Arte e Cultura

Unesc em Dança: Coreografias são selecionadas para o grande espetáculo

Unesc em Dança: Coreografias são selecionadas para o grande espetáculo
Grupos poderão acessar o site da Unesc para obter mais detalhes (Foto: Arquivo) Mais imagens

“O Festival Unesc em Dança é uma excelente oportunidade, não somente para apreciar os trabalhos de dança da região, mas também como um espaço de aprendizagem e trocas de experiências, além de ser uma porta para que os trabalhos dos professores e coreógrafos sejam conhecidos e reconhecidos, bem como o talento dos bailarinos que estarão no palco”. Foi o que disse a curadora e tecnóloga em dança, Carolina da Silveira Hax, uma das responsáveis pela seleção das coreografias e dos grupos de dança da 21ª edição do Unesc em Dança, evento que se inicia na próxima sexta-feira (04/11) e segue até domingo (06/11).

Os dias de festival serão divididos em atrações no Teatro Municipal Elias Angeloni, em Criciúma, e na Universidade, recebendo visitantes de várias cidades do estado de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. No primeiro dia de programação, o Unesc em Dança contará com Talk Show com convidados especiais que vão levar conhecimento e descontração aos participantes. Oficinas também fazem parte do festival que é gratuito e aberto a toda a comunidade.

Para a seleção das coreografias que integrarão o grande espetáculo, conforme o produtor cultural da Unesc e curador, Maxwell Sandeer Flôr, foram seguidos os critérios descritos no edital do 21° Unesc em Dança, que contou com gravação de vídeo e postagem do trabalho no canal do Youtube. “Percebemos que a participação dos grupos na etapa de inscrição é importante para formação cultural do artista da dança. A gravação do vídeo da coreografia, postagem do trabalho no canal do Youtube e a submissão da inscrição que é 100% online são ações educativas, e contribuem para experiência do artista de submeter propostas em editais públicos, que basicamente são do mesmo formato”, descreve.

As apresentações de dança terão gêneros, como Ballet Clássico de Repertório, Ballet Clássico Livre, Dança Moderna e Contemporânea, Jazz, Danças Urbanas e Danças Populares. A iniciativa contará com 100 apresentações, sendo a 60 para as categorias infanto-juvenil, que corresponde a participantes de seis a 14 anos e, 40, para na categoria sênior, ou seja, participantes com mais de 15 anos. 

Evento aguardado com ansiedade

Segundo a reitora Luciane Bisognin Ceretta, esse é um momento muito esperado por toda a região e com foco na arte e na cultura, um dos pilares da Universidade. “O evento não tem caráter competitivo, mas tem como objetivo a difusão da cultura e a formação dos profissionais da dança, uma vez que oferece palestras, oficinas e, este ano, com o Talk Show”, comenta.

Para Carolina, as oficinas e palestras, com seu caráter de formação, oportunizam aos bailarinos, professores e coreógrafos um momento de aperfeiçoamento. “Todos os bailarinos, professores e coreógrafos podem aproveitar esse momento para prestigiar os demais trabalhos que serão apresentados durante as mostras, tornando-se assim realmente um momento de trocas e aprendizagem”, diz Carolina.

Para a coreógrafa da Companhia de Dança Universidade e curadora, Paula Gregório Gonçalves, a magia de poder dançar e expressar vários sentimentos que só quem dança consegue mensurar é uma das grandes emoções que o festival proporciona. 

“Que os bailarinos possam ver que existe uma vida dançante e sonhos que podem ser realizados através da arte da dança. E que todos os bailarinos possam guardar e viver esses momentos com toda intensidade, porque só ficará as memórias”, sublinha.

O Unesc em Dança é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocinadores das empresas Giassi Supermercados, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Anjo Tintas, SETEP Construções e Bistek Supermercados. A realização é da Unesc, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

Confira a lista dos selecionados clicando aqui.

Programação geral clique aqui.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de outubro de 2022 às 08:32
Compartilhar Comente

Deixe um comentário