 

Como conselheira municipal das cidades de Florianópolis e Balneário Camboriú contribuiu para a elaboração, implementação e revisão dos planos destes municípios. Prestou assessoria técnica a diversos municípios catarinenses sobre a construção do Conselho, Plano e Fundo de cultura. É frequentemente convidada para palestras, cursos e discussões sobre políticas públicas culturais. Ex-membro do Conselho Municipal de Política Cultural de Florianópolis; Conselho Municipal de Política Cultural de Balneário Camboriú; Conselho Estadual de Cultura de Santa Catarina e Conselho Nacional de Políticas Culturais do Ministério da Cultura. Foi Gerente do Centro Integrado de Cultura do Estado e Consultora de Projetos da Fundação Catarinense de Cultura. Foi presidente da Fundação Cultural de Balneário Camboriú. Em 2017 recebeu a comenda de mérito cultural do Estado de Santa Catarina com a medalha Cruz e Sousa por sua colaboração para a cultura catarinense.

Jussara Xavier – Florianópolis (SC)

É coordenadora e professora da pós-graduação em Linguagem e Poética da Dança da Universidade Regional de Blumenau (FURB) e professora colaboradora da Licenciatura em Dança da FURB. Professora da Pós-Graduação em Dança Educacional da Faculdade Censupeg, publicou e organizou vários livros no campo da dança, entre eles “Corpo, corpo meu, que dança sou eu?”, “Grupo Cena 11''. Dançar é conhecer” e “Tudo isto é dança”. Na função de coordenadora dos Seminários de Dança do Festival de Dança de Joinville, organizou as edições e os livros intitulados “1, 2, 3 e já! A criança pinta, borda e dança” (2018) e “Dança não é (só) coreografia” (2017). 

Atuou como coordenadora e curadora do Festival Internacional Múltipla Dança, com 11 edições realizadas. Foi gestora de projetos, coordenadora técnica e professora da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, de 2001 a 2008. 

Realizou a concepção e direção de vários espetáculos de dança e teatro. Foi bailarina profissional nos grupos Raça Cia de Dança e Cena 11 Cia de Dança. Seu site Midiateca de Dança (https://midiatecadedanca.com/) disponibiliza gratuitamente livros, textos e vídeos de sua autoria, além de um acervo documental relacionado à história e memória da dança catarinense. É Pós Doutora em Filosofia (UFSC), Doutora em Teatro (Udesc), Mestre em Artes - Comunicação e Semiótica (PUC/SP), Especialista em Dança Cênica (Udesc), Bacharel em Administração (UFSC) e Licenciada em Artes Visuais (Claretiano).

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

19 de outubro de 2022 às 08:27
Compartilhar Comente

Unesc realiza atrações especiais no palco do Nações Shopping

Unesc realiza atrações especiais no palco do Nações Shopping
Atividade ocorreu na última semana e fez parte do projeto Dias Divertidos Mais imagens

O Setor de Arte e Cultura da Unesc realizou na última semana o evento “Dias Divertidos”. O evento, que ocorreu no palco do Nações Shopping, contou com várias atrações especiais, entre elas, o Coral da Unesc.

A apresentação teve a participação do Maestro Joel de Oliveira, que acompanhou o grupo no teclado. O Coral Unesc é formado por acadêmicos, funcionários da Universidade e comunidade externa, e tem como objetivo trazer a arte para o público atendendo solicitações de apresentações e criar novos espaços para a musicais dentro e fora do campus proporcionando o desenvolvimento musical dos envolvidos através da Arte da música.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de outubro de 2022 às 16:08
Compartilhar Comente